Encontro com Rama Arthur C. Clarke

Resenhas -

Pedro.Henrique 22/01/2022

Encontro com Rama
Muitas coisas interessantes e personagens no qual eu não tenho nenhum problema em passar tanto tempo junto, mas... Acontece quase nada. E termina como começou, do nada.

Capives 19/01/2022

Excelente mistério
Gostei muito de acompanhar toda a aventura de investigar e descobrir mais sobre rama, é um livro bem consistente

Silas Jr 13/01/2022

Arthur é brilhante
É o meu segundo contato com o autor e mais uma vez ele me lança em uma aventura. Só que dessa vez no espaço. Toda a filosofia presente misturada com os terráqueos colonizando o espaço e ainda com medo de encontrarem um povo mais evoluído é brilhante.

V_______ 30/12/2021

Encontro com Rama
No futuro um asteroide cai na Europa causando milhares de mortes, isso faz com que os habitantes da Terra comecem a monitorar e conquistar o espaço, criando colônias em Marte, Mercúrio e em alguns satélites naturais como a Lua e Titã. Anos após a tragédia Europeia, uma imensa massa é detectada adentrando a via láctea, inicialmente pensam se tratar de um asteroide de gigantesca proporções, logo batizado de Rama. Ao mandarem sondas próximo a Rama percebem o grande erro, Rama é uma gigantesca espaçonave alienígena rumo ao Sol. Agora a espaçonave Endeavour é convocada a uma excursão à Rama, e descobrir se realmente há vida inteligente fora de nossa galáxia.
Adorei o livro, a forma como esse universo é criado, é fantástico e ao menos tempo apavorante. Minha primeira experiência lendo Arthur C. Clarke já me deixou com vontade ler mais desse que é um dos grandes escritores da ficção científica.

Marcio 29/12/2021

Esperava mais.
Gostei desse livro mais do que gostei do fim da infância do Arthur C. Clarke, muito genial a construção de Rama e gostei também dos personagens ainda que foram apresentados de maneira rasa, mas eu esperava algo mais engendrado, o enredo do livro permitia uma aprofundada nos criadores e no mundo que originou Rama, mas foi uma das ficções que depois de 2001 do autor esse para mim foi o melhor.

Graxaim 01/12/2021

Como qualquer trabalho do tio Arthur, não tinha como ser ruim. Mas superou todas as minhas expectativas. Pra mim uma das melhores obras de ficção científica, difícil acreditar que não tenho sido adaptado para o cinema.

Letícia Goliczevski Medeiros 17/10/2021

Ai ai a decepção
Encontro com Rama não chega nem perto de 2001: uma Odisseia no Espaço e O Fim da Infância. Enquanto nesses livros tem várias coisas acontecendo, reviravoltas e questionamentos sobre questões importantes, enquanto esses livros nos deixam surpresos e contemplativos mesmo após finalizarmos a leitura, Encontro com Rama não tem o mesmo efeito. Acho que o maior problema do livro é que a história dele não foge muito do que está previsto na sinopse. Os cientistas ficam explorando Rama, criando teorias sobre as coisas que encontram lá e quando surge algum problema em alguma missão de exploração, eles tentam resolver. E é isso. Não tem as grandes reflexões e dilemas dos outros livros do autor que eu citei, não tem grandes acontecimentos que prendam a atenção do leitor. A parte mais interessante do livro é a geografia de Rama e os "animais" que são encontrados lá. E só. Espero que eu tenha mais sorte com os outros livros do autor.

P.s.: o livro tem trechos machistas que eu tentei ignorar visto a época em que foi escrito. Além disso, os personagens não tem muita personalidade ou aprofundamento, algo que eu meio que me acostumei em ver em livros de fc mais antigos.

E.R.A.S 10/09/2021

Obra
Esse é o terceiro livro que leu desse autor?e como sempre o dilema! Não entendi nada mas senti tudo. São tantos pensamentos/teorias/conhecimento que se torna confuso mas o final é esclarecedor.

Rivernauty 20/08/2021

Gênial
Eu tinha acabado de ler um clássico romance vitoriano. Um livro de infinitas densidades que exigiu muito de mim como leitor. Ja é costume meu apelar para livros de ficção-científica quando eu entro nessas ressacas literárias. Quando eu escolhi ?Encontro com Rama? para ser a fonte da minha cura eu imaginava se tratava de um livro sobre extraterrestres, alienígenas e viagens intergaláticas e ?Rama? pode até ser classificado (por mais que superficialmente) dessa forma. No entanto o livro fala muito mais sobre o comportamento humano do que qualquer outra coisa.
Aos nos colocar em seu microscópio, o cientista e escritor Arthur C. Clarke faz um perspicaz ensaio sobre o comportamento humano mediante questões que estão além de sua própria compreensão e joga na cara a arrogância da importância humana mediante ao complexo universo que nos cerca.
Em curtos capítulos a história é desenvolvida de maneira dinâmica, rápida e sem tempo pra enrolação o que faz com que o livro tenho poucos momentos de tédio. O preço disso é que alguns bons personagens não são tão bem desenvolvidos como deveriam ser, mas isso não prejudica de fato a narrativa.

DeBem 20/08/2021

Um obra singular
O que significa isso? Uma obra singular.
Um livro cheio de detalhes, termos e explicações técnicas, o que lhe dá um certo charme, pois não é enfadonho.
Possui a magia de Arthur C. Clarke, inovador, e curioso do início ao fim. O autor é um visionário, o que não significa ser um grande escritor. Não possui a desenvoltura de um Ken Follet no manuseio da escrita, mas nós leva ao limite da mente o que é outra coisa, e que torna está obra fantástica e singular. Eu recomendo sim este livro. É curto, rápido, fácil e diferente. Que no final nos traz mais perguntas que respostas, e essa é a poesia do livro.

Gustavo.Cabral 18/08/2021

Coloca na sua lista de próximas leituras
Para quem gosta de ficção científica esse livro é uma parada obrigatória. Nunca li nada que fosse tão perfeito em explicação, roteiro e personagens do que Rama. A genialidade das descrições nos fazem realmente pensar que tudo é plausível e que essa história pode quem sabe um dia acontecer. 5 estrelas sem dúvidas.
Carol 21/08/2021minha estante
Eita, quero ler!

Michele Duchamp 26/07/2021

Eu sinto falta de HAL
“Encontro com Rama” é um daqueles livros que eu comecei neutra, depois me entediei bastante e, por fim, acabei adorando.
Vocês: Sério?
Eu: Sim. Eu adorei quando terminou.

Sarcasmo à parte, o que há de errado com Encontro com Rama?

Uma das coisas é o fato de ser mais ciência ficcional do que ficção científica.
A construção da nave Rama é muito boa e realmente parece um microcosmo particular. Porém, muito convenientemente, é facilmente adaptável à fisiologia humanoide. Em contrapartida ao esforço empregado para dar personalidade à Rama, os personagens sofrem com falta de aprofundamento.

E, por falar nisso, o protagonista é um daqueles homens brancos randômicos que está apenas um degrau acima de um androide. O narrador soa extremamente robótico.

Além desses pontos, o foco do livro são descrições científicas e a irrelevância da espécie humana no xadrez do universo, esse último ponto algo que Piquenique na Estrada fez com muito mais maestria. É o contraste dessa irrelevância com o protagonismo do indivíduo que, na minha opinião, tornaria esse tipo de argumento interessante. É a simpatia do narrador com as falhas e a pequenez humana que faz uma crítica dessas ter peso e significado. Arthur C Clarke não vai nessa direção.

Ainda assim, o que se entrevê é muito interessante. Mas é esse o problema: são apenas lampejos que não aproximam nada. São os humanos espartanos de Mercúrio, o fato de Rama estar há milhões de anos em sua rota pelo espaço, detalhes esquisitos da arquitetura ramana, entre outras questões que, se desenvolvidas ou ao menos iniciadas, dariam ótimas reflexões.

Tem ainda outras sequências, mas acho que ficarei por esse livro somente mesmo.

lukascione 23/07/2021

Sobre a viagem e não o destino
Eu diria que esse livro é sobre curtir a viagem e não sobre chegar no destino. O final, por mais que inesperado, não é incrível, mas a exploração e tudo o que rola no caminho até esse fim, foi muito legal, interessante e me manteve preso à história. O universo diferenciado, mas ao mesmo tempo relacionável ao nosso foi algo diferente do que havia visto nos outros livros do Clarke e com certeza ele se superou na ambientação nesse livro. Foi o que eu fiquei entretido na história mais rápido e que teve um ritmo mais acelerado de todos os que eu li do autor. Não diria que serve como uma primeira leitura para ficção científica, mas recomendo muito que leiam.