Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke




Resenhas -


96 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


livrosepixels 14/02/2023

Já chegou o disco voador...
Um dos autores mais pé no chão, é difícil não se encantar com as histórias que ele conta (com exceção de As Fontes do Paraíso, que achei beeem pé no saco)...

Mas dava a sua popularidade e referência no gênero, há muito eu queria realizar este encontro (ba dum ts). De começo, não é uma leitura fluida ou ágil, mas vai ganhando forma em um estilo bem parecido ao de Viagem ao Centro da Terra, mas com o mais científico possível.

Após o meteoro atingir a Terra e quase dizimar uma boa parte da população, os humanos enfim acordaram pra vida e resolveram construir uma defesa espacial, a SpaceGuard. E graças a essa organização que, anos depois, identificam um objeto cilíndrico e gigante viajando pelo sistema solar e se aproximando do Sol, em uma órbita perfeita demais para ser meramente um pedregulho espacial.

Assim, quando uma expedição chega a tal objeto, confirmamos uma dúvida de milênios: estamos sozinhos? No caso da trama, a resposta é NÃO. Mas quem são eles, de onde vieram? Estão vivos? Várias perguntas, e muitas delas permanecem sem resposta até o final do livro.

Com o nome da Rama, a nave vai seguindo seu curso enquanto a equipe de exploradores humanos vai colhendo os dados que conseguir antes de se despedir do visitante. Mas o mais magnífico dessa história é perceber a nossa pequenez diante dos mistérios do Cosmos.

Eu adorei ler esse livro e adoraria ver uma adaptação baseada nela, mas compreendo que não é um livro muito "divertido" para as telas, podendo não agradar, já que é bem lento em ritmo, focado na compreensão científica daquele evento e principalmente nas discussões políticas acerca disso.

Só um ponto a observar, em 2017 foi descoberto o objeto Oumuamua, que passou pelo sistema solar (aqui na vida real) e possuía muitas características de rama, desde sua origem extrasolar até seu formato de charuto/comprido. Infelizmente, diferente de rama, descobrimos ele tarde de mais para organizar uma expedição e fazer o contato. Atualmente, Oumuamua está muito longe de nós já, rumando para sabe-se lá onde, sabe-se lá com qual propósito.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/
comentários(0)comente



Bruno 12/02/2023

Não estamos sozinhos
Não estamos sozinhos no universo.

No ano 2130 a terra está muito mais cautelosa com a possível visita de astros não esperados — o projeto Spaceguard foi criado com este propósito específico, monitoramento e defesa.

Acompanhamos a jornada do capitão Norton, enviado em uma expedição para explorar o estranho objeto de proporções inimagináveis, que ruma em direção ao sol. A partir daqui, a cada capítulo descobrimos mais sobre Rama que se transforma a cada instante, sendo o verdadeiro protagonista da história.

É o segundo livro que leio de Clarke (após 2001: Uma Odisseia no Espaço), e aqui confirmo o talento deste escritor para com ficção científica — criando cenários, descrevendo fatos do nosso universo, inserindo informações técnicas precisas, e aplicando a física como elemento criativo e conflitantes de suas narrativas.

Além disso, percebo o foco que Arthur tem de criar tramas que envolvam o contato com outras civilizações.

O livro é dividido em pequenos capítulos, o que o torna leve, além de ser concentrado majoritariamente em apenas um núcleo, onde o leitor, assim como os personagens, é um explorador.

