Jogos Vorazes

Jogos Vorazes Suzanne Collins

Resenhas - Jogos Vorazes

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Preciso falar alguma coisa??
Melhor saga jovem da vida!
Continua incrível mesmo depois de tantos anos!!

Rickyo 09/04/2023

Simplesmente amei ler isso, sempre gostei da história por conta dos filmes mas ler é uma sensação completamente diferente e nova, a escrita da Suzanne Collins flui de uma maneira que eu facilmente me sentia imerso na história, apesar de que em alguns momentos me senti lendo uma fanfic do wattpad. No geral adorei acompanhar o pov da Katniss e ficar sabendo cada vez mais dos detalhes dessa história, achei o Peeta dos livros muito adorável e os momentos dentro da arena são incríveis e me senti tenso enquanto lia, mal posso esperar pra ler toda a trilogia.

Lane 17/11/2023

Ótimo
Demorei muitos anos para finalmente ler esse livro, mas posso dizer que realmente é um livro muito bom

Kiddie.bibi 21/12/2023

Genial e perfeito
O livro é simplesmente perfeito, ele contém críticas, romance, aventura e até mesmo suspense, em uma quantidade boa que não é enjoativa. O livro é uma verdadeira obra de arte com uma leitura fácil e convincente, fazendo com que conseguimos imaginar cada cena e ainda está dentro do livro.

O filme corta muitas cenas do livro que são extremamente importantes e em outras cenas eles simplesmente colocaram coisa que não estava no livro, o filme ficou uma merda em si, o livro consegue ser 3X melhor, porém na cena que certo personagem morre e a Katniss faz uma homenagem pra ele e o Distrito retribui e ainda por cima começa uma revolução foi simplesmente uma cena perfeita que tinha que ter sido acrescentada no livro. Aqueles que críticam o livro, são os mesmos que não entenderam o que a autora quis passar em todas as páginas.
Apenas leiam o livro!!!!
Ele é maravilhoso!!!
Beatriz3345 21/12/2023minha estante
Meu fav!! ??

xdudw 21/12/2023minha estante
Eu li esse livro a 10 anos atrás, foi uma leitura incrível mas me pego pensando se reler seria uma boa idéia

Queria Estar Lendo 05/12/2023

Resenha: Jogos Vorazes
Essa é uma resenha que tá atrasada faz mais de dez anos. Eu li Jogos Vorazes na época em que o trailer do primeiro filme foi anunciado, devorei a trilogia, e acabei nunca lendo de novo. Depois de uma maratona dos filmes, fiquei com saudade e resolvi reler - e foi uma experiência tão maravilhosa quanto eu já esperava.

Katniss Everdeen vive no Distrito 12, o mais miserável e solitário entre os doze distritos que restaram em Panem. Comandados pela Capital com punhos de aço, os distritos devem entregar um tributo feminino e um masculino para os Jogos Vorazes todos os anos. Essa competição foi criada como um circo para a Capital, e uma grande punição aos distritos por um levante que aconteceu 74 anos atrás.

Quando sua irmã caçula, contra todas as probabilidades, é sorteada para os jogos, Katniss se voluntaria em seu lugar. O que significa que, agora, vai ter que competir contra outros 23 tributos para sobreviver e voltar para casa.

Jogos Vorazes é um fenômeno. Com as adaptações, se tornou uma das séries juvenis mais adoradas e comentadas da minha geração. Eu fui uma adolescente apaixonada pela história, assisti todos os filmes no cinema, chorei e vibrei e sofri por cada personagem. E, agora, resolvi voltar para esse universo.

Eu não me lembrava de como a narrativa da Suzanne Collins é tão fluída. Peguei para reler em um momento em que nenhuma outra leitura estava fluindo, não importando o quanto eu estivesse gostando dela. E a leitura de Jogos Vorazes foi tão rápida que terminei em menos de um dia; simplesmente devorei o livro.

