Entrevista com o vampiro

Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

BiancaPavoni 14/07/2023

Leitura do ano...
Superou minhas espectativas.... É uma obra incrível.

Mas é uma leitura difícil e para entender melhor acho ler algumas resenhas para absorver tudo que a obra passa.

Eu não fazia ideia que o livro é LGBTQIAP+, e no início tive dúvidas se era verdade, mas a medida em que ia terminar a leitura dava para pegar algumas coisas que estavam implícitas.

cnovais 12/07/2023

Esse livro é incrível. Foi bem difícil entrar na história porque é muito denso, parece um bloco de texto interminável, mas a escrita é maravilhosa e vale muito a pena.

Alan 10/07/2023

"Ódio...isso é paixão"
Eu comprei o livro depois de assistir o filme. A primeira parte foi bem difícil e demorada de ler, as vezes me confundia um pouco com o jeito que o livro foi narrado e também por ter assistido o filme antes ficou tudo um pouco previsível. PORÉM, a partir da segunda parte do livro eu comecei a entrar no ritmo e a história ficou mais envolvente, ja que o filme explorou superficialmente a fuga deles para europa. Eu amei a história do teatro dos vampiros e principalmente o Armand, única coisa que eu me incomodei msm durante o livro foi o romance entre Louis e Cláudia. E diferentemente do que muitos reclamam eu gosto da melancolia e filosofia do Louis, acho que representa bem o peso que ele sentia em ser vampiro. Como amante de vampiros, recomendo, e quero ler o próximo.

Savannah 04/07/2023

Um clássico
Se eu soubesse que o livro era tão bom teria lido antes. Gosto de Louis, com seus pensamentos e contradições, da sua busca por um sentido.
Gosto de Lestat e de Claudia e seus papéis importantíssimos para o desenvolvimento da história. O único personagem que não me cativou mt foi Armand e tive dificuldade para entender a relação entre ele e Louis.
Mas vale a pena cada página.
Pretendo ler outros da autora.

Amadeus bibliotecário 03/07/2023

"Beba meu sangue e viva para sempre"
"Entrevista com o Vampiro" é uma jóia do gênero vampírico e se tornou um clássico moderno. Definitivamente, Lestat é o personagem que amamos odiar, pois ele vale por todo o livro!

Sasah30 27/06/2023

O mal é um ponto de vista
Foi o primeiro livro da Anne Rice que li e achei esse universo MT bom, comecei a ler por influência da minha mãe (já que ela viu o filme) e como adoro história com vampiros, me animei.

Só que 2 coisas me incomodaram um pouco, a primeira foi a depressão que é ler sobre o ponto de vista do Louis, sério nunca vi um personagem tão depressivo quanto ele (e tbm, de todos os personagens achei ele meio chatinho) e a segunda coisa é a sexualização com a Cláudia.

Entendo que talvez na época que a autora escreveu o livro isso não era problemático mas eu não consegui achar normal as descrições do Louis sobre ela em certos momentos normais não.

E me estressei DMS com o Lestat. Nem os vampiros do teatro me fizeram sentir tanto ódio...

SaraBorges 23/06/2023

Bom, mas gosto mais do filme
Eu sou muito fã da versão cinematográfica, então fui bem empolgada ler o livro, mas parece que o filme pegou só as partes boas e deu uma acelerada nas coisas. O que foi a decisão certa, ficou maravilhoso.
No livro, as várias partes arrastadas, os muitos floreios com o chororô do Louis, a sexualizaçã0 com crianças (que me incomodaram demais) e cenas que me deram sono fizeram eu me afastar cada vez mais da obra.
O final é bom e inspirado, nas últimas páginas as coisas parecem andar melhor, mas daí acaba.
É um clássico, ótima história, mas se vc não for fã de longos pensamentos filosóficos e descrição detalhada até do cheiro do orvalho, recomendo que apenas assista o filme de 1994.

maria 23/06/2023

Uma mordidinha não dói...
... Mas o Louis guardou rancor que ?escreveu? um livro.

