The Lost Hero

The Lost Hero Rick Riordan

Resenhas - The Lost Hero

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Devo assumir que fiquei bastante contrariada ao saber do lançamento de The Lost Hero. Sou muito cuidadosa com “continuações” e tinha medo que Rick acabasse errando na mão e fossemos bombardeados por um tipo de repetéco da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Eu não podia estar mais errada.

Logo na primeira página do livro The Lost Hero, eu já sabia que ia me surpreender. Isso porque neste livro nós recebemos maior conhecimento da Mitologia Romana, e só isso já me deixou curiosa, comprometida com a leitura e com orgulho do autor, que soube muito bem pegar um gancho para outra história. Afinal, quem ao ler Percy Jackcon não se perguntou por que não havia referências á Mitologia Romana e qual seria a diferença entre uma e a outra.

O enredo criado por Rick Riordan em The Lost Hero é de tirar os pés do chão. Os personagens são carismáticos e a narrativa impecável que já conhecemos.

Eu sou suspeita em falar dos personagens criados pelo autor já que na Série de Percy eu gostei de todos. Entre heróis, vilões e seres mitológicos, eu adorei ler sobre todos eles e The Lost Hero não escapou a regra. Um dos aspectos que merece ser destacado foi as escolhas de "Pais" Deuses dos três personagens principais do livro. Jason, Pipe e Leo.

The Lost Hero é um livro maduro. Nossos heróis já iniciam sua saga com dezesseis anos. Nós não acompanhamos seu crescimento. Até porque existe muito mais mistério nesta nova saga. A narrativa é dividida pelos pontos de vista dos três protagonistas, com maior ênfase em Jason. Onde Percy é autoconfiança e franqueza, Jason é o oposto. Objetivo de uma forma mais reflexiva e taciturno, sem saber nada sobre seu passado, Jason é um personagem fascinante. Minha opinião? Jason e Percy juntos serão imbatíveis.

Piper é o interesse amoroso de Jason, e embora a personagem se auto retrate como uma pessoa desligada da aparência e um tanto rebelde, é bem claro para o leitor que Piper é na verdade uma grande romântica. Cerca de 95 % de seus pensamentos se direcionam á Jason de uma forma ou outra. E por este aspecto específico, eu soube logo de início quem era sua mãe.

Leo é aquele por quem no final do dia eu senti mais empatia. Um tanto imaturo, com diálogos hilários e um grande poder em suas mãos,ele tenta lidar com uma baixa auto-estima natural na adolescência. Mais um ponto para Rick Riordan ao criar um personagem que lembra tanto os jovens "normais" do mundo,talvez porque o seu Pai é o Deus,que na minha opinião,é o que mais se assemelha a nós humanos. Possuindo falhas e defeitos e tendo que lidar com o que os outros pensam sobre isso.

Obviamente, o leitor reencontra os queridos personagens da saga anterior. Annabeth, Thalia, Quiron e outros, mas Rick ficou devendo a presença de um em especial. E eu senti muita falta dele, porque tenho um carinho enorme pelo personagem e acreditava firmemente que ele estaria em The Lost Hero,e devo acrescentar que com o final que nos foi dado para o livro,fiquei extremamente preocupada com ele.

A receita deste talentoso autor nunca falha. Personagens complexos, enredo intrigante e recheado de conteúdo Mitológico fascinante e um final que deixa o leitor frustrado e ansioso para sua sequência. Ou seja, exatamente como deve ser o primeiro livro de uma série.

5 Livrinhos para The Lost Hero.

Marina Moura

Blog: Minha vida por um Livro
Magda 09/07/2011minha estante
Nossa, Nina, você resumiu muito bem o que senti ao ler 'The Lost Hero'. Achei excepcional a maneira como Rick Riordan concebeu os personagens principais. Simplesmente ADORO o Leo :) Dei altas risadas com ele.
Jason é simplesmente maravilhoso e complexo - fico imaginando como será seu relacionamento com Percy.
E Piper é uma fofa!

Parabéns pela sua resenha :)
Magda

Lu 28/12/2011minha estante
Adorei a sua resenha, Nina! Parabéns!

Adriano Bueno 20/05/2013minha estante
Qual o nível do inglês desse livro ?Queria muito ler em inglês mas estou com medo.

Liah 11/07/2013minha estante
Resenha muito bem feita, e adorei o fato de você fazer um relato tão bom do livro sem revelar NADA sobre a história. Tipo, tem gente que para escrever uma resenha acaba incluindo questões sobre a trama, o desenrolar, quem é o que e o que acontece com quem. O ruim disso é que quem ainda não leu acaba lendo spoilers e isso acaba com parte da experiência da leitura. Eu inclusive li inicialmente meio por cima, escaneando para ver se tinha algum spoiler no caminho para poder pulá-lo, mas quando vi que não era assim me senti muito mais aliviada. Enfim, excelente resenha, parabéns.

oliveiradearia 08/10/2023

Um pequeno comentário de uma jovem adulta
Eu li esse livro quando tinha entre 14/15 anos. Lembro com carinho da maioria das passagens. E fico bem comovida com o fato de ao ler novamente, encontrar não apenas conforto; mas uma literatura de qualidade para os jovens. Fico feliz de ter começado minha aventura literária com bons livros.

