Dexter: A Mão Esquerda de Deus

Dexter: A Mão Esquerda de Deus Jeff Lindsay

Resenhas - Dexter

Tauan 23/09/2015

Ao contrário da maioria dos aficionados por seriados, eu não assisti Dexter. Por isso, não saberei comparar o que está no livro (a verdade) e o que está no seriado (o inventado).
Talvez antes de ler o segundo livro eu comece a assistir e, então, saiba estabelecer relações.
Dexter Morgan trabalha como perito em borrifos de sangue para a polícia de Miami. Assim, está sempre junto à fonte de informações para suas verdadeiras atividades, aquelas nas quais ele se sente realizado: matar assassinos.
Embora ele goste de se descrever como completamente insensível, sem compaixão, amor, solidariedade, tesão ou medo, gradativamente, no decorrer do seu relato, em primeira pessoa, percebemos que não é bem assim.
Mas em alguns trechos, ele deixa aparecer os seus sentimentos, como nesse:
"Quando você tem catorze anos e está acampando com seu pai, nenhum lugar tem um céu tão estrelado quanto o sul da Flórida. Mesmo que ele seja apenas seu pai adotivo."
Em um momento ele imagina o que as pessoas, que só conhecem a fachada que ele escolhe mostrar, pensariam caso descobrissem a verdade: "Era um homem tão gentil. Muito simpático. Não consigo acreditar que tenha feito essas coisas terríveis."
Enquanto tocava sua vida, matando um assassino aqui, outro ali, Dexter é surpreendido por alguém à sua altura. Um serial killer que primeiro o impressiona pela "limpeza" de seu trabalho, deixando as partes esquartejadas das vítimas embrulhadas para presente, completamente exangues.
Com o tempo ele vê que há algo a mais no caso, como se o assassino estivesse mandando mensagens para ele. Nosso "herói" fica obcecado por esta figura misteriosa.

Conde 12/09/2015

Dexter Fantástico
Finalmente, depois de há muito terminar a série, li o livro da qual ela foi adaptada. Estava muito curioso em saber as diferenças entre as mídias. Dexter já foi minha série favorita e a primeira temporada é a melhor, na minha opinião.

davilavasc 16/08/2015

Dexter é conhecido no trabalho pelos seus bons palpites, advindos do seu querido Passageiro das Trevas, que sempre tem comentários um pouco que peculiares, sobre as cenas de crime.
Um dia Dexter recebe uma ligação de Deborah, sua irmã, que está totalmente chocada com um crime que aconteceu. Ela está trabalhando como uma policial disfarçada em um bairro cheio de prostitutas, que foram as vítimas escolhidas pelo assassino...
O Passageiro ficou muito interessado quando viu o primeiro corpo, o que aumentou a curiosidade de Dexter para saber quem é o assassino.
Ele começa a ter[...]

site: http://leituranomeumundo.blogspot.com/2015/08/resenha-do-livro-dexter-mao-esquerda-de.html

Na Literatura Selvagem 14/06/2015

A mão esquerda de Dex... ops! de Deus...
Bem, trago para você as impressões de um livro que me envolveu nos últimos dias: Dexter - a mão esquerda de Deus, do autor Jeff Lindsay. Alguns já sabem, mas não custa informar que sou apaixonada pela série, e apesar de ter visto recentemente as temporadas que faltavam, com exceção da última [que falaram que é uma porcaria] eu resolvi pausar a série pra iniciar os livros, pois não quero me despedir de uma vez do mais maravilhosos serial killer da literatura atual já criado... Enfim... Confesso que comecei a leitura esperando ser uma cópia exata do que tinha visto na série, e afora algumas coisas idênticas, o livro segue uma linha diferente... A essência da história é a mesma da primeira temporada mas o rumo que a história toma é diferente quanto ao desfecho do livro... A meu ver, foi algo bastante inusitado e me surpreendeu de forma positiva... Mas vamos voltar ao livro...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/06/a-mao-esquerda-de-dex-ops-de-deus.html

Chigurth 23/05/2015

"Matar faz com que me sinta bem" - Dexter Morgan
Jeff Lindsay nos mostra uma narrativa criativa e inteligente.
Uma ficção policial carregada de humor negro e sarcasmo e de uma natureza única em sua essência inovadora do protagonista.

