Crime e Castigo

Crime e Castigo Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Crime e Castigo


2546 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Bianca 27/01/2021

Crime e castigo ?
Demorei quase 15 dias para terminar esse livro e nem foi porque achei ruim, pelo contrário, amei essa leitura. É uma leitura densa, onde os mínimos detalhes são aprofundados juntamente dos personagens. Tinha páginas em que o personagem principal me deixava louca com as indagações dele.

?(..) Passando por Licurgo, Sólon, Maomé, Napoleão etc., todos eles, sem exceção, foram criminosos, no mínimo pelo simples fato de que, ao criarem uma lei nova, eles mesmos violaram a lei antiga, tida como sagrada pela sociedade e oriunda dos antepassados, e, é claro, não hesitaram nem diante do sangue (às vezes, um sangue de todo inocente e derramado com bravura, em defesa da lei antiga), caso esse sangue pudesse ajudá-los.?
comentários(0)comente



Rodrigo 09/05/2020

Excelente narrativa
Que história! Foi minha primeira leitura do autor e me surpreendeu, uma narrativa bem diferente a qual estava acostumado diálogos excelentes que prende a atenção. Nesse livro vc vai sentir raiva emoção compaixão e uma mescla de vários sentimentos. Pretendo ler muito mais obras de Dostoiévski.
Um ponto negativo vai para a tradução me incomodou um pouco durante a leitura. Comparei com a editora 34 na net e realmente essa aqui deixa um pouco a desejar, mas nada que torne a leitura impossível.
Isabel 10/05/2020minha estante
Livro maravilhoso, né ?




Duda 06/03/2022

Crime e castigo
Meu primeiro contato com um clássico da literatura russa. No início a leitura foi meio arrastada, mas depois fluiu muito. Sempre tive curiosidade de ler algo de Dostoiévski e realmente vale a pena.
comentários(0)comente



Eric 29/05/2020

Triste e sombrio
Com certeza é um dos meus livros favoritos da vida. Reler esse clássico me trouxe sensações novas, como se tivesse lendo aquela história pela primeira vez. Dostoiévski faz belíssimo retratado de uma mente corrompida pelo orgulho, depressão e miséria.

O drama psicológico vivido por Raskolnikov nos faz eviscerar cada canto da mente de um homem vítima do seu meio. Vivendo em cenário de pobreza extrema, o protagonista busca no assassinato de uma agiota desprezível a comprovação de uma teoria que possivelmente lhe trariam benefícios gloriosos para o seu futuro, mas as coisas não saem como o esperado e tendo que matar uma outra pessoa para não ser descoberto, Raskolnikov não tinha noção de que esse ato desencadearia uma perseguição mental ocasionando surtos e paranóias nos seus dias pós crime. É em Sônia, uma prostituta miserável, que o protagonista vai encontrar um possível Porto Seguro para ajudar a lidar com as obscuridades dos seus pensamentos.

Em uma São Petesburgo lamacenta, fétida e aos pedaços que o autor usa de pano de fundo para desenrolar sua narrativa. Uma sociedade esmagada pela elite, vivendo de farelos de pão, vícios, trabalhos mal remunerados, violência, prostituição, doenças físicas e as mentais. Nesse cenário de sobrevivência, Dostoiévski explora os lados mais obscuros da mente humana, é um desespero que a gente não consegue gritar, apenas sentir.

A atemporalidade dessa obra é gritante. Trazer a realidade do Raskolnikov para as favelas brasileiras, por exemplo, daria um belo retrato de como o crime delega poder a quem é constantemente massacrado pelo Estado. Foi assim que o nosso personagem definiu um dos seus propósitos, uma forma de sentir que ele ainda existia e que aquilo traria causas nobres para seu desenvolvimento na sociedade.

Por fim, recomendo demais essa leitura. Para quem busca sair da zona de conforto e abalar as estruturas mentais, Crime e Castigo é uma excelente opção. É um retrato fidedigno da perturbação humana
comentários(0)comente



Jessica Moraes 29/11/2023

Meu primeiro russo
Pra mim foi complicado ler esse livro e até agora fico tentando desvendar alguns acontecimentos, etc. tenho certeza que uma releitura cabe neste caso, pois vou absorver melhor. tive apoio de estudo ao ler os capítulos, o que facilitou alguns entendimentos mas queria ter aproveitado mais, sinto que não foi tudo isso que já vi muitas pessoas falarem de crime e castigo.
não consigo ter a mesma interpretação quando se trata do personagem principal, ainda mais com o viés cristão do final. sei lá, tenho que amadurecer e reler para tirar uma experiencia diferente talvez.
tiff 29/11/2023minha estante
concordo com td, pra mim tbm o final foi meio ?