Amanda.Tavares 15/10/2020

Gostei muito dos personagens novos. Foi um respiro de ar fresco. Mudar o protagonismo dos livros foi bem sacado!

debbsmachado 26/11/2021

Leo Valdez
O herói perdido é um livro muito introdutório e por isso em alguns momentos se torna um pouco cansativo. O livro é narrado pelos três protagonistas Jason, Piper e Leo, mas confesso que aguardava ansiosa pelos momentos barrados por Leo, que não minha opinião, carregou o livro nas costas sendo de longe o mais carismático do trio. Apesar de ter passado a simpatizar um pouco mais com a Piper nos capítulos finais.
Lendo esse livro tive um sentimento parecido com o que tive quando li o mar de monstros, no sentido de que haviam conflitos demais acontecendo sem objetivo. Isso me deu a impressão de que o autor estava só dando aquela bela enrolada antes de entregar o que a gente realmente queria saber, talvez se o livro fosse um pouco mais curto eu daria 5 estrelas.
Alguns dos aspectos muito positivos do livro foram sem dúvida a presença de Leo Valdez, a maneira como são introduzidas as nomenclaturas romanas e o final que me surpreendeu de uma maneira extraordinária.
Wadsonvictor2.0 26/11/2021minha estante
Eu comprei esse livro quarta, e estou muito ansioso pra ler, porém vou ler dps das provas

Catarina402 03/12/2023

Oq rolou Tio Rick?
Eu não sei muito bem oq rolou aqui, mas eu não fui muito com a cara.

O Tio Rick apresentou pra gente esses novos personagens, que pra mim não deu tempo de ter um apego emocional. Só no Leo.
Eu não sei se foi pq eu li em inglês, mas eu acho que não. Eu fiquei interditada lendo, talvez por eu estar muito acostumada com a dinâmica do Percy Jackson.
Passo um lindo pano, sim!! Geralmente os primeiros livros de grandes sagas, como esse, deixam as apresentações meio entediantes. Por isso eu passo o maior pano, pq eu sei que o tio Rick só queria o melhor pra nois! Kkkk
Foi ler os outros, com certeza, com a grande esperança de que seja diferente do primeiro.
Vou comprar em português, vai que é isso!

Jucy 30/04/2023

Não sei, mas nunca gostei muito do Jason
Acho ele chato, acho que ele seria mais legal se fosse temperamental igual a Thalia, seria mais interessante, eu gosto da Piper e do Léo, mas só de não ter a interação do Percy e da Annabeth, me faz não gostar muito desse livro...

eduardaalvesz 08/05/2021

Resenha: The Lost Hero
Extremamente maçante. Eu lembro de ter gostado do livro quando li a primeira vez, com 12/13 anos, mas essa releitura foi uma tortura. Sei que o problema não é ser um livro voltado para o público mais jovem, até porque também reli Percy Jackson recentemente e adorei. É simplesmente um livro maçante, com protagonistas que não possuem metade do carisma do Percy; se eu não tivesse conseguido um audiobook, provavelmente teria abandonado. E além de maçante, também é bastante ofensivo em relação a latinidade do Leo e a Piper, que é indígena.

Hellen Martins 18/11/2023

Riordan foi genial e certeiro aqui!
Terminei essa saga que foi o motivo do meu colapso na época. Eu simplesmente AMEI e achei a história toda GENIAL. Claro que fiquei ansiosa pela chegada do Percy, mas com aquele final, só lembro de pensar que precisava ler o próximo livro urgentemente. Hoje em dia, um pouco mais amadurecida, eu ainda acho genial como o Riordan conseguiu dar uma continuidade para a história, sem ficar repetitiva e conseguindo até ser surpreendente.

Desde já sabemos que em breve terão mais personagens principais, 7 especificamente. Mas esses 3 primeiros que nos são apresentados, Jason, Piper e Leo, já deixa bem claro que o nível está bem mais acima. O Percy não vai ser mais o único com superpoderes que o destacava dos demais semideuses. E sinto que nessa saga os demais personagens são muito mais aprofundados também, foi uma ótima escolha do Riordan de escrever por pontos de vista em terceira pessoa.

Leo Valdez é e sempre foi meu favorito dessa saga, mas vou precisar continuar lendo os outros livro pra confirmar se ele continua sendo meu fav (porque o Percy morou nesse lugar durante muitos anos).

Por fim, mal posso esperar pra série de PJO chegar nessa fase.

lee.scarvalho 10/02/2024

Livro interessante, traz as premissas e a forma de contar aventuras que fez sucesso em Percy Jackson. Ao mesmo tempo, carrega os desafios de iniciar uma nova série, com personagens novos que precisam conquistar o público e novas ameaças que precisam ser compreendidas.