Um conselho: não espere um grande ‘plot twist’ no final.
comentários(0)comente



Marcelo 02/02/2023

Encontro Com Rama
Um lugar que até mesmo eu fiquei curioso de conhecer rsrs. A descrição do autor desse mundo, planeta conhecido por RAMA é extraordinário; cada detalhe e a forma como os tripulantes a enxergam deixa a historia muito atrativa.
comentários(0)comente



Rittes 23/01/2023

Rama envelhecida
Não há dúvida que Arthur C. Clarke é um dos maiores autores de FC de todos os tempos. No entanto, especificamente no caso de "Encontro com Rama", o livro se ressente do tempo que passou de sua concepção até hoje. Como história continua interessante, o problema é a maneira de se contar. O fascínio com que o livro foi recebido no começo da década de 70 não se sustenta na época da velocidade. A narrativa é assustadoramente lenta e até quase o final do livro se tem a impressão de que nada acontece. Não deixa de ser um clássico e merece uma chance, mas tenha em mente que a tarefa não será fácil...
comentários(0)comente



Jeferson 18/01/2023

Mistério, exploração, num ritmo lento e final em aberto.
Eu estava com altas expectativas com esse livro, depois de ter lido o grandioso O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço, a capa do livro também foi beeeem chamativa, um parabéns para a Aleph por isso!
O livro começa bem, aparece um mistério e basicamente toda a história se passa em Rama, depois começa uma etapa de investigação, o tom é MUITO descritivo, o ritmo do livro cai drasticamente, por volta da metade do livro ocorrem acontecimentos que aquecem a história, depois cai um pouco e já chegando no final, e então o livro simplesmente acaba, sem nenhuma grande revelação .-.
As personagens do livro não são interessantes, não diria que são horríveis, eu diria um pouco abaixo da média.
Eu não havia entendido o final do livro, fui atrás e ele é respondido nos livros seguintes, que são mais 3 além desse, então fica essa ponta solta pra quem só leu ou lerá esse livro. Espero que a editora Aleph publique os próximos volumes.
Antes tinha dado uma nota de 2.5 mas depois de refletir mais, eu entendi uma ideia que o livro propõe, então merece um 3!
comentários(0)comente



Thelma 07/01/2023

Legalzinho.
Impossível acompanhar as descrições, mas divertido, com bons momentos de suspense e aventura. Clarke sendo Clarke.
comentários(0)comente



Eduardo Mendes 30/12/2022

Estamos sozinhos?
Uma das coisas que mais me atrai nas obras de Arthur C. Clarke (autor de “2001 Uma Odisséia no Espaço” e “O Fim da Infância”) é sua capacidade de imaginar futuros distantes, além do seu eterno questionamento sobre vida inteligente fora da Terra. Uma das frases mais célebres de Clarke é: “Existem duas possibilidades, ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. Ambas opções são igualmente aterrorizantes”.

Neste livro o autor conta a história da chegada de uma misteriosa nave, confundida inicialmente com um asteroide e que é batizada de Rama, uma divindade hindu, já que os nomes derivados da mitologia grega e romana para nomear objetos no espaço já tinham se esgotado. O Ano é 2131.

Inicialmente se acredita que Rama é um meteoro gigante capaz de aniquilar toda a civilização humana. Intrigada, a humanidade envia alguns de seus melhores astronautas a bordo da nave Endeavour para encontrar com Rama e desvendar seus segredos.

Clarke consegue prender o leitor com o mistério que envolve Rama, que se revela uma estrutura cilíndrica com 50 km de comprimento e 10 km de largura. A história se passa quase que toda na exploração desta construção peculiar com dinâmicas incompreensíveis aos seres humanos, aqui o autor manda ver em alguns conceitos de física.

A escrita é fluida, a trama é rapidamente entendida e Clarke oferece muitos detalhes realistas e descrições para que o leitor se sinta lá dentro; ele também usa a ciência pra explicar certos conceitos um pouco mais complicados pra leitores comuns como eu. O autor não desenvolve muito seus personagens, e a impressão que fica é que o ambiente de Rama é o “personagem” central da história.

