Criança 44 Tom Rob Smith

Resenhas - Criança 44

Carolina 09/03/2014

Suspense da melhor qualidade
Tentei ler esse livro 2 vezes e não consegui me prender na leitura. Porém todas as críticas que eu lia eram positivas, então comecei pensar que o problema era eu!
Quando comecei a pensar em um livro para ler março/2014 do gênero suspense (para o Desafio Literário do Skoob 2014) logo me veio em mente esse livro e pensei na possibilidade de lê-lo de uma vez por todas.... e como valeu pena!
Realmente o começo é um pouco confuso, os nomes dos personagens são um tanto complicados e até você se acostumar e compreender quem é quem na história leva um tempo... mas depois que passei da página 100 não consegui parar de ler.
Não vou falar sobre a história pois tenho receio de falar demais, mas basicamente é sobre uma série de crianças que estão sendo mortas e a busca pelo autor dos crimes. Possui um contexto histórico bem legal e toda a história é bem amarrada.
Vale a pena a leitura.

Evy 15/02/2014

Emocionante!
Logo que esse livro foi lançado eu soube que iria gostar dele. A capa, o título, o tema. Era o primeiro livro do autor Tom Rob Smith e que estréia maravilhosa no mundo da literatura. Adorei a narrativa do autor e achei fascinante a maneira como ele foi levando a história de forma que de uma hora pra outra você se vê tão envolvido com os personagens que passa a sentir suas dores, suas dificuldades e seus desesperos, apesar de todo o contexto hediondo.

A História se passa na União Soviética de 1953, quando a mão de ferro de Stalin esteve mais impiedosa, apoiada pela polícia secreta do Estado que mantinha o regime com crueldade e brutalidade que as palavras de Smith nos fizeram sentir na pele. Nesse contexto, o corpo de um menino é encontrado sobre os trilhos de uma ferrrovia. O agente Liev Demidov, encarregado de forçar a família a acreditar que foi um acidente, se comove e começa a suspeitar que há algo de errado. Então se desenrolam duas histórias: a particular de Liev e sua esposa que, particularmente eu achei fantástica pelo drama envolvido, e a busca incessante do agente pela verdade por trás do terrível crime.

Smith narra de forma fantástica a sociedade soviética da época, oprimida, devastada, passando fome e sendo agredida física e psicologicamente por um sistema sem compaixão e piedade. É assustador. Assim como é assustador você se pegar apaixonada pelo personagem magnífico e extremamente bem trabalho que é Liev, considerando que ele é um soldado soviético, idealista e que acredita fielmente no Estado a ponto de não questionar ordens e perseguir, torturar e até matar se fosse preciso.

Enquanto o Estado tenta manter uma fachada de sociedade feliz e igualitária, onde crimes brutais como o do menino nos trilhos jamais poderia acontecer, Liev começa a se questionar e Smith nos apresenta a relação dele com Raíssa, sua esposa. É fascinante como o autor consegue fazer com que o mundo pessoal de Liev e Raíssa reflitam o contexto histórico da época. Até certo ponto do livro a relação é fria e superficial, tanto que você nem mesmo acredita que algo sairá dali. No entanto, com uma citação apaixonada de Liev, o casal se torna tão envolvente que no momento em que Liev tem de decidir entre entregar sua esposa por lealdade ao Estado ou ir preso, deixando seus pais sem casa e alento, você vive com ele esse momento desesperador.

A busca de Liev pela verdade, suas suspeitas e crescente desconfiança no Estado só torna tudo ainda mais cativante e surpreendente e nos encaminha para um final brilhante e extremamente criativo.

Leitura recomendadíssima!!

site: http://lyani.wordpress.com/2014/02/16/resenha-crianca-44/
Fe Sartori 13/07/2010minha estante
Eu tive que comprar esse livro depois desse comentário,
Parece realmente fascinante!

Roseli Camargo 06/10/2010minha estante
Eu tbm amei esse livro.

Dri Ornellas 20/10/2010minha estante
Achei muito interessante isso que o autor faz: nos faz acabar gostando de um homem que, no fim da contas, não é mais do que um assassino. É a prova que o mundo é cinza (e não preto-no-branco).

Nica 21/10/2010minha estante
Muito boa sua resenha, adorei. O livro é realmente muito bom.

