Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Pedro3906 11/10/2023

Exatamente o que se espera
Vindo de nome assaz conhecido neste ramo literário pode-se desconfiar minimamente da história, e ao lê-lo recebi ficção científica pura e simples e até um pouco engraçada. Parece-me que pequena lista de características básicas foi feita e a cada cumprimento, o autor riscava até objetivar a obra toda: viagens espaciais, protagonista de certa fantasia e histórico de vida, tripulação peculiar de humores e sina, alguma tragédia pra emoção e a conclusão surda da vida.

Encontro com Rama me foi bem-vindo no início e invasivo no fim, arrastada a incompreensão do planeta ? que humildemente admito não ter entendido pørr4 nenhuma ? e as novidades, digamos, toscas. Pouca emoção permeia os capítulos, são escritos com certa suculência porém secos de sumo. É um título decente em meu retorno ao gênero que me foi apaixonante quando mais novo, e que agora ignoro por preguiça. Só por favor, não me questionem qual personagem é o que e qual seu nome, não fiz questão de decorar.

Thauanni 07/10/2023

A expectativa era alta e a queda foi grande
Dizer que esperava amar esse livro é um eufemismo, porque sabendo das maravilhosidades que o Arthur C. Clarke consegue escrever e que os dois livros que eu li dele são favoritos da minha vida, eu jurava que Encontro com Rama ia alcançar o mesmo nível, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Pra começar, esse foi possivelmente o livro mais confuso que já li e eu não creio que eu tenha sido o problema pra isso acontecer. Eu entendi perfeitamente os outros livros do autor, mas aqui eu não compreendia merda nenhuma. Não entendi as descrições de Rama, não entendia as explicações, tudo era extremamente confuso pra mim. Achei uma linguagem científica muito complicada e que como a adorável burrinha que sou nessas áreas, não entendia NADA!! Por isso era uma narrativa muito cansativa, tinha dias que eu lia duas páginas e já não queria mais, mas insistia porque é um dos meus autores favoritos. Só isso já me estressou.

Depois tiveram umas pequenas frases que me incomodaram MUITO. Talvez seja só meu lado militante (que quase nunca aparece) surgindo e na real essas partes não tenham nada demais, mas como já não estava curtindo o livro, não contribuíram em nada pra melhorar minha opinião.

Os personagens são todos uns chatos. Eu sei que nessas obras de sci-fi o foco não são os personagens, mas mesmo em outros livros que seguem esse estilo eu gostava dos personagens e me interessava pelo que acontecia com eles. Aqui eu só queria que jogassem uma bomba em todos eles, especialmente no comandante Norton, que cara insuportável.

Pra não dizer que odiei totalmente, nos poucos momentos que eu conseguia visualizar alguma coisa da história, eu gostava. O mistério por trás de Rama, quem construiu tudo aquilo; foi bem bom. Gostei do final, que me causou uma pequenina explosão de cabeça, mas não chegou nem perto dos surtos dos finais dos outros livros do autor. A história tinha muito potencial, mas não foi bem aproveitada, na minha opinião.

“Mas pelo menos temos a resposta a uma velha pergunta. Não estamos sozinhos. As estrelas nunca mais serão as mesmas para nós.”

Fcomics 23/09/2023

A história se passa em futuro distante. A humanidade agora passa a viver em alguns planetas no sistema solar.
Surge um corpo desconhecido no espaço e uma única nave de exploração é enviada para o local.

O que era um meteoro no início, se revela que é uma nave e a chamam de Rama?

O que há dentro dela e quais são os seus segredos? Como a humanidade se sente quando descobre a existência da nave.

Para quem curte ficção científica, uma ótima leitura.

Felipe 08/08/2023

O autor apresenta um futuro onde a humanidade se espalhou por alguns cantos do Sistema Solar. Em determinado momento, um corpo não mapeado é encontrado, o nomeiam de Rama e nesse momento começa o interesse sobre ele.

Apenas uma nave consegue chegar e explorar esse corpo gigantesco. A exploração demonstra diferentes novidades e levanta uma questão, será que Rama é algo além de um corpo celeste?

A partir desse momento vamos descobrindo Rama junto com os astronautas.

Arthur consegue criar uma narrativa interessante e que nos prende com sequências de novidades sobre o mundo a ser explorado. Ainda existem algumas reflexões sobre como a humanidade lida com coisas que não compreende.