Leticia.Polinario 23/08/2022

Prefiro os gregos
é um bom começo de série, mas comparando com Percy Jackson, não tem o brilho e a emoção dos livros anteriores.
gostei, mas falta combustível.
LEO EU TE AMO
robs 23/08/2022minha estante
esse é só o primeiro, Tio Rick tascou gasolina e alcool junto nos próximos kkkk

Thaís Almeida 02/04/2020

Um livro ok para começar uma saga, trazendo nostalgia para o leitor que quer ver um mais do Percy e Cia, o livro consegue fazer você sentir empatia pelos personagens e e reviver a mitologia, espera algumas tiradas hilárias do Léo e se apaixonar pela Piper, ja o Jason não consegui me envolver muito com ele, me decepcionei com as lutas... Agora o final! Meus amigos louca pra ler o restante da saga! Recomendo pra quem gostou das aventuras de Percy Jackson

dandgrandi 26/02/2021

? O Herói Perdido
Eu estava bem apreensiva pra ler esse livro pq muita gente dizia que era lento e a questão é, sim, tem muitas partes que são lentas e vc fica com preguiça de ler mas não acho que isso estraga o livro. Os novos personagens são incríveis eu gostei de cada um deles.

Da história em si não tenho muito oq dizer, é aquela simples estrutura Rick Riordan que conhecemos em Percy Jackson.

Fiquei na dúvida entre dar 3,5 ou 4,0, oq sinceramente não faz muita diferença. Pode ser que eu mude essa nota depois.

Sobre ter lido em inglês: foi o meu primeiro livro em inglês. Eu particularmente achei fácil, não é uma escrita cheia de tchans e não sei oq lá, tive dificuldade só com algumas palavras o que não interfere em nada.

Enfim, é um livro bom e divertido :)

Minessâ 14/08/2023

The Lost Hero
Eu li este livro na esperança de uma continuacao das aventuras do Percy, mas recebi muito mais. Obviamente que fiquei com saudades do querido Perseu Jackson, mas este livro ofereceu novos personagens, novos mundos, novas aventuras, eu tenho a certeza que os proximos livros serao ainda melhor que este. Recomendo este livro a toda a gente, nao da para encontrar defeitos nas paginas escritas pelo tio Rick.

Vi 30/05/2022

Tava morrendo de saudades
Ai ai tão perfeito, esses livros mexem comigo de um jeito tão ???

Li pela primeira vez em 2014 e em 2017 tentei ler em ingles e desisti e reli em português mesmo, e agora finalmente consegui ler em ingles!! Achei tranquilo, só nas partes muito descritivas eu acompanhava com o livro em português do lado, e percebi que tem umas coisas diferentes na tradução :(

O Herói Perdido sempre foi um pouquinho mais arrastado pra mim, acho que por não ter tantos personagens que eu ame muito, mas ainda sim eu amo esse livro, foi tão bom relembrar das coisas, eles descobrindo muito mais do mundo deles ai amo

Não tenho nem o que falar do Leo, um perfeitinho amor da minha vida, amei ele com 14 anos e amo até hoje com 22

Admito que achei Jason e Piper meio sem sal? n lembro se sempre achei isso, acho que tava acostumada com meu amor por percabeth, eles são mt bonitinhos e tals mas não da nem pra comparar

To tão animada pra reler os próximos que aaa só quero fazer isso da vida

Mariana 19/03/2021

Minha infância acabou e eu não sei como superar isso.
Você sabe que a sua infância acabou quando os livros do Percy Jackson não tem mais nomes nos capítulos (que são marcados, aliás, por números romanos... nunca me senti tão burra), são narrados na terceira pessoa e quando o Percy só é citado no livro.
Não me entenda mal, esse livro é muito bom. Maravilhoso. Perfeito. Sem defeitos.
Eu amo os novos personagens muiiiito (como não amar o Leo?) e já estou super animada para o próximo livro.
Nesse livro nós vamos seguir Jason, Leo e Pipper até o campo meio sangue, MAS a grande questão do livro é que Jason não se lembra de nada. Ele simplesmente acordou em um ônibus escolar ao lado dos outros dois semideuses sem saber o que estava acontecendo. Segundo Leo e Pipper, Jason esteve lá desde sempre, mas as poucas coisas que o herói vai se lembrando deixa claro que eles estavam sobre o efeito da névoa.
Jason chega no campo meio-sangue com a impressão de que nao deveria estar ali.
Annabeth está louca atrás do Percy, que desapareceu alguns dias atrás.
Sobre o final desse livro (sem spoilers): quando teve a grande revelação e plot twist, eu já tinha descoberto algumas páginas atrás. Honestamente, uma frase de um personagem deixa bem óbvio, mas o susto de EITA E AGORA? foi igual.
Leiam, vale super a pena.