Márcia Naur 08/01/2014

Criança 44 é um livro bem diferente, baseado em uma história real se passa na Rússia Stalinista. As personagens são envolventes e você realmente vivencia cada sofrimento, cada perseguição, cada prisão. A loucura instalada em uma sociedade que não se pode confiar em ninguém e, por muito pouco, qualquer um pode entregar você como subversivo. Um assassino está a solta e matando de forma cruel crianças, mas o governo alega que tudo está sob controle já que o comunismo reflete uma sociedade "equilibrada", diferente da "Ocidental cheia de degenerados". Mas um homem resolve descobrir a verdade sobre estes crimes e nos leva para uma viagem pela Rússia comunista, uma viagem aterrorizante e ao mesmo tempo fascinante. Um livro brilhantemente escrito e vai te prender até a última linha.

Diná 23/10/2013

Criança 44
Li esse livro por indicação de uma amiga, que me avisou que a trama era muito boa. De fato, não me decepcionei e até me surpreendi( por que não?!) com o livro.
Ele se inicia com uma história, aparentemente sem sentido com o restante da trama, de dois irmãos que vivem em um gulag( uma espécie de fazenda comunitária criada no período da URSS) na Ucrânia.
Posteriormente a trama narra, de forma mais ou menos paralela, a existência de um agente da polícia secreta soviética( Liev Demidov), e um assassino em série.
Após prender um veterinário inocente, acusado de conspiração apenas cuidar por de animais de diplomatas estrangeiros( a alegação era de que ele usava esse contato para transmitir informações aos embaixadores norte-americanos), ele começa a questionar sua profissão.
Nesse ínterim sua esposa é acusada de traição e, ao não denunciá-la, os dois são punidos sendo enviados para regiões inóspitas da URSS.
Antes de receber a punição, Liev havia sido convocado por seu superior para interferir( na prática intimidar) um colega que alegava ter tido seu filho pequeno assassinado- algo impossível de ocorrer, segundo o Estado, pois não havia mais crimes violentos entre os iguais soviéticos.
Leiv "apazigua" seu amigo e subordinado, contudo ao chegar a seu novo lar depara-se com um novo assassinado de criança. Ali se inicia uma busca pelo assassino, que ataca sempre criança de mesma idade, que são encontradas nuas e com um barbante no tornozelo, além de terra na boca.
Quem seria o assassino e qual sua motivação levam Liev e sua esposa numa caçada a um homem misterioso. O assassino já é apresentado, de certa forma ao leitor, que permanece sem conhecer sua identidade, mas conhecendo pouco a pouco sua personalidade doentia, técnicas e traços; enfim, a personagem é apresentada ao longo das narrativas dos assassinatos, que são paralelas a trama de Liev.
Gostei muito livro, pois a narrativa é ágil; crua às vezes, pois o pano de fundo da história é o período do stalinismo. Assim o autor retrata com cores vívidas a fome extrema nos gulags( não sei quem já viu fotos desse período, mas são... assustadoras mesmo), como a população era mantida alienada( há um trecho em que Liev se sente privado de informações para entender seu assassino e deseja informações do Ocidente), a idolatria e Stálin e a loucura e temores do mesmo.
Leiv e sua esposa Raíssa são cativantes. Raíssa irrita( pelo menos me irritou) em alguns trechos; mas não espero uma mocinha passiva, apaixonada e cheia de flores, porque ela não é assim.
Outro ponto que gostei é o narrador onisciente, que nos expõe os pensamentos do casal, um sobre o outro.

Samantha Corrêa 04/07/2013

Resenha em vídeo
Assistam ao vídeo pessoal!
Se gostarem deem um "gostei" e nos sigam :)

site: http://www.youtube.com/watch?v=yXw-kdV7je0

jota 14/06/2013

Crimes soviéticos
As páginas iniciais deste livro são impactantes e nos sentimos transportados para os anos 1930, na Ucrânia, então uma das repúblicas da União Soviética. Anos terríveis, em que se não bastasse o frio implacável, as pessoas também passavam fome e ter como jantar um magro gato podia ser algo maravilhoso.

É assim, caçando um gato que o pequeno Pavel desaparece, para desespero do irmãozinho Andrei e loucura de sua mãe, Oksana. Depois a ação salta para 1953: nos encontramos em Moscou e a União Soviética está sob o domínio do sanguinário ditador Stalin. E essa história (que marca a estreia do escritor Tom Rob Smith) continua nos deixando sem fôlego dado o seu ritmo vertiginoso. Praticamente cada capítulo se encerra com uma surpresa, uma reviravolta, a morte de algum inocente ou nossos heróis em perigo, o casal Liev e Raissa Demidov.

