Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Eliza.Obryen 21/08/2023

Entrevista com o Vampiro.
O romance apresenta o vampiro Lestat, ousado, sedutor, um tanto sórdido, pronto para destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o "entrevistado" deste primeiro livro, e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Cláudia, mescla de inocência e maldade infantil.

Clio0 19/08/2023

O primeiro livro das Crônicas Vampirescas é considerado um dos mais fracos, o que não quer dizer em hipótese alguma que seja uma história dispensável.

Ambientado na Louisiana do século XVIII, Rice conta a história de Louis de Point du Lac e sua corrupção pelas mãos do vampiro Lestat. O dom, ou a maldição, na mitologia de Rice é bem mais amplo do que na obra de Bram Stocker - muitos detratam essa característica, como se a autora tivesse feito uma sala de frutas com tudo que é conhecido do mito - mas aqui, a ideia foi transformar vampiros em predadores universais.

Pense numa cobra, linda de se ver, hipinotizante em sua graça, mas essencialmente mortal e segundo a literatura, maliciosa. É isso o que os vampiros que aparecem na obra trazem, de Lestat a Mario, todos estão fora da linha do que se considera ser humano e é precisamente aí que Louis está; toda a dor vem de tentar modificar sua nova natureza para os antigos preceitos morais de sua vida mundana.

A terceira personagem, Cláudia, vacila entre esses mundos por ser muito mais monstruosa do que seus genitores vampiricos, e ainda assim capaz de amar e provocar esse sentimento em Louis. A sua relação meio que incestuosa faz menção a antigas obras do gênero e alavanca o potencial de que estamos lendo sobre um outro mundo.

O que consideramos degenerado e corrupto, como o que sobrava da elite francesa na época, refere-se na história como um curral para os vampiros. Na própria fala de Lestat, não somos mais do que vacas que criam arte.

Recomendo.
Geovana 19/08/2023minha estante
Achei esse livro melhor que O vampiro Lestat. Você já leu os outros da série?

Clio0 19/08/2023minha estante
Não li todos, só O Vampiro Lestat, The Queen of the Damned e The Tale of the Body Thief... acho que no Brasil foram traduzidos como A Rainha dos Condenados e O Conto do Ladrão de Corpos.

Myy 16/08/2023

E se você entendesse um vampiro?!
Daquelas leituras que são experiências únicas. Amei a indicação dessa belezura de obra e já quero me deliciar em mais obras da autora.

Aline.Armond 13/08/2023

Meh?
A escrita é muito boa e o livro tem algumas reflexões interessantes. Tenho certeza que se eu parar pra pegar a história como metáfora de situações da vida ele vai ganhar mais significado. Mas se é essa mesmo a proposta, ela não parece proposital. Em grande parte da leitura fiquei entediada, o que me decepcionei pq esperava mais. Não é um livro ruim, mas não acho uma leitura essencial - se vc não tem como ler tantos livros na vida não colocaria esse como imperdível.
Fernanda2321 14/08/2023minha estante
Amo o filme.
Quero muito ler o livro e espero não me decepcionar ? rs

Aline.Armond 15/08/2023minha estante
Nunca vi o filme, mas tenho a impressão que ele pode ser melhor que o livro kkkk vou assistir pra opinar

Fernanda2321 15/08/2023minha estante
Hahaha boa

Antonio.Carlos 13/08/2023

Visão bem pragmático e romântica do que e ser um vampiro, e creio que bem próximo da verdade caso fosse possível, ninguém viveria por eras sem ser afetado.
Lerei o próximo só pelo título quero muito saber o que vai acontecer com o Lestat e porque viu que tem uma continuação da busca da origem da espécie algo que quero saber e espero que seja descoberto neste segundo livro.