Entrevista com o vampiro andou pra que Crepúsculo pudesse correr, cair e quebrar a cara no chão.
Juro, o soco de grandeza que esse livro dá em todas as fantasias que envolvem vampiros e etc, é tão forte que nem sei por em palavras.
Eu amo demais o universo que a Anne Rice criou e foi defender esses livros que todas as minhas forças.

Ghthcancel 22/06/2023

Um dos livros mais antigos que eu já li?
Pegando minha impressão passada eu daria 4/5. Mas eu hoje estou dando 3/5 estrelas porque eu mudei algumas opiniões né. Eu não recomendaria tão fácil esse livro hahahaha, mas ele é bom não é tão bom assim para recomendar para todos.. mas bom para quem sabe interpretar e tem noção que esse livro foi escrito no ano de 1976? a narrativa de família perfeita que não olhem atrás da cortina é boa.

Romance tóxico de vampiros é bom para alguns não né. Mas eu acho considerável.

Pris Magalhães 16/06/2023

O livro se arrasta em determinados momentos, mas ainda assim, um livro incrível
Entrevista com o Vampiro é um romance gótico escrito por Anne Rice, uma renomada autora de literatura fantástica e publicado pela primeira vez em 1976, sendo o primeiro volume da célebre série "Crônicas Vampirescas", que cativou leitores ao redor do mundo com sua abordagem única e envolvente sobre a figura do vampiro.

A história é contada sob a forma de uma entrevista conduzida por um jovem jornalista chamado Daniel Molloy. O entrevistado é Louis de Pointe du Lac, um vampiro que viveu por mais de dois séculos e revela detalhes de sua existência imortal. Através das palavras de Louis, somos transportados para o mundo sombrio dos vampiros e testemunhamos suas lutas internas, paixões e a busca por um sentido em suas vidas eternas.

Anne Rice apresenta uma perspectiva inovadora sobre os vampiros, rompendo com os estereótipos clássicos e criando personagens complexos e fascinantes. O retrato de Louis é particularmente marcante, pois ele é um vampiro atormentado por sua natureza predadora e pela culpa que sente por suas ações. Ao longo da narrativa, ele desenvolve uma relação intensa com Lestat, outro vampiro que o transformou, e juntos eles exploram a natureza da imortalidade e os limites da moralidade.

Uma das principais conquistas de "Entrevista com o Vampiro" é a habilidade de Anne Rice em mergulhar nas emoções e dilemas psicológicos de seus personagens. A prosa elegante e atmosférica da autora cria uma sensação de imersão completa na história, envolvendo o leitor em um mundo sombrio e sedutor.

O livro também aborda temas profundos, como a natureza da humanidade, a busca por significado e a luta entre o bem e o mal. A escrita de Rice é rica em detalhes, criando uma ambientação vívida que combina elementos históricos e fantásticos, tornando o mundo dos vampiros convincente e crível.

"Entrevista com o Vampiro" recebeu críticas positivas tanto dos leitores como dos críticos literários. A abordagem inovadora de Anne Rice e sua prosa cativante capturaram a imaginação do público, tornando-se um clássico moderno do gênero de vampiros. A obra também foi adaptada para o cinema em 1994, com um elenco estelar que incluiu Tom Cruise, Brad Pitt e Kirsten Dunst, ampliando ainda mais sua popularidade.

Em suma, "Entrevista com o Vampiro" é um livro fascinante e envolvente, que redefine o gênero de vampiros ao explorar temas profundos e apresentar personagens cativantes. Anne Rice estabeleceu-se como uma das grandes autoras do gênero fantástico, e sua obra continua a encantar leitores com sua mistura única de romance gótico, filosofia e uma visão inovadora do mundo dos vampiros.

