Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

livrosepixels 14/02/2023

Já chegou o disco voador...
Um dos autores mais pé no chão, é difícil não se encantar com as histórias que ele conta (com exceção de As Fontes do Paraíso, que achei beeem pé no saco)...

Mas dava a sua popularidade e referência no gênero, há muito eu queria realizar este encontro (ba dum ts). De começo, não é uma leitura fluida ou ágil, mas vai ganhando forma em um estilo bem parecido ao de Viagem ao Centro da Terra, mas com o mais científico possível.

Após o meteoro atingir a Terra e quase dizimar uma boa parte da população, os humanos enfim acordaram pra vida e resolveram construir uma defesa espacial, a SpaceGuard. E graças a essa organização que, anos depois, identificam um objeto cilíndrico e gigante viajando pelo sistema solar e se aproximando do Sol, em uma órbita perfeita demais para ser meramente um pedregulho espacial.

Assim, quando uma expedição chega a tal objeto, confirmamos uma dúvida de milênios: estamos sozinhos? No caso da trama, a resposta é NÃO. Mas quem são eles, de onde vieram? Estão vivos? Várias perguntas, e muitas delas permanecem sem resposta até o final do livro.

Com o nome da Rama, a nave vai seguindo seu curso enquanto a equipe de exploradores humanos vai colhendo os dados que conseguir antes de se despedir do visitante. Mas o mais magnífico dessa história é perceber a nossa pequenez diante dos mistérios do Cosmos.

Eu adorei ler esse livro e adoraria ver uma adaptação baseada nela, mas compreendo que não é um livro muito "divertido" para as telas, podendo não agradar, já que é bem lento em ritmo, focado na compreensão científica daquele evento e principalmente nas discussões políticas acerca disso.

Só um ponto a observar, em 2017 foi descoberto o objeto Oumuamua, que passou pelo sistema solar (aqui na vida real) e possuía muitas características de rama, desde sua origem extrasolar até seu formato de charuto/comprido. Infelizmente, diferente de rama, descobrimos ele tarde de mais para organizar uma expedição e fazer o contato. Atualmente, Oumuamua está muito longe de nós já, rumando para sabe-se lá onde, sabe-se lá com qual propósito.

site: https://www.instagram.com/estantexbooks/

Bruno 12/02/2023

Não estamos sozinhos
Não estamos sozinhos no universo.

No ano 2130 a terra está muito mais cautelosa com a possível visita de astros não esperados — o projeto Spaceguard foi criado com este propósito específico, monitoramento e defesa.

Acompanhamos a jornada do capitão Norton, enviado em uma expedição para explorar o estranho objeto de proporções inimagináveis, que ruma em direção ao sol. A partir daqui, a cada capítulo descobrimos mais sobre Rama que se transforma a cada instante, sendo o verdadeiro protagonista da história.

É o segundo livro que leio de Clarke (após 2001: Uma Odisseia no Espaço), e aqui confirmo o talento deste escritor para com ficção científica — criando cenários, descrevendo fatos do nosso universo, inserindo informações técnicas precisas, e aplicando a física como elemento criativo e conflitantes de suas narrativas.

Além disso, percebo o foco que Arthur tem de criar tramas que envolvam o contato com outras civilizações.

O livro é dividido em pequenos capítulos, o que o torna leve, além de ser concentrado majoritariamente em apenas um núcleo, onde o leitor, assim como os personagens, é um explorador.

Um conselho: não espere um grande ‘plot twist’ no final.

Marcelo 02/02/2023

Encontro Com Rama
Um lugar que até mesmo eu fiquei curioso de conhecer rsrs. A descrição do autor desse mundo, planeta conhecido por RAMA é extraordinário; cada detalhe e a forma como os tripulantes a enxergam deixa a historia muito atrativa.

Rittes 23/01/2023

Rama envelhecida
Não há dúvida que Arthur C. Clarke é um dos maiores autores de FC de todos os tempos. No entanto, especificamente no caso de "Encontro com Rama", o livro se ressente do tempo que passou de sua concepção até hoje. Como história continua interessante, o problema é a maneira de se contar. O fascínio com que o livro foi recebido no começo da década de 70 não se sustenta na época da velocidade. A narrativa é assustadoramente lenta e até quase o final do livro se tem a impressão de que nada acontece. Não deixa de ser um clássico e merece uma chance, mas tenha em mente que a tarefa não será fácil...

Jeferson 18/01/2023

Mistério, exploração, num ritmo lento e final em aberto.
Eu estava com altas expectativas com esse livro, depois de ter lido o grandioso O Fim da Infância e 2001: Uma Odisseia no Espaço, a capa do livro também foi beeeem chamativa, um parabéns para a Aleph por isso!
O livro começa bem, aparece um mistério e basicamente toda a história se passa em Rama, depois começa uma etapa de investigação, o tom é MUITO descritivo, o ritmo do livro cai drasticamente, por volta da metade do livro ocorrem acontecimentos que aquecem a história, depois cai um pouco e já chegando no final, e então o livro simplesmente acaba, sem nenhuma grande revelação .-.
As personagens do livro não são interessantes, não diria que são horríveis, eu diria um pouco abaixo da média.
Eu não havia entendido o final do livro, fui atrás e ele é respondido nos livros seguintes, que são mais 3 além desse, então fica essa ponta solta pra quem só leu ou lerá esse livro. Espero que a editora Aleph publique os próximos volumes.
Antes tinha dado uma nota de 2.5 mas depois de refletir mais, eu entendi uma ideia que o livro propõe, então merece um 3!

Thelma 07/01/2023

Legalzinho.
Impossível acompanhar as descrições, mas divertido, com bons momentos de suspense e aventura. Clarke sendo Clarke.

