O Cavalo e seu Menino

O Cavalo e seu Menino C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino

Losrena 18/04/2021

No início foi meio lentinho mas como todos os outros livros esse foi incrível, eu achava que ia ver bastante dos irmãos Pevensie, oq me deixou meio decepcionada no começo mas eu logo me apeguei ao Cor, Corin e Aravis.
Jully Divulga Livros 18/04/2021minha estante
Essa é a crônica que eu mais gosto

Melissa 31/08/2022minha estante
Esse livro é muito boooooooooommm!!!!! Mas a viagem do peregrino da alvorada acho que ganha.

Tetê 07/05/2021

Divertido
Amei uma história alternativa de Nárnia, que conta a história de Shasta, um órfão que foge com um cavalo falante de Nárnia, para o Norte.
Muitas aventuras acontecem nessa viagem e reviravoltas também.
Personagens interessante e um bom desenvolvimento da história não é novidade nos livros de C.S. Lewis.

luizaxfm 02/10/2022

"não ouse não ousar."
Muito chato, não consegui me interessar. Os personagens são legais, mas a história é muito devagar e com poucos acontecimentos.

"Mas corra, corra, corra sempre!"

"A ninguém será contada a história do outro."

"O rei obedece às leis, pois as leis o fizeram rei."

"Incendiei-me nas labaredas do amor, e pareceu-me que o Sol ficaria escuro aos meus olhos, caso as nossas bodas não se realizassem naquele mesmo momento."

"Isso não significa que será alguém especial em Nárnia. Mas, enquanto souber que não é ninguém em especial, será um cavalo muito honrado."

"Já vivi cento e nove invernos e jamais encontrei uma coisa chamada sorte."

"Não ouse não ousar."

"- Viva! Salve! Vou ser principe a vida toda. Os príncipes é que se divertem!"

"Mas justamente uma das piores consequências da escravidão é esta: quando uma criatura não é mais forçada a fazer as coisas, quase já perdeu de todo o poder de forçar a si mesma."

"Minha ama, não se destrua, pois, se viver, ainda poderá alcançar o favor do destino; mas os mortos são iguais a todos os mortos."

"Abra-o e siga em frente, sempre em frente, por terreno plano ou escarpado, macio ou duro, seco ou úmido. Eu lhe garanto o que encontrará, sempre à frente. Mas corra, corra, corra sempre!"

"Quando as novas chegaram a meus ouvidos, escuro se fez o sol a meus olhos; recolhi-me ao leito e chorei durante um dia."

"- Sai em disparada para salvar a minha misera carcaça!
- Todos nós saimos em disparada.
- Shasta, não! Pelo menos correu na direção certa: para trás."

"- Já que não sabe montar, pelo menos sabe cair?
- Bem, todo mundo sabe cair.
- Estou dizendo o seguinte: sabe cair e montar de novo, sem chorar, e cair de novo e montar de novo, sem ficar com medo de voltar a cair?
- Vou tentar, posso tentar."

"- Mas quando falo do Leão, estou me referindo a Aslam, grande redentor de Nárnia, que nos livrou do inverno e da feiticeira.
- Mas ele é um leão?
- É claro que não é um leão."

"Pois acontece o seguinte: na Calormânia, aprende-se a contar uma história (seja ela verdadeira ou inventada), assim como você aprende na escola a fazer redações. A diferença é que as pessoas gostam de ouvir histórias, mas nunca soube de alguém que gostasse de redações."

Sara - @um_livro_por_ai 01/05/2021

O cavalo e o seu menino
Uma obra linda sobre amizade, heroísmo e soberania divina. Recomendo! Terceira crônica dAs Crônicas de Nárnia.

Beatriz 11/07/2022

Gostei...
3° história de crônicas de Nárnia que se passa enquanto os irmãos Pevensie eram reis e rainhas. Gostei mais do que imaginava, me surpreendeu bastante ent vou dar 4? ( por enquanto ksks).

leitora 18/03/2021

O Cavalo e Seu Menino
De todos os sete livros, foi o que menos me interessou, mas mesmo assim gostei bastante. A aventura é bem diferenciada, pois apenas seu final se passa em Nárnia, diferente de muitas que passam nesta terra o ?drama? da história.

Will 30/10/2020

Eu amo demais!!!
CS Lewis, é CS Lewis, mesmo com uma linguagem mais infantil, a história consegue ser cativante, logo no primeiro capítulo!

Essa história é um pouco diferente do que conhecemos, é uma história de quando Pedro, Susana, Edmundo e Lucy, ainda eram reis e rainhas de Nárnia, antes mesmo de retornarem a Inglaterra como acontece no fim do 2° livro!

Eu gostei muito desse, não é o meu favorito, mas CS Lewis mesmo com personagem desconhecidos faz com que amemos cada um deles.
Shasta é um menino pobre e com um Cavalo falante que encontra em seu caminho, decidem fugir para terem uma vida melhor, nisso muita coisa acontece, novos amigos, novos inimigos, novas aventuras, até de fato chegarem em seu destino!

Super indico a saga, no entanto já fiz alguns amigos comprarem, porque eu mesmo estou encantado ??

Até mesmo as referências bíblicas nas histórias, são super sutis mas ao mesmo tempo, tão explícitas, e são perfeitas! ?

Rebeca 30/12/2021

"Quando se espera sozinho, o dia parece ter cem horas."

Não sei dizer ao certo o que me fez não gostar tanto do livro, não me levem a mal os personagens são cativantes e nostálgicos. Mas em algum momento da história ela pareceu ter se perdido como se tivesse parado ali durante umas mil páginas, enquanto em outros parecia que a história toda estava correndo e ia terminar naquele instante.

Porémmm, teve pontos que eu gostei bastante do livro como por exemplo:
O Shasta
A ação a mais que teve nesse livro
O Shasta
As reviravoltas na vida de alguns personagens
O Shasta também
E ver um pouco de como foi o reinado dos Pevensies

Acho que esqueci de mencionar que eu amei o Shasta

Ana Brolio 22/06/2021

Nunca foi sorte, sempre foi o Leão ?
Realmente ele não se compara aos dois primeiros livros.
A leitura é muito linear,e começa a ficar mais interessante do meio em diante ,principalmente depois que entram na história os quatro grandes reis de Nárnia.
Ainda assim valeu a pena e em breve começaremos o próximo da coleção.

letAciaderaulino 06/04/2021

muito devagar, mas fica bom no final!
eu achei a leitura MUITO lenta até a metade do livro, mas depois ela melhora quando a viagem tá acabando... a batalha foi incrível, a narração dela foi mto engraçada! essa crônica teve várias frases legais, e coisas muito engraçadas :)
?a justiça é mesclada de compaixão?

Carol Matsuoka 15/03/2021

O cavalo e seu menino
A história se passa na Era de Ouro de Narnia, quando Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia eram jovens reis e rainhas de Narnia. É talvez o meu favorito da série... Isso talvez se de por causa das aventuras (melhor dizendo desventuras) de Shasta (que é o menino do título) entre os calormanos que são um povo vizinho dos narnianos e bastante diferente deles, se bem que não perdem em nada na riqueza cultural, eles me lembram os persas. A viajem de Shasta e Bri rumo a Narnia e repleta de desafios, mas os laços de amizade que se formam entre eles e os outros personagens são construídos de forma bastante verossimilhante e coerente e isso me faz amar a forma como a história é contada.
Isso pra não citar as referencias bíblicas (como na parte em que Aslam diz "Eu sou" me lembra muito uma passagem do Antigo testamento) e a atmosfera mistica que sempre é construída em todas as poucas (mas cruciais) aparições de Aslam.
e não Narnia não é uma dessas fantasias repletas de plot twists em que o final te surpreende, mas o fundo moral e os elementos leves do livro me fazem amar os finais felizes da série.
casbandeira 15/03/2021minha estante
Eu tô nesse!! Eu acho incrível como é tudo muito rápido, sem ficar de enrolação, num instante aparece um cavalo falante.. no outro, estão em Narnia!????????

darci jones and the six 11/08/2023

Bem Nárnia
Amei esse livro. Ele é bem Nárnia, como você imagina a estética, os personagens, a história.
Eu preciso dizer que eu leio ele bem tranquila, até o momento em que Aslam aparece. Nessa hora eu começo a chorar. Motivo? É o Aslam.

Trama boa, gostei de como foi desenvolvido e como as coisas foram se encaixando no final. Mas entre os três primeiros, esse fica em terceiro lugar.

Lewis com a escrita do jeitinho que eu amo.

???