Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Giselle Cruz 09/09/2023

Confesso que esperava mais, em um certo momento o relacionamento entre Lestat, Louis e Cláudia me irritou! Que negócio tóxico! Me cansei antes de chegar ao final e como me irritou, não me apeguei a personagem nenhum e no fim já estava esperando que todos morressem! Enfim. Mas se vc tiver paciência, vale a leitura.
danielcorreacru 13/09/2023minha estante
Eu com o Morro dos Ventos Uivantes

Menace 04/09/2023

Ele é um imortal com uma alma mortal
Não se pode negar, que em termos literários, este é um dos romances mais ambiciosos já escrito. Com uma visão futurista e revolucionária para sua época, é quase impossível ler ‘Entrevista com o Vampiro’ sem fazer uma viagem para o continente norte-americano do século XVIII, ao mesmo tempo em que somos transportados para o ano de 1970, data em que foi escrito.

Este é o primeiro livro da escritora Anne Rice de uma grande coleção denominada ‘As Crônicas Vampirescas’, onde ela vai apresentar todo seu universo que foi posto posteriormente em entrevista com o Vampiro.

Esta obra é um grande marco na literatura como um todo, pois ela vai trazer os contos góticos sob uma nova perspectiva. Ela mostra o que há de mais lindo, misterioso e apaixonante, fazendo com que seus leitores fiquem extasiados com o rico cenário, dialetos e costumes que ela aborda.

No entanto, não significa que não haja problema com a leitura. Ela é de fácil entendimento, o que faz com que seja fluida, rápida e ótima de apreciar, mas em alguns momentos ela fica monótona demais, os mesmo problemas são postos para serem resolvidos e a indiferença dos personagens é absurda.

Lestat é o famoso arrogante e presunçoso que os leitores amam odiar. Ele tem uma espécie de “amor” pelo Louis, o que é evidente durante todo o livro, mas em outros momentos é comum se perguntar se de fato é amor, pois o relacionamento deles é composto por brigas e tudo só melhora, pelo menos um pouco com a chegada da pequena Cláudia.

A ironia, o deboche e a falta de empatia é uma das características marcantes, além da falta de respeito pelas suas vítimas, o que faz em muitos momentos o leitor comece a alimentar ódio dele. No entanto, uma coisa impossível de dizer é que o personagem não tem presença, ele encanta todos, independentemente do quão cruel ele seja. Ele é frio mas de alguma forma se importa com o Louis, ele é mal, mas é engraçado. Ele é perfeitamente imperfeito, e com uma dose de maldade.

Já nosso querido Louis é o que de fato deixa algumas dúvidas. Ele é o oposto do Lestat, ele é bom, tem empatia, se importa com suas vítimas e isso o torna uma criatura boa –dentro dos limites de sua espécie – mas seu dilema, suas dúvidas e o fato dele simplesmente querer uma resposta para todas as suas perguntas, e é o que cansa.

Querer saber das coisas não é o ruim da trama, mas ficar constantemente querendo respostas que evidentemente não vai trazer benefícios nenhum é chato e maçante. Mesmo sendo um vampiro ele tem princípios de um humano, “ele é um imortal com uma alma morta”. Essa é uma das características que mais é citada sobre ele, mas chega em alguns momentos do livro em que decisões importantes deverão ser tomadas, que ele tem que fazer escolhas, mas ele se abstém dessas responsabilidades, o que faz com que o desenvolvimento do personagem fique em segundo plano.

Com a chegada da pequena Cláudia, a trama começa a andar em uma direção completamente nova. Ela é apresentada como a “filha deles”, depois de ter sido transformada em vampira pelo Louis –isso é uma grande diferença da obra para a adaptação cinematográfica -, ela é uma mistura dos dois, inteligente, gentil e amorosa como o Louis, má, perversa e adora brincar com suas vítimas como o Lestat. Seu desenvolvimento é evidente no decorrer da história, ela vai mudando sua forma de pensar, agir e socializar, ela começa a compreender o mundo a sua volta e o que ela é e representa para esse mundo. E aos poucos ela vai mostrando uma nova vértice do mundo para Louis.