Para quem aprecia a história russa, Criança 44 tem um atrativo a mais além do crime que o agente Liev Demidov investiga: o autor pesquisou vários livros e nos traz um relato cru dos métodos de tortura da ditadura soviética. Que não perdoava ninguém, nem mesmo quando seus agentes se enganavam, pois se alguém estava sendo investigado era porque tinha algum tipo de culpa e então merecia morrer, geralmente com um tiro na nuca. Simples assim.

A certa altura, os superiores de Demidov o incubem de investigar a própria esposa, Raissa, que eles suspeitam ser uma traidora. Aliás, todo mundo era suspeito numa época em que irmão delatava irmão e qualquer deslize de um cidadão soviético era encarado como traição à pátria.

Bem, este é um best-seller por excelência, com (quase) todos os ingredientes que caracterizam o gênero. Mas muito bem escrito e onde os fatos se encadeiam perfeitamente do começo ao fim da história. E mesmo os exageros na ação ou a sorte previsível que acompanha os personagens principais são perfeitamente desculpáveis.

Lido entre 10 e 13/06/2013.
Arsenio Meira 19/06/2013minha estante
Excelente, Jair!
É isso. Como você deixou claro, "Criança 44" vai além da ficção policial.

Mescla um triste período da história, provando que regimes políticos ditatoriais são purulentos, com uma trama narrada em um ritmo estonteante.

Queria dar 4.5 estrelas. Classifiquei como muito bom, mas pode ser visto e encarado como um excelente romance.

Parabéns pela versatilidade e honestidade que você imprime em sua devoção pela Literatura.

jota 19/06/2013minha estante
Arsenio: grato por seu generoso comentário. Também fiquei na dúvida entre dar nota 4 (que seria aquém do valor deste livro, muito empolgante) ou 5 (pelos excessos de todo best-seller), pois não existe 4,6 ou 4,7, que expressariam melhor o meu entusiasmo pelo livro. Que é altamente recomendável para quem aprecia literatura de entretenimento com classe. E com que classe - ou talento - Tom Rob Smith escreveu Criança 44, hein?!

Arsenio Meira 19/06/2013minha estante
Exato, Jair. Tom Rob deu um show de talento.

E o meu comentário resulta de minhas constantes observações e leituras das suas análises.

Eu posso discordar um dia de você - sempre com respeito - mas é inegável a sua classe, honestidade e talento na hora de escrever sobre um livro.

Sua análise é honesta e sabe separar o joio do trigo, na minha opinião.

Valeu!

Ps - O DISCURSO SECRETO (Continuação de Criança 44) é tão bom quanto. Vale a pena.

Flavinha 09/04/2013

Eletrizante!
Cheeeeia de detalhes! Graças a esta característica da leitura, eu quase desisti dela: Durante boa parte da narrativa o autor fica descrevendo lugares, pessoas e situações, mas não conta a história, o que me deixou bastante agoniada... Só segui em frente msm graças ao comentário de uma conhecida num grupo de leitores no facebook, que disse que o livro era muito bom. E de fato: um pouco depois da metade, a história vai ficando cheia de mistérios, mas de alguma maneira sutil os fatos e personagens vão se ligando, de modo que o leitor não consiga largar o livro, principalmente porque apesar dessas ligações serem feitas, é muito difícil traçar qualquer hipótese, e aí o negócio é chegar logo ao final e: Se surpreender completamente!!!