Sobre a autora:

Anne Rice, nascida como Howard Allen Frances O'Brien em 4 de outubro de 1941, é uma escritora americana conhecida por sua prolífica carreira no gênero de literatura fantástica, especialmente por suas obras sobre vampiros. Ela nasceu e cresceu em Nova Orleans, Louisiana, e a cidade serviu de inspiração para muitos de seus romances, com sua atmosfera rica em história e elementos sobrenaturais.

Rice começou sua carreira literária escrevendo livros de terror gótico sob o pseudônimo de Anne Rampling e A.N. Roquelaure, antes de adotar seu nome real para os trabalhos mais conhecidos. Foi com o lançamento de "Entrevista com o Vampiro" em 1976 que Rice alcançou fama mundial. O livro foi o primeiro da série "Crônicas Vampirescas", que se tornou um enorme sucesso e incluiu títulos como "O Vampiro Lestat", "A Rainha dos Condenados" e "A História do Ladrão de Corpos". Esses romances exploram diferentes perspectivas dos vampiros, mergulhando em suas histórias de vida, conflitos e lutas contra sua própria natureza.

Além da série "Crônicas Vampirescas", Anne Rice escreveu outras obras notáveis, como "A Hora das Bruxas", uma série composta por quatro livros que exploram a vida de uma família de bruxas ao longo de gerações. Ela também escreveu romances de temática religiosa, como "Memnoch, o Demônio" e "O Vampiro Armand", que mesclam elementos sobrenaturais com reflexões sobre a fé e a existência divina.

Em 2005, após passar por uma crise espiritual, Anne Rice anunciou que não escreveria mais histórias sobre vampiros e dedicaria sua carreira à temática religiosa. No entanto, em 2014, ela retornou ao universo dos vampiros com o lançamento de "Príncipe Lestat", reiniciando a série "Crônicas Vampirescas" e continuando a explorar as histórias de seus personagens icônicos.

Anne Rice é admirada por sua prosa detalhada e evocativa, sua capacidade de criar mundos imersivos e personagens complexos. Sua escrita aborda temas como mortalidade, imortalidade, amor, redenção e busca por sentido, cativando os leitores com sua mistura de fantasia, horror e elementos filosóficos.

Ao longo de sua carreira, Rice vendeu milhões de cópias de seus livros, conquistou uma base de fãs leais e influenciou profundamente o gênero de literatura fantástica. Sua contribuição para a popularização dos vampiros como protagonistas de romances modernos é inegável, e seu legado continua a inspirar outros escritores e cativar leitores em todo o mundo.

site: https://bonelesseditora.com.br/blog-da-pris/

Lucas Alves 15/06/2023

Uma história bem melancólica
Eu amo história de vampiros! Ler Anne Rice é algo que sempre gostei. Não escondo que é uma das minhas autoras preferidas. Acho que sua capacidade de escrever é algo memorável. Ela consegue reunir em sua escrita fatos históricos, e uma narrativa fácil de se entender.

?Quando nos deparamos com ?Entrevista com vampiro? seu primeiro livro. Podemos observar uma mudança na estrutura de como os vampiros eram retratados. Por isso seu adjetivo de romance pop. Pois a partir do romance de Anne Rice, podemos conceber uma história de vampiro que tem emoções, sentimentos, culpa. E culpa é a palavra desse livro! Acho interessante Anne Rice criar esses seres mais ligados às suas emoções humanas. É importante lembrar que até esse momento, os escritos que envolviam os vampiros eram mais retratados como Drácula. Aquele vampiro mais gótico, mais macabro. Não tão envolvido com suas emoções humanas.

?Mas tudo em excesso é negativo, a história é narrada em formato de entrevista por Luís.
O personagem central da história. Onde entre todos os personagens é o mais ?fraco?, pois mesmo recebendo o dom das trevas, não consegue aceitar sua nova natureza que seria de ser um predador de vidas. Assim a história se passa com Louis, contando todas as impressões referente a Lestat e Cláudia.

