Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Ale 18/06/2020

Um livro onde nada acontece.
Inacreditável, fiquei o tempo todo esperando algo acontecer, passando raiva com trechos machistas. E nada aconteceu o livro todo. Eu nunca tinha lido nada do autor e não vou voltar a ler tão cedo.
@bibliotecagrimoria 18/06/2020minha estante
A leitura mais frustrante que fiz esse ano.

Zeh 23/06/2020minha estante
Achei decepcionante também, tendo em vista que O Fim da Infância é um dos meus livros favoritos. Confesso que fiquei atônito com esses momentos de misoginia (ainda mais levando em conta que o fato do Clarke ser gay me fez achar q ele fosse um pouco mais empático com relação a isso, ingenuidade minha, eu sei), mas recomendo O Fim da Infância, não desista dele(ainda haha)

@bibliotecagrimoria 24/06/2020minha estante
Vou ler esse então.

@bibliotecagrimoria 28/05/2020

Enfim, acabei...
O livro é um ótimo conto de ficção científica (uma vez que se nota o esforço do autor para deixar claro para o leitor como as leis da física agem nas várias situações descritas), só isso. Durante muitas páginas são feitas descrições especulativas sobre como seria a convivência humana no espaço, sobre a colonização do sistema solar, mas... isso por si só não torna o livro dos melhores que li do gênero. Muitas vezes os relatos se prolongam em detalhes que se tornam tediosos e deixam a leitura chata. Os momentos de maior tensão nem chegam a empolgar e, pra piorar, o tom político que em alguns capítulos adentram a narrativa são bem fajutos e rasos...

Sanny 17/05/2020

Ame.
O curioso casa da menina de humanas que conseguiu entender a força centrífuga e figuras geométricas graças a abordagem desse autor. Amazon, minha linda, libera logo o ebook dos próximos livros, mulher.

Caso queiram saber, o livro conta a história de uma "coisa" (meteoro? Nave? Cometa?) Que chega ao nosso sistema solar e tem uma forma cilíndrica, mas que parece um meteoro. Óbvio que não foi a natureza que fez, então estamos falando do primeiro contanto com alienígenas.

Agora pq rama é bom? Pq você fica, junto com a tripulação, tentando descobrir o que se passa naquela estranha nave cilíndrica. A cada capítulo fica tudo cada vez mais interessante. Eu simplesmente amei.

Devo lembrar que talvez seja difícil e incômodo quem não tá acostumado com ficção científica que aborde temas de física e matemática, maaaaas com paciência você pega o ritmo da leitura e o jeito da escrita do autor. (Isso pode dificultar um pouco sua experiência de teorização sobre como Rama funciona. Mas eu garanto que, pelos menos nesse livro, vale a pena).
Amei.

Julio.Gurgel 12/05/2020

Bom sci-fi, mas no século 22...
Encontro com Rama é daqueles livros ótimos para se ler num fim de semana, sem pretensão, só pra relaxar. E, de fato, Clarke consegue construir uma narrativa eletrizante, com muitas aventuras e correrias que lembram, por vezes, os livros de Julio Verne. O mote central é a descoberta de uma nave alienígena num objeto que os astrônomos pensavam ser um grande meteoro. A história trata da exploração desse artefato, desde os primeiros passos até as grandes manifestações finais.

Clarke aproveita para lançar a discussão de que, em diante da monumentalidade do espaço, a humanidade e suas afetações são irrelevantes - ÓTIMO! Contudo, em pleno século 22 - tempo no qual a narrativa é ambientada - a mulher ainda é retratada como um ser doméstico-paridor ou, por vezes, como distrações para a seriedade dos homens (os seios das astronautas em trajes espaciais desafiam qualquer homem de sangue quente).

Ok que o livro foi escrito em 1973, mas impossível fugir desses filtros hoje em dia.