Entrevista com o vampiro

Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Thalissa.Betineli 07/08/2023

Crítica ao seriado Interview with a Vampire da AMC
Fã da Anne Rice, das Crônicas Vampirescas e do Lestat há 16 anos? finalmente vi mais desse universo sendo adaptado!

Vamos por parte.
Foi delicioso ver Lestat em nova roupagem. Confesso que demorei para me acostumar com Sam Reid. Desde a primeira vez que li, aos meus doze anos, sempre imaginei Lestat mais novo - já que foi transformado aos vinte e um anos -, mas, prontamente me acostumei ao rosto de Sam, pude vislumbrar perfeitamente o Lestat pelo qual me apaixonei nos livros, com seu egocentrismo, sua arrogância, seu humor e beleza únicos, sua perspicácia, seu modo de pensar e ver o Jardim Selvagem, seus devaneios, suas constantes mudanças de humor e amores, em como é insaciável, imoral, mimado, moleque, elegante, efusivo e apaixonante em todas as suas piores falhas. Sam conseguiu de forma impecável representar a personagem de Lestat em seus trejeitos, em seu olhar, voz e sorriso.

E isso conversa com a atuação do Jacob como Louis, que desde o início foi fácil de vislumbrar o personagem, muito mais do que na época do Brad. Apesar desse atual não ser tão melancólico quanto o do livro, há sim essa angústia, essa paixão por sua própria dor e humanidade, e juntos criaram os melhores episódios da série.

Cláudia veio também diferente na questão da idade, e assim como Lestat, aos poucos foi se construindo na minha cabeça e dando espaço para aceitar as mudanças, que foram muito bem vindas e pensadas para o que a série se propôs! Claudia para essa atriz caiu como luva, seu rosto de boneca com grandes olhos astutos e uma voz zombeteira formaram a Cláudia adolescente perfeita, capaz de ter décadas de vida e confrontar Lestat. Foi um trio impecável e, ouso dizer, melhor que o de 94.

Houve apenas um episódio que me deixou em choque, que foi aquele da briga. Por um momento foi difícil de digerir, me perguntei se Lestat iria recorrer a violência daquela forma? mas estamos falando do Lestat, que até a própria mãe transformou em vampiro. Thalissa, pare de passar pano para esse personagem! Hahahah então, voltando ao momento de lucidez, vi o quão brilhante foi trazer a violência, que somente cresceu e cresceu na série.

Tenho sim uma crítica. Acho que, se esse Bruce não aparecer mais no seriado, o fato do que aconteceu entre ele e a Cláudia foi feito de péssimo jeito. Já há algum tempo não concordo que cenas de 4buso sejam feitas única e exclusivamente para ser uma subtrama mal usada é gratuita como artifício a dar seguimento em outra coisa. Se forem trabalhar isso na segunda temporada, ótimo, senão? poderiam ter descartado e trabalhado apenas o fato da Cláudia ter seus complexos, que são coerentes e muito fortes já.

Todo o novo enredo foi espetacular! Embora se afaste bastante do livro, foi maravilhoso ver esses personagens jogando em novas histórias, ver e pensar: eles fariam exatamente isso mesmo! Porque eles estavam lá, suas personalidades e defeitos foram mantidos, e isso é o que importa! É ver o personagem, sentir a emoção, o coração da obra ali, e senti o coração de cada um nesse seriado.

Gostei muito que não pouparam cenas mais pesadas, fizeram o que a obra é, um horror gótico, e espero ainda mais da segunda temporada, que infelizmente não terá mais a mesma atriz da Claudia, mas tenho confiança na nova que vai vir.

Daniel mais velho também foi bem coerente para mim, muito melhor que o Daniel do livro que mal foi aproveitado (me desculpe, Anne, mas é verdade). Esse Daniel tem língua afiada, faz comentários que eu faria, interpreta o nosso papel, daquele que está ouvindo e assistindo e vai tecendo comentários sagazes.

