Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Léo 13/04/2021

Um Complemento Essencial
Contos Inacabados é, sem duvida, um complemento essencial para quem é amante das obras de Tolkien. Os bastidores daquilo que vemos nos filmes em comparação aos livros é tão completo que a sensação de totalidade e completude preenche o coração. Tudo nos mais minuciosos detalhes sob a edição de Christopher Tolkien, que explicou detalhe por detalhe, a construção dessa magnífica obra.

Vane Chase 12/04/2021

Esse livro é mais um degrau pra quem quer aprender mais sobre os escritos de Tolkien e é nítida a diferença entre livros mais finalizados como O Silmarillion. Mais denso, com mais interrupções pra notas e revisões do Christopher Tolkien. Mas isso não torna a leitura menos incrível. Assim como Silmarillion muda totalmente a visão do leitor de Tolkien, esse livro faz o mesmo acrescentando diversos elementos inéditos e percepções da evolução das ideias do autor. Mais informações sobre a Segunda Era, sobre a Galadriel, os Istari... Extremamente rico pra melhorar nossa compreensão do universo de Arda, que se torna cada vez mais mágico com a expansão do entendimento.
É sim um livro denso e um tanto cansativo, talvez até mesmo difícil, porém, o prazer de entrar de novo nesse universo de um ponto de vista diferente e mais amplo faz o esforço extra valer a pena. Tem que ter força de vontade e muito interesse pra ler mas pra quem se enquadra nisso é uma ótima leitura definitivamente.

lunasolis 05/04/2021

Inacabado
É óbvio, pelo nome, que os contos estão inacabados e apesar de ser confuso em um ou outro conto (especialmente o que tem mais versões, o que só me deixou curiosa para saber qual era a versão que ele publicaria) é realmente ótimo. Ajuda muito a entender ainda mais o universo que Tolkien criou. Eles podem estar inacabados mas ainda assim são incríveis!

Levi.Sabino 23/03/2021

Mais um pouco de felicidade!
Pra quem está numa maratona de J.R.R. Tolkien desde o começo do ano, devorando tudo que tem o nome dele na capa, ansioso pra enfim ler a história que originou todo esse universo e lendo os livros que cronologicamente vem antes da história principal, Contos Inacabados é simplesmente PER-FEI-TO! Desde o panorama inicial da Primeira era e de algumas histórias importantes do início dos tempos, até as explicações e explanações de assuntos pertinentes às Segunda e Terceira eras, o conhecimento e genialidade que Tolkien passa faz você pensar em como um único homem conseguiu pensar em tudo isso e desenvolver uma história belíssima no meio de um universo imenso e rico. Não canso de dizer o quanto eu admiro esse homem!

Davyd 15/03/2021

Inacabado
É né, como o próprio nome já diz, são um monte de histórias inacabadas. Esclarecedor em certos pontos e confuso em outros.Tolkien, não finalizou muitas coisas e por isso mesmo não as publicou. Perfeccionista como era, jamais teria exposto seu trabalho sem tê-lo finalizado e "polido" a seu gosto.

Pedro.Junger 11/03/2021

Um livro: ok
Gostei bastante de aconpanhar os chamados 'contos inacabados' mesmo sendo uma leitura um pouco difícil. Mas mesmo assim, é legal. E, você, fã do Tolkien, leia esse livro, ele complementa bastante da lore da Terra-Média. Não recomendo nem para novatos no gênero, nem para quem não conhece a obra do autor. Mas aos já experientes, vai fundo.

Reis 26/12/2020

Perfeito pra leitores de curiosidade aguçada
Como o próprio nome anuncia, este livro contém pequenos trechos e relatos sobre personagens e lendas mencionadas nas obras acabadas por Tolkien, como Senhor dos Anéis e Silmarillion, mas que não puderam ser aprofundadas devidamente em tais obras e aqui se encontram alguns fios do emaranhado de possibilidades do Universo, infelizmente porém não completas e em alguns casos em contradição com outros. Tudo isso torna essa obra um prato perfeito para servir leitores insatisfeitos com as poucas informações dadas a respeito de alguns heróis e tradições e cuja curiosidade só se aguçou com o tempo.

William.Camara 14/12/2020

Como um novo entusiasta de Tolkien, eu ainda me choco (e muito) com a complexidade de toda a obra. São inúmeras dimensões e níveis para o Legendarium, e Contos Inacabados é a prova física disso. O quanto Tolkien se empenhava em desenvolver todo o seu universo, nos mínimos detalhes, a ponto de abrir varias narrativas que não tiveram a oportunidade de serem concluídas. A riqueza de toda a obra é admirável, entretanto, Contos Inacabados é uma narrativa densa, e em partes até difícil de absorver. Sem dúvidas, é um livro para aprofundar os nossos conhecimentos sobre o universo, e deve ser lido com muito apreço e dedicação.