É impressionante como as adaptações dessa trilogia foram fieis até o talo, mesmo com as mudanças que aparecem no filme. A essência da história dessa garota corajosa e teimosa que substitui a irmãzinha em um jogo assassino e acaba começando um levante ainda está lá.

Eu não gostava da Katniss nos livros. Sempre achei ela muito quadradona no sentido de personalidade e desenvolvimento, e não sentia poder na voz dela como senti nos filmes. Mesmo na releitura, eu continuei não gostando tanto dela. Mas simpatizei um pouco mais.

Ela é sim uma porta em relação ao carisma e bom senso, não tem tanta empatia e coração quanto colocaram nas adaptações, e é muito mais brutal. Mas é um reflexo bem forte do que foi a sua vida, e acho que entendo melhor isso agora. Entendo a brusquidão, a frieza, a falta de emoção.

Ao contrário do Peeta, que é um personagem muito mais divertido do que eu me lembrava. Ele tem uma aura de deboche afiado que funciona tão bem contra o carisma de pedra da Katniss, então todas as discussões e diálogos entre eles fluem que é uma beleza.

Jogos Vorazes é um livro brutal em todos os sentidos. Até mesmo em momentos chatos, como é o caso do romance.

"Passei tanto tempo me obrigando a não subestimar meus oponentes que acabei esquecendo que é igualmente perigoso superestimá-los."

Eu não gostava do romance na primeira vez que li, e gostei ainda menos agora. Outra coisa que acho que os filmes fizeram melhor, talvez por contar com olhares e expressões e o fato de não estarem presos dentro da cabeça da Katniss. O romance, na adaptação, funciona. Eu não acho que tira o foco dos jogos e das críticas políticas e sociais, acho que funciona melhor do que no original.

O espetáculo que é acompanhar os amantes desafortunados que são Katniss e Peeta, aqui no livro, é um saco. E quando entra o triângulo amoroso, então, eu tinha vontade de arrancar os olhos. Nenhum pensamento da Katniss em relação a amor é coerente. Nem mesmo a sua confusão quanto a estar realmente sentindo alguma coisa.

A Suzanne Collins foi obrigada a colocar romance nos livros e nunca vão tirar isso da minha cabeça, porque mesmo em questão de crítica, mesmo sendo o "pão e circo" dentro do pão e circo que já é o espetáculo dos Jogos, é fraco e não convence.

"É vantajoso para a Capital nos deixar divididos."

Acho que um grande problema que eu tinha, e ainda tenho, com Jogos Vorazes, é o ponto de vista em primeira pessoa. Sim, eu entendo o artifício, a gente está preso à cabeça de uma pessoa alheia e vivendo uma revolução através e com ela, mas não acho que serve tão bem. Eu queria muito não ter ficado presa à Katniss, e ter visto tudo que essa gama de personagens tinha a oferecer.

Gosto muito de como os coadjuvantes enriquecem a trama principal, com tensão e carisma e presença forte onde é necessário. Meus favoritos, disparados, são Haymitch e Rue.

Haymitch oferece uma presença igualmente hilária e macabra, sendo mentor e único vitorioso vivo do Distrito 12. Ele carrega aquela aura de bêbado indignado que você sabe que tem muito mais por trás da bebedeira. Quando está fazendo seu papel de mentor, é um mestre na arte da manipulação - ajudando muito a Katniss, principalmente, e salvando o pescoço dela em inúmeras situações.

"Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança."

Rue, por outro lado, é a pureza em um ambiente violento. Ela é a Prim se tivesse vivido os jogos vorazes. Uma garotinha doce e esperta de 12 anos que, assim como todos os outros tributos, é uma criança jogada em uma arena para divertir e alienar quem assiste. Vivendo uma punição que só serve para oprimir.

E é a Rue, no meu coração, que começa a rebelião. Não a Katniss se voluntariando, não o romance impossível fingido para as telas. Mas a garotinha gentil que se une à protagonista em um momento inesperado, e que representa o que deveria ser protegido e é enviado para sacrifício.

