Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Wania Cris 06/05/2021

Será que estamos sozinhos no espaço?
Arthur C. Clarke dispensa apresentações por já ter se provado um excelente autor de ficção científica em O Fim da Infância e 2001 e Encontro Com Rama mantém a qualidade de escrita em alta.

Cientistas do universo todo se deparam que um corpo vagando pelo espaço, em princípio, perdido e sem função, mas, logo esse objeto de torna a coisa mais interessante jamais vista.

Rama não é um livro ágil, mas a escrita dele prende a atenção e mesmo sendo mais descritivo e reflexivo, você se vê preso às páginas pensando onde isso tudo vai dar. Não está no mesmo nível de 2001 nem de Fim da Infância, mas, é uma boa leitura. Obviamente a escrita da década de 70 iria trazer elementos negativos para nossa época e as passagens machistas são bem revoltantes.

Se a mensagem do livro for no sentido de deixar claro que não estamos sozinhos no universo, serviu também pra mostrar que nós, humanos, nos temos em muita alta conta...

Thiago Araujo 30/04/2021

Ciência na medida certa
Ler Sci-Fi tem seus desafios quando a ciência se sobrepõe à estória. Pra mim, pessoalmente, fica chato. Felizmente O Encontro com Rama tem seu equilíbrio.

Explicações na medida certa deixam a aventura mais interessante sem nos deixar boiando na falta ou no excesso de termos científicos, que para quem não é da área, muitas vezes atrapalham.

Sou só um apaixonado por Sci-Fi e suas teorias e C. Clarke soube conduzir muito bem.

Tão bem que suas obras são marcadas por uma sobriedade única. Não tem essa de herói super poderoso ou inteligente que salva tudo. Parece muito mais real e tangível que caso sua premissa realmente acontecesse na vida real, seria muito parecido com que ele conta. Isso é genial.

O espaço é uma imensidão a se descobrir e desbravar e O Encontro com Rama pode ser uma de nossas viagens.

Livia1405 25/04/2021

Cenário sensacional
Uma ótima ficção científica clássica, super criativa e com um cenário de tirar o fôlego!

Bruno 29/03/2021

Leitura sensacional. Muito bom de ler do início ao fim, é relativamente leve mas sempre instiga a curiosidade. A imaginação do leitor tem um papel muito forte na construção do cenário com base nas descrições levemente (e talvez propositalmente) vagas de algumas coisas, o que obviamente torna toda a experiência mais pessoal e mais intensa.

Letícia Rodrigues 26/03/2021

O que rolou????
Eu demorei a entrar no ritmo e entender o que tava rolando mas depois eu não consegui largar o livro. O Clarke realmente mostrou que é F0D4. Não dá pra se apegar a nenhum personagem mas isso não foi um problema pra mim, não foi 5 estrelas pois o final foi meio nhé mas o resto da obra foi magnífico
Agora entendi o motivo desse livro ser um dos clássicos e sigo perguntando
O QUE ROLOU

de Paula 14/03/2021

E se não formos o centro do universo?
Bem, sou suspeita a falar de Arthur C. Clarke, pois é um dos meus autores, se não, o favorito de ficção científica. Muitos reclamam que seus livros não contém história, mas o encanto dele é exatamente este. Acredito que o único que conseguiu enxergar tão bem essa alma literária foi Kubrick e por isso 2001 é um dos maiores filmes da História do Cinema. Deixando um pouco de lado a fangirl que sou, vou comentar sobre a leitura.

A narrativa começa com um asteroide que entrou no Sistema Solar e começou a causar tensão na comunidade planetária, considerando que a velocidade desse corpo aumentava a cada dia e poderia entrar na órbita dos planetas, sem saber de onde ele vinha e o seu potencial, uma equipe é enviada diretamente para o objeto, chamado de Rama, deus Indu, considerando que os deuses da mitologia grega e romana, até da nórdica, já haviam sido homenageados. E a nave Endevour é enviada para Rama e lá acontece o encontro.

Com uma narrativa linear, o texto segue um pouco a premissa de Solaris, do polonês Stanislaw Lem, sobre a descoberta de um mundo, sem conseguir definir o que de fato gere as motivações daquele corpo celeste desconhecido e objeto de estudo. Por isso, quem espera uma temática a lá Fim da Infância, infelizmente não temos a mesma complexidade. No entanto, a leitura é muito estimulante e cada capítulo te leva a uma problemática que vai ser resolvida na sequência, mas, te deixa com os nervos a flor da pele. Você não consegue parar de ler e imaginar o interior de Rama.

Gosto de como a história é dividida entre os personagens, embora haja um protagonista, muitos tem seu momento sob os holofotes. Embora, algumas falas de Norton sejam machistas, o livro tem mulheres muito fortes e que desempenham papéis que em outros livros poderiam tranquilamente ser desempenhados por homens, o que é um avanço para uma obra publicada na década de 1970, mesmo que a narrativa se passe no século XXII. Nenhuma das grandes descobertas será feita pelo capitão, e isso é muito interessante, porque você tem a visão de outros personagens sobre Rama e todas as questões que permeiam a missão, o que era de se esperar de um autor de tamanha qualidade.