Armand? vamos lá, meu segundo personagem favorito. Vou dizer que amei? Não, não amei. Desde que li o livro dele e me apaixonei, imagino meu Armandinho de cabelos ruivos e cachos. Podíamos fazer o cabelo do ator com mais cachinhos né? Já é comprido mesmo, bota um babyliss, uma tinta e tá perfeito! ?

Afinal, o que Armand estava fazendo como mordomo do Louis? ? como vi um comentário aqui no grupo, Armand é passivo-agressivo, ele seduz e manipula em sua graciosidade, então podemos dizer que neste momento, está atraindo Louis o tratando como seu tudo, paparicando e fazendo suas vontades, fingindo dar ao Louis o que Louis sempre quis e nunca teve: autoridade, segurança de si mesmo e de suas escolhas certas.

Não a toa, após contar todo o caos que foi a relação dele com o Lestat, de praticamente declarar o amor dele pelo Lestat, de mostrar como ele é dependente emocional, vai e me larga que o amor da vida dele é o Armand (uma doida ainda pior que o Lestat). A cara que o Daniel faz quando escuta isso foi a minha, só faltou dizer: não tô acreditando no que estou ouvindo vendo! Meu filho, vai pra terapia que tu tá precisando! ? hahahahahhahahahhahhahaha

Estou bem ansiosa pela segunda temporada. O ator que faz o Armand é bonito, só falta meu cabelo dos sonhos ?? (vai produção, dá seu jeito), e acredito que vai servir muito como um bom manipulador que come quieto pelas beiradas. Ansiosa em como vai ser O Teatro dos Vampiros e em como será o desfecho do Daniel (acredito que eles vão mesclar Daniel com David e o Daniel vai passar pela história do Ladrao de corpos).

Enfim, poderia ficar falando muito mais de tão empolgada que fiquei em ver meus amores em um seriado! E sonho com Marius aparecendo!

Amei que Lestat citou Aqueles que devem ser Preservados, Magnus, Nick e a vida em Paris. Peguei a deixa de que vão contar isso tudo em uma terceira temporada (meu sonho). Espero que não demorem muito, pois os atores não são vampiros né! Hahaha Que Sam e Jacob possam atuar muito mais e que a AMC dê o devido valor ao material bom que tem em mãos além de divulgar? sinto que não é tão divulgado quanto deveria, uma pena!

É isso! Não vou assistir As Bruxas porque infelizmente não gosto dos livros (já li todos e não me senti bem lendo), e pelo que vi a série não teve um bom desempenho né?

Espero que mais gente tenha surtado e gostado como eu! Agora Sam é o meu Lestat!

Obs: só senti falta da famosa frase: vou dar a você a escolha que nunca tive.

skuser02844 07/08/2023

É bem diferente do filme e da serie! Eh bom, mas achei louis bem melancólico e meio pamonha! Esperava mais do Brad!! Faltou brilho no sol, eu acho!

Tomlucitor23 03/08/2023

Essa história vai atravessar séculos e vai ser um clássico digno de drácula, de tão bom, sinceramente, nunca vi algo tão bom sobre vampiros de uma forma tão bem escrita e próximo a tudo que vampiro representa no imaginário no imaginário popular.
gabytes 03/08/2023minha estante
Bom dms ?

Jules Petit 01/08/2023

Primeiro livro
Entrei no mundo dos vampiros pelas portas da Anne Rice e nunca mais saí. Esse aqui é um dos meus livros favoritos dela.
Surrender_Nih 01/08/2023minha estante
Quero ler esse mas tenho medo de acabar em ressaca literária

Jules Petit 01/08/2023minha estante
Ou pode acontecer como foi comigo, quis ler todos os outros kkkkk

Karoline 01/08/2023

Chatisse ????
Esse livro é horrível de ruim, os personagens são todos chatos e insuportáveis e a história é tão fraca

Já tinha tentado ler outros livro da Anne Rice e eu realmente não gosto da escrita dela, acaba aqui minha relação com esses vampiros. Prefiro até mesmo Crepúsculo