Eduardo Mendes 30/12/2022

Estamos sozinhos?
Uma das coisas que mais me atrai nas obras de Arthur C. Clarke (autor de “2001 Uma Odisséia no Espaço” e “O Fim da Infância”) é sua capacidade de imaginar futuros distantes, além do seu eterno questionamento sobre vida inteligente fora da Terra. Uma das frases mais célebres de Clarke é: “Existem duas possibilidades, ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. Ambas opções são igualmente aterrorizantes”.

Neste livro o autor conta a história da chegada de uma misteriosa nave, confundida inicialmente com um asteroide e que é batizada de Rama, uma divindade hindu, já que os nomes derivados da mitologia grega e romana para nomear objetos no espaço já tinham se esgotado. O Ano é 2131.

Inicialmente se acredita que Rama é um meteoro gigante capaz de aniquilar toda a civilização humana. Intrigada, a humanidade envia alguns de seus melhores astronautas a bordo da nave Endeavour para encontrar com Rama e desvendar seus segredos.

Clarke consegue prender o leitor com o mistério que envolve Rama, que se revela uma estrutura cilíndrica com 50 km de comprimento e 10 km de largura. A história se passa quase que toda na exploração desta construção peculiar com dinâmicas incompreensíveis aos seres humanos, aqui o autor manda ver em alguns conceitos de física.

A escrita é fluida, a trama é rapidamente entendida e Clarke oferece muitos detalhes realistas e descrições para que o leitor se sinta lá dentro; ele também usa a ciência pra explicar certos conceitos um pouco mais complicados pra leitores comuns como eu. O autor não desenvolve muito seus personagens, e a impressão que fica é que o ambiente de Rama é o “personagem” central da história.

Estamos sozinhos no universo? Este é o nosso primeiro contato com seres de outros planetas? Você vai precisar ler pra descobrir! Este é só o primeiro de uma série de 4 livros do autor sobre Rama. Gostei bastante, mas senti falta dos questionamentos filosóficos que o autor propôs em “O Fim da Infância”, por outro lado, Encontro com Rama tem mais ação e uma trama mais dinâmica

site: https://jornadaliteraria.com.br/encontro-com-rama/

ella_darte 23/12/2022

Conceitos de Física tratados ao longo do livro
Antimatéria,
Compensação de Movimento,
Velocidade Terminal,
Correntes de jato.

corinthianaleitora 30/11/2022

?TEMOS A RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA [?]?
Pensa num livro satisfatório e curioso de ler, é encontro com rama, te prende do começo ao fim.
Tudo nesse livro é fantástico, daria 5 estrelas fácil, só não dou por conta da minha curiosidade de saber oq diabo são os ramanos! Leiam!!!

Joilson Brandão 23/10/2022

Um misto de emoções
As primeiras páginas do livro são instigantes e me prenderam logo de imediato! Infelizmente a sensação não durou muito tempo. ?

Logo o livro toda um ritmo extremamente lento e com uma narrativa extremamente descritiva sobre Rama e suas facetas o que faz com que a leitura se torne difícil e arrastada.

Situação que é confirmada pelo autor com capítulos curtos, o que acaba deixando a leitura um pouco mais fluida, apenas dos pontos citados anteriormente.

Já em mais da metade do livro começam a surgir situações que saem do marasmo e começam a prender a atenção do leitor.

Em sua conclusão trás uma reflexão bastante pertinente é um ponto que abre espaço para teorias interessantes.

Lucas.Tibola 16/10/2022

Número 3
Talvez seja um dos livros que mais me surpreenderam.
Simplesmente sensacional a forma como o Arthur C. Clarke trata assuntos complexo de uma forma simples e fácil de entender. Sem dúvidas é o melhor livro que eu já li do autor, mas confesso que agora as minhas expectativas para ler 2001: Uma Odisseia no Espaço estão nas alturas.

nico 26/09/2022

é...
não gostei desse livro. ele não tem uma história incrível mesmo que o contexto poderia fazer isso acontecer. sei lá, não rolou pra mim. sem falar que é bem sexista em algumas partes.

se vc quer ler Arthur C Clarke vai ler Fim da Infância ou até o livro de 2001, não comece por aqui.

Jeferson 21/09/2022

Fantástico
Arthur C. Clarke trata de possíveis tecnologias alienígenas de um jeito criativo e empolgante. Leitura super recomendada para fãs de ficção científica.

rafaelluizeu 15/09/2022

É ótimo, mas esperei um pouco mais
A história é realmente interessante. O começo não tem enrolação e as coisas já entram onde interessa de cara. A aventura na exploração se desenvolve tentando ser um pouco mais do que é, mas o mais fácil pra mim foi me importar com os personagens? parece que o Clarke não se aprofunda neles a ponto de gerar empatia, então não me importei com o que acontecia com eles pessoalmente, mas mais com a missão em si. Talvez essa seja a intenção, mas não precisava destacar a atenção dos personagens desse jeito? e esperei mais do fim. Não que seja ruim, mas eu queria um final mais satisfatório.

Dai Solyom 10/08/2022

Que encontro!
Esta é a segunda obra de Arthur C. Clarke que eu leio, e assim como a primeira também foi muito envolvente.

A imaginação desse autor ultrapassa os limites da mente.

Uma história escrita à tantos anos atrás, e mesmo assim consegue ser atual.

C. Clark é um apaixonado pelo universo cósmico, o único adendo que eu tenho é em relação ao personagens, acho impossível se identificar com eles, as informações sobre eles são escassas, não tem como se cativar e sofrer com eles.

Talvez isso mude na próxima leitura dele, mas acho que não irá.