Helder 21/03/2013

Romance histórico ou policial?
Acho que os dois. Às vezes tive a impressão que o autor tinha desejado fazer uma coisa e acabou seguindo por outro caminho, mas no fim o resultado ficou muito bom mesmo assim.
A capa nos diz que é um livro de suspense sobre psicopatas. Isso é fato, mas o livro é muito mais que isso, pois o autor envolve sua estória de crimes com a realidade histórica da Russia no governo de Stalin, logo após a segunda Guerra Mundial. E este cenário consegue deixar a estória mais fascinante ainda.
Tom Rob Smith nos joga dentro do regime comunista, e passamos a sentir na pele o medo que as pessoas sentiam e a tensão diária de se viver vigiado num sistema que prezava a caça as bruxas. Ele faz isso através de Liev e Raissa, os incríveis protagonistas deste livro.
Liev, um ex-soldado de Guerra condecorado, pertence a MGB, a policia politica que vive perseguindo e conseguindo confissões através de tortura de possíveis espiões que visam trair o regime comunista.
Logo no inicio, ele recebe a missão de convencer uma família de que seu filho não foi assassinado. Segundo o regime de Stalin, assassinato era uma coisa do ocidente. No comunismo, era tudo tão bom e justo que ninguém tinha necessidade de cometer crimes. Sendo assim, o único crime que eles acreditavam existir era a traição a pátria, portanto quase não havia policia para tratar homicídios.
Liev faz seu papel, e ao ver seu uniforme e imaginar as consequências, a família “aceita” que não houve nenhum crime, e que o menino morreu atropelado por um trem. Mesmo que a família dissesse que ele fora encontrado nu e com as visceras para fora.
Na sequencia, continuamos acompanhando o trabalho de Liev e vemos que o importante é gerar provas, e que todo mundo é culpado, até que apareça um novo culpado. Porém , devido a um amigo invejoso, Liev acaba caindo em desgraça, quando o partido passa a desconfiar que sua própria esposa é uma traidora. E haja reviravoltas e tensão. Quem está falando a verdade?
Liev não entrega sua esposa e ambos acabam sendo rebaixados e enviados / exilados em uma pequena cidade no norte da Russia. E é lá, nesta cidade que ele começa a encontrar novos casos de assassinatos de criança muito parecidos com aquele que acobertara em Moscou.
Mas no comunismo não existem crimes, muito menos crimes realizados por um serial Killer. Então começa novo dilema: Investigar sem o governo perceber ou aceitar os culpados encontrados , no caso um louco e um medico suicida.
Mas por algum motivo desconhecido interior, Liev decide que deve continuar a investigação, e segue em frente, mesmo sabendo que Moscou só está a espera de um pequeno deslize para acabar com ele.
E ai é como se começasse um novo livro que parece um roteiro cinematográfico, onde Liev e Raissa tem que fugir de seus perseguidores e encontrar o assassino antes que este cometa mais crimes.
Antes do fim descobrimos quem é o criminoso, porém acabar com este assassino não será tão fácil, pois o autor nos joga de novo no começo do livro. O criminoso e sua motivação são meio fantásticas, mas como já estava tão envolvido na estória, acabei aceitando todas as reviravoltas propostas e curti bastante.
Bom livro. Recomendo a leitura!

Gediane 07/03/2013

Incrivel
É o tipo de livro que te prende do começo ao fim. Vc fica tentando desvendar a historia e descobrir qual será o proximo passom de Liev. O final é surpreendente. Recomendo a leitura.

Gléh Alves' 21/02/2013

Perfeita Leitura.
enredo se baseia em um serial killer, que mata crianças sempre da mesma forma: próximo a trens, sob a neve, abrindo suas barrigas e torturando-as mantendo-as presas por barbante nos pés. Liev, o protagonista, precisa descobrir quem é o psicopata, mas antes precisa lutar contra o próprio sistema, que nega que existe alguém que pratique tais atos.

Volnei 17/02/2013

Criança 44
O livro começa com um tom angustiante. Em uma pequena aldeia, uma mulher cozinha as tiras da bota de couro para comer. Dois irmãos, o mais velho com 10 anos, saem para caçar um gato como prato principal para o jantar. Um deles não volta. É sequestrado, provavelmente para servir de alimento para outra família.
A trama se passa na Rússia Stalinista, em 1953. O medo está a solta nas ruas. Você não precisa fazer nada de errado para ser considerado um traidor, basta parecer suspeito de alguma coisa em algum momento. O agente da MGB, segurança do estado, Liev Demidov é apenas um dos agentes que prende e interroga inocentes até que eles confessem culpa de algo de que nem o menos tem conhecimento. Faz parte do trabalho e não há nada que ele possa fazer para impedir.
O corpo de um menino, filho de um de seus colegas, é encontrado morto perto dos trilhos do trem. O pai do menino está convencido que foi assassinato. Liev é enviado a convencer o homem de que se trata de um trágico acidente, pois é mais fácil acobertar os crimes do que encontrar uma resposta.
Liev começa a se incomodar com essas e com outras coisas. O ápice da revolta do agente ocorre quando Raíssa, sua esposa, passa a ser suspeita de traição e cabe a ele entregá-la para o estado. A mensagem subliminar está clara: é a vida dela pela vida dele. Se ele não entregá-la, os dois serão mortos acusados de traição.
Rebaixado e transferido de Moscou, Liev se depara com mortes semelhantes à do menino que foi encontrado nos trilhos e percebe que aquele não foi um mero acidente e esses não são crimes isolados. São obras de um assassino perigoso e extremamente cruel. Ele passa a investigar os casos e, a partir disso, sua situação com o governo fica cada vez pior.
A história é muito bem amarrada, contada lentamente e rica em detalhes. Entre o medo político, os maus tratos sofridos e as angustias dos personagens é possível sentir esse sofrimento junto com eles. É possível acompanhar a transformação de Liev e de seu casamento com Raíssa, apegar-se a personagens e torcer para que tenham um final feliz (mesmo sabendo que isso será praticamente impossível) e encontrar pelo caminho personagens detestáveis como Vassili, colega de Liev que cultiva por ele um ódio intenso que chega a ser seu estímulo de vida.
O autor parece não apressar a narrativa porque tem tamanha confiança em sua trama que sabe que vale a pena fazer o leitor esperar por ela. E vale muito. “Criança 44” é um daqueles livros que valem por tudo. Pela jornada, pela história em si, pela maneira como ela é contada e pelo seu desfecho.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Gabi 22/01/2013

