Entrevista com o vampiro

Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

laviniast91 28/02/2024

Entrevista com o bissexual
Enfim terminei a leitura desse livro e adorei. Apesar de ter demorado um pouco pra entender e me acostumar com a narrativa do livro, foi uma experiência muito gostosa e instigante.
É impossível não falar da subjetividade queer e gótica ao decorrer de todo o livro. Gostei muito também do teor erótico e melancólico de cada personagem e das relações deles. O enredo e a escrita são muito envolventes, inteligentes e poéticos, o que me deixou apaixonada!!
Os personagens são únicos, extremamente marcantes e parecem ter vida própria.
Foi uma longa leitura, mas valeu muito a pena. Fiquei encantada por cada reflexão, personagem e acontecimento dentro dele!!!

Julia.Costenaro 24/02/2024

Sonhei em ler esse livro desde que minha mãe me apresentou o filme, quando eu tinha uns 7 anos de idade. Finalmente consegui ler, e é tudo que eu queria que fosse.
É tão difícil esperar anos para ler algo e no fim se decepcionar, mas com Entrevista com o Vampiro isso não vai acontecer. As nuances dos personagens ficam ainda mais aparententes na obra original, e quem é fã da estética dark academia vai amar a leitura.

grmartins95 21/02/2024

Sábado de carnaval e acabei de terminar a leitura de "Entrevista com o Vampiro", de Anne Rice, livro que entrou para a lista de leitura de forma inesperada, nas rédeas do próprio desejo.

Essa "entrevista" deu o que pensar, sobretudo porque fiz sua leitura simultaneamente à de "No Caminho de Swann", de Proust. São obras com propostas muito diferentes, com dicções absolutamente distintas e que pedem uma atenção particular, mas, mesmo assim, as duas me capturaram com força. (Achei que o par, inclusive, funcionou muito bem para mim, porque me fez procurar o que é simples em Proust e complexo em Rice, saindo do que já está dado pela tradição).

Sobre o livro de Anne Rice, ele não foi o clichê de vampiros que pensei que seria. Na verdade, achei que o "vampiro melancólico" aqui funcionou muitíssimo bem, e me fez pensar na relação que nós temos com nosso tempo (e o impacto da eternidade nisso) e no apego e na nostalgia como uma espécie de sintoma melancólica.

Mas a cereja do bolo, para mim, realmente é Claudia: uma vampira - que não adoece, envelhece ou morre - com só cinco anos. Um tipo de Bella Baxter ao contrário: maturidade presa num corpo eternamente infantil. É tenso, deixa a gente mal, de vez em quando nos faz rir, mas, no geral, é só tenso, bem tenso.

site: https://youtu.be/E6klYmkJ90o?si=XrcOHVuPGhBcic3P

Wardson 20/02/2024

Foi uma leitura muito pesada! O conteúdo "entre linhas" é cheio de significado. A autora sabe como quase nenhuma outra entrar na psiquê humana e mostrar cada "escuridão" que pode existir ali. Trata especialmente de questões sexuais, de posse, de tempo e carência. Os personagens são riquíssimos e, por isso, imperfeitos, frágeis, mutáveis, egoístas. O livro não é para qualquer um, ainda mais se você conseguir compreender a escuridão podre por trás de cada frase e parágrafo. É um livro pra se degustar devagar, pq ele cansa, ele desgasta, pq é cansativo você ver seres humanos (ou quase) mostrando seu lado mais sombrio, perturbador e ofensivo. Não é pra qualquer um ler e compreender o que tem nesta obra.

Danielle.Danielski 18/02/2024

Vampirismo gótico de primeira
Este livro transcende as expectativas daqueles que apenas assistiram ao filme. A escrita da autora é verdadeiramente envolvente, fluindo como uma poesia que nos seduz página após página. Ela possui uma habilidade extraordinária em transmitir as emoções mais profundas de seus personagens, criando uma atmosfera de intensidade, solidão, ódio e paixão que permeia toda a narrativa. Neste livro, os vampiros não são apenas criaturas da noite, mas seres complexos e multifacetados, cujas experiências e dilemas são complexos e envolventes.

Ao longo da história, somos levados a nos apegar a esses seres aparentemente detestáveis, o que é uma verdadeira proeza da escrita de Rice. Mesmo diante de seus atos condenáveis e de sua natureza predatória, somos compelidos a compreender (na verdade, eu diria "aceitar") suas motivações e a nos identificar com suas lutas internas, pois durante a obra, os personagens são confrontados com dilemas morais e emocionais constantemente.

Além disso, a obra de Rice nos convida a refletir sobre temas mais amplos, principalmente a solidão,mesmo que dificilmente algum deles esteja sozinho. A busca pelo amor verdadeiro e os limites da "moralidade" são uma jornada que nos leva a explorar os recônditos mais sombrios da alma das criaturas, enquanto nos maravilhamos com a riqueza e complexidade de seu mundo vampírico.

Katy 17/02/2024

Gostei muito da história mesmo já tendo visto filme várias vezes, mas a autora é bem prolixa então tem que ter um pouco de paciência para engajar na leitura.

