Entrevista com o vampiro

Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Melissa.Zanetti 11/06/2023

Perfeição vampiresca
Esse livro é muito polêmico mas eu simplesmente amei, o protagonista é muito melancólica o que deixa tudo melhor.
A história é muito boa e adorei acompanhar os personagens, por mais que eu sei das problemáticas não consegui achar esse livro ruim e favoritei.
Tive alguns problemas no meio do livro por uma parte em específico ser meio cansativo mas isso não afetou minha nota.

Velaris.books 10/06/2023

Entediante e nojento
Achei a leitura muito enfadonha, na maior parte do tempo não entendia o que tava acontecendo e só ficou um pouquinho interessante em cerca de 70%. Além disso desde a página 80 mais ou menos senti que tava lendo sobre um relacionamento amoroso com uma criança de 5 anos. Não importa que ela viveu décadas depois de transformada, a forma como o Louis tratava ela e pensava nela com desejo me deu nojo.

Mi 04/06/2023

Anne Rice possui uma escrita devagar, muito descritiva e rica em detalhes. Para aqueles que gostam de vampiros é sim uma ótima leitura. Para aqueles que já haviam assistido o filme a série, irão encontrar detalhes que não foram abordados em ambos. No mais, é um ótimo livro.

Poli 04/06/2023

Absurdamente bom!
Assisti o filme "entrevista com o vampiro" a alguns meses e pensei q seria a msm coisa, mas o livro é ABSURDAMENTE melhor e aprofundado.
Quando peguei pra ler não imaginava que iria ser tão bom, conforme fui lendo entendi o pq a Clarice Lispector traduziu o livro, ele tem uma linguagem trabalhada, rica e bonita, tem uma escrita que te faz sentir dentro do livro, além dos detalhes da ambientação, das cenas e dos pensamentos do protagonista. Em relação aos personagens, não imaginava que o protagonista seria TAO complexo, simplesmente um dos protas mais bem escritos q já vi, até alguns personagens mais presentes tmb.
E questionavelmente muito gay KKKKK
Simplesmente tudo que crepusculo quis ser.
Gomes.Jukia 04/06/2023minha estante
só gostou pq tem vampiro.

Stefani 31/05/2023

leitura, é maravilhosa! Eu já tinha visto o filme, que inclusive é um dos filmes favorito, e ler o livro depois foi uma experiência bem legal. Apesar do filme não ser igual ao livro, que obviamente é bem mais detalhado e contem muito mais informações, eu consegui visualizar algumas cenas do filme enquanto lia o livro. Isso foi bem legal!

Recomendo a todos essa leitura, é realmente muito rica e cheia de detalhes.

Natália 31/05/2023

Livro e filme perfeitos
Entrevista com o vampiro narra a história de Louis, um vampiro que conhece um repórter em um bar e decide contar a ele toda a sua trajetória após ter sido transformado em vampiro por Lestat. Ele conta ao repórter toda a sua vida como vampiro ao longo dos séculos.
Louis conta o quanto Lestat era vaidoso e relata o fato de Lestat o ter transformado visando o dinheiro dele.
Através da narrativa, Louis nos apresenta a vampira Cláudia, uma criança que mescla ingenuidade e maldade infantil, uma vampira que ao longo da história amadurece, porém presa eternamente em um corpo de criança.
Na busca por conhecer novos vampiros, para saber se havia mais seres da sua espécie, Louis conhece Armand, um vampiro transformado há mais tempo e líder de um grupo de vampiros no Teatro de Vampiros.

Um ponto interessante que achei nesse livro (e que já havia observado no filme) é a personalidade de Louis. Louis difere da personalidade de outros vampiros de livros e filmes que eu já tenha lido/visto. Ele não tem aquela gana de matar, muito pelo contrário, ele prefere se alimentar de animais a se alimentar de sangue humano. Louis é melancólico e triste, ele não gosta de ser vampiro. A impressão que tenho é que ele está saturado e precisava contar a alguém a sua história e, então, surge a oportunidade através do repórter. Ele ama a cultura, os livros, museus, o teatro, e sinto que esse apego dele às artes é uma forma de ele estar ligado à vida que foi obrigado a deixar para trás.

Eu já era completamente apaixonada pelo filme e o livro é incrível. Achei o filme bem fiel ao livro e quero rever após ter lido o livro.
Eu simplesmente amei a leitura e recomendo.

Irlandês 29/05/2023

A imortalidade como verdadeiro castigo
Além dos quadrinhos de terror, eu também gosto dos livros desse gênero e "Entrevista com o Vampiro" é um dos que mais gosto. Na verdade, eu gosto da temática que envolve essas criaturas folclóricas, geralmente elas acabam por trazer uma discussão sobre a mortalidade humana e sobre a danação que poderia se tornar a imortalidade.

O mito do Vampiro surge antes da Idade Média, há sinais na Grécia Antiga, nos contos das criaturas chamadas de Vrykolakas. Na literatura, o mito ganhou força com "Drácula", o romance epistolar de Bram Stoker, de 1897. Especula-se que o autor foi fortemente influenciado pela obra "Carmilla", do escritor irlandês J. Sheridan Le Fanu. Inclusive, é em "Carmilla" que surge o erotismo como um dos elementos das histórias de vampiros.

O primeiro livro da coletânea "As Crônicas Vampirescas", de Anne Rice, foi publicado em 1976 e é um clássico do gênero. Li pela 1° vez aos 16 anos, quando um amigo emprestou e nessa época já havia assistido o também clássico filme de 1994. Mas se você já assistiu o filme e não leu a obra, calma, aquele clichê "mas o livro é muito melhor" se aplica com exatidão nesse caso.