Diego.Rates 31/07/2023

Interessante ponto de vista sobre o vampirismo!
O livro começa completamente excepcional, com momentos extremamente intensos e tenebrosos. Os personagens são bastante interessantes e possuem muitas nuances, o que me agrada bastante (mesmo o protagonista Louis sendo passivo demais na maior parte da história)

O único ponto que me desagradou na história é que em alguns momentos a história se torna um pouco repetitiva e maçante (o que compõe uma interessante metáfora a forma que Louis passa a enxergar os vampiros do Velho Continente). De qualquer forma, uma leitura muito interessante, vale super a pena para quem gosta de romances góticos e histórias de vampiros

Maria 26/07/2023

Grandes expectativas não tão bem saciadas
Altas expectativas para esse aqui, alguns foram cumpridas, outras não. Vou direto para análise de personagens, já não tenho grandes comentários para escrita e rumo da história(bom e interessante, respectivamente) Louis, o nosso narrador, tinha seus momentos que eram atrativos (Louis primeira parte  > Louis segunda parte) protagonizou as melhores cenas do livro (igreja, teatro, transformação da Claudia) em compensação ele tinha seus momentos insuportáveis, todos aqueles questionamentos tinha hora que era um saco.  Lestat é exatamente definição pré-pronta que tinha de vampiros,  0 decepção com esse aqui (exceto talvez na sua primeira volta, espera um pouco mais). Claudia é a personagem mais instigante e magnética para mim, não sei descrevê-la e penso que nunca vou entender completamente (ser uma mulher num corpo infantil, toda raiva que tinha, a relação dela e do Louis...)

Elliy 21/07/2023

Ainda o amo, esse é o meu tormento.
Foi um livro com a narrativa super lenta e com muitas divagações. O tom do livro é bem melancólico por ser narrado pelo Louis. Que é carente de respostas sobre a natureza dos vampiros e busca em Lestat alguém que responda, ensine sobre a origem e natureza dos vampiros. E Lestat não da a mínima para isso, ele contém uma ira pela vida em si, vive a vida no limite.
E esse lado dramático e melancólico do Loius se sobressai, fazendo a leitura ser difícil e até mesmo chata em diversos momentos.

Aona 17/07/2023

O que descobri ao ler esse livro, foi o quanto a minha concepção sobre a bondade e maldade e as implicações interligadas a tal eram vagas.

É um livro complexo, ao meu ver. Talvez pelos extensos monólogos e divagações do Louis, mas isso não faz o livro perder sua beleza. Na verdade, me senti mais atraído ao Louis por isto.

Entretanto, confesso que não compreendi a ideia de amor nele elaborada... talvez em outra leitura.

agapetae 16/07/2023

O vampiro é sobrenatural. Não digo isso tentando afirmar a qualquer lúcido que, na nossa realidade imensurável, está contida um mistério, um segredo imortal. Não. O vampiro é sobrenatural à medida que, ao desnudar si mesmo para o observador, sentimos desconforto. É como lembrar que, lá, nessa criatura, existe alguém que, em épocas passadas, já foi um humano... E assim como o sangue corria em suas veias, essa besta teve que assistir lentamente a vida escorrendo de suas mãos... Não é à toa que o vampiro eleva-se sobre sua vítima, faminto, não pelo sangue como alimento, mas sim como sintoma de viver. O morto inveja o vivo como o demônio inveja o santo.

