Serotonina

Serotonina Michel Houellebecq


Compartilhe


Serotonina





Niilista lúcido, Michel Houellebecq constrói um personagem obsessivo e autodestrutivo, que analisa a própria vida e o mundo que o rodeia com um humor ácido e virulento. Serotonina mostra que o autor continua sendo um dos mais perspicazes analistas do século XXI.

Florent-Claude Labrouste tem 46 anos, detesta seu nome e toma antidepressivos que liberam serotonina e causam três efeitos colaterais: náusea, falta de libido e impotência. Seu périplo começa em Almeria (Espanha), segue por Paris e depois pela Normandia, onde os agricultores estão em luta. A França está afundando, a União Europeia está afundando, a vida de Florent-Claude está afundando. O sexo é uma catástrofe. A cultura não é mais uma tabua de salvação ― nem mesmo Proust ou Thomas Mann são capazes de salvá-lo.

Nesse contexto, Florent-Claude descobre vídeos pornográficos assombrosos em que sua atual companheira aparece, e isso é a gota d’água para que ele deixe o trabalho e passe a viver em um hotel. Perambula pela cidade, visita bares, restaurantes e supermercados. Repassa suas relações amorosas, marcadas sempre pelo desastre, que transitam entre o cômico e o patético. Ao se reencontrar com um velho amigo aristocrata, que parecia ter uma vida perfeita, mas que foi abandonado pela esposa e se vê falido, Florent-Claude aprende a manejar uma arma de fogo ― que vai mudar sua vida para sempre. Em um espiral de problemas, Florent-Claude se torna um hábil analista da contemporaneidade, de seus anseios, inseguranças e problemas. Sua vida, um reflexo do desinteresse pelo mundo, será o espelho das mais cruéis agruras da vida.

Se há qualquer um hoje em dia, não só na literatura francesa, como na mundial, que reflita sobre a enorme mutação em curso que todos nós sentimos, e que não sabemos como analisar, esse escritor é Houellebecq. ― Emmanuel Carrère, Le Monde

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Serotonina

Similares

(5) ver mais
Submissão
Plataforma
Sérotonine
Atomised

Resenhas para Serotonina (27)

ver mais
Angustiante
on 20/10/19


Olá leitor, Antes de mais nada, segue abaixo uma explicação breve sobre o hormônio que deu origem ao título do livro: A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão. Se você ai, anda procurando algum livro mais profundo, que faça um... leia mais

Vídeos Serotonina (1)

ver mais
Serotonina - Michel Houellebecq - Canal Diário de Leitura

Serotonina - Michel Houellebecq - Canal Diári


Estatísticas

Desejam131
Trocam1
Avaliações 3.9 / 235
5
ranking 32
32%
4
ranking 44
44%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
11/04/2019 15:11:13
Jenifer
editou em:
03/08/2019 22:48:23