Moisés negro

Moisés negro Alain Mabanckou


Compartilhe


Moisés negro





Não é fácil ser Tokumisa Nzambe po Mose yamoyindo abotami namboka ya Bakoko. A começar por seu longo nome, que significa "Demos graças a Deus, o Moisés negro nasceu na terra dos ancestrais". A maioria das pessoas chama ele de Moisés. Depois, há o orfanato onde ele mora, dirigido por um patife político malicioso, Dieudonne Ngoulmoumako, e onde ele é aterrorizado por dois irmãos órfãos - os gêmeos Songi-Songi e Tala-Tala.

Mas depois que Moisés se vingou dos gêmeos, os gêmeos o colocam sob sua proteção, escapam do orfanato e se mudam para a movimentada cidade portuária de Pointe-Noire, onde formam uma gangue que sobrevive de pequenos furtos. O que se segue é um conto engraçado, comovente e grandioso que narra a jornada trágica de Moisés pelo submundo de Pointe-Noire e o mundo politicamente repressivo do Congo-Brazzaville nas décadas de 1970 e 80.

O retrato vívido de Mabanckou do colapso mental de Moisés ecoa o trabalho de Victor Hugo, Charles Dickens e Brian DePalma em Scarface, confirmando o status de Mabanckou como um dos maiores contadores de histórias. Moisés negro é uma nova extensão vital de seu ciclo de romances sobre Pointe-Noire, que se destacam como um dos projetos ficcionais mais grandiosos e engraçados de nosso tempo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Moisés negro

Similares

(1) ver mais
Black Moses

Resenhas para Moisés negro (91)

ver mais
on 17/12/20


E chego ao fim desse livro com uma escrita tão cativante e intensa. Foi impossível não me sentir ali do ladinho de cada personagens, o desespero numa época tão cruel que foi o poder do socialismo na republica do Congo . Nos anseios e infância, nas fugas e aventuras . O quanto Moisés lutou para conseguir seguir na vida e toda a sua rebeldia que num todo fazia sentido. E o que é ter e lutar em nome da esperança.... leia mais

Vídeos Moisés negro (2)

ver mais
Moisés Negro (Alain Mabanckou) + Contos Fitzgerald | TAG CURADORIA DEZEMBRO 2020

Moisés Negro (Alain Mabanckou) + Contos Fitzg

Moisés Negro - Alain Mabanckou

Moisés Negro - Alain Mabanckou


Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 515
5
ranking 24
24%
4
ranking 54
54%
3
ranking 19
19%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

21%

79%

Paula.Moreira
cadastrou em:
26/11/2020 19:39:10
Breno
editou em:
05/12/2020 12:12:58