"Eu me orgulhava de ser o monstro mais bem vestido do condado de Dade".
Pág.100

Dexter Morgan sofreu horrores medonhos quando era apenas uma criança.
Desde então ele se tornou vazio,oco,sem nenhum sentimento
E com vontade de matar,pura e simplesmente,é como um vício,ou um hobby,como ele mesmo diz.
Esse instinto é chamado por ele de "Passageiro das Trevas".

"Gostava de ficar olhando idiotas bem apessoados se olhando.
Um grande esporte para observadores"
Pag.66

Porém,desde garoto,Dexter aprendeu a canalizar sua vontade de matar.
Aprendeu a dissimular e fingir emoções.
Aprendeu a fazer tudo direitinho,
Com o "Código Harry".
Dexter caça apenas assassinos e criminosos.
Pedofilos são seus favoritos,
Dexter os odeia.

"Eu sou um Monstro bem Asseado"
Pág. 21

Isso mesmo,como nosso querido Dexter nao sente nada,ele simplesmente atua.
Ele venceria o Oscar de melhor ator.
A psicologia do personagem desenvolvido por Lindsay é Incrível,
Narrado em primeira pessoa
Temos acesso a mente perturbada e totalmente organizada do bom moço,o carisma do personagem é crível.

"Se eu nao tomar cuidado para nao ser pego,vao dizer que sou um monstro sociopata,um doente,um demônio esquisito(...)
Vao me mandar morrer numa velha elétrica com um choque dado por um sujeito falso".
Pag.60

O livro tem um ritmo acelerado e viciante,os diálogos são inteligentes e sem enrolação.
Cheio de sarcasmo, acompanhamos os pensamentos de Dexter sobre a espécie humana e os seus palpites sobre os crimes,afinal de contas qiem melhor para entender uma cena de crime do que um assassino?
Por trabalhar na policia Dexter tem informações ilimitadas de criminosos.
A faca e o queijo na mão,por assim dizer.
Jeff Lindsay acertou em cheio ao utilizar uma singular visao antagônica a favor do bem.
Lindsay nos mostra a historia existencial de um homem que faz um favor a sociedade,a mesma que poderia recriminá-lo por tais atos,
E vem daí a parte tensa,Dexter fingir e atuar,acompanhar isto é uma experiência única.

Lindsay tece momentos sensacionais de tensão e ação,recheado de violência e mistério.
O leitor ficar torcendo para que Dexter nao seja pego,e para que o mesmo faça tudo direito com os criminosos,mesmo que ele esteja despreparado,usando apenas um rolo de fita adesiva e uma faca para peixe.

Jeff Lindsay escreve uma narrativa cheias de reviravoltas com uma conclusão excelente!

So nao gostei do titulo do primeiro livro,muita diferente do
"Darkly Dreaming Dexter"

A série é um total de 7 livros.

Dexter - A Mao Esquerda de Deus
Duplo Dexter
Dexter em cena

Gabi 23/05/2015

Psicologicamente interessante!
Sou suspeita pra falar de Dexter: o assunto serial killer Vs psicologia sempre me chamou a atenção, é algo que sempre tentei entender ou saber mais, então foi um pulo até eu começar a notar todo aquele "hype" na série e descobrir que era mt boa e de sucesso e ainda por cima, baseada em uma série de livros do Jeff Lindsay. Comecei com a série de TV e vou entrar na 8ª e última temporada, então já tinha ouvido falar que a 1ª temporada era bem baseada (tirando o final dela e o desenrolar disso) nesse primeiro livro.
É interessante observar como pensa o Dexter, um cara auto confiante, que consegue se infiltrar no mundo normal, não sentir emoções por nada, mas conseguir ser lapidado pelo pai adotivo e seguir um código para matar àqueles que a nossa sociedade despreza e tenta, desesperadamente, puni-los. Confesso que Dexter virou meu anti-herói, aquele lado sombrio que lava nossa alma toda vez que vemos um desgraçado assassino, estuprador e cia ser morto por ele. Pois é, não sou hipócrita e não tenho vergonha de não ter dó desses tipos. Estamos cansados de ligar o noticiário e ouvir e ver coisas absurdas por aí. Com Dexter, tenho raiva, tenho compaixão, sofro, fico tensa, mas tento ver os dois lados da moeda e ainda assim, é emocionante. Senti que nesse começo de empreitada nesse livro, esse Dexter daqui é mais sombrio e misterioso que o da TV, talvez por causa da classificação etária? Showbusiness? Não sei, fato é que na TV chego a ter pena dele, mas aqui no livro a coisa é mais pesada. Continuarei na empreitada e conferência desse serial killer pra lá de carismático. ;)