Ctakei 27/11/2020

Expande a vivência do universo criado por Tolkien
No início parecia apenas um punhado de anotações que o autor fez para criar sua obra.

Mas no decorrer dos textos surge uma compreensão mais profunda tanto das intenções do autor como de cada motivação de cada personagem.

Em especial cito a parte final, que diz respeito a trilogia do anel. Surge uma compreensão muito maior de cada personagem e de seu papel dentro dessa história.

Comecei lendo como uma curiosidade sobre a obra toda e terminei apreciando infinitamente mais esse universo que Tolkien criou.

Marcio 26/10/2020

Para quem quer saber mais.
"Suponho que seja um tributo ao efeito curioso que histórias tem, quando baseadas em trabalhos muito elaborados e detalhados de geografia, cronologia e idioma, de que tantos clamem por puras 'informações' ou 'pano de fundo'"
Com estas palavras o próprio Tolkien já demonstrava um movimento que surgiu logo da publicação do Hobbit e mais ainda depois de O Senhor dos Anéis, ou seja, a busca por parte dos leitores de maiores detalhes deste mundo, que apesar de fantástico, é congruente e possui elementos harmônicos e extremamente verossímeis para quem tem um olhar mais atento. É impossível entrar em contato com a obra literária de Tolkien e não ter vontade de conhecer mais esse universo. Esse livro traz a história por traz da "estória" e mostra o minucioso processo de criação de Tolkien. É impressionante que da mente de um homem todo um mundo foi gestado.

Anthony 11/10/2020

Um livro pra estudos
Considero um ótimo livro para leitores curiosos sobre a literatura Tolkiana ligada a Terra-Média e queiram estudar sobre ela. No entanto, é preciso ter conhecimento prévio sobre esse universo.

Thaianne 28/09/2020

"Momentos de grandeza mítica" - mas apenas "momentos"
Contemplando o verso deste volume, digamos, póstumo, de J.R.R. Tolkien, nos deparamos com um trecho da crítica do Sunday Times: "momentos de grandeza mítica". De fato, "Contos Inacabados" entrega o que o Sunday promete. Infelizmente, no entanto, em apenas alguns "momentos".

O título é sugestivo. O leitor não espera, com "narrativas inacabadas", portanto, ter experiência equivalente a de obras finalizadas por Tolkien. No entanto, justamente porque o livro é anunciado como uma coletânea de "contos", eu imaginava que haveria textos com uma estrutura mais narrativa, em detrimento dos muitos ensaios e esboços que permeiam a maior parte do livro. Nos poucos momentos (de grandeza mítica) em que aparecem, esses textos narrativos mais trabalhados - como a chegada de Tuor a Gondolin, a apaixonante e trágica narrativa dos filhos de Húrin ou o inédito e interessante conto sobre Aldarion e Erendis - trazem um vislumbre delicioso do que o livro poderia ter sido. No entanto, minha experiência de leitura acabou sendo similar à sensação de ler um compêndio de apêndices - fatos acessórios (e às vezes até interessantes) que complementam o conhecimento do leitor sobre a Terra Média, mas que não necessariamente nos envolvem como as outras histórias elaboradas pelo mestre da fantasia. Uma decepção parcial, já que esperava algo pelo menos similar ao também inacabado (embora ainda assim maravilhoso e melhor lapidado) "O Silmarillion".

Para quem quiser conferir, considerando que "Contos Inacabados" versa sobre as três eras e tem uma série de menções às outras obras (constantemente presentes nas extensas notas), vale a pena ler primeiro a "tríade" "O Hobbit", "O Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion".

Tony 17/09/2020

Mergulho no conhecimento
Ler esta obra demonstra o quanto o autor foi genial e a frente de seu tempo.
Se você é um leitor que nunca chegou perto de uma obra sequer de J.R.R. Tolkien, fuja deste livro! É necessário um conhecimento mínimo de pelo menos duas a três obras do autor para começar a ligar um ponto ao outro de todo o universo da Terra-média e suas histórias.
O texto é extremamente pesado e denso, o que as vezes pode complicar um pouco a leitura, porém é recompensador conhecer mais a fundo alguns pontos desse universo fantástico.

Romulo 16/09/2020

Leitura para quem já tem prévio conhecimento das obras ligadas ao Universo de Tolkien referente ao Senhor dos Anéis.

Os capítulos sobre Os Ístari e As Palantíri já valeram o livro inteiro, show!

Wilson 05/09/2020

Livro importante
Obra muito importante para conectar os pontos soltos da mitologia tolkieniana. Imprescindível para os leitores avançados de Tolkien.