O livro é muito bom, com apenas uma passagem que é fora de contexto. É uma leitura para quem curte star trek e afins.

bardo 09/07/2023

Provavelmente depois de 2001 e de O Fim Da Infância este seja um dos livros mais conhecidos e comentados do Clarke e pode-se dizer que o hype é justificado, com ressalvas. E não, não me entendam mal o livro é bom, muito bom aliás, porém me parece que não funcionará para todo leitor.
Se em 2001 temos uma certa economia de descrições; salvo a cena psicodélica final, a história é bem acessível visualmente, aqui Clarke usa e abusa da estranheza em descrições que tentam evocar a grandiosidade do que ele quer transmitir, e por isso mesmo tornam-se cansativas. O leitor apressado, acostumado com historinhas rasas de ETs com certeza vai odiar.
Outra coisa que a ser mencionada é o ritmo, a despeito de não ser um livro extenso, é um livro lento, onde não acontece muita coisa, Clarke está muito mais interessado em falar sobre a nossa reação a um contato alienígena, do que sobre o contato em si. E é esse talvez o maior trunfo do livro e ao mesmo tempo o que vai mais incomodar alguns leitores.
É curioso pensar o quanto esse é um “anti 2001”, por mais que existam algumas semelhanças. As duas histórias propõem abordagens diferentes para a mesma questão e lugares muito distintos para a humanidade. Esse livro também compartilha com 2001 a “maldição” das sequências questionáveis e terminando a leitura posso entender o porquê. Por mais que Clarke tenha deixado o gancho para a sequência, talvez seja correto dizer que o livro se basta em si mesmo.

Slovenio Kiev 25/06/2023

É legal
Do Box com os três livros do Clarke foi o que mais gostei. Não sei especificar porque eu gostei, mas gostei. Acho que foram os personagens e o mistério envolvendo Rama.

Rodrigo Digão 04/06/2023

Simplesmente não rolou a química, livro com uma premissa muito boa, porém ao desenrolar das páginas acabou-se perdendo meu furor.

Lento, com muitas descrições, foi complicado permanecer na leitura.

Não há dúvida que o livro eh grande, bem escrito, mas não rolou mesmo comigo.

Foi bom conhecer esse grande clássico da ficção, contudo, não sei se terei coragem de ver sua continuação.
Zetha 10/06/2023minha estante
E ainda sim mereceu 4 estrelas?

Ádila 13/08/2023minha estante
Também estou achando lento, mas como eu já curtia o autor, vou tentar continuar até o fim. Amei ter lido 2001, Uma Odisseia no Espaço, achei infinitamente melhor que o filme!

Alexsander21 25/05/2023

Excelente leitura para Iniciantes na ficcao científica
Livro de leitura fluida e facil entendimento. Sem conceitos muito complicados e com a descrição dos cenários de forma muito detalhada. Do meio pro fim a coisa esquenta e o final foi uma surpresa pra mim e ficou aquela sensação de continuação.

Recomendo !!!

Jujubacoutinho 12/05/2023

Encontro com Rama
Estamos de fato sozinhos no universo?

Essa pergunta ainda permanece na nossa sociedade por muitos anos depois de nós.

Num futuro onde a humanidade já conseguiu habitar vários planetas de nosso sistema solar, inclusive Mercúrio, a evidência de outros seres vivos finalmente aparece em nossa galáxia.

De início, acreditavam que Rama (como assim foi nomeado pelos humanos) era apenas um asteróide muito estranho que havia aparecido em nosso sistema solar. Contudo, cinquenta anos depois, percebem que não se trata de um pedaço de rocha flutuante, e sim, um enorme cilindro completamente liso e sem nenhuma característica antes vista pela humanidade.

Mas, 50 anos depois da descoberta de Rama, o cilindro finalmente estava perto o suficiente para que uma nave humana pudesse ir investigar.

Contra os mais velhos do Conselho Interplanetário, a votação foi a favor de que Endovier, uma nave humana que já estava mais próxima de Rama, fosse até o cilindro e investigasse a verdadeira natureza daquele corpo tão estranho.

Rama se mostrou ser uma criação espetacular, e que fugia de todas as nossas leis de física já escritas.

A pergunta finalmente havia sido respondida, e agora sabemos, que existe sim outros seres vivos além de nós.

Wagner47 12/05/2023minha estante
Excelente análise, Sidney!
Acho que você bem certeiro quanto a esse livro em um determinado aspecto: é uma obra realista.
Gostei bastante do geral, mas é justamente esse "realismo" que tornou tudo tão comum, me passando "só" a sensação de uma exploração muito bem escrita. E eu também não conseguia ter ideia das dimensões de Rama, pois era tanta coisa dentro dela que a imagem que eu tinha só ia se expandindo, deixando parte desse realismo pra trás ao ficar cada mais difícil pra mim em imaginar tudo isso.

E acredito que a parte "fraca" mesmo é em relação ao Conselho e um aventurazinha no final só para dar mais tensão, coisa que não meu ver não precisava.

No final foi um saldo bem positivo, por mais que seja o meu menos favorito entre os três que li do Clarke.

Regis 12/05/2023minha estante
Adorei sua resenha, Brujo! Parabéns! ?????
Adoro a escrita de Arthur C. Clarke. Essa é uma leitura que quero fazer e sua resenha só aguçou ainda mais minha vontade.

Brujo 12/05/2023minha estante
Obrigado pelo elogio e por adicionar o contraponto, Wagner!

Brujo 12/05/2023minha estante
Regis, se você já conhece e gosta do estilo do C. Clarke, acho que você vai gostar mesmo deste aqui!

Regis 12/05/2023minha estante
Conheço sim, Brujo. Já li o Fim da Infância e Poeira Lunar, gostei muito dos dois.

Juliana-- 12/05/2023minha estante
Não sabia que teria adaptação, muito bom, já gerou expectativa. E o suspense que os assola durante a exploração? Não mexe com os nervos? Caso não tenha lido, recomendo O problema dos três corpos, do Liu.

Brujo 13/05/2023minha estante
A trilogia do Cixin Liu definitivamente está na minha lista, Juliana! Vou pegar o primeiro muito em breve!

Renan.Menchik 15/05/2023minha estante
Resenha sensacional, me fez reviver minha leitura desta bela obra de arte! Pretendo reler no futuro!

Brujo 15/05/2023minha estante
Obrigado, Renan!!!

JoAo366 09/05/2023

Explorando o desconhecido
Há um bom tempo, temos livros sobre explorações, descobrimentos e aventuras em locais/mundos desconhecidos e isso é realmente fascinante. Nesse livro vamos entrar em mais uma dessas jornadas e uma jornada de respeito.

Nas páginas desse livro, vamos descobrir sobre Rama, um objeto vindo do espaço em nossa direção o qual acaba sendo interceptado e entra em estado de observação por nossos astronautas que estavam na região.

Envolto e muito mistério, dúvidas existenciais, medos, sociedades e personalidades humanas que se desenvolveram em outros planetas, políticas espaciais e a ambição humana a história é fluída e te prende do início ao fim.

Sem pesar a mão na ciência, o autor entrega um texto que vai agradar tanto os fãs de carteirinha do sci fi, quanto aquele leitor mais casual do gênero, que está buscando apenas uma aventura espacial.

Recomendadíssimo.

Lora_Bee 03/05/2023

Livro excelente!
É meu primeiro contato com Clarke e eu confesso que estava bastante receosa. Achava que ia ser um livro denso, no estilo dos da Ursula Le Guin, mas me surpreendi. Ele tem, é verdade, bastante termos físicos, mas a escrita é tão fluida que quase não dá para sentir o preso das descrições mais complexas de ficção científica. A história, em si, é muito interessante. Há um objeto não identificado, no espaço, claramente construído por tecnologia alienígena, e uma nave espacial está responsável por inspeciona-lo. As descobertas sobre o mundo, as incertezas da tripulação geram um clima de tensão geral no livro, sem que haja, realmente, qualquer perigo real descrito na história. Além disso, o senso de humor da história, em alguns momentos, é bastante bom.

vininho 12/04/2023

Em alguns momentos a descrição super alongada de Clarke deixou a leitura densa demais. Contudo, o livro explora temáticas extremamente interessantes - e o final do livro possui a mesma sensação de perda que os personagens sentem ao deixar Rama para trás.

Caio328 23/02/2023

Uma surpresa muito boa, como fã de ficção científica, impressionante como demorei para ler este livro.
Um objeto muito grande entra no nosso sistema solar e com a tecnologia disponível humanos vão de encontro para investigar.
Sempre com a arrogância de nós consideramos o centro das ações de tudo que acontece, esse romance coloca a humildade no seu devido lugar. Goste você ou não!