Amei
Não dá pra parar de ler por um segundo hehehehe Sem contar que o final é absurdamente bom!

Andrea 23/12/2012

Surpreendente!

Criança 44

Comecei ler este livro apenas para ler mais um livro. Para minha surpresa se mostrou interessantíssimo, tanto no aspecto histórico quanto no suspense. Livros sobre a Rússia desta época não são muito comuns, eu mesma sabia muito pouco a respeito da terrível situação em que vivia a população russa (soviética) durante o regime de Stálin. A história começa com a morte de um menino que ,segundo o governo comunista, morreu acidentalmente. A família não aceita a hipótese e ,mesmo acuada, tenta buscar justiça. Eis que o agente Liev,membro da MGB(segurança do estado) aparece e começa a investigar. Durante as investigações são descobertos assassinatos de outras crianças em cidades vizinhas, nas mesmas circunstâncias, o que sugere a ligação entre os crimes e a existência de um serial Killer. Até aí ,mais uma história de assassinos em série, mas o que difere das outras é ver a interferência do governo para atrapalhar as investigações, sob a alegação de que o regime comunista era perfeito, portanto, se era perfeito não havia crimes. Caso admitessem a existência de um assassino isto serviria como propaganda negativa para o regime. Eles só se preocuparam com isso! Não deixavam as cidades vizinhas se comunicarem para que pudessem alertar-se umas as outras e ainda passam a ameaçar Liev e sua esposa. Mostra a vida miserável que as pessoas levavam nos gulags (fazendas de trabalhos forçados) e nas cidades menores e mais afastadas dos grandes centros, uma população literalmente esquecida. A história em questão se passa nos anos 50.

O mais terrível de tudo isto é saber que o livro foi baseado numa história real que aconteceu na Rússia nos anos 70 e 80, na região da cidade de Rostov. Depois ,pesquisando na internet, descobri que o governo agiu exatamente como descrito na ficção. O assassino esteve nas mãos da polícia por várias vezes, mas eles optaram por fazer vista grossa e o liberaram sob a alegação de falta de provas, única e exclusivamente para evitar um escândalo. Nestas condições ele passou anos cometendo crimes monstruosos, principalmente contra crianças e adolescentes. Supõe-se que foram mais de 60 assassinatos.

Como ficção e suspense, tem sim lá os seu elementos cinematográficos, o Liev nadando sob a crosta de gelo, fugindo do trem...etc, mas nada que tire o seu brilho, aliás foi muito bem escrito no sentido de prender a atenção do leitor pois faz muito tempo que eu não lia um livro que me fizesse ficar pensando nele durante o dia , na hora do trabalho, não vendo a hora de chegar em casa para continuar a leitura. Eletrizante!

Vale dizer também que as primeiras 150 ou 180 páginas são um pouco monótonas, então um pouquinho de paciência para quem for encará-lo, mas depois disso ele decola mesmo. Muitas surpresas e reviravoltas acontecem.

Outra dica , não procure informações na internet antes de começá-lo nem antes de terminá-lo, nem mesmo sobre o caso real dos anos 80! Você corre o risco de descobrir com antecedência quem é o assassino, e aí perde a graça, quase aconteceu comigo! Leia primeiro.

Na minha avaliação mereceu as 5 estrelas!
Anderson 31/03/2013minha estante
Caso real?! dessa eu não sabia...vou procurar :)

Andrea 31/03/2013minha estante
Só reforçando a dica Anderson, se não leu o livro ainda não procure muita informação antes. Você corre o risco de descobrir com antecedência quem é o assassino. Leia primeiro!