O Médico e o Monstro

O