Adrianne6 10/08/2023

Completamente rendida por vampiros trambiqueiros
Que livro bom, foi uma experiência única ler pela primeira vez uma obra de Anne Rice. Louis é super maçante e depressivo, mas é o jeitinho dele não tem como negar. Lestat é apaixonante, me diverti bastante com ele! Claudia é insuportável mas tem seus motivos, e eu não a julgo ou odeio. Armand estou dividida se o amo ou o odeio. E Daniel, sem ele essa entrevista não aconteceria, aquele final me deixou com um gostinho de quero mais. Porém, nem tudo é flores. Odiei a sexualização da Claudia, por isso que não dou 5 estrelas.

hellen_fernandes 08/08/2023

Clássico que vale a pena ler
É um clássico e em alguns momentos achei a leitura um pouquinho cansativa/complexa, mas no fim gostei e recomendo. Gostei de como a história foi desenvolvida e da abordagem sobre vampiros. Sobre os personagens, uma leve relação de amor e ódio. Em alguns momentos gostava/amava e em outros achei Lestat um babaca e a Claudia uma chata mini manipuladorazinha, o Louis me dava raiva quando era um banana, mas compreendi toda a melancolia dele.

arneiyh 07/08/2023minha estante
Eu li e não entendi pq esse livro é tão famoso. Só comecei a gostar do universo depois da série nova.

Thalissa.Betineli 07/08/2023

Crítica ao seriado Interview with a Vampire da AMC
Fã da Anne Rice, das Crônicas Vampirescas e do Lestat há 16 anos? finalmente vi mais desse universo sendo adaptado!

Vamos por parte.
Foi delicioso ver Lestat em nova roupagem. Confesso que demorei para me acostumar com Sam Reid. Desde a primeira vez que li, aos meus doze anos, sempre imaginei Lestat mais novo - já que foi transformado aos vinte e um anos -, mas, prontamente me acostumei ao rosto de Sam, pude vislumbrar perfeitamente o Lestat pelo qual me apaixonei nos livros, com seu egocentrismo, sua arrogância, seu humor e beleza únicos, sua perspicácia, seu modo de pensar e ver o Jardim Selvagem, seus devaneios, suas constantes mudanças de humor e amores, em como é insaciável, imoral, mimado, moleque, elegante, efusivo e apaixonante em todas as suas piores falhas. Sam conseguiu de forma impecável representar a personagem de Lestat em seus trejeitos, em seu olhar, voz e sorriso.

E isso conversa com a atuação do Jacob como Louis, que desde o início foi fácil de vislumbrar o personagem, muito mais do que na época do Brad. Apesar desse atual não ser tão melancólico quanto o do livro, há sim essa angústia, essa paixão por sua própria dor e humanidade, e juntos criaram os melhores episódios da série.

Cláudia veio também diferente na questão da idade, e assim como Lestat, aos poucos foi se construindo na minha cabeça e dando espaço para aceitar as mudanças, que foram muito bem vindas e pensadas para o que a série se propôs! Claudia para essa atriz caiu como luva, seu rosto de boneca com grandes olhos astutos e uma voz zombeteira formaram a Cláudia adolescente perfeita, capaz de ter décadas de vida e confrontar Lestat. Foi um trio impecável e, ouso dizer, melhor que o de 94.

Houve apenas um episódio que me deixou em choque, que foi aquele da briga. Por um momento foi difícil de digerir, me perguntei se Lestat iria recorrer a violência daquela forma? mas estamos falando do Lestat, que até a própria mãe transformou em vampiro. Thalissa, pare de passar pano para esse personagem! Hahahah então, voltando ao momento de lucidez, vi o quão brilhante foi trazer a violência, que somente cresceu e cresceu na série.

Tenho sim uma crítica. Acho que, se esse Bruce não aparecer mais no seriado, o fato do que aconteceu entre ele e a Cláudia foi feito de péssimo jeito. Já há algum tempo não concordo que cenas de 4buso sejam feitas única e exclusivamente para ser uma subtrama mal usada é gratuita como artifício a dar seguimento em outra coisa. Se forem trabalhar isso na segunda temporada, ótimo, senão? poderiam ter descartado e trabalhado apenas o fato da Cláudia ter seus complexos, que são coerentes e muito fortes já.

Todo o novo enredo foi espetacular! Embora se afaste bastante do livro, foi maravilhoso ver esses personagens jogando em novas histórias, ver e pensar: eles fariam exatamente isso mesmo! Porque eles estavam lá, suas personalidades e defeitos foram mantidos, e isso é o que importa! É ver o personagem, sentir a emoção, o coração da obra ali, e senti o coração de cada um nesse seriado.

Gostei muito que não pouparam cenas mais pesadas, fizeram o que a obra é, um horror gótico, e espero ainda mais da segunda temporada, que infelizmente não terá mais a mesma atriz da Claudia, mas tenho confiança na nova que vai vir.