Jessica Moraes 29/11/2023minha estante
simmmm, fiquei revoltada;




Leonardo.Castilho 09/01/2022

Crime e Castigo
É um texto diferente dos que estou acostumado. Bastante descritivo, períodos longos, longuíssimos, pouco amistoso com o leitor já que não deixa margem a interpretações, o que está dito está dito e enseja precisão: não tende a carícia figurativas e imagens textuais. A concentração necessária é altíssima. As descrições psicológicas conseguem segurar bem minha atenção e dão tanta profundidade que acabamos por mergulhar junto. É um tipo de narrativa densa tanto interna quanto externamente. O normal é que caudalosas descrições, principalmente as mais introspectivas, gerem desconforto e dispersão. Mas aqui é sempre no ritmo de enriquecimento do texto.
Ah! Raskólnikov seus arroubos de semideus estão em toda parte, nas igrejas, nas cátedras, nos CEOs, nas redes, nas lideranças políticas, nos DCEs e, eu diria até, nos mais desavisados sem espelho em casa. Mas com uma diferença cabal: a de que Rodion teve sua redenção despertada no fim. Esses, não há ainda lampejo de esperança.

Lamento não ter lido antes. Mas começo perceber que quem estuda e trabalha não tem tempo de ler.
comentários(0)comente



Bava 05/05/2020

Perfeito!
Me causa estranheza quando escuto/leio que não considerem as obras de Dostoievski PERFEITAS.
Os personagens criados há mais de um século (1866) são muito humanos, cheios de defeitos e qualidades, construidos para questionarem a moral e os pudores da época mantendo-se, contudo, super atuais.
Esse livro tem que ser lido, saboreado, porque é maravilhoso. Mesmo o personagem principal sendo um anti herói, é impossível não se colocar no lugar dele.
A riqueza de detalhes do cenário, a trama em si, a intensidade do envolvimento dos personagens e suas características peculiares: tudo é perfeito. Não saberia escolher entre esse e Os Irmãos Karamasov. Duas obras que merecem o status de preciosidade da literatura mundial.

** Descobri uma coisa interessante com a edição que tenho aqui em casa. É uma capa baseada na capa do filme homônimo estrelado pelo Patrick Dempsey em 1998... a editora Martin Claret de São Paulo retirou do catálogo e mudou para uma capa comum. Aquela versão sumiu. Será que era uso indevido?

site: http://vidanadaperene.blogspot.com/2020/05/crime-e-castigo.html
comentários(0)comente



Hadassa 25/07/2023

Complicado e perfeitinho
Todo o esforço que você tem em engatar nesse livro nos primeiros 30% é abundantemente recompensado com um final sublime.
Minha intenção inicial era ler pra conhecer um pouco de Dostoiévski e com o começo difícil minha expectativa estava bem baixa, e eu não poderia estar mais enganada!
Em crime e castigo somos profundamente impactados por Raskólnikov (ao nível de ficar feliz por ele ter penteado o cabelo), seus "amigos", a Rússia e a miséria.
Não vou falar muito do desfecho por ser simplesmente incapaz de fazer sem dar spoiler, então concluirei com duas palavras: arte pura.
Falarei e recomendarei esse livro por toda minha vida. ??

obs: simplesmente incapaz de dar um título decente para essa resenha, acredite, esse foi o melhor dos que passaram pela minha cabeça então, agradeça pelo que eu te poupei haha
Iara sz 25/07/2023minha estante
Sim! de verdade valeu a pena persistir nesse livro e conseguir entender a obra prima que ele é




Giu 26/12/2021

É muito difícil escrever uma resenha para livros do Dostoiévski. O nome do autor já é uma dica sobre a imensidão da obra.

Crime e Castigo é um livro difícil de ser lido, não pela linguagem, mas pelas inúmeras reflexões que o livro traz. Acompanhamos Raskólninov, estudante de Direito que comete um assassinato e que, durante todo o livro, fica preso entre o peso da culpa e a loucura que o crime causa nele, e o pedantismo e complexo de Deus causados pela crença em sua teoria do "crime permitido".