Estamos sozinhos no universo? Este é o nosso primeiro contato com seres de outros planetas? Você vai precisar ler pra descobrir! Este é só o primeiro de uma série de 4 livros do autor sobre Rama. Gostei bastante, mas senti falta dos questionamentos filosóficos que o autor propôs em “O Fim da Infância”, por outro lado, Encontro com Rama tem mais ação e uma trama mais dinâmica



site: https://jornadaliteraria.com.br/encontro-com-rama/
comentários(0)comente



ella_darte 23/12/2022

Conceitos de Física tratados ao longo do livro
Antimatéria,
Inércia,
Força Centrífuga,
Força de Coriolis,
Calorimetria,
Hidrostático,
Terceira lei de Newton,
Campo Magnético,
Gravidade,
Circulações Atmosféricas,
Compensação de Movimento,
Velocidade Terminal,
Correntes de jato.
comentários(0)comente



corinthianaleitora 30/11/2022

?TEMOS A RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA [?]?
Pensa num livro satisfatório e curioso de ler, é encontro com rama, te prende do começo ao fim.
Tudo nesse livro é fantástico, daria 5 estrelas fácil, só não dou por conta da minha curiosidade de saber oq diabo são os ramanos! Leiam!!!
comentários(0)comente



Joilson Brandão 23/10/2022

Um misto de emoções
As primeiras páginas do livro são instigantes e me prenderam logo de imediato! Infelizmente a sensação não durou muito tempo. ?

Logo o livro toda um ritmo extremamente lento e com uma narrativa extremamente descritiva sobre Rama e suas facetas o que faz com que a leitura se torne difícil e arrastada.

Situação que é confirmada pelo autor com capítulos curtos, o que acaba deixando a leitura um pouco mais fluida, apenas dos pontos citados anteriormente.

Já em mais da metade do livro começam a surgir situações que saem do marasmo e começam a prender a atenção do leitor.

Em sua conclusão trás uma reflexão bastante pertinente é um ponto que abre espaço para teorias interessantes.
comentários(0)comente



Lucas.Tibola 16/10/2022

Número 3
Talvez seja um dos livros que mais me surpreenderam.
Simplesmente sensacional a forma como o Arthur C. Clarke trata assuntos complexo de uma forma simples e fácil de entender. Sem dúvidas é o melhor livro que eu já li do autor, mas confesso que agora as minhas expectativas para ler 2001: Uma Odisseia no Espaço estão nas alturas.
comentários(0)comente



nico 26/09/2022

é...
não gostei desse livro. ele não tem uma história incrível mesmo que o contexto poderia fazer isso acontecer. sei lá, não rolou pra mim. sem falar que é bem sexista em algumas partes.

se vc quer ler Arthur C Clarke vai ler Fim da Infância ou até o livro de 2001, não comece por aqui.
comentários(0)comente



Jeferson 21/09/2022

Fantástico
Arthur C. Clarke trata de possíveis tecnologias alienígenas de um jeito criativo e empolgante. Leitura super recomendada para fãs de ficção científica.
comentários(0)comente



rafaelluizeu 15/09/2022

É ótimo, mas esperei um pouco mais
A história é realmente interessante. O começo não tem enrolação e as coisas já entram onde interessa de cara. A aventura na exploração se desenvolve tentando ser um pouco mais do que é, mas o mais fácil pra mim foi me importar com os personagens? parece que o Clarke não se aprofunda neles a ponto de gerar empatia, então não me importei com o que acontecia com eles pessoalmente, mas mais com a missão em si. Talvez essa seja a intenção, mas não precisava destacar a atenção dos personagens desse jeito? e esperei mais do fim. Não que seja ruim, mas eu queria um final mais satisfatório.
comentários(0)comente



Dai Solyom 10/08/2022

Que encontro!
Esta é a segunda obra de Arthur C. Clarke que eu leio, e assim como a primeira também foi muito envolvente.

A imaginação desse autor ultrapassa os limites da mente.

Uma história escrita à tantos anos atrás, e mesmo assim consegue ser atual.

C. Clark é um apaixonado pelo universo cósmico, o único adendo que eu tenho é em relação ao personagens, acho impossível se identificar com eles, as informações sobre eles são escassas, não tem como se cativar e sofrer com eles.

Talvez isso mude na próxima leitura dele, mas acho que não irá.
comentários(0)comente



96 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR