Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

be 14/12/2021

o tanto q esse livro é intenso, melancólico e crítico. esperava algo completamente diferente mas o que eu li foi mil vezes melhor do q eu poderia ter imaginado.

Araniaht 31/03/2022

Eu li o livro de forma despretenciosa, e sem dúvidas curou minha ressaca literária.
Entrevista com o vampiro dosa perfeitamente a quantidade de melancolia e ação.

Eu consegui sentir cada sentimento do Louis, no final, eu me senti um tanto decepcionada assim como o entrevistador, como pode ele passar por tudo aquilo e simplesmente deixar de se importar? Eu pensei muito nisso, passamos tanto tempo questionando tudo, sofrendo com coisas além do nosso poder, e as vezes para deixar de sofrer, paramos de nos importar, é o que acontece com o Louis, a cada escolha que o afastava do que a moral dele pregava, mais ele matava aquela partezinha dele que permanecia ?humana?.

Eu me apaixonei pela escrita da autora e dos questionamentos do que é o bem e o mau, dualidade de sentimentos me despertou durante o decorrer da história, gostar ou não gostar do Lestat? gostar ou não gostar da Claudia? Eu consigo gostar dos dois agora, e é incrível a maneira como no final, não há de fato um antagonista, apenas um vampiro e sua ótica da própria vida.

Thalia 15/01/2022

?O mal é um ponto de vista?
Entrevista com o Vampiro definitivamente é um livro único, apresentando uma visão bem diferente, com melancolia, em seu conjunto pode até ser definido como um drama existencial. Não considerei essa obra, uma obra de horror, tampouco acredito que cause medo em qualquer leitor, e isso não é um ponto negativo! Aliás, deixe de lado todas as suas concepções sobre os vampiros, essa não é uma trama de horrores, claro que possui mortes, mas elas não assustam. Isso porque o vampiro protagonista (Louis) não é uma máquina de matar, não sente prazer em se alimentar do sangue humano e carrega consigo dúvidas existenciais e questionamentos que vão além da simplicidade. O livro ter sido traduzido por Clarice Lispector foi uma decisão maravilhosa, ela trouxe uma beleza poética às dores e sofrimentos dos vampiros, a escrita é bem detalhada, tem uma riqueza histórica maravilhosa e bem construída! Louis mora no meu coração e esse livro com toda certeza está entre os melhores que li recentemente, é realmente impressionante, um marco na literatura!
Giovana.Montezelo 17/01/2022minha estante
Eu amo muito meus vampirinhos!!!

Thalia 17/01/2022minha estante
Gio, eu li por sua recomendação em sala de aula!

Giovana.Montezelo 17/01/2022minha estante
Mesmo?? Que legal!
Tem muita gente que não gosta, mas eu amo muito rsrs

Danyelle22 20/01/2023

A imortalidade é uma dádiva ou um fardo?
A mitologia vampiresca criada por Anne Rice é riquíssima, a ambientação dos personagens e seu desenvolvimento foram impecáveis.
Armand e Lestat foram bem marcantes. Estou ansiosa para ler os livros de cada um deles.
Achei interessante o trecho sobre o Teatro dos Vampiros: a perda da individualidade (os vampiros são vistos como parte de um corpo), a forma como eles encaravam a mortalidade e a imortalidade. É estranho, mas é legal.
A sensibilidade de Louis, no começo, é bem cativante (ele era muito afável), mas ele se tornou lamuriento e ressentido. Acho que a imortalidade não caiu bem para ele.
Gostei muito do livro, salvo os trechos em que o Louis reclamava de tudo ("Oh vida, oh azar!", parecia até a hiena do Hanna-Barbera). Vale a leitura, é um clássico!
Sigo firme no propósito de continuar As Crônicas Vampiresca, próximo da lista: O Vampiro Lestat.

Leeh 04/07/2021

Entrevista com o vampiro
A leitura desse livro foi maçante demais, foi uma luta pra terminar, sem contar as várias coisas que me deixaram desconfortável. Achei a escrita bem confusa. Enfim, não gostei muito da história.

