Entrevista com o vampiro Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Anne 04/02/2024

Esperava mais
Acho que me senti como o entrevistador no final. Não sei se por ter uma expectativa muito grande sobre o livro, acabei me decepcionando um pouco.
Existem momentos de tensão, que me fez ler várias páginas seguidas, mas em outros momentos senti a leitura um pouco arrastada.
Definitivamente Claudia foi um personagem que deu vida ao livro.
A forma como Lestat acaba e que Armand sai de cena me decepcionou um pouco.

Bianca2380 03/02/2024

O puro suco do vampirismo
Um clássico real, a primeira história de vampiros que caminhou para que as outras pudessem correr. Repleto de melanciolias e mensagens sobre a vida, uma história intrigante e cativante, de longe um dos meus favoritos.

Margarete25 03/02/2024

Intrigante e melancólico.
Um vampiro... com alma humana.
Um imortal com a paixão dos mortais.

(...)Deus mata,
assim como nós; indiscriminadamente. Ele toma o mais rico e o mais pobre,
assim como nós, pois nenhuma criatura sob os céus é como nós, nenhuma se parece tanto com Ele quanto nós mesmos,anjos negros são confinados aos parcos limites do inferno, perambulando por Sua terra e por todos os Seus reinos.

Livro perfeito, escrita impecável e personagens simplesmente apaixonantes. Louis o entrevistado é tão melancólico e sentimental que muitas pessoas o classificam como deplorável e entediante. Porém não o vi assim durante todo livro. O enxerguei como um reflexo da minha pessoa, mortal, perdido nesse mundo e em seus sentimentos. Nenhum personagem me intrigou tanto quanto ele.

" Pois ninguém conseguiria me convencer do contrário do que eu próprio sabia ser verdadeiro: que estava condenado em minha própria mente e alma."

Em relação a suas paixões,Claudia e Lestat...senti arrepios com as várias aparições de Claudia. Confesso que apesar de uma criança sedutora e extremamente bela, a maldade que a espreita me dá calafrios na espinha, assim como Lestat . Seu jeito sádico e sedutor me deixou várias vezes com frio na barriga.

Amei este livro, não sei se continuarei com a saga. Acho que ficarei um tempo de luto pelo término deste, com saudades das falas dramáticas e dos personagens de pele gélida

Ingr6d 03/02/2024

Entrevista com o vampiro
Eu poderia fazer uma matéria inteira com minhas opiniões desse livro porque ele quer muito ser o melhor livro do mundo, mas me cansa.
Os primeiros capítulos são ótimos mas começa a me irritar no próximo ato, só temos a visão do Louis q é um personagem CHATO, eu já esperava nisso pelo oq vi no filme (o da série surra), todos os personagens parecem ser mais interessantes q ele. Mas eu amo quando ele tem crise existencial especificamente com o Armand, que é um personagem muito interessante e já fiquei animada pra ler livro dele.
A personagem Cláudia tem uma premissa interessante, ela nunca vai crescer, e vi que foi inspirada na filha falecida da autora que me deixou comovida, as cenas dela falando como sempre vai ser vista como criança e chega perguntar como é fazer amor, nunca vai saber pois nunca vai crescer.
LESTAT, ele foi meu fav no filme e na série ele é mt odiavel mas eu ainda gosto dele, é um personagem caótico, ri muito nas partes dele e quero ler o segundo livro para saber o ponto de vista dele. Odiei o final do pobre coitado

obs: a relação do louis com a Cláudia é mt esquisita, eu li estando ciente, se autora não quis passar isso errou amargamente e eu não consegui outra interpretação embora ele constantemente tb se dirija a ela como filha.

Mari 30/01/2024

A história tem um começo incrível, toda a atmosfera gótica, os pensamentos e dúvidas da vida humana e imortalidade que o Louis tem também são ótimas, o Lestat é um personagem perfeito, tô bem curiosa pra ler o livro dele.

Mas as lamentações do personagem principal (Louis) são tão constantes que chega um momento que mata o livro e você só quer apenas terminar a história.

Mirella 29/01/2024

Um de meus livros favoritos!
A escrita desse livro é linda demais, minha gente. E a história do sádico vampiro Lestat, do Louis, um vampiro de certa forma humanizado, da vampira-mirim Cláudia, da sua mãe póstuma-postiça Madeleine, o teatro dos Vampiros, Armand...É muito envolvente. Os sentimentos são fortes e as vezes confusos, como a própria vida. E no final ainda uma surpresinha com o jornalista...(só leiam) ?

Sabrina758 28/01/2024

Um amor vilanesco ?!
Louis e Lestat vão ter eternamente meu coração?.

Esse livro é épico,já li 4 vezes pelo simples fato que foi o primeiro casal fora do padrão heteronormativo que me encantou?anne rice tem uma escrita impecável e a tradução por Clarice ficou perfeita. Acredito que a história me prende mais pelo fator ?Rivals to lovers? do que todo o contexto romântico de vampiros,que apesar de ambientado acredito que foi bem desenvolvido.

Eu incrivelmente gosto do Lestat,ele é uma espécime rara de vilão. Acredito que em toda a história do mundo ele não se compara (talvez por que eu tenho um grande apego emocional nele ?!), o deboche do mesmo é o que deixa a personalidade deste personagem tão caricato (pensando bem ele parece com o Damon de TVD- em quesito de personalidade quando Damon não tinha humanidade- mas é totalmente diferente). A história do personagem me pegou de várias formas provando um ponto interessante acerca de ?vilões não nascem vilões,eles se tornam? e de fato pós o ocorrido do passado dele eu entendi por que ele é um vilão tão bem construído(aplausos para Anne) a escrita detalhada é 100% ENVOLVENTE, esse homem é perfeito (ok,não considere o fator que ele é vilão e eu talvez esteja endeusando ele ) mas pense pelo simples fato que Lestat é único!

Louis?.de início senti um afeto válido por ele?depois me senti confusa sobre o que eu sentia por ele e por fim eu entendi que nem favorito e nem odiado,sinto por ele um sentimento pouco falado: ranço(não chega a ser ódio) . Muitas atitudes dele me deu raiva principalmente por que ele não PERCEBEU que Claudia não era mais a sua pequena Claudia adorada?sua filha. Ele aceitou o presente das trevas (por uma situação de desespero) e acredite essa foi a cena mais perfeita de todo o livro?talvez eu seja um pouco maluca de pensar que o leito de morte foi tão bonito e tão pouco efêmero,qual é estamos falando de vampiros!! E pra todo efeito ele é um vampiro LINDO, ícone perfeito (vejam meus sentimentos controversos sobre ele) e que claramente era o ÚNICO QUE BATIA DE FRENTE COM LESTAT?minha nossa,só de pensar que as discussões tinham mais sabor por que ambos eram de polaridades diferentes e se davam incrivelmente bem (talvez eu esteja exagerando,eles se aturavam) mentira ele se suportavam?era isso que fazia as características do Louis serem tão aparentes elas iriam de 8 a 80 com poucas atitudes do Lestat(eu amava esses momentos de maridinhos prestes a se divorciar).

Não vamos mentir Lestat e Louis eram um casal complicado porem completo,acredito que eles eram o karma um do outro e foram destinados a aquele momento e talvez mas só talvez (ainda não li a saga por inteiro) será se Lestat tinha haver com a morte da esposa de Louis ? (Talvez eu esteja louca nas teorias kkk) mas se tiver esse plot twist eu diria : Lestat você verdadeiramente é um vilão.

O filme de 1994 me encantou demais (vamos lá eu sou apaixonada pelo tom e Brad ) e se formos falar em atuação IMPECÁVEL,eles exalaram química pra caramba e até hoje eu dou alguns suspiros só por lembrar. A entrevista de fato é uma entrevista.

Voltando ao livro eu não gosto da Claudia (pequena manipuladora) ela era obcecada pelo Louis de uma forma que me dá vontade de vomitar?ela não via ele com os mesmos olhos que ele via ela e isso é tão triste mas ao mesmo tempo tão compreensível uma adulta presa num corpo de criança e com atitudes tão deveras falhas? mas não consegui redimir ela pós o final?pelo contrário eu gostei do final cruel que ela e a babá levaram?eu dei altas gargalhadas de ironia.

Curti bastante sobre Daniel Molloy mas esperava mais,talvez um aprofundamento mas não esqueça aquilo era uma entrevista com ponto de vista do Louis EU QUERIA MUITO TER VISTO O PONTO DE VISTA DO LESTAT?

Armand é um grande 🤬 #$%!& não gosto dele?não tenho que dissertar sobre,ouso até dizer que Louis deve ter bebido muito sangue
estragado para ter ficado com ele?ok não considero o fato que Lestat sumiu.

Voltando pro filme de 1994,aquele final icônico do Lestat no carro no mundo atual (da época) e ouvindo ?Sympathy for the devil ? do Guns literalmente me trouxe a melhor perspectiva de vilão?foi um final incrível,queria que tivesse uma continuação mas infelizmente não foi possível.

Em 2023 teve a adaptação pra série de Tv eu gostei bastante,principalmente que trouxe um ponto muito importante (casal interracial e abertamente gay ) foi a melhor coisa essa série ter sido lançada e acredito que tem tudo pra fazer a continuação ser interessante.

Ana.Roechling 28/01/2024

Entrevista com o vampiro
Achei uma leitura difícil....por ser muito lento. Um vampiro com tantas crises existenciais, que confesso, me irritaram bastante...Enfim...finalmente terminei!

Felipe774 28/01/2024

IMPRESSIONANTE
Este livro tem todas as características que um verdadeiro fã de livros góticos precisa! A obra impressiona em cada detalhe, Anne Rice é uma lenda ?

Mariana844 25/01/2024

Nota dó!!
Eu entendo que louis é um vampiro e tals, mas as coisas que ele fala são absurdas pra alguém que um dia foi humano.
Não gostei nem um pouco desse livro e nem de algumas falas dos personagens, pra mim a leitura foi horrível

Andie 24/01/2024

Louis prefeito da coitadolândia
O livro é incrível, toda a atmosfera gótica, os pensamentos e dúvidas sobre a vida humana e imortalidade que o Louis tem também são ótimas, o Lestat é um personagem maravilhoso e tô bem curiosa pra ler o livro dele um dia.

No geral foi ótimo, mas não dá pra ignorar o tanto que a relação do Louis com a Cláudia é bizarra e doente, e nem tem a desculpa de que essencialmente ela não era uma criança já que a relação deles não se desenvolve só quando ela amadurece, desde a primeira vez que ela aparece ele já pensa coisas absurdas sobre ela, e me deixou extremamente desconfortável em vários momentos.
Veçoski 27/01/2024minha estante
tô tentando continuar esse livro, mas não consigo com essa relação deles ?

Leo 22/01/2024

Tudo se resume a o quanto Louis é melancólico
A história tem um começo incrível, e tem uma proposta muito boa, mas as lamentações do personagem principal são tão constantes e enfadonhas que chega um momento que mata o livro e você fica apenas querendo terminar a história.

Clana 21/01/2024

Por que todos parecem estar excitados neste livro?
Os poucos, percebi que o livro é sobre um ser vivo que sente demais. Louis foi um ser humano que viveu no automático. Apenas quando atingiu a imortalidade, foi capaz de perceber que sua existência não tinha um propósito específico. As três perguntas que atormentam qualquer mente pensante começaram a assombrá-lo também após conquistar dois furos no pescoço: De onde viemos? Por que estamos aqui? Para onde vamos?
A questão filosófica é narrada a partir de uma escrita sensual e implicitamente depravada. Durante a leitura, tive a impressão que todos os personagens estavam, em algum grau, excitados. Excitados por beberem sangue, por serem mortais, por estarem entrevistando um vampiro, por ser um vampiro, pelo desejo de não o ser.
Outra personagem intrigante é Cláudia. Ainda é complexo saber se ela amava o protagonista ou não. Todavia, é possivel perceber a crueldade de sua realidade: estar eternamente em um corpo infantil, enquanto a mente se desenvolve junto com desejos maduros e adultos. Ela está presa a si.
Há vários outros fatores que irei excluir para o texto não ficar enfadonho e longo. De qualquer forma, é um livro até que bom, apesar de, para mim, este "bom" só surgir após cento e cinquenta páginas.
PS: O que Lestat queria dizer ao Louis?