Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Rômulo Sufi 04/08/2022

Que livro
Ótimas histórias. As vezes se torna cansativo por várias observaçoes do livro. Pra quem não tiver paciência, é só seguir a narrativa. Porém, nada mais é do que a forma Tolkien de se ler

Excelentes histórias

Grazi 03/08/2022

Ainda mais que o Silmarillion, esse livro é realmente pra quem é fã hahaha mas não deixa de ser maravilhoso.
Como o nome ja diz é um compilado de contos inacabados que aprofundam as histórias que já conhecemos tanto de O senhor dos anéis quanto de O hobbit e também de O silmarillion.
Vale muito a pena pra quem quer expandir o conhecimento sobre o Legendarium de Tolkien.

Thiago548 01/08/2022

Foi bom, mas...
O livro é bom sim, mas não foi como imaginei.
Esperei um pouco mais de contos, mas foi bom, aprendi muito sobre a nossa amada Terra-Média. Agora tô esperando a série.
Gabrielly807 01/08/2022minha estante
E eu que decidi começar a ler Tolkien pelo livro O Silmarillion. Consegui ler com MTO custo, mas gostei bastante. Quero mto ler Contos Inacabados!

Monique 01/08/2022minha estante
A série é baseada nesses contos?

Thiago548 01/08/2022minha estante
Lunna Zarur, realmente O Silmarillion é bem difícil, eu achei bem cansativo, mas contos é um pouco mais fácil, se gostou de o Silmarillion vai gostar sim de contos.

Thiago548 01/08/2022minha estante
Monique, sim e não. Ela vai se passar na segunda era, e contos é dos livros principais que mais trata de Númenor e a segunda era.

Sparr 28/07/2022

Uma revisita, muito pessoal, a este livro.
O livro é organizado pro eras, isso facilita demais a leitura. Excelente aprofundamento sobre a história da Terra-média.
As notas do Christopher são essenciais para compreender as escolhas na composição dos trechos e contos selecionados.
Fiz a releitura para me divertir e para revisitar pontos que considero essenciais para a compreensão da segunda era e da terceira era.
Acho interessante, entretanto, antes de me ater em meus comentários menos importantes, que o leitor visite os contos, após a leitura de O Silmarillion.
Na primeira era, ninguém toca na história dos filhos de Hurin. A vida deles já é desgraçada demais sem a gente tocar. Maldição da 🤬 #$%!& a de Morgoth (para entender, vá ler) Hehehe.
Sobre a segunda era... Galadriel, entre na minha casa e coma a mim e a minha família!!
Sauron permeia esta fase com ascensão e queda... ou quase.
Na terceira era, vemos algumas coisinhas mais para complementar o que conhecemos da Terra-média, em O Senhor dos Anéis. Considero essa parte essencial.
Enfim, uma revisita programada e excelente, a um livro para o qual já dediquei muito de mim, em outras épocas. Serviu a mim como um complemento de informações. O que é perfeito por si só.

Matheus 28/07/2022

Uma experiência com um efeito bem diferente do que esperava
Livro ?: Contos Inacabados
Autor ?: J.R.R. Tolkien
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 3.5?

Eu realmente não queria ter que falar sobre o que vou falar nessa resenha, mas será necessário. "Contos Inacabados" é uma obra póstuma do autor J.R.R. Tolkien e complementada pelo seu filho também já falecido Christopher Tolkien.

O livro não tem uma história fixa, fácil de descrever na hora da resenha. É uma junção de contos que se passam na ilha de Númenor e na Terra-Média durante todas três eras... mas não entregou o que prometeu.

Todas, senão a maioria, das histórias já são mencionadas em outros livros do autor, os personagens também aparecem nas outras estórias e ganham uma pequena extensão no vasto universo da Terra-Média, no entanto, serviu mais como uma obra meramente opcional do que como um complemente necessário.

Na minha opinião, as histórias foram muito enroladas e presas entre si, uma sem ligação com a seguinte e vice-versa. Entretanto, o ponto que mais me causou incômodo foi a narração de Christopher Tolkien na obra.

Eu sou um grande admirador diante o trabalho que Chris fez nas obras póstumas de Tolkien e em "Os Filhos de Húrin" ele me surpreendeu bastante ao tentar finalizar o conto e ainda se passar pela escrita de J.R.R... mas aqui foi bem diferente.

O livro deixa bastante destacado onde o pai está escrevendo e onde o filho está complementando, mas acabou que ficou bem misturado. Algumas coisas "sem né com cré" e que ficaram totalmente fora de contexto na obra. Uma decepção.

De todas as quatro partes, a que mais me prendeu foi a terceira por me levar de volta às páginas de O Senhor dos Anéis na famigerada missão de Frodo de levar o Um Anel para Mordor. Isso foi um ponto bastante positivo.

