Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Mendes89 16/05/2024

Encontro com Rama realmente é um ENCONTRO
É um livro de exploração geográfica em uma nave alienígena com momentos de tensão, mistério, tentação e entusiasmo! Como amante de sci-fi, eu amei. Ansiosa pra ver o filme, gostei muito da adaptação de DUNA do Villeneuve então tenho muita fé na versão dele de Rama!

CONRADO0 03/05/2024

Desvendando RAMA
"Encontro com o Hanna" é uma obra literária que cativa pela sua imersão, originalidade e pela forma como envolve o leitor na jornada de descobertas dos personagens principais. A história é ambientada em um mundo distópico onde a humanidade enfrenta desafios épicos em sua busca por sobrevivência e conhecimento.Um dos pontos positivos mais marcantes do livro é a sua capacidade de imersão. Desde as primeiras páginas, somos transportados para um universo rico em detalhes, onde cada cena e cada personagem contribui para a construção de um ambiente envolvente e palpável. A narrativa é tão vívida que o leitor se sente parte da história, acompanhando de perto as descobertas e os dilemas dos protagonistas.A originalidade da trama também se destaca. A autora apresenta conceitos e ideias inovadoras, criando um mundo único e intrigante. A forma como ela aborda temas complexos, como tecnologia avançada, sociedades futuristas e dilemas éticos, contribui para a singularidade da obra.Outro aspecto positivo é a forma como a história se desenrola de forma gradual e surpreendente. O leitor é levado a descobrir os segredos e mistérios junto com os personagens, sem saber o que esperar a cada página virada. Essa sensação de suspense e curiosidade mantém o interesse do leitor aguçado, criando uma experiência de leitura envolvente e dinâmica.No entanto, vale ressaltar que alguns leitores podem encontrar pontos negativos na complexidade da trama, especialmente aqueles que preferem histórias mais lineares e diretas. Além disso, algumas partes da narrativa podem ser densas e exigir um certo esforço para compreensão.Em resumo, "Encontro com o Hanna" é uma obra que se destaca pela sua imersão, originalidade e capacidade de envolver o leitor na jornada emocionante dos personagens. Uma leitura recomendada para aqueles que buscam uma experiência literária marcante e estimulante.

Thaisinha 28/03/2024

Uma ideia muito massa e uma escrita muito fluida. Acho que é o primeiro do C. Clarke que leio e ele já me conquistou. Além de sci-fi, tbm senti umas vibes de terror (outro gênero que eu amo) desse livro. Só curti mais o começo do que o fim, mas ainda assim livraço

Ricardo743 27/03/2024

Cansativo
Este é o terceiro livro do Clarke que li. Depois de ótimas experiências com 2001 e Fim da Infância, minhas expectativas eram altas para Rama.

O que encontrei, porém, foi decepcionante. O livro é bem cansativo, muito focado em longas descrições de aspectos hard sci-fi da espaçonave. Isso não é necessariamente um problema (uma vez que há fãs desse estilo de leitura), mas achei o livro um tanto deslocado dentro da obra do autor.

Raiane 21/03/2024

Eu sabia o mínimo possível no livro, somente a resenha, mas ainda assim esperava mais. Parece que o livro termina no meio da história, não há um final. Gosto de ler um livro e saber tudo nos mínimos detalhes, caso não tenha, precisa haver uma explicação plausível, mas pra mim não funcionou. Além disso não tem desenho nos livros, e com descrições que fogem a nossa realidade ficou confuso em muitos momentos.

isa 16/03/2024

Esperava bem mais. Fiquei super empolgada depois de descobrir que a próxima adaptação de Denis Villeneuve seria esse livro, e eu (como fã de Duna) fiquei super curiosa. Mas achei tudo chato kkkkk os personagens, a história, até o próprio Rama consegue ficar monótono depois de um tempo.
Enfim, espero que o filme (se ele sair) seja bom. Talvez uma próxima releitura mude minha cabeça sobre esse livro.

Lice75 14/02/2024

Esperava mais
Pelo fato de já ter lido O fim da infância, do mesmo autor, e ter gostado bastante de toda a ficção e o plot twist, admito que criei altas espectrais para esse livro.

Infelizmente não foi tão empolgante quanto esperava. O início foi bem lento, cheguei a pausar a leitura por alguns dias e pensei em largar de vez, mas resolvi dar uma segunda chance. Isso me trouxe um bom retorno. Acabei gostando do final, previsível mas ainda assim me deu aquela ansiedade se tudo daria certo.

Tiveram alguns pontos que não foram tão interessantes pra mim (acho que a parte da política poderia ter sido melhor desenvolvida), mas a parte de exploração em Rama me intrigou bastante. Arthur C. Clark consegue imaginar coisas incríveis, que realmente são de outro mundo. Lendo o livros e acompanhando os pensamentos dos personagens, só me veio o pensamento de que os homens acham que o universo gira em torno de seu próprio umbigo, como sempre foi.

lele 23/01/2024

Gostei do ritmo da leitura e eu amo quando parte mais pro lado da exploração. não me conectei com os personagens, mesmo não sendo o foco. enfim, sobre o final, eu gostei. terminei querendo saber mais sobre rama e quem são os ramanos.

