Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

bellaslivros 02/04/2024

Diferente
Lembro me de professores falando o quão bom era este livro e tudo mais. E realmente o começo é muito interessante, mas conforme foram se passando os capítulos fui perdendo a vontade de lê-lo.

Talvez o momento para mim não fosse o melhor, um dia irei revê-lo.

Hanna.Beatriz 01/04/2024

Assim como todo clássico, demorei para engajar mas quando engajei na leitura ela fluiu. Não sei se gostei muito do final, mas gostei da estruturação do livro e da criatividade. Me fez pensar sobre livre arbítrio e como ser diferentes e ter relações íntimas e monogâmicas é tudo de bom.

Leandria.Leite 31/03/2024

Não basta que as frases sejam boas se as ações não forem
Eu demorei basicamente um dia pra processar o que aconteceu no livro e entender o final a visão em geral do livro. Ele fala muito de uma sociedade "perfeita" sem defeitos ou fora de qualquer coisa que seja relacionada a dor ou sofrimento, quando eu comecei o livro, eu achei que o Bernard seria o protagonista e que ele seria o criador da mudança ainda mais por causa que ele pensava diferente da sociedade (por isso ele era excluído) e achei que ele faria uma mudança, já não foi assim, pois quando eu viajou e encontrou os selvagens na primeira oportunidade que ele teve de tentar melhorar essa "impressão ruim" que a sociedade tinha dele, ele mudou completamente, esqueceu seus pensamentos de discordância e só seguiu.
Sobre o selvagem, foi aí quando teve um ponto de vista de alguém de outro tipo de sociedade, que a gente percebe que é realmente tudo diferente. Como as promessas que a Linda fazia pra ele, como se o mundo do outro lado fosse perfeito, zero defeitos mas já não era tão assim e ele percebeu, tanto que quis ir embora e o Bernard não queria de jeito nenhum que ele fosse.
Só sei que eles queriam criar uma sociedade perfeita em que ninguém tivesse nenhum problema, tudo sendo baseado na ciência, em Ford e seus ensinamentos.
Eu não entendi nada na maioria do livro, tive que reler várias partes muitas vezes, não é meu tipo de livro mas também não é um livro ruim, a mensagem que ele passa é muito boa.

Obs: fiquei profundamente traumatizada com uma música lá

m4r1 30/03/2024

Admirável mundo novo
Lê admirável mundo novo foi uma experiência bastante interessante, a forma que a história é apresentada é bastante construída, os valores morais dessa nova sociedade me fizeram refletir sobre o mundo atual. O condicionamento, as castas, a hipnopedia, a ausência de família e de relacionamentos profundos. Foi uma leitura bastante construtiva e o final irá me fazer refletir por bastante tempo

Géss 29/03/2024

Eu já havia tentado ler esse livro há um tempo, mas o abandonei, pois naquele período a leitura não me prendeu. Agora posso dizer com toda certeza: ainda bem que dei mais uma chance!
É um livro que prende, impossível não comparar e não encontrar semelhanças com a nossa sociedade atual.

OBS: Me encantei com as referências a Shakespeare.

Myllena.Silva 28/03/2024

Esse livro é um retrato da atualidade.
Seres desenvolvidos em laboratório direcionados para a engrenagem da indústria. Constantes fuga da realidade através de soma, o que me remete ao uso de drogas, bebidas. Além disso, evitar a qualquer custo viver o sentimento de tristeza, senso condicionado à sensação de satisfação sem fim. Enquanto isso, o ser humano é tratado como algo fora do comum, questionar a vida é algo absurdo, amar alguém é imoral.
No final das contas Jhon pagou um alto preço por ser selvagem. O mesmo preço que pessoas pagam ao viver uma exposição às opiniões cruéis da sociedade, principalmente nas redes sociais.

MlGam 28/03/2024

Ele te faz acordar!
Esse livro mudou a minha forma de enxergar a vida e o mundo de fato como ele é...

Super atual. Vale a pena cada página.

Degustem.. ?

Thiago Duarte 27/03/2024

A selvagem civilização nova
Imagine, num futuro, viver em um novo mundo muito bem desenvolvido e que carrega o seguinte lema "Comunidade, Identidade e Estabilidade". Somado a isso, é ainda mais fascinante quando essa nova civilização se preocupa e quer proporcionar um único requisito: a felicidade dos cidadãos. Essa roupagem seria muito bem vendida se esses ideais, por mais excitantes e prazerosos que pareçam, não fossem formas subversivas e enganosas para dominar a população, porque "Quanto maior é o talento de um homem, mais poder tem ele para desviar os outros." (p. 181).

Em "O Admirável Mundo Novo" acompanhamos as perversas consequências de uma sociedade distópica, onde os avanços tecnológicos e da ciência não são instrumentos benéficos, mas sim dominadores. Já não existe mais relação entre pai e mãe; a paixão é um sentimento repulsivo, enquanto o sexo é estimulado; Religião? nem pensar, agora existe um culto a Henry Ford por conta do fordismo. Os fetos são feitos, produzidos em massa a partir da manipulação da engenharia genética, ou seja, são artificiais. Essa sociedade é dividida em castas da mais altas a mais baixas - Alfas e Ípsilons, respectivamente. Ao nascerem, as crianças são submetidas a uma espécie de lavagem cerebral permitindo que elas aceitem a posição que ocuparão nessa civilização.