?Acho bem cansativo a melancolia que a autora coloca, você fica cansado de tanta hipocrisia em alguns momentos. Os questionamentos de Louis são bem infundados. Existe Deus? Satã? Somos seres que parecemos com Deus? Questionamentos fundados por uma crença mais voltada a questões religiosas. Onde o personagem busca em sua ação e em sua concepção de alma, um aparato supremo, um ser maior que ele que pode guiar e justificar suas atitudes.

?Lembrando que sendo um ser sobrenatural, sua própria existência deveria ser algo que ele poderia se ater mais, porém ele passa o livro todo procurando entender a origem dos vampiros, esperando ser o filho do mal, do Diabo, ou de Deus. E isso é retratado de uma forma bem cansativa. Acho que nas sequências: O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados. Anne consegue desenvolver melhor essa história da criação dos vampiros.
A escrita é ótima! O texto te prende mais no final. Mas o excesso de carga emocional e de questionamentos infundados, deixa a história bem maçante.

una1 14/06/2023

Louis, o vampiro mais sem graça de toda a história
Não vou mentir, o livro me decepcionou um pouco, eu esperava mais ação e mais reviravoltas e nesse quesito ele foi meio xoxo, mas acho que a culpa é inteiramemte do narrador.
se o louis não fosse um pau mole que fica se fazendo de coitadinho o livro inteiro talvez as coisas ficassem mais interessantes. além de o louis ser um bobalhão, não sinto que ele seja um narrador muito confiável e ele chega até a ser problemático quando penso na forma como ele descrevia seus pensamentos sobre a cláudia, ele literalmente dizia que desejava uma criança, que p*rra?? sei que a cláudia ao passar dos anos não era nada mais que a mente de uma adulta presa no corpo de uma criança, mas ainda assim é esquisito pra c*ralho.
fora isso o livro serviu tudo o que há de bom no mundo vampiresco: drama e gayzisse.

Mandark 11/06/2023

A humanidade monstruosa...
Anne exorcizou muitos dos seus demônios através da sua escrita e a perda da filha foi um deles. A eternidade confrontando a limitação da humanidade nos força a refletir sobre as perdas da vida e sobre os caminhos que traçamos pra seguir em frente, apesar de tudo. Ela construiu algo grande e marcante. Minha vida nunca mais foi a mesma depois dessa história, de um jeito ou de outro. Ela alcançou em mim pontos fortes e fracos e me fez amar e odiar seus personagens com intensidade e ardor.
"Entrevista com o Vampiro" é um livro controverso. Louis é um narrador controverso. Está é minha segunda releitura e sempre tive grande antipatia por ele e sua ingrata melancolia. Mas não posso deixar de dizer que nessa terceira oportunidade de me aventurar em sua jornada, eu comecei a olhá-lo com outros olhos. Começo a ser mais complacente e empático com sua narrativa parcial e algumas vezes mentirosa. Mas a visão ampliada pela leitura do restante das Crônicas nos transforma também. Se até o Lestat o perdoou e o compreendeu, porque não eu?
Louis não me vende mais a sua "verdade", por conta da versão do Lestat, mas me peguei em vários momentos me identificando e exaltando suas reflexões sobre a vida e sobre o tempo, como não havia feito em oportunidades anteriores. Foi uma espécie de redenção, ao ver refletida em mim tanto dessa sua humanidade monstruosamente real.
É interessante que os quase 15 anos que separam essa releitura da minha primeira leitura modificaram minhas impressões e me deram a oportunidade de reavaliar e atualizar minhas percepções. É o mesmo livro de antes e ao mesmo tempo é completamente novo e fresco. Ressignifiquei trechos inteiros e guardei novas citações para o porvir. Essas são, sem dúvidas, características de uma obra que se tornou um clássico.
Com a morte tão sentida da Anne e as novas adaptações em andamento, reler as Crônicas e ler a saga das Bruxas se tornou uma necessidade que vou começar a saciar esse ano. Agora, partiu ler o melhor dos volumes das Crônicas Vampirescas e um dos melhores livros da minha vida: "O Vampiro Lestat".