Sua paixão pelo Louis é tão visível quanto seu ódio por Lestat, e isso é notável durante toda a obra, principalmente quando nos damos conta que o Louis cuida dela como uma filha, até porque é assim que ele a enxerga, e Lestat a vê como uma boneca, sempre limpa e arrumada para seu completo deleite. E é com esses opostos que se vão construindo esse laço de amor e ódio.

A trama vai contar com alguns acontecimentos já esperados, posto que o leitor já entende o desfecho pela própria entrevista de Louis. É fácil chegar a uma compreensão e a um final. No entanto, isso não impede de surpreender e fazer o leitor querer um pouco mais da história, pois acredita que apenas um livro não é suficiente para acalmar a fome pelas tramas vampirescas de Anne Rice.

site: https://www.goodreads.com/photo/user/139725041-menace

Guilherme.Bochinia 03/09/2023

O livro conta história de homem que se tornou vanpiro, mais com tempo ele preferia a morte que torna e com tempo ele ver que não queria se trona o mostro, e tentou viver sem tira sangue de pessoa, por ainda acreditar na sua humanidade

Ester664 28/08/2023

Meh
Um livro bem monótono narrado por um vampiro meio pamonha. Talvez por ter grandes expectativas, fiquei bem decepcionada. Em geral, é um livro desinteressante com uns aspectos bem questionáveis.
Nina.Hanashiro 14/09/2023minha estante
Me ganhou em personagem meio pamonha kkkkk

Nina.Hanashiro 14/09/2023minha estante
Mas concordo, o Louis é um puta chato

mafelivros 26/08/2023

Muito bom ?
Em "Entrevista com o Vampiro", escrito pela autora Anne Rice, seremos apresentados ao Louis, um homem comum que após uma dolorosa perda é transformado em vampiro por Lestat. O livro retrata a constante luta do protagonista com a imortalidade, seus dilemas e seus relacionamentos conturbados com outros vampiros, incluindo a pequena e misteriosa Cláudia. E, claro, incluindo o próprio Lestat.

A autora desse livro nos apresenta uma visão nova, intensa e cativante do mundo dos vampiros. Não leio muitos livros com esses seres, mas ouso dizer que Anne teve uma visão muito mais sensibilizada do que normalmente encontra-se nesse tipo de história. Temas de identidade, desejo e a busca pelo sentido da existência são os pontos fortes destacados nessa obra. Eu gostei muito e recomendo! Além disso, essa edição da Rocco tá a coisa mais linda!
@bibliotecagrimoria 27/08/2023minha estante
Quero ler. Adorei o filme e fiquei curioso pelo universo do livro.

valentina 25/08/2023

Muito bom livro, a escrita da anne rice é muito bonita e envolvente, só não gostei muito da estrutura de diálogos durante toda a narração, entendo que é pra marcar o monólogo do vampiro, mas como as cenas fora desse monólogo são raras, achei essa decisão desnecessária e às vezes torna uma cena confusa.

Eliza.Obryen 21/08/2023

Entrevista com o Vampiro.
O romance apresenta o vampiro Lestat, ousado, sedutor, um tanto sórdido, pronto para destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o "entrevistado" deste primeiro livro, e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil.

Clio0 19/08/2023

O primeiro livro das Crônicas Vampirescas é considerado um dos mais fracos, o que não quer dizer em hipótese alguma que seja uma história dispensável.

Ambientado na Louisiana do século XVIII, Rice conta a história de Louis de Point du Lac e sua corrupção pelas mãos do vampiro Lestat. O dom, ou a maldição, na mitologia de Rice é bem mais amplo do que na obra de Bram Stocker - muitos detratam essa característica, como se a autora tivesse feito uma sala de frutas com tudo que é conhecido do mito - mas aqui, a ideia foi transformar vampiros em predadores universais.