Além dessa supressão da liberdade, há o "soma" uma espécie de entorpecente momentâneo que fazem as pessoas esquecerem de momentos infelizes, proporcionando um êxtase. Nesse sentido, essa espécie de "política do pão e circo" é perpetuada a todo custo pelos "grandões" a fim de que consigam controlar a população, dissipando qualquer tipo de questionamento ou reflexão quanto aos papéis que cada um ocupará, haja vista a possível rebelião que poderia resultar.

Contudo, nas narrativas distópicas é muito comum existir personagens que são fora da curva. Nesse caso, nosso protagonista é Bernard Marx, um rapaz de uma casta alta, mas que no seu nascimento, ou melhor, no seu processo artificial de formação, teve alguns procedimentos a mais, fazendo com que ele não se comportasse estritamente como os demais. É então que ele viajará para uma sociedade precária onde as pessoas são conhecidas como selvagens por manterem hábitos que são considerados arcaicos e consequentemente proibidos à civilização do mundo novo. Lá, ele conhecerá uma família que viveu no Admirável Mundo Novo e, então, os convida para voltarem. É a partir daí que o clímax da história se desenvolverá e caos perpetuará.

Finalizo dizendo que esse livro é fantástico. Eu tive um pouco de dificuldade no começo, mas a partir do capítulo quatro tudo se desenvolveu de uma forma ótima que, ao passo que lia, mais vontade eu sentia de o devorar. Admirável Mundo Novo é subversivo, é perverso. Ele conseguiu ocupar a minha segunda colocação de distopia favorita. Enfim, valeu muito a pena a leitura e ainda pontuo o quão ambíguo é a ideia de selvagem para as personagens do livro, pois quem de fato seriam os selvagens: os que fazem a manutenção dos antigos costumes e vivem uma vida precária ou os que vivem numa sociedade perfeita com direito a prazeres momentâneos e a supressão de sua liberdade?
Samuel 29/03/2024minha estante
Qual a sua distopia favorita?

Thiago Duarte 02/04/2024minha estante
samuel, apesar de não ter lido muitas distopias, A Revolução dos Bichos é em disparada a minha favorita.

Fumiga 26/03/2024

Estou em choque com o final, em si, o livro é bem chocante.
O autos nos faz pensar q a nova sociedade cheia de drogas e vícios consegue ser melhor e mais desejável q a antiga, tudo pelo simples fato de a instabilidade não existir.
Um livro bom e cheio de críticas, mas é difícil de entender sem reler algumas partes e pode parecer chato em alguns momentos.

Andywholovebooks 25/03/2024

?Oh, admirável mundo novo!?
Eu já havia começado esse livro a uns dois anos atrás mas não estava entendendo a leitura, mas me deu vontade de tentar novamente, ainda bem!

Do começo ao meio você provavelmente vai achar a leitura maçante, mas depois eu adorei, me trouxe várias reflexões, e não pude deixar de fazer grandes comparações com a nossa realidade, mesmo o livro sendo de muitos anos atrás.

E o que foi aquela conversa do Selvagem com o Administrador???

booksdalaus 25/03/2024

Admirável mundo novo
Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é indispensável para quem busca leituras sobre autoritarismo, manipulação genética, ficção especulativa e outros temas que, embora tenham surgido com força durante a primeira metade do século XX, se tornam cada dia mais atuais.

Em uma sociedade organizada segundo princípios estritamente científicos, Bernard Marx, um psicólogo, sente-se inadequado quando se compara aos outros seres de sua casta. Ao descobrir uma “reserva histórica” que preserva costumes de uma sociedade anterior – muito semelhante à do leitor – Bernard vai perceber as diferenças entre esta civilização e a sua – e a partir de um sentimento de inconformismo ele desafiará o mundo. A história de Bernard se passa em um ambiente em que a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar a alienação; um universo que louva o avanço da técnica, a produção em série, a uniformidade contra a diversidade.

Muitas das previsões de Huxley vieram a ser confirmadas anos mais tarde, como a tecnologia reprodutiva, as supostas técnicas de aprendizado durante o sono e a manipulação pelo condicionamento psicológico.

Ao lado de obras como Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, e 1984, de George Orwell, que criticavam os governos totalitários de esquerda e de direita, Admirável mundo novo figura na lista dos livros mais relevantes e influentes de todos os tempos. O clássico de Huxley não é somente um hábil exercício de futurismo ou de ficção científica, mas um olhar acerca do autoritarismo no mundo desde que o livro foi publicado, em 1932, e que continua a nos assombrar.

Sofia.Ornellas 24/03/2024

Eu amo distopias a qual o sistema consegue ganhar das pessoas, sem aquele espírito de revolução e esperança. De todas as distopias a qual eu li com essa proposta, o governo de admiravel mundo novo foi o mais bem estabelecido e desenvolvido.

Gaby.Ferrari 24/03/2024

Ótimo!
Eu, como boa leitura de distopias, comparei muito essa obra com a 1984. Para mim, 1984 é uma etapa para que a sociedade chegasse no nível que está em A.M.N. porque aqui as pessoas são totalmente cientes da situação em que se encontram e aceitam-na, viciadas e coniventes. Tenho muitas outras reflexões mas acho que essa é a principal que tive vontade de colocar aqui