gabytes 16/07/2023

Os primeiros vampiros emo!
Com Drácula ainda fresco na minha mente, e reconhecendo-o como o vampiro mais impactante na cultura pop, arrisco dizer após uma pesquisa superficial que os vampiros da Anne Rice conseguiram revolucionar e modernizar o gênero. Os fãs de franquias famosas como Crepúsculo e Diários de Vampiro têm muito a agradecer pela obra, responsável por estrear (até onde sei) o 'vampiro sentimental' e por quem podemos nos empatizar, em contraste ao vampiro puramente maligno que se conhecia até então.
Esses vampiros também são malignos, mas com muitas mais camadas além. Por piores que sejam suas morais, cada personagem apresentado tem profundidade e filosofia própria, e é inevitável compreender em certo nível sua maneira de enxergar a vida. Aliás, o livro inteiro se trata sobre o significado da vida -após a morte- e é repleto de divagações filosóficas, monólogos, e crises existenciais dos personagens;
Levanta e explora questões hipotéticas como a busca por um significado de viver pela eternidade, a necessidade em comum de conexão entre seres imortais ou não, se existe mesmo o bem e mal (e se isso importa).

Por vezes pode ser maçante, principalmente por causa da natureza indecisa e melancólica do Louis, que é um péssimo vampiro, mas ainda assim não consegui desgostar dele por compreender a construção de seu personagem. Vi muitas pessoas desagradadas por sua relação ambígua com a Claudia, e é compreensível pois a Rice não deixa claro alguns aspectos importantes (nesse primeiro livro). É importantes ressaltar que os vampiros dessa saga são assexuados, após a transformação o sangue se torna o prazer mais absoluto que são capazes de experienciar. O que não deixa de serem extremamente eróticos e sensuais de outras maneiras.
Assim, o relacionamento entre Louis e Claudia é muito complexo por ter se iniciado como uma relação parental adotiva, mas ao longo das décadas essa linha se dissolve em espectros mais brandos. Amor fraternal, romântico, companheiro, qual a diferença depois de décadas, centenas de anos?
Esse dilema é justamente a premissa principal da personagem, pois no ponto do livro em que ela age sobre os questionamentos de sua existência, ela é uma mulher (muito diabólica por sinal) de 65 anos, presa num corpo de criança, e portanto incapaz de viver plenamente durante a eternidade. Sim, eles muitas vezes se definem como 'amantes', mas rotular esse relacionamento (mais uma vez, assexual) como "pedofilia", apenas justifica a frustração perpétua da personagem: mesmo sendo monstruosa, mais cruel até mesmo que o próprio Lestat, que mata, tortura e se alimenta indiscriminadamente, ela ainda é exergada e tratada como uma criança.

Durante a leitura me encontrei revirando os olhos, odiando personagens, compreendendo-os, sentindo pena, amando-os e depois sofrendo por seus destinos. É uma narrativa melancólica, reflexiva e sem ação constante, mas algo ainda te mantém ansioso pra saber o que vai acontecer.

Denise 15/07/2023

Esperava mais
Não morri de amores. Em primeira pessoa, só temos o ponto de vista do Louis, que é um personagem extremamente dramático, chega a ser irritante. A história é legal, mas o jeito que ele conta é meio chato. Não dá pra confiar que o Lestat é um monstro e ele um chuchuzinho.

Narrativa irregular, com pontos altos e baixos. Em diversos momentos bastante arrastada. A sexualização de crianças me incomodou bastante.

O ponto alto pra mim foi a homenagem a Drácula na segunda parte, adorei. O Teatro dos Vampiros também é muito interessante.

O filme é muito melhor. A própria Anne Rice adaptou o roteiro, reduziu a carga dramática, deixou mais conciso, eliminou a pedofilia e explicou melhor os fatos. Um primor de atuação do elenco.

Um gótico moderno marcado pela humanização do vampiro, a crise existencial e o drama da imortalidade. O final aberto me deixou com mais perguntas do que respostas. Quero saber mais sobre o Lestat.

"ana,, 15/07/2023

Vampiros viados
Vi em uma entrevista que a anne rice confirmou que o louis e o lestat são um casal e por isso decidi ler mas PUTA QUE ME PARIU o louis é um porre ele conseguiu destruir todas as pessoas que amavam ele, além de me sentir bem incomodada com as cenas sexuais entre o louis e a Claudia...mas enfim gostei mto virou um dos meus livros favoritos