Pense numa cobra, linda de se ver, hipinotizante em sua graça, mas essencialmente mortal e segundo a literatura, maliciosa. É isso o que os vampiros que aparecem na obra trazem, de Lestat a Mario, todos estão fora da linha do que se considera ser humano e é precisamente aí que Louis está; toda a dor vem de tentar modificar sua nova natureza para os antigos preceitos morais de sua vida mundana.

A terceira personagem, Cláudia, vacila entre esses mundos por ser muito mais monstruosa do que seus genitores vampiricos, e ainda assim capaz de amar e provocar esse sentimento em Louis. A sua relação meio que incestuosa faz menção a antigas obras do gênero e alavanca o potencial de que estamos lendo sobre um outro mundo.

O que consideramos degenerado e corrupto, como o que sobrava da elite francesa na época, refere-se na história como um curral para os vampiros. Na própria fala de Lestat, não somos mais do que vacas que criam arte.

Recomendo.
Geovana 19/08/2023minha estante
Achei esse livro melhor que O vampiro Lestat. Você já leu os outros da série?

Clio0 19/08/2023minha estante
Não li todos, só O Vampiro Lestat, The Queen of the Damned e The Tale of the Body Thief... acho que no Brasil foram traduzidos como A Rainha dos Condenados e O Conto do Ladrão de Corpos.

Myy 16/08/2023

E se você entendesse um vampiro?!
Daquelas leituras que são experiências únicas. Amei a indicação dessa belezura de obra e já quero me deliciar em mais obras da autora.

Aline.Armond 13/08/2023

Meh?
A escrita é muito boa e o livro tem algumas reflexões interessantes. Tenho certeza que se eu parar pra pegar a história como metáfora de situações da vida ele vai ganhar mais significado. Mas se é essa mesmo a proposta, ela não parece proposital. Em grande parte da leitura fiquei entediada, o que me decepcionei pq esperava mais. Não é um livro ruim, mas não acho uma leitura essencial - se vc não tem como ler tantos livros na vida não colocaria esse como imperdível.
Fernanda2321 14/08/2023minha estante
Amo o filme.
Quero muito ler o livro e espero não me decepcionar ? rs

Aline.Armond 15/08/2023minha estante
Nunca vi o filme, mas tenho a impressão que ele pode ser melhor que o livro kkkk vou assistir pra opinar

Fernanda2321 15/08/2023minha estante
Hahaha boa

Antonio.Carlos 13/08/2023

Visão bem pragmático e romântica do que e ser um vampiro, e creio que bem próximo da verdade caso fosse possível, ninguém viveria por eras sem ser afetado.
Lerei o próximo só pelo título quero muito saber o que vai acontecer com o Lestat e porque viu que tem uma continuação da busca da origem da espécie algo que quero saber e espero que seja descoberto neste segundo livro.

Adrianne6 10/08/2023

Completamente rendida por vampiros trambiqueiros
Que livro bom, foi uma experiência única ler pela primeira vez uma obra de Anne Rice. Louis é super maçante e depressivo, mas é o jeitinho dele não tem como negar. Lestat é apaixonante, me diverti bastante com ele! Claudia é insuportável mas tem seus motivos, e eu não a julgo ou odeio. Armand estou dividida se o amo ou o odeio. E Daniel, sem ele essa entrevista não aconteceria, aquele final me deixou com um gostinho de quero mais. Porém, nem tudo é flores. Odiei a sexualização da Claudia, por isso que não dou 5 estrelas.

hellen_fernandes 08/08/2023

Clássico que vale a pena ler
É um clássico e em alguns momentos achei a leitura um pouquinho cansativa/complexa, mas no fim gostei e recomendo. Gostei de como a história foi desenvolvida e da abordagem sobre vampiros. Sobre os personagens, uma leve relação de amor e ódio. Em alguns momentos gostava/amava e em outros achei Lestat um babaca e a Claudia uma chata mini manipuladorazinha, o Louis me dava raiva quando era um banana, mas compreendi toda a melancolia dele.

arneiyh 07/08/2023minha estante
Eu li e não entendi pq esse livro é tão famoso. Só comecei a gostar do universo depois da série nova.