Eu não sei se gosto muito da tradução do livro. Muita coisa pareceu esquisita (tipo o "garota quente" pra Katniss, que deveria ser a "garota em chamas" que aparece já no segundo livro) e umas adaptações truncadas que não funcionaram tão bem.

Jogos Vorazes é sim um clássico moderno. Uma história arrebatadora e desesperadora sobre crianças sendo usadas como peças de um governo opressor, e de como pequenos atos de rebelião podem inspirar uma grande revolução.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/12/resenha-jogos-vorazes-suzanne-collins.html

Wilza.Alves 19/07/2022

Maravilhosa define a experiência de reler esse livro. As críticas sociais, a construção dos personagens, o clima de perigo que se instala mesmo após o fim dos jogos, enfim todo o universo é incrível e já estou ansiosa para reler Em chamas, meu livro favorito da trilogia.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

bruhmdrv 19/06/2021

Está aberta a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes!
Que livro incrível, como que a Suzanne conseguiu pensar nesta obra de arte?
Uma narrativa excelente, não muito detalhada e que prende o leitor. E claro que não é universo que os leitores querem entrar, pq? NÉ TÁ TUDO BEM AQUI kk mas nossa, surtei, me identifiquei, chorei?. já vou até começar a ler o próximo pq depois desse final? necessito. Recomendo muito!

SaraBorges 23/05/2022minha estante
Eu amei demais esse livro. Já estou quase na metade do segundo, mas não lembro tanto do filme 2, então estou bem ansiosa!

Fernando 12/03/2022

Jogos Vorazes
Eu passei muito tempo adiando ler esse livro pois tinha muito medo de ele ser ruim e como eu estava enganado.

O livro é incrível, a história é boa do começo ao fim. A escrita é muito boa e todos os detalhes contados são necessários para história.

Eu estou doido para ler a continuação.

Law 21/03/2022

E que sorte esteja com vocês
Diante de um mundo divido em uma capital e doze distrito, Katniss Everdeen se encontra lutando pela sobrevivência sua e de sua família, isto com apenas 17 anos.
A capital é quem controla toda Panem, é para cidadãos da própria capital que vão todas as riquezas do país, deixando para os distritos a pobreza, a fome e as doenças. E como se já não bastasse toda dor e sofrimento causado, todos os anos a capital realiza um competição, duas pessoas de cada distrito, uma menina e um menino entre 12 a 18 anos, devem ser sorteadas e levadas até a arena para participar dos Jogos Vorazes.
Quem vence? O último que sobreviver.

Jogos Vorazes tem muita importância na minha vida, foi uma das minhas primeiras leituras e é sempre onde encontro refúgio. Tanto a Katniss quanto o Peeta são inspirações para mim e pode passar quantos anos forem, sei que irei sempre ter esse sentimento por esse livro.
gigi 21/03/2022minha estante
esse livro é tudo pra mim ??

Sunshine 07/05/2021

A leitura é bem fluída, daquelas que quanto mais você ler mais voce quer ler. as coisas vão acontecendo num ritmo perfeito. As descrições das cenas são incríveis. Enfim, tudo de bom!

Lana 26/01/2022

Um livro de tirar o fôlego, o universo dos livros foi muito bem construído. Já estou ansiosa para ler os outros livros da trilogia.

Hellen 31/07/2022

Nunca tinha lido, só tinha assistido o filme. Então comecei a ler sem grandes expectativas, o que foi ótimo, porque me surpreendeu muito.
Fiquei impregnada, não consegui desgrudar do livro, li inteiro em um dia.
Que venha o próximo!

Nina365 07/07/2021

Jogos vorazes é um dos meus filmes favoritos então resolvi ler os livros também e não posso deixar de elogiar a narrativa e a escrita da autora, é incrível e muito envolvente. Esse livro me prendeu do início ao fim, e mal posso esperar para ler os outros dois