Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Keylon 05/02/2022

COMPLEXO
Acho que ler esse livro foi bem mais difícil do que imaginei, não por ter uma escrita difícil, mas sim pela complexidade e quantidade de personagens, acontecimentos e versões.

A narrativa dos contos é muito boa. É possível sanar diversas dúvidas sobre Arda. Tolkien construiu um universo grande e sólido. Triste saber que infelizmente muitas coisas não puderam ser finalizadas, seria muito legal ver um pouco do Povo de Haleth e as "amazonas", as mulheres guerreiras.

Por fim, pra quem gosta de Tolkien, esse livro aqui é indispensável

Johnny12 30/01/2022

Para entender a complexidade da Terra-Média!
Qualquer um que tenha um mínimo contato com as histórias do Tolkien sabem que a o universo da Terra-Média é demasiado complexo, porém nesse livro vemos sua real complexidade.

Como o próprio nome revela, o livro nos traz um conjunto de contos inacabados por Tolkien.

Como um fã de Tolkien, eu amei esse livro! A maioria dos contos são muito interessantes, um ou dois que me deixaram um pouco entediado.

Alzira Feitosa 26/01/2022

Muitas explicações a diversas vertentes da história são dadas aqui o que é bastante interessante.

roseli.ferreiraedu 20/01/2022

O incrível e maravilhoso mundo de Tolkien
Como grande fã da Saga maravilhosamente escrita por Tolkien: O Silmarilion, o Hobbit e O Senhor dos Anéis, tinha uma expectativa imensa pela leitura de Contos Inacabados. Que leitura rica, que histórias bem construídas e entrelaçadas.
Tolkien esclarece em Contos Inacabados questionamentos que fazemos ao ler as sagas, com uma riqueza de detalhes que mais uma vez me cativa e impressiona. Destaque para os contos aprofundando sobre as palantír, os istari e sobre a história de Galadriel e Celeborn, meus preferidos.

Rafael Flores 16/01/2022

Todo fã de Tolkien vai chegar na leitura de contos inacabados. Reúnem dados mais detalhados de personagens célebres e outras figuras importantes na história da Terra Média. Um livro indicado para quem quer ter mais conhecimento sobre os desdobramentos posteriores da Terceira Era, como também, os que a precederam.

Talita.Lobo 06/01/2022

Contos?.. que não foram terminados ????
Como o próprio título induz?. O livro vai contar histórias que não necessariamente possuem um fim ou um acabamento, mas essas histórias visam explicar, fortificar ou tapar alguns buracos que possam existir no Simarillion, no Hobbit ou nos Senhor dos anéis. Então o livro retoma a história de alguns dos vários personagens que são citados nessas obras posteriores. No estilo Tolkien de escrever, tenta-se também unir essas histórias na medida de seus acontecimento, geografia ou estudo linguístico. O livro é divido em histórias da ?Primeira Era? ?Segunda Era? e ?Terceira Era?. Particularmente, eu gosto muito de toda a criação e magia envoltas nos livros de Tolkien. Mas muitas vezes (MUITAS) perco a paciência e acho muito chato o desenrolar das histórias. Creio que é uma falha minha, obviamente. Tolkien tem toda uma preocupação em dar forma e força para sua história, que em parte é uma mitologia própria. Para tanto ele cria mundos metafísicos e físicos, conta sobre a origem dos dias, sobre a queda do sagrado, sobre a força dos homens. O que não é muito aproveitado por mim são as árvores genealógicas, as análises da formação das palavras e algumas explicações geográficas. Mas isso só mostra como a obra do autor é fantástica, rica e muito muito muito coerente.
Neste livro em específico alguns contos foram uma história a parte, em outros parece que ele teve ideias melhores no meio do caminho e deixou alguns totalmente de lado.
Mas é uma obra muito interessante e muito fundamental para entender todo o universo elaborado por Tolkien.

Costa 31/12/2021

Bem específico
É um livro bem específico pra quem é fanático na mitologia Tolkiana.

Se você é um iniciante no mundo do Tolkien recomendo q vc leia os demais livros dele antes de se aventurar nesse (e também leia todos os apêndices pq eles são mencionados nesse livro)

Israel.Tavares 30/12/2021

Livro para quem é fã
O nome já explica tudo. Várias histórias e muitas inacabadas. Não tem um proposta de contar a história só começo ao fim. Explica as várias histórias encontradas sobre o mesmo tema. Para quem quer entender mais sobre esse universo vale a pena. Mas talvez para o leitor que quer uma história para se divertir seja cansativo e confuso. Se for ler este livro recomendo ler os livros anteriores para ter uma noção melhor do que está falando, talvez até ler após todos os livros inclusive senhor dos anéis.

Fernando.Araujo 30/12/2021

Um livro de complementos
Fiquei surpreso com esse livro pois é realmente o que ele diz, um livro de contos inacabados. Além das histórias escritas existem muitas notas complementares. É como uma análise textual sobre os textos, um estudo. Se você gosta de histórias, esse não é um livro tão indicado.

Fabi.Cofferi 28/12/2021

Maravilhoso
Minha segunda vez lendo esse livro e como na primeira adorei, gosto de como ele é dividido nas eras e assim fica cronologicamente melhor de ler e entender todas as informações que esse universo tem. Algumas informações já estão em outros livros mas não me importo, adoro ler sobre a terra média.
A esposa do Marinheiro para mim é o brilho desse livro, uma história tão triste e melancólica. Gostei muito também sobre o capítulo que conta da amizade entre Gondor e Rohan.

Ancalak 22/12/2021

Para os viciados em Tolkien
Este livro demora para trazer contos novos, por assim dizer, pois bem foi lançado nessa nova editora depois de Silmarillion. Ao ler você entenderá, não planejo deixar nenhum spoiler aqui. É uma leitura para verdadeiros fãs do autor, digo isso pois eu mesmo gostando do universo dele, teve uma parte que eu parei por 2 dias, apenas li tão rápido porque na hora das notas no final de cada conto eu li literalmente voando. Mas não digo ser uma leitura ruim, apenas lenta e meio que você esta estudando o universo.
Vale a pena para quem é fã e para quem já leu Silmarillion.

Aly 16/12/2021

Eu adorei! Esse conto é surpreendente, e ajuda muito a entender bem mais o universo de Tolkien!

Mas se voce não leu os outros, vai ficar meio perdido.

Silas-sama 12/12/2021

Algumas boas novidades
Sim, ele demora um pouco para trazer novos contos e fechamentos, mas os traz e é motivo o suficiente para todo amante da Terra-Média lê-lo, gostei.

Agora lerei um paliativo para ressaca pós Tolkien como sempre faço :)

Téfi 10/12/2021

bom
ganhei de presente de aniversário de uma amiga, não vou negar achei maravilhoso a capa e o estilo do livro, porém como não tenho os outros livros que dão sentido a esse fiquei meio perdida kkkk

Vic 07/12/2021

Feito para amantes das histórias do Tolkien
Esse livro é um apanhado de trechos de histórias das 4 eras da Terra Média, podem ser muito divertidas ou as vezes extremamente entediantes, como por exemplo o conto da Galadriel e do Celeborn que foi difícil de acompanhar. Mas fora isso, esse livro é incrível e faz com que o leitor se torne ainda mais íntimo da Terra Média, pois é rico em detalhes e curiosidades da mesma.
Alex.Vargas 22/12/2021minha estante
A História de Galadriel é Celeborn quase me fez desistir agora.... Mas vamos em frente...