O livro, portanto, como já falei, consegue estender corda da história de vários personagens na Terra-Média e até responder metade das perguntas que o livro veio pra responder, mas com uma linguagem cansativa e um desenvolvimento bem enrolado.

Posso estar errado, mas, infelizmente acho que está chegando um momento em que os livros de Tolkien que estão saindo agora servem mais como uma extensão de histórias já escritas ou como tentativas de resposta para perguntas de fãs. Não estou dizendo que "Contos Inacabados" se encaixa nessas categorias.

Infelizmente, "Contos Inacabados" não veio aí para mim e causou uma amarga decepção, mas espero que "Béren e Luthien" e "A Queda de Gondolin" (volumes do autor que ainda pretendo ler em 2022) não surtam o mesmo efeito.

Não recomendo a leitura de Contos Inacabados se você está ansioso para a série de Senhor dos Anéis ou já é fã das obras já lançadas, porque eu, como leitor das obras de Tolkien, acredito que possa causar um leve repúdio às obras do professor. O livro não chegou a cumprir o que prometeu, mas também não foi inteiramente ruim. Foi uma experiência diferente.

Obrigado por ler até aqui :)
Mayhara 28/07/2022minha estante
Rapaz, não pela sua resenha mas por outras opiniões que jay ouvi por aí, acho que vou parar Tolkien em Senhor dos anéis (ainda não li). Tenho a impressão de que quando ler e terminar, vou pensar "já deu Tolkien, partiu novo autor, nova fantasia" kkkkkk Vamos ver...

Matheus 28/07/2022minha estante
Olha KKK se você se ENCANTAR e ficar viciada no universo da até pra ler O Silmarillion também... mas passar daí não dá muito certo não kk

Sabrina382 05/07/2022

Contos Inacabados
Contos inacabados é uma leitura densa (ao estilo Tolkien). O leitor tem uma visão dos acontecimentos que não foram citados (ou foram rapidamente ditos) em diversos momentos do universo Tolkien.

Acompanhamos desde a primeira era, até a última com fatos que levaram ao desfecho final.

É uma leitura longa, mas que vale cada capítulo

hobbitusille 04/07/2022

infelizmente inacabados
pois eu poderia ler muito mais contos e adições sobre a terra média. esse livro é um complemento muito incrível, me ajudou a entender algumas coisas que eu não tinha compreendido completamente com o silmarillion.

inclusive é importante ressaltar que ler os contos inacabados sem ter lido o silmarillion é um erro enorme. e também é preciso ler tendo em mente que é uma coleção de contos inacabados e notas e apêndices. é basicamente uma enciclopédia, por assim dizer. então a leitura é densa, mas vale muito a pena pra quem quer se aprofundar de verdade.

Bu 30/06/2022

Recheado...
Um estudo aprofundado de toda mitologia que Tolkien criou, bem organizado pelo seu filho e com bastante textos de apoio e as vezes mais que uma versão da história, sendo escritas em períodos diferentes e com ressalvas muito bem explicadas pelo editor brasileiro quanto por Christopher.

Um terço do livro são notas e glossário, a desvantagem dele por ser volumoso é as notas serem no fim, aí temos que manter dois marcadores e está sempre indo e vindo, mas no demais é tranquilo.

Davi 23/06/2022

Achei um bom livro, alguns contos foram interessantes, como o de Tuor, o de Túrin eu já sabia da maior parte, depois tem o conto "A Esposa do Marinheiro", que também foi legal.
No entanto, também achei o livro denso e cansativo, pois existem várias versões para a mesma história e o Christopher apresentou várias delas. Fora esses que citei, foram poucos os que realmente tinha uma aventura sendo contada, a maioria era explicando as origens de certas coisas, como os Druédain, Istari ou as Palantíri.

Alex 21/06/2022

Os acessórios que faltavam
Os Contos inacabados trazem relatos diversos, de vários momentos da mitologia Tolkeniana. Desde a primeira era, até os posteriores à Guerra do Anel.

Não é um romance , não é um livro de contos, é um livro de estudo. Se você já leu O Senhor dos Anéis e o Hobbit, se apaixonou e quer entender melhor esse universo, terá em mais material de sobra nesse livro. Agora, se vc não leu nada de tolkien, esquece, esse livro não é para você.

Tolkien era perfeccionista, por isso nesse livro, você encontra versões diversas sobre uma mesma história, em alguns casos até três versões. Por isso, reafirmo, é para quem quer completar o quebra cabeça sobre a Terra-Média. É para estudo, não para vc mergulhar numa narrativa leve e agradável.