Eric 02/04/2015

Dexter é um perito em borrifos de sangue da policia de Miami. Dexter é um serial killer diferente, ele mata outros assassinos em seu tempo livre. Uma serie de assassinatos de prostitutas vem ocorrendo em Miami, o Carniceiro de Tamiami, assim foi chamado o serial killer, tinha uma forma diferente de matar, ele drenava o sangue de suas vitimas e simetricamente esquartejava os corpos deixando a cena do crime limpa e perfeita. Dexter fica impressionado com estes crimes, pois o seria killer usa métodos semelhantes ao dele, dessa forma Dexter vai ficando cada vez mais intrigado com a petulância do assassino, e logo logo o que era pra ser apenas uma investigação policial, acaba virando uma caçada entre Dexter e o Carniceiro de Tamiami.
O livro é irônico e assustador ao mesmo tempo, é possível dar belas risadas com o sarcástico Dexter, e se assombrar com a frieza do Carniceiro. O suspense é aflorado deste a primeira pagina, o autor cria uma mente psicopata de Dexter maravilhosamente bem.
Dexter: A Mão Esquerda de Deus é o primeiro livro de sete, ja comprei o segundo e não tardará e terá uma nova resenha.
A leitura é rápida e prende o leitor do incio ao fim, é possível terminar em um dia e meio o livro, eu li ano passado, e tornei a reler semana passada pra lembrar a historia melhor, enquanto relia me apaixonei mais ainda pela obra e acabou me deixando doido pra seguir em frente com os outros livros.
A serie de televisao é excelente, mas só posso dizer que a primeira temporada é a mais fiel em relação ao livro, mesmo assim não deixa de ser mto boa.
Para que gosta de uma magnifica obra policial, Dexter: A Mão Esquerda de Deus é uma excelente escolha, leiam e se deliciam com um dos livros mais originais, do universo criminal, já escrito.

MVGiga 18/03/2015

Por mais Dexters no mundo.
Quase igual a primeira temporada da serie, com uns ajustes aqui e outro lá, porém com um final que me deixou tão intrigado e surpreso quanto suas vitimas amordaçadas e presas antes do abate. Dexter é maravilhoso!

Ligiane 20/02/2015

Impossível não comparar com a série.
Queria ter tido a oportunidade de ler o livro antes de ver a série, para me emocionar mais ainda com a maravilhosa adaptação que fizeram na primeira temporada de Dexter.
Essas são aquelas exceções em que a série é melhor que o livro, talvez se eu não tivesse assistido antes, o impacto negativo seria menor. Ou quem sabe, eu criticaria a adaptação pelas divergências no destino de alguns personagens importantes.
Da metade pro final a história me prendeu mais, porém o que me incomodou bastante foi o tom humorístico do Dexter. É de praxe o tom sarcástico em histórias de sociopatas/psicopatas, mas em diversos momentos o humor escrachado interferia na genialidade do personagem principal, como por exemplo em alguns diálogos do Dexter com a irmã.
Também tive dificuldade em pronunciar Deborah, porque na minha cabeça é sempre Debra.