Foi uma leitura bem devagar para mim. Senti que Dostoiévski poderia ter escrito a mesma história em menos páginas, mas, ainda assim, não saberia dizer quais partes poderiam sair do livro. Mas a leitura é uma ótima experiência, especialmente para quem se interessa por Direito, psicologia e ética, e sempre vale a pena ler Dostoiévski!
LetAcia1104 27/12/2021minha estante
O que você achou da tradução da Martin Claret para este livro?


Giu 27/12/2021minha estante
gosto bastante da tradução do Oleg! mas acho que as traduções mais fiéis do Dostoiévski ficaram com o Paulo Bezerra (das edições da Editora 34)


LetAcia1104 27/12/2021minha estante
Entendi, obrigada Giu!




Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Um clássico absoluto!
O que posso acrescentar em uma análise sobre um livro universalmente aclamado?
Só minhas visões mais subjetivas.

O personagem principal, por mais "estranho" que seja pelas sua maneira idiossincrática de pensar, me agradou bastante. Como muitos outros personagens de grandes obras, exerceu (e ainda exerce) certa influência sobre mim, seja ao reconhecer certos padrões de pensamentos similares em mim, seja ao notar tais padrões em outras pessoas.

Adorei o livro, refleti e ainda reflito bastante na história (passados quase seis meses entre a leitura e esta resenha).
É um clássico indiscutível e indispensável, recomendo muito.
Jamile.Almeida 14/06/2022minha estante
O que é justo ou não é? Qual limite entre moral e racionalidade! Amooooo esse livro


Leonardo.Broinizi 14/06/2022minha estante
Demais! Além das grandes questões, ainda tem os breves insights que podemos aproveitar e refletir. É um livro fantástico.




Dani 21/03/2022

Marcante
O livro conta a história de um jovem estudante, Raskolnikov e sua vida na capital da Rússia cheia de pobreza e frustrações.
O título já expõe a ideia central do livro.
Já começa de forma chocante, falando sobre o crime que será cometido.
Repleto de análises psicológicas, diálogos intrigantes e até momentos de loucura.
Personagens interessantes e cheias de falhas, vícios, dúvidas e humanidade.
É curioso como o autor brinca com o nosso julgamento, torci para alguns ruins e odiei outros que só eram chatos.
Contém momentos violentos e que causam agonia, não consegui largar.
A narrativa é bem devagar, ocorre a seu tempo, mas nunca fica maçante.
Entendi o motivo desse livro ser um clássico e me surpreendi com a história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dinho.Evangelista 23/04/2022

Crime e Castigo
O livro conta a história de um jovem chamado Raskólnikov.

Que já bem no começo do livro decide tomar uma atitude extrema e comete um crime com a justificativa de que a vítima era uma pessoa ruim para a sociedade.

E após isso o livro começa a descrever a luta interior do protagonista que ora sofre por ter cometido o ato, e ora se justifica dizendo que a vítima era apenas um "piolho" e o assassinato foi então um ato de bondade para com aquela sociedade, e não um crime.

Pra mim a mensagem que o livro trás é essa batalha moral que todo ser humano vive durante sua vida, onde temos que conviver diariamente com o que é moralmente correto e o que nao é.

Entender que nem sempre o que você vê como justo é o correto a se fazer.

No livro o protagonista comete um crime, se justifica intelectualmente, mas vive o castigo de conviver com a dor de ter cometido o assassinato.

Essa luta interior de Raskólnikov nos leva a pensar o quanto somos sujeitos a esses mesmos questionamentos. Mas que possamos ter atitudes boas, pois iremos conviver com as consequências pelo resto de nossas vidas.
graazifarias 23/04/2022minha estante
Essa edição é beeem tranquila de ler (tradução)? Assinei o clube e pensando se leio nesta edição ou escolho outra.


Dinho.Evangelista 23/04/2022minha estante
Eu achei tranquila sim. Tem muitos textos de apoio que ajudam demais em palavras que pra gente nao faz muito sentido.

Não li nenhuma outra versão, mas essa aqui eu não tive dificuldade de entender o contexto.

Super recomendo!


graazifarias 23/04/2022minha estante
Ótimo! Mais segura agora pra adquirir essa belíssima edição. ?


Dinho.Evangelista 23/04/2022minha estante
Eles capricharam mesmo!??




Lucas Lobo 31/12/2021

Crime e Castigo
Gostei bastante da história, o personagem principal faz você gostar e odiar ele ao mesmo tempo.

A leitura é bem fluida, a escrita não é complicada. O única parte ruim é o nome dos personagens, as vezes você se perde e não sabe quem é quem.
comentários(0)comente



2546 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |