Encontro com Rama

Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Lucas 19/06/2022

Surpreendente
Não pensei que fosse gostar tanto desse livro, ele meio que te joga sem explicar muito,mas conforme voce le ele vai te prendendo mais e mais e como fã de ficção científica não tem como não ficar empolgado com o livro, como falam que ele é um dos mais fracos desse autor eu resolvi ler ele primeiro e eu me surpreendi bastante,muito bom.

FrancivaldoJ 05/06/2022

Do meio pro final foi uma leitura um pouco arrastada, com alguns capítulos onde quase nada acontecia, mas no geral foi uma boa experiência, bem intrigante até.
A cada passo dado pelos protagonistas, eu sentia um temor pelo que poderiam encontrar.
Fora as descrições de vários cenários absurdos, onde eu coloquei a imaginação pra trabalhar, pra conseguir formar uma imagem na minha cabeça.
Bem daora isso

Paulo 31/05/2022

" Temos umas resposta a uma velha pergunta. Não estamos sozinhos. " .......................................

Thiago662 23/04/2022

Por ser uma ficção científica tão premiada esperava um pouco mais. A maior parte do tempo é uma descrição "turística" sobre o outro mundo. Você espera um plot, uma surpresinha e não tem! Não sei se criei muitas expectativas em relação a obra do autor, mas até aqui não curti os dois livros lidos ("O fim da infância" e "Encontro com Rama").

Deco 23/04/2022

Exploradores de tumbas espaciais
Após a terra ser atingida por um corpo celestial gigantesco, causando a morte estantanea de milhares de pessoas, os Planetas Unidos decidem criar um sistema de monitoramento espacial para evitar novas tragédias.

Contudo, um novo corpo celestial de grandes dimensões surge em nosso sistema solar. Por apresentar certas caracteristicas estranhas em relação a todos os demais observados, causou alvoroço no mundo científico.

Ao enviarem uma sonda proxima ao novo "cometa", perceberam tratar-se de uma estrutura artificial. Tal descoberta respondeu uma antiga questão: não estamos sozinhos.

Em resposta, uma nave cientifica é desviada dos seus trabalhos para investigar o antigo artefato alienígena,
em uma missão que lembra a dos antigos exploradores de tumbas egípcias.

É a segunda obra de Arthur c. Clarke que leio. Gosto muito da sua forma de escrever e desenvolver o enredo. A historia é interessante, bem explicada cheia de mistérios e imaginação do autor.

Ao final do livro, descobri que "RAMA" trata-se de uma trilogia. Kkkk

Isabel 28/03/2022

Ficção científica de primeira
Muitas pessoas possuem o receio de ler ficção científica em decorrência da linguagem que, em muitos casos, pode acabar se aprofundando demais em conceitos físicos que não se adaptam ao leitor leigo no assunto (categoria em que eu me encaixo). Porém, esse não é o caso de "Encontro com Rama", ou seja, mesmo que o livro busque explicar algumas das situações retratadas, o leitor não encontra nenhuma dificuldade em entender o que está sendo dito.

Esclarecendo esse medo relacionado ao gênero, posso dizer que a obra me agradou de um jeito surpreendente. Como os capítulos são curtos, é possível avançar rapidamente na leitura. Além disso, Rama, um ambiente desconhecido ao ser humano, torna-se um palco propício para situações de perigo e mistério para as personagens, deixando uma expectativa de "o que vai acontecer" ao decorrer das páginas.

Outro aspecto interessante é o exercício da imaginação do que seria a humanidade em um futuro relativamente distante. Clarke explora, ainda que superficialmente, traços sociais que destoam da realidade atual. Eu destacaria religiões que passam a ser focadas no espaço, a ausência quase total de monogamia, e a existência de organizações que antes se aplicavam aos países e que agora atuam em escala planetária (incluindo lugares quase inabitáveis como Mercúrio).

Em relação aos pontos negativos, dois se destacam: a construção das personagens e o final do livro. Acerca do primeiro, o lado humano praticamente não aparece na história, que prioriza muito mais a exploração e a abordagem política centrada em Rama. Reconheço que pode ser um ponto muito importante para alguns leitores, mas é um fato que não prejudicou tanto a minha leitura. O segundo, porém, é bem mais incomodo: o final é completamente aberto, sem apresentar praticamente nenhuma conclusão significativa em relação as principais perguntas que o leitor apresenta ao longo da narrativa.

Eduardo.Staque 04/03/2022

Estava com a expectativa muito alta e creio que por isso não tenha dado 5 estrelas.
A escrita do Clarke é muito boa, fácil e fluída e nesse livro fica bem evidente por conta dos vários capítulos, e sendo capítulos curtos, facilita e muito a leitura e a deixa bem dinâmica.

Por não ser uma ficção científica pesada, acho que é um livro muito mais atrativo do que o anterior que li, e assim eu o indicaria para uma primeira leitura do gênero.

Seguirei lendo o autor, pois a leitura foi muito gostosa, as discussões e possibilidades apresentadas por ele são fáceis de entender e estender o debate, e espero que ele mantenha esse ritmo.

João Pedro 14/02/2022

Os Sertões no espaço
Um relato profundo e viciante do primeiro contato humano com uma "forma de vida" alienígena.

Focada quase que exclusivamente no enredo, a trama leva o leitor ansioso por uma crescente de descobertas, misturando descrições físicas e arquitetônicas com conceitos de física e química, em que as personagens são apenas artifícios - ótimos artifícios, por sinal - para a exposição desse novo mundo que é Rama.

É um prato cheio para amantes da ficção científica, mas também para quem quer se iniciar, desbravar todas essas possibilidades.

Jane.FAlix 11/02/2022

Encontro com Rama
Rama é uma nave que entrou no sistema solar num futuro distante, onde a tecnologia e a vida de humanos fora da Terra é algo bem comum. Rama é um mistério total, Norton é o comandante de uma nave que está nas proximidades e ele e sua tripulação são autorizados a explorar.
O lugar aparentemente é um vazio total o que deixa toda a tripulação e o Comitê cada vez mais intrigados sobre os objetivos que trazem aquela imensa nave ao Sistema Solar.

Leo 31/01/2022

Tedioso, pobre e lento
Me joguei nas obras do Clark nos últimos dias e "O Fim da Infância" me deu uma experiência única e poderosa, com o universo rico, plots o tempo todo, personagens interessantes, mas aqui se tratando de encontro como rama, achei o livro do início ao fim uma bomba de tédio, com acontecimentos previsíveis.

Tinha uma história genial para ser desenvolvida dada a proposta mas pecou em focar mais na vida dos "turistas" do que na nave/mundo intitulada de "Rama" tanto a vida que existia nela se cessou com uma enorme interrogação quanto o propósito dela. Infelizmente foi decepção pois o propósito que o livro tinha me fez entrar nessa leitura com grandes expectativas

IGuittis 29/01/2022

Esse livro é complicado, como parece ser uma característica dos livros do Arthur C. Clarke. A escrita dele traz muitos detalhes do funcionamento das coisas, então em certos momentos você se sente levemente burro por não entender 100% do que está sendo descrito, mas depois você percebe que o essencial da história dá para entender normalmente.
Aqui temos a humanidade identificando algo que não sabem se é um asteróide, uma estrela ou o que seja. Quando realizam mais observações percebem que o tal asteróide é oco, e que seu formato é muito certinho. Então é enviado uma equipe de pesquisa, e lá é descoberto esse mundo, Rama.
Não é uma história de aliens, não espere isso. Não é uma história sobre choques culturais nem nada disso. Para mim esse livro é sobre a reação doa homens em frente ao desconhecido e em frente a confirmação de que não estamos sozinhos no universo, e que podemos até ser subdesenvolvidos em frente ao que existe no universo.

Mari 27/01/2022

Para um livro tão premiado, deixa a desejar!
Comecei esse livro com bastante expectativas, porque tinha visto que ele tinha ganhado não somente o prêmio Hugo, quanto o Nébula! Deve ser por isso que acabei me decepcionando um pouco?
O livro até tem uma premissa interessante, mas nada fez muito sentido pra mim, não achei uma coisa muito palpável. Sei que não é um retrato da realidade, mas mesmo assim.
Uma outra coisa que com certeza é um motivo de reclamação pra mim, foram as partes com falas bastante machistas que são encontradas no livro. Sei a época em que o livro foi escrito e nem por isso acredito que as falas se encaixem no contexto, porque foram completamente desnecessárias.
Mas fora isso, pra quem gosta bastante de ficção científica, vale a pena dar uma olhada.

Adelson 26/01/2022

Não estava preparando para essa obra.
Como uma obra de ficção científica muito bem elaborada, construída e até mesmo engraçada em vários momentos.
De verdade, tentando não dar spoilers aqui, o autor consegue ao longo de vários capítulos te prender na narrativa e a maioria deles termina com um gancho e como será resolvida cada situação.
Um universo rico em detalhes onde você entende a lógica dos planetas, da sociedade e principalmente do Capitão Norton que faz vários levantamentos sobre a raça humana no espaço e quão minúsculos nós somos comparado a outras estrelas.

LucasLucena 26/01/2022

Encontro com Vida
Encontro com Rama, me fez muito feliz, pondo minha mente a imaginar, um pequeno pedacinho de como seria encontrar vida inteligente, que não se originou em nossa galáxia.

Me fez pensar o quão grandiosa a vida pode ser, e quantos mistérios e momentos a desbravar, essas leituras me motivam a dar cada dia mais valor a vida.

sara440 25/01/2022

Temos a resposta a uma velha pergunta. Não estamos sozinhos.
Bom livro. A geografia de Rama é bem interessante e a parte científica dessa ficção é ótima. No entanto, a partir da metade do livro que as coisas começam a realmente acontecer.

"O mistério de Rama aumentava cada vez mais; quanto mais descobriam sobre ele, menos compreendiam."

(24/01/2022)