Caio.Victor 04/01/2024

Livro absurdo de bom!
Impressionante como o Clarke consegue trazer conteúdo "hard science" numa história interessante e cativante.

Uma aula de ciências!

Também é absurda a habilidade dele em finalizar as histórias de maneira inesperada... e sempre "triste". Uma crítica ao egocentrismo dos terráqueos!

Marcello.Buzon 27/12/2023

Confuso
Me esforcei pra terminar Encontro com Rama, porque é um pouco confuso e desnorteante.
Talvez seja o livro mais complexo e menos inventivo de C. Clarke.
Não me pegou bem e talvez seja a ressaca literária em que entrei, mas o fato é que o livro é o menos interessante do autor.

Adson 20/12/2023

Registrando
Arthur C. Clarke é um dos principais autores da ficção científica. Seus livros já venderam mais de cem milhões de exemplares pelo mundo, e a Aleph já publicou obras como 2001: Uma Odisseia no Espaço, O Fim da Infância e Poeira Lunar
Vencedor dos Prêmios Hugo e Nebula, Encontro com Rama é uma das mais fascinantes jornadas de descobrimento da ficção científica.

Após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas criaram um sistema de monitoramento para evitar que essas catástrofes voltassem a acontecer.
Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha, alarmada, a chegada de um novo objeto de proporções inimagináveis que avança na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar o que se imagina ser um meteoro colossal, mas que se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.

Gabriel M 13/11/2023

Interessante
É um livro legal de ler. Uma trama lenta, mas cadenciada, envolta de muita ciência alienígena e desafios surpreendentes.

ED73LH 25/10/2023

Estaríamos pronto para esse encontro?
Encontro com Rama é um livro que foge do óbvio e do esperado, com uma trama relativamente simples, consegue conquistar o leitor pelos detalhes de um ?novo mundo?, seu final é simplesmente maravilhoso.

Pedro3906 11/10/2023

Exatamente o que se espera
Vindo de nome assaz conhecido neste ramo literário pode-se desconfiar minimamente da história, e ao lê-lo recebi ficção científica pura e simples e até um pouco engraçada. Parece-me que pequena lista de características básicas foi feita e a cada cumprimento, o autor riscava até objetivar a obra toda: viagens espaciais, protagonista de certa fantasia e histórico de vida, tripulação peculiar de humores e sina, alguma tragédia pra emoção e a conclusão surda da vida.

Encontro com Rama me foi bem-vindo no início e invasivo no fim, arrastada a incompreensão do planeta ? que humildemente admito não ter entendido pørr4 nenhuma ? e as novidades, digamos, toscas. Pouca emoção permeia os capítulos, são escritos com certa suculência porém secos de sumo. É um título decente em meu retorno ao gênero que me foi apaixonante quando mais novo, e que agora ignoro por preguiça. Só por favor, não me questionem qual personagem é o que e qual seu nome, não fiz questão de decorar.

Thauanni 07/10/2023

A expectativa era alta e a queda foi grande
Dizer que esperava amar esse livro é um eufemismo, porque sabendo das maravilhosidades que o Arthur C. Clarke consegue escrever e que os dois livros que eu li dele são favoritos da minha vida, eu jurava que Encontro com Rama ia alcançar o mesmo nível, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Pra começar, esse foi possivelmente o livro mais confuso que já li e eu não creio que eu tenha sido o problema pra isso acontecer. Eu entendi perfeitamente os outros livros do autor, mas aqui eu não compreendia merda nenhuma. Não entendi as descrições de Rama, não entendia as explicações, tudo era extremamente confuso pra mim. Achei uma linguagem científica muito complicada e que como a adorável burrinha que sou nessas áreas, não entendia NADA!! Por isso era uma narrativa muito cansativa, tinha dias que eu lia duas páginas e já não queria mais, mas insistia porque é um dos meus autores favoritos. Só isso já me estressou.

Depois tiveram umas pequenas frases que me incomodaram MUITO. Talvez seja só meu lado militante (que quase nunca aparece) surgindo e na real essas partes não tenham nada demais, mas como já não estava curtindo o livro, não contribuíram em nada pra melhorar minha opinião.

Os personagens são todos uns chatos. Eu sei que nessas obras de sci-fi o foco não são os personagens, mas mesmo em outros livros que seguem esse estilo eu gostava dos personagens e me interessava pelo que acontecia com eles. Aqui eu só queria que jogassem uma bomba em todos eles, especialmente no comandante Norton, que cara insuportável.

Pra não dizer que odiei totalmente, nos poucos momentos que eu conseguia visualizar alguma coisa da história, eu gostava. O mistério por trás de Rama, quem construiu tudo aquilo; foi bem bom. Gostei do final, que me causou uma pequenina explosão de cabeça, mas não chegou nem perto dos surtos dos finais dos outros livros do autor. A história tinha muito potencial, mas não foi bem aproveitada, na minha opinião.

“Mas pelo menos temos a resposta a uma velha pergunta. Não estamos sozinhos. As estrelas nunca mais serão as mesmas para nós.”