Crøw 04/02/2015

Bom.. mas estranho
Achei beeeem estranho, não sei se é porque eu vi a série antes de ler, mas eu acho que nesse livro (não li os outros ainda) o Dexter além de ser um psicopata e um serial killer ele tem um leve retardo mental, serião. Deu ódio ler aquele dexter totalmente desnorteado uauhauhauahuha enfim, bom livro, 8/10

Naty__ 18/01/2015

Incrível. Delicioso. Fascinante!
O que falar sobre o personagem Dexter Morgan de um jeito que pareça imparcial? Afinal, minha admiração por esse protagonista é imensurável graças a essa maneira fria de lidar com as coisas e, principalmente, por fazer a justiça divina de um modo diferente. Ele é tudo aquilo que uma pessoa abominaria em outra, menos eu, claro.

É difícil falar dessa série, não porque é ruim; pelo contrário. Ela é tão boa que fico com receio de fazer uma resenha que não esteja à altura do que ela merece. A forma fria de ele ser e o jeito forçado em ser educado ao tratar as pessoas são incríveis e fazem dele um personagem único e inesquecível.

Dexter é analista de borrifos de sangue, trabalha para a polícia de Miami. Através de sua atividade, ele tem a oportunidade de ficar ciente de todos os crimes que estão acontecendo na cidade e, claro, saber as devidas informações das suas vítimas. Afinal, ele é um serial killer. Porém, ele é diferente de todos que alguém já ouviu falar. O protagonista assassina pessoas que praticam alguma espécie de crime e que faz mal à sociedade, de alguma forma.

“Eu me senti bem melhor. Era sempre assim, depois. Matar faz com que me sinta bem” (p.20).

Dexter vive praticamente sozinho, ele é órfão e a única coisa que tem no mundo é sua irmã Deborah. Além dela, ele tem uma namorada chamada Rita. Contudo, esse relacionamento não é tão comum como estamos habituados a ver. O fato é que Dexter é um Sheldon Cooper no sentido sentimental ou até pior. Afinal, Sheldon Cooper não admite, mas sente falta da atenção de Leonard, ambos personagens da série The Big Bang Theory. Dexter não é apenas retraído, ele simplesmente não sente. Ele cresceu assim, foi educado dessa forma; Morgan não sente a atração e nem amor que uma pessoa sentiria pelo sexo oposto em um relacionamento amoroso.

Ele gosta de tudo no lugar. Dexter leva uma vida organizada baseada em trabalho e assassinatos nas horas vagas. Porém, quando tudo parece estar sob controle eis que surge um serial killer e tormenta o seu sono. Ele sofre com diversos pesadelos e a possível presença desse serial o persegue o tempo todo.

“Qualquer pessoa pode ser atraente, se não se incomoda em fingir e dizer todas as coisas idiotas, óbvias e nauseantes que a consciência impede que a maioria diga. Felizmente, eu não tenho consciência. Por isso, digo tudo” (p.32).

Quando o protagonista menos espera, o serial deixa pistas e faz com que Dexter se sinta ansioso para conhecê-lo. Diferente das outras pessoas, ele é alguém em que Morgan admira e até mesmo sente uma ponta de inveja. Afinal, o serial killer mata suas vítimas e retira todo sangue dos corpos. Ele tira da cena do crime a especialidade de Dexter e isso faz com que este busque, de todas as formas, descobrir como e quem é essa pessoa tão genial para Dex.

Confesso que fiquei dividida entre o meu carinho pelos personagens. Se tivesse que eleger o meu preferido, seria praticamente impossível. Pois, tanto Dexter quanto o serial killer me atraíram de um jeito inexplicável. Tinha momentos que eu torcia para que ninguém tocasse em nenhum dos dois e tinha outros que eu torcia mais pelo serial do que pelo próprio Dex.

Quanto mais lemos a obra, mais desejamos continuar. É viciante, um ciclo que é impossível parar sem antes sabermos o que acontecerá. Porém, no meu caso, eu já sabia tudo o que iria acontecer. Existe a série baseada nos livros de Jeff Lindsay e eu assisti algumas temporadas. Contudo, mesmo sabendo, eu queria ler minuciosamente a narrativa de Jeff e, nossa, a série seguiu detalhes do livro que jamais poderia imaginar. É impecável! Perfeito!