Trata-se de uma narrativa romântica, com uma mistura dos elementos gótico e erotismo. Acompanhamos a trajetória do vampiro Louis, narrada por ele ao entrevistador, na qual conta seus primeiros anos em Nova Orleans até o dia em que conheceu aquele que o transformou. Louis não abraça a imortalidade como os outros de sua espécie, procurando compreender o que realmente é.

Essa edição da editora Rocco tem a tradução de Clarice Lispector e foi publicada em 1994. Foi a mesma edição que li aos 16 e encontrei recentemente na Estante Virtual.

site: https://irlandesmaluko.blogspot.com/2023/04/resenha-naiara-e-maja-as-vampiras.html

Luana 25/05/2023

Um clássico
Esse livro remete a um clássico do cinema e que nunca cansa
Não é um livro de terror, apesar de ter algumas cenas um pouco mais ?pesadas?

Lohan Pedro 25/05/2023

Esperava mais
O livro não é ruim. Bom também não é. O que me irrita é que não tem uma boa divisão e torna tudo mais cansativo. E seu herói principal, Louis, meu deus que yag chata. Síndrome de princesa da Disney o livro todo. Eu achava que o filme era bom até ler o livro, uma péssima adaptação.

lesfleursdorees 25/05/2023

"nem compreende o significado de sua própria história"
(assistam a série "entrevista com o vampiro" da amc)
eu sempre ouvi falar dessa história como a mais absurda existente e apesar de não ter chegado ao final da saga eu vou ser obrigada a concordar, não pelos atos absurdos (não acredito numa realidade onde vampiros tem morais, eles nem precisam disso) mas pela profundidade que a anne rice coloca em todos aspectos da história que gira em torno do louis.
tem esse momento da história onde ele se fecha e vê o mundo com um olhar que carrega seu luto, quando as coisas quase nunca melhoram ele coloca suas expectativas em todos que parecem pelo menos levemente diferentes do lestat e quando não consegue ele percebe que tem que aprender a conviver com quem é agora onde, de novo, ele se fecha pra todo mundo e carregando uma tristeza diferente.
louis é um dos personagens mais profundos que eu já me deparei, não se se tem algo a ver com os sentimentos de perda da própria anne rice mas eu o acho muito interessante (mesmo ele ficando melancólico demais nas últimas páginas), tem mts outras coisas que eu gostaria de poder dizer mas acho que eu resumi meus pensamentos o suficiente.
mal posso esperar pro lestat causar toda discórdia possível no próximo livro

"Não vê em que transforma tudo? Foi uma aventura que jamais conhecerei na vida! Fala de paixão, de saudades! Fala de coisas que milhões de nós nunca experimentarão nem chegarão a compreender."

Melissa.Santos 18/05/2023

"Por que isto o torna tão perverso quanto qualquer vampiro? Não há gradacões de perversidade? Será o mal um imenso e perigoso poço onde se cai ao primeiro pecado, mergulhando até o fundo?"

distritodoslivros 16/05/2023

Uma tortura vampiresca
Pra vocês terem uma ideia do quão tortuoso foi ler esse livro, eu estava lendo ele há uma semana e meia e jurava que já estava lendo faziam quase dois meses kkkkkkk

Não entendi a proposta do livro, qual era o foco e onde a história queria chegar. Achei que a princípio era pra um vampiro ir lá e contar a história dele, mas tem dois poréns:

O VAMPIRO EM QUESTÃO É UM MALA, meu deus já deve ser difícil ser uma pessoa chata assim por uns 80 anos, eu nem imagino como deve ser insuportável assim e imortal. O Louis é um chato com complexo de maioral, se acha extremamente acima dos outros quando na vdd ele só é um emo gótico chato pacas e ignorante.

Senti um pequeno potencial na personalidade do Lestat, mas também ficou com deus (sim eu sei que tem um livro só dele, mas depois desse trauma não sei se quero ler).

O segundo porém é que esse mala tinha uma eternidade a frente dele, e não fez b**** nenhuma. Ficou o livro todo meio preso na mesma narrativa, nada acontecia e ele ficava lá nos monólogos paranoicos dele chorando as pitangas.

As coisas iam se arrastando pelo livro, não se sabe qual a moral da história e onde ela queria chegar, se é pra tudo ficar uau top massa no segundo livro esse certamente não foi o jeito certo de começar.

Não sei pq dei duas estrelas ao invés de uma, talvez pelo esforço da Anne Rice? Sei lá ?????

Bruna D. 14/05/2023

Sobre vampiros e sentimentos
Eu não sei se gostei mais por causa dos detalhes que descrevem tudo, ou pela tradução ser da Clarice, ou por não lembrar tão bem do filme... Nesse livro conhecemos Louis e toda sua trajetória, finalizei a leitura ansiosa pra saber mais sobre a vida toda de Lestat.

Mikaela9 12/05/2023

Quer dizer que vampiros não brilham???
Eis um livro que mostra um lado bem diferente dos vampiros, pelo menos um lado que eu não tava até então acostumada a ver em livros e filmes.

Melancolia, sentir prazer que não seja carnal, além de muitos questionamentos... Não é um livro lá muito fácil de digerir pela chatice que tem em vários trechos, MAS não é ruim. A chatice vem mais do personagem Louis do que da escrita ou da história em si, ainda sim isso torna a leitura bem lenta.

O gancho no final dá aquela curiosidade boa pra continuar lendo toda a saga, com certeza, mas acho que me contentei só com esse livro mesmo (quem sabe futuramente eu não pegue pra ler, possibilidade sempre existe).