Quero comentar sobre o cristianismo planetário criado após as expedições terrestres no Sistema Solar, em que os eventos universais passam a ter interpretações bíblicas. Mesmo com o respeito, há um certo ceticismo sobre esses tipos de cientistas entre a comunidade, considerando que normalmente, ciência anda no lado oposto da religião. Na missão, Boris Rodrigo é o cientista cristão. Como a religião possui uma visão maniqueísta da vida, Satanás é representado por um planeta, meio óbvio, Mercúrio, o mais próximo do Astro Rei. No entanto, para quem conhece algo sobre ciência, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, mas não o mais quente, que é Vênus, por isso o sentido "equivocado" de inferno. Inclusive, há uma localidade em Mercúrio que se chama Porto Lúcifer. Essas questões religiosas são magnificamente destrinchadas num momento específico da história e é magnífico o fechamento dado ao ciclo.

Gostei muito do desfecho, não sou muito fã de coisas explicadinhas, quando se trata de ficção científica é melhor dar asas a imaginação, do que o autor dar um encerramento que destrua toda a história construída até então, mas não é o ápice deste livro o final. O que mais marca em toda a temática proposta é: somos tão importantes quanto pensamos? Dentro do Sistema Solar, diante da imensidão do universo, quem são os seres humanos? Fica a reflexão.

Richard.Filipini 07/03/2021

Comecei o livro empolgado por seu meu primeiro livro do Arthur Clarke. Apesar de ter visto alguns comentários negativos sobre o livro não fiquei decepcionado. Um livro bem escrito com momentos de tensões e com reflexões sobre nosso lugar no cosmos e a possibilidade de outras civilizações. Sem dúvida uma boa recomendação para quem gosta de ficção científica!

Lucianalg 19/02/2021

Somos insignificantes
Sempre imaginamos o momento em que encontraremos vida extraterrestre, mas nunca pensamos o quão insignificantes somos para esses seres.

Ale 08/02/2021

Se procura ação, nem chegue perto.
Um livro de puro de ficção científica de altíssima qualidade.
Descreve uma exploração super detalhada, e com muita ciência aplicada. Muitos mistérios poucas respostas.

Mas lembre-se, se busca fantasia/ação, você não encontrará por aqui.

Zoze 03/02/2021

Ficção da boa
Primeiro que leio do autor e gostei muito. A descrição do cenário da nave que dá título ao livro é de tirar o fôlego. Foi escrito a quase 50 anos mas as tecnologias que aparecem na estória continuam atuais. Pra quem gosta de ficção com temas especiais é um prato cheio.

MarcosOMartins 30/01/2021

Muito imersivo
O que eu mais gostei foi como o Arthur C Clarke te coloca dentro da história, sempre te deixando curioso pra saber o que vai acontecer com a tripulação e com o desbravamento de Rama.
Foi uma leitura bem fluida pra mim.

Andre.Dorigueto 26/01/2021

Impressionante!
Eu ainda estou engatinhando nesse universo de Sci-Fi. Mas esse livro já me prendeu mais do que eu esperava! Não vejo a hora de continuar com os clássicos desse tipo.

O Econtro com Rama é impressionante. Envolve o leitor desde o primeiro capítulo, algo que me surpreendeu, pois percebi que havia um universo muito rico de oportunidades para descrições políticas e sociais: novos planetas do sistema solar já colonizados, novos governos, novas nações, quase que novas variações de homo-sapiens (por conta da gravidade diferente em outros planetas). E ainda assim, o livro passa muito brevemente por essas questões governamentais e de sociedades. O que ao meu ver foi muito acertado! Em poucas palavras, o Clarke explica o suficiente dos sistemas de governo e das relações interplanetárias, apenas quando é preciso, salvando muito tempo para aventura, Sci-Fi e mistério. Ainda assim, não deixa de lado as interessantes questões políticas que surgem quando Rama entra em cena.

Um prato cheio para quem quer adentrar no mundo das viagens no espaço e da ficção científica! Adorei!

DCAPPELIN 28/12/2020

Um início muito bom, depois nos deparamos com muitos detalhes e com um final que deixou a desejar, mas no geral pra quem gosta de SCI FI, pelo menos eu adorei a viajem ao interior de RAMA...?

Matheus.Felipe 14/09/2020

O que sabemos é uma gota...
Encontro com Rama é o primeiro livro que leio do Arthur C. Clarke e já posso garantir que vou procurar mais obras do autor.
A história, apesar de direta e anticlimática em diversos pontos, ganha muito pelo fator científico e pela incessante exploração que permeia toda a narrativa. Você se sente como um dos cientistas explorando Rama, querendo descobrir mais e mais a cada momento sobre aquilo.
É uma leitura muito agradável e me fez aprender muito mais sobre astronomia no processo. Super indico!

Mero 20/08/2020

A redescoberta.
Não conhecia o autor e nenhuma de suas obras, peguei uma dica de leitura através do bookster e simplesmente fiquei encantado com a redescoberta de que o SCIFY é um de meus gêneros principais (se não "o"). Encontro com RAMA me deixou livre para imaginar os personagens a meu critério, desde o capitão ruivo a medica preta com cabelo black-power ... por que ele não faz a descrição dos mesmos e sequer adentra em seu psicológico. Afinal o que eu acredito que esteja em pauta aqui é o psicológico do leitor ao ler a obra. Ou você é instigado ou você não é instigado!. Realmente existe muita descrição de como o mundo RAMA se caracteriza, mas isso para aqueles que já leram longas descrições de montanhas e artefatos mágicos em gêneros de fantasia não é nada.
Como você reagiria ao desconhecido? Afinal, aqui temos o primeiro contato alienígena da humanidade! Por isso eu acredito que RAMA me instigou muito! Não pelos personagens, mas por que talvez eu mesmo tenha me colocado enquanto expectador do que aqueles personagens estavam vivendo. E isso foi fantástico de verdade!