Essa capa é excepcional, adorei cada detalhe dela. Acredito que só poderia melhorar esse sangue descendo pela última letra, está um pouco artificial; talvez. A diagramação é excelente. Bem simples, mas o espaçamento, o tamanho da fonte e as folhas proporcionam uma leitura rápida e deliciosa. E, por falar em folhas, elas são amareladas e é um modelo que torna o livro bem leve. Ele tem 260 páginas, mas, pela leveza, parece que tem apenas umas 150. A revisão não é perfeita, tem alguns erros e algumas palavras separadas, mas são apenas meros detalhes.

“Presa na porta da geladeira com um dos pequenos ímãs em forma de fruta tropical, estava a cabeça de uma boneca Barbie. Eu não lembrava de ter colocado aquilo lá. Não lembrava sequer de ter uma. Era o tipo de coisa de que eu me lembraria” (p.123).

Se tivesse que recomendar um livro, sem titubear, seria esse. Só uma recomendação: não leia antes de dormir. Ele, com certeza, tirará o seu sono. Cuidado, é viciante!

LUA 17/12/2014

Dexter Morgan é um rapaz no mínimo estranho.
Trabalha com análise de borrifos de sangue na policia de Miami e tem como hobby assassinar algumas pessoas.
Sim, Dexter é um serial killer e como todo assassino em série tem suas preferências sobre quem ou quando matar e as preferências de Dexter, o transformam quase em um Robin Hood dos assassinatos, se é que possível a comparação.
Quando não está sob a influência do passageiro das Trevas, (como ele chama sua vontade de esfaquear alguém), tenta levar uma vida fingindo ser um "humano" normal. Tem uma namorada de fachada, tem contato com sua irmã adotiva Deborah, que também é detetive na polícia de Miami.
Quando criança, passou por uma situação estressante que o transformou em quem é, mesmo não se lembrando do seu passado, ele sente que foi profundamente afetado por essa situação e todo o seu "desvio"foi gerado por ela.
Sendo adotado por Harry, (um policial que sabia quem ou o que ele era), e sua mulher, ele tenta levar uma vida "normal" quando não está praticando seu hobby preferido.
Neste primeiro livro da série, as coisas não estão muito boas para Deborah que está tendo de se vestir de prostituta para tentar capturar um outro serial killer que está atacando na cidade. Perdida e se sentindo isolada por outros membros da equipe, Deb solicita a ajudinha do irmão querido para desvendar os assassinatos.
Assim, Dexter se vê envolvido e muito interessado nas "técnicas" do outro sociopata até chegar a um momento que parece que seu amiguinho está o convidando para brincar, e ele quer ir!
Com uma análise muito bem feita de todo o crime que só uma mente brilhante e sagaz como a dele pode conseguir, Dexter chega a conclusão dos crimes e várias surpresas acontecem.
Eu sempre quis muito ler Dexter. Eu gosto bastante da série e queria poder entender um pouquinho maisdo assassino mais carismático de todos os tempos e não me arrependi. As cenas são hilariantes e muitas vezes me vi gargalhando em um livro policial.
Pode isso?
Em Dexter você pode, porque o sarcasmo o humor e o carisma andam juntos com o a personalidade tresloucada do meu anti -herói preferido.
O final é surpreendente e diferente da série de TV, o que pode não agradar os fãs desta, mas se você gosta de Dexter, vale muito a leitura.

" Será que era :Estou olhando você e vou pega-lo? Ou será que estava perguntando : Olá, quer brincar? E eu queria, claro que queria".
veja essa e outras resenhas em:

site: www.blogmundodetinta.blogspot.com

PHSG 14/12/2014

O Livro e bom, a série e melhor
Acho errado julgar o livro como ruim ou fraco apenas por que a serie foi melhor.
Ver a serie ou ler o livro primeiro são independes, pois alguns fatos, inclusive o final, são diferentes.
A séries tem mais conteúdo, da mais vida aos personagens, e muito mais rica.
O livro e curto, um livro para ser bom não precisa ser grande.