Bianca 16/02/2024

Um clássico
Nesse primeiro livro de Crônicas Vampiresca conhecemos a mitologia de Anne Rice, com um estilo gótico que se difere muito dos livros sobre vampiros conhecidos pelo grande público em meados dos anos 2000.
Eu gostei muito da leitura até o meio, quando não aguentava mais o personagem principal desse livro. Não consigo descrever o quanto odeio Louis, personagem extremamente chato, melancólico e hipócrita, as partes em que ele descreve a Cláudia como sedutora é intragável.Desde quando assisti o filme nunca consegui por o Lestat como o verdadeiro vilão da história como Louis descreve, pelo contrário, um personagem sarcástico e interessante. Estou muito interessada em acompanhar a vida desses vampiros no século XX, acho que o Vampiro Lestat promete.
OrangeCrushBr 19/02/2024minha estante
Parece ser interessante

Bianca 20/02/2024minha estante
É sim, vale a pena!!

Ariane 13/02/2024

"Entrevista com o Vampiro" é uma obra-prima do gênero gótico e uma das histórias mais icônicas sobre vampiros já escritas, porém não gostei.

Achei o livro muito monótono, Louis é chato e as lamúrias do personagem são no mínimo irritantes

O livro só começa a melhorar nas páginas finais, confesso que dormi várias vezes tentando ler, demorei um tempo considerável pra terminar.

Enfim, quem tem curiosidade leia, mas não vá com a expectativa muito alta, talvez seja uma decepção como foi pra mim.

willyndao 12/02/2024

Perfeito.
Um clássico cult, Entrevista com o Vampiro se tornou um dos meus livros favoritos. O protagonista é insuportável (sem ofensas) mas o desenvolvimento da história e a trama em si é fascinante! Fiquei indignado, feliz, triste, bravo, todos os sentimentos possíveis lendo essa obra de arte.

Ray 12/02/2024

Histórias de vampiros são sobre humanos
O que mais gostei nesse livro, de longe, foram os temas sobre mortalidade e imortalidade. Nunca tinha pensando em vampiros como criaturas que servem como uma espécie de "espelho reverso" pra se pensar na própria humanidade.

O Louis às vezes parece um bananão, porquê esperamos dele uma atitude mais vampiresca e menos hesitante - ou seja, humana - que faz com que ele, em comparação com os demais vampiros, principalmente a Cláudia, se torne meio fraco como protagonista sozinho.

A história dele só funciona porquê serve de contraponto em relação aos demais vampiros, o que acho que foi algo que a própria autora percebeu e não poupou momentos que mostram isso.

O que fez com que eu não desse cinco estrelas, foi a sensação de final aberto que não curti muito. A história tem sim um fim, mas os demais personagens que você conheceu te reservam um outro livro inteiro só pro ponto de vista deles.

Pode ser que seja interessante conferir alguns, mas eu achava que a série seguia uma trama que se prolongava, mas agora acredito que não seja isso. De qualquer forma, fiquei com alguma vontade de ler o próximo, mas não sei quando. Recomendo demais pra quem quer passar algumas horas preso à um livro bem escrito e envolvente.

Vane 08/02/2024

Depois de anos desejando, consegui ler essa história.
Já conhecia a história porqie sou apaixonada pelo filme: Bradesco Pitt, Tom Cruise e Antônio Bandeiras, em um mesmo filme?!?! Óbvio que é um dos meus filmes favoritos da vida. E desde que soube que tinha um livro, queria ler.
Admito que a história demorou pra me prender, e foi difícil desvincular dos personagens do filme.
A história é incrível, saber com mais detalhes sobre a relação do Loius com o Armand, e com o próprio Lestar, me deixou mais curiosa para ler os demais livros.

Nickronomicon 08/02/2024

Essa história me trouxe vários sentimentos durante a leitura. Não tinha expectativas definidas quando comecei esse livro, mas preciso ressaltar que ele tem uma escrita mais parada e é muito mais voltado para as reflexões de Louis, o vampiro entrevistado e protagonista dessa história, do que para a ação propriamente dita.

São páginas e páginas sobre seus sentimentos e questionamentos e lamentações. O livro tem um tom bastante melancólico, e nós vamos acompanhando a jornada e as descobertas do vampiro ao longo dos séculos, vendo de perto suas transformações.

Eu particularmente gostei bastante dessa leitura, tem alguns pontos de tensão que me fizeram não desgrudar do livro, apesar de ter um ritmo mais lento. Os personagens tem muito desenvolvimento e Cláudia definitivamente colore um pouco o enredo que é tão sombrio.

Quero muito ler pelo menos os outros dois livros da trilogia original (levando em conta que tem uns 13 livros da série e não sei nem se ainda têm edição no Brasil).

Só não é um 5 estrelas porque o final me decepcionou um pouco, principalmente o fim que Lestat teve e o desenvolvimento da relação entre Louis e Armand, que foi para um caminho completamente oposto ao que eu esperava quando esse personagem apareceu. Apesar disso, é definitivamente um favorito.

Luke.Duarte 07/02/2024

Estou com sentimentos mistos. Da metade para o final acabou fisgando mais a minha atenção, mas ainda assim achei uma leitura bem monótona. Teve umas partes que estava bem difícil acompanhar as váaaarias páginas de lamentações e reflexões do Louis, parecia que a história nunca ia para frente, achei muito repetitivo. Porém gosto muito desse universo, já era fã dos 2 filmes (Entrevista Com o Vampiro e Rainha dos Condenados) e da série de tv, então mesmo me decepcionando um pouco com o livro ainda pretendo ler as continuações, pelo menos até fechar a trilogia original.