Mawkitas 04/12/2022

A subjetividade de um vampiro
Nunca havia lido Anne Rice. Foi um excelente encontro e vou acabar lendo todo o resto das Crônicas Vampirescas. Ao invés dos usuais lugares-comuns encontrados na maioria dos livros sobre vampiros, a autora consegue escrever um livro realmente obscuro, emocional, psicológico e, uma grata surpresa, fantasístico e sobrenatural. É muito bem escrito: as descrições pazerosas mas nunca excessivas abundam. Cheio de angústia, curiosidade e, mais tarde, de um niilismo com o qual alguns leitores haverão de se identificar, o protagonista é apaixonante. Assim como tantos de nós ele vive uma vida sem saída na qual o dilema ético convive lado a lado com a vontade de viver uma vida - ou será morte? - que não se sabe para quê.

Gabugamii 17/12/2021

Aclamação!!
Meu deus, eu to apaixonada demais nesse livro, eu ja amava o filme, porem, esse livro se superou! PERFEIÇÃO!
Não tem como não se apaixonar na Cláudia, Lestat e ate mesmo no Louis que eu crítico, mas eu sou melancólica igual, virou fav!

Descanse em paz Anne Rice, você foi incrível!?

Mateus 03/07/2013

Vampiros vão muito além do que Crepúsculo, e Entrevista Com o Vampiro mostra muito bem isso. Talvez esse seja o melhor livro de vampiros desde Drácula, abrangendo muito mais tópicos e questões sobre vampiros que em Drácula não mostrava.
A vida de um homem, mudada radicalmente quando é mordido por um vampiro, uma saga em busca de seus iguais, encontrando pessoas que gostaria não ter encontrado, e presenciando cenas que não gostaria de ter presenciado.
Pode até ser considerado romântico, mas o livro nos trás uma boa leitura e com muito mais ação que "outros" livros de vampiros que encontramos hoje em dia. Talvez a leitura se torne um pouco cansativa às vezes, mas não desanime, vale a pena ler.
Pedro Ivo 16/08/2013minha estante
Faltou vc mencionar que a soberba tradução brasileira é de Clarice Lispector!

Rafa Sotirakis 04/03/2014minha estante
As resenhas dele são as melhores!!

Ma_ah 14/04/2020minha estante
Comecei a leitura dele hoje e ler sua resenha aqui me deixou bem animada ;)

Cida Zientarski 27/10/2023

Entrevista com o vampiro (+14)
É um romance gótico publicado em 1976. A história é contada por Louis de Pointe du Lac, um vampiro que relata sua vida imortal ao jornalista Daniel Malloy.

Louis narra sua transformação em vampiro no século XVIII, seu encontro com Lestat de Lioncourt, outro vampiro mais antigo, e suas experiências ao longo dos anos. A trama também aborda a relação conturbada entre os dois vampiros e a busca de Louis por um sentido em sua existência sobrenatural.

A obra é conhecida por sua abordagem mais realista e íntima do mito dos vampiros, explorando temas como a solidão, a moralidade e a busca por identidade. O estilo de escrita é descritivo e envolvente, transportando o leitor para o mundo sombrio e sedutor dos vampiros.

Em resumo, é um romance gótico que explora a vida de um vampiro imortal e suas reflexões sobre a existência. A obra é conhecida por sua abordagem realista e envolvente, conquistando tanto leitores quanto espectadores.
Dani 29/10/2023minha estante

- Título: #EntrevistaComOVampiro

- Autor: #AnneRice

- Nota: ????

- Editora: Rocco

Anne Rice escreve muito bem, com riquezas de detalhes, com maestria, mas ela escreve MUITO. Não que necessariamente isso seja algo ruim, mas em algumas passagens ela poderia ter economizado um pouco na narrativa.

Entrevista Com O Vampiro é um livro magnífico: a ideia de narrar as experiências do vampiro Louis através de uma entrevista com um ser humano é simplesmente surreal. Fantástica.