Se recomendo? Sem dúvida, mas somente para os entusiastas, os verdadeiros apaixonados pela Terra-Média.

Dernhelm 17/06/2022

Contos Inacabados
Contos Inacabados não tem uma narrativa contínua, mas sim algumas versões de estórias já contadas em outros livros e anotações do Tolkien que não foram para o texto final de O Silmarillion. Mesmo assim, gostei muito da leitura, principalmente dos trechos sobre "Tuor e sua chegada a Gondolin" e "Aldarion e Erendis".

Leonardo 16/05/2022

CONTOS que infelizmente estão INACABADOS
Contos inacabados é uma coletânea de histórias do universo criado pelo Tolkien, que abrange O Hobbit e O Senhor dos Anéis, entre outras histórias ocorridas em Arda (mundo onde se passa as histórias). Foi lançado em 1980 no Reino Unido pelo seu filho, Christopher Tolkien.

Diferente de O Silmarillion, onde o Christopher fez algumas alterações na escrita para ficar mais acessível, aqui ele apresenta as escritas de Tolkien na sua forma original, o que acaba sendo muito interessante, apesar da leitura ficar um pouco complicado.

O livro é dividido em quatro partes, sendo que a primeira narra a história de como Tuor chegou ao reino secreto de Gondolin. Ainda na primeira parte é narrado a história de Turín, mostrando todos os efeitos da maldição que Morgoth lança sobre seu pai, Hurín, e de como isso afetou a vida dele e de muitos que viveram com ele. Todas essas histórias da primeira parte ocorreram na Primeira Era.

A segunda parte, que se passa na Segunda Era, é contado um pouco da história de Númenor, o reino dos homens que ficava em uma ilha, antes de ser destruída por Eru. Aqui é descrito um pouco da geografia dessa ilha, e é contado a história de Aldarion, que tinha fortes ligações com os habitantes da Terra-Média e que posteriormente se tornaria rei de Númenor. Também fala um pouco da linhagem de Elros, irmão de Elrond que escolheu se tornar um mortal, e assim ganhou um reino dos Valar que ficava na ilha Helena, que tinha uma forma de estrela (Númenor). Ainda na segunda parte é contado um pouco sobre Galandriel e Celeborn.

A Terceira parte, que se passa na Terceira Era, é contado sobre o desastre no Campo de Lis, onde Isildur acabou sendo morto e o Um Anel acaba se perdendo por muitos anos, sendo encontrado milhares de anos depois por uma sub-raça dos hobbits. Nessa parte nos é mostrado alguns eventos que ocorreram durante a Guerra do Anel (O Senhor dos Anéis e também O Hobbit), como quando Gandalf tenta convencer Thorin a levar Bilbo na sua aventura. Já na quarta parte é falado um pouco sobre os Drúedain, que é uma sub-raça humana que moravam junto com os Haladin. Também é falado sobre os magos (istari) mostrando um pouco de suas origens. E por último podemos conhecer um pouco mais sobre os Palantirí (aquela bola de cristal que Peregrin pega no livro As Duas Torres) e como ele pode ser usado.

É um livro indispensável para todo amante de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, pois aqui podemos ver com mais profundidade esse universo incrível criado pelo Tolkien, além de ter algumas passagens que ocorreram durante O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Porém tem uma leitura um pouco mais pesada, e é muito importante já ter uma noção das histórias ocorridas nas primeiras eras pra ter um entendimento mais amplo.

Guilherme.Oliveira 08/05/2022

O melhor de tudo é poder retornar a alguns episódios da Terra Média.

Revisitar outras histórias com novas informações e revisá-las por outros primas é muito satisfatório.

izzy.jpg 28/04/2022

fofoca.
a maior rede de fofocas da terra média este livro!
mas ler ele sem ler silmarillion é caçar pra cabeça.

Kezices 25/04/2022

Li "Contos Inacabados: de Númenor e da Terra Média", de J.R.R. Tolkien, editado por Christopher Tolkien.

Gostei do livro - os detalhes e curiosidades apresentados e as versões dos contos nunca finalizados, em conjunto com as notas para consulta ao final, complementam e amplificam a experiência literária da obra de J.R.R. Tolkien.

Como li recentemente "A Queda de Gondolin" e "Os Filhos de Húrin", minha maior curiosidade era para os contos da segunda e terceira eras, mas de fato, acho que as histórias da primeira era possuem as melhores sequências dessa coletânea de contos.

Os personagens Aldarion e Erendis foram os que eu menos gostei (mas devido à personalidade de ambos, o conto em que eles aparecem é bem interessante).

Leitura recomendada para quem já leu as outras obras da Terra-Média e se interessa por uma imersão maior na criação de Tolkien.