Daniel mais velho também foi bem coerente para mim, muito melhor que o Daniel do livro que mal foi aproveitado (me desculpe, Anne, mas é verdade). Esse Daniel tem língua afiada, faz comentários que eu faria, interpreta o nosso papel, daquele que está ouvindo e assistindo e vai tecendo comentários sagazes.

Armand? vamos lá, meu segundo personagem favorito. Vou dizer que amei? Não, não amei. Desde que li o livro dele e me apaixonei, imagino meu Armandinho de cabelos ruivos e cachos. Podíamos fazer o cabelo do ator com mais cachinhos né? Já é comprido mesmo, bota um babyliss, uma tinta e tá perfeito! ?

Afinal, o que Armand estava fazendo como mordomo do Louis? ? como vi um comentário aqui no grupo, Armand é passivo-agressivo, ele seduz e manipula em sua graciosidade, então podemos dizer que neste momento, está atraindo Louis o tratando como seu tudo, paparicando e fazendo suas vontades, fingindo dar ao Louis o que Louis sempre quis e nunca teve: autoridade, segurança de si mesmo e de suas escolhas certas.

Não a toa, após contar todo o caos que foi a relação dele com o Lestat, de praticamente declarar o amor dele pelo Lestat, de mostrar como ele é dependente emocional, vai e me larga que o amor da vida dele é o Armand (uma doida ainda pior que o Lestat). A cara que o Daniel faz quando escuta isso foi a minha, só faltou dizer: não tô acreditando no que estou ouvindo vendo! Meu filho, vai pra terapia que tu tá precisando! ? hahahahahhahahahhahhahaha

Estou bem ansiosa pela segunda temporada. O ator que faz o Armand é bonito, só falta meu cabelo dos sonhos ?? (vai produção, dá seu jeito), e acredito que vai servir muito como um bom manipulador que come quieto pelas beiradas. Ansiosa em como vai ser O Teatro dos Vampiros e em como será o desfecho do Daniel (acredito que eles vão mesclar Daniel com David e o Daniel vai passar pela história do Ladrao de corpos).

Enfim, poderia ficar falando muito mais de tão empolgada que fiquei em ver meus amores em um seriado! E sonho com Marius aparecendo!

Amei que Lestat citou Aqueles que devem ser Preservados, Magnus, Nick e a vida em Paris. Peguei a deixa de que vão contar isso tudo em uma terceira temporada (meu sonho). Espero que não demorem muito, pois os atores não são vampiros né! Hahaha Que Sam e Jacob possam atuar muito mais e que a AMC dê o devido valor ao material bom que tem em mãos além de divulgar? sinto que não é tão divulgado quanto deveria, uma pena!

É isso! Não vou assistir As Bruxas porque infelizmente não gosto dos livros (já li todos e não me senti bem lendo), e pelo que vi a série não teve um bom desempenho né?

Espero que mais gente tenha surtado e gostado como eu! Agora Sam é o meu Lestat!

Obs: só senti falta da famosa frase: vou dar a você a escolha que nunca tive.

skuser02844 07/08/2023

É bem diferente do filme e da serie! Eh bom, mas achei louis bem melancólico e meio pamonha! Esperava mais do Brad!! Faltou brilho no sol, eu acho!

Tomlucitor23 03/08/2023

Essa história vai atravessar séculos e vai ser um clássico digno de drácula, de tão bom, sinceramente, nunca vi algo tão bom sobre vampiros de uma forma tão bem escrita e próximo a tudo que vampiro representa no imaginário no imaginário popular.
gabytes 03/08/2023minha estante
Bom dms ?

Jules Petit 01/08/2023

Primeiro livro
Entrei no mundo dos vampiros pelas portas da Anne Rice e nunca mais saí. Esse aqui é um dos meus livros favoritos dela.
Surrender_Nih 01/08/2023minha estante
Quero ler esse mas tenho medo de acabar em ressaca literária

Jules Petit 01/08/2023minha estante
Ou pode acontecer como foi comigo, quis ler todos os outros kkkkk

Karoline 01/08/2023

Chatisse ????
Esse livro é horrível de ruim, os personagens são todos chatos e insuportáveis e a história é tão fraca

Já tinha tentado ler outros livro da Anne Rice e eu realmente não gosto da escrita dela, acaba aqui minha relação com esses vampiros. Prefiro até mesmo Crepúsculo