Acabamos nos surpreendendo e tendo as mesmas reações, indagações, curiosidades e dúvidas que o entrevistador.

A história tem alguns ápices notáveis. Um deles é a origem e o desenvolvimento da personagem Cláudia. Outro persoangem que surpreende (às vezes negativamente) é Lestat. Como a história é narrada em primeira pessoa pelo Louis, não temos exatamente dimensão clara do que se passa na cabeça de Lestat, Cláudia e Barbette. Temos apenas as impressões e conclusões que saem da boca do narrador-protagonista Louis.

É uma leitura agradável, inquietante e muito rica.

ira_rafael 08/12/2021

Nessa extensa entrevista, conduzida por um jovem e impressionado jornalista, Louis relata sua existência, desde sua vida mortal até os dias atuais. Esse não é um conto de horror e carnificina, apesar de, em diversos momentos, eles estarem presentes. Ao contrário, é uma história do amor de um vampiro por sua filha e do ódio por seu criador.

Ao contrário de muitas histórias, aqui o vampiro é bastante humanizado e com diversos dilemas morais, que permeiam toda a sua existência. É interessante e paradoxal perceber como ele somente pôde levar uma vida, propriamente dita, após sua morte e renascimento como vampiro.

A leitura vale cada página, e, ao final, a pergunta que resta é: seriam vampiros apenas personagens de histórias fantásticas ou personalidades reais, que vivem despercebidos em meio a nós?

Caroline.Dias 25/06/2021

VOLTEI A SER ADOLESCENTE COM ESSE LIVRO!
Eu conheci esse livro a pouco tempo, já conhecia o filme e amava! A adolescente que habita em mim, sempre pirou nessa vibe vampiresca, e senti que eu estaria traindo essa minha adolescente interior se eu não lesse esse livro o quanto antes.

E a sensação que tive de paixão e entusiasmo foi a mesma de quando eu tinha os meus 15 anos, sempre gostei muito desse mundo, e faziam tantos anos que eu não lia nada assim, me senti rejuvenescida com a leitura kkkk

O livro tem uma escrita lenta, mas prazerosa, devido o personagem principal ser bem melodramático, as vezes as coisas demoram um pouco a fluir, e durante esse período é pura poesia, e vale a pena cada pedacinho dele 🤩

É um história incrível, como diz o título, um vampiro contando sua história a um jovem rapaz. E que história meus caros!

Confesso que o final do livro eu preferia que fosse com como no filme, mas já me contaram que os motivos dessa diferença estariam no livro seguinte (do qual já estou lendo) O vampiro Lestat.

site: https://www.instagram.com/p/CPwLjQnLK1t/
C_R 25/06/2021minha estante
Adorei a resenha!

HeloA.Marcovicz 26/12/2022

uma palavra: chato
Eu achava que o livro era bem antigo e por isso eu estava ignorando boa parte de coisas que via, mas agora vendo que foi lançado em 1976 minha opinião muda. O livro tem uma narrativa muito lenta e confusa, você tem que adivinhar quem tá falando o que e em que tempo, mas isso se tornaria irrelevante SE os personagens fossem mais interessantes. Atenção, não são
Louis é bem sem sal, enquanto Lestat que é quem tem mais personalidade desaparece em várias partes, e se você acha que haveria um "romance" (ou até mesmo gentileza) entre Lestat e Louis, RAH, esqueça!! O provável romance deles toma lugar para um romance entre Louis e uma CRIANÇA, okay, é uma mulher adulta MAS com o corpo de uma criança que é EXTREMAMENTE sexualizado.
Eu não sei se a culpa fui eu ver a série do livro antes (dez vezes melhor) me fazendo crer em muitas coisas, principalmente, desenvolvimento de história e personagem.
Ray..0 10/01/2023minha estante
sim, o romance com a claudia eu achei perturbador dms, vim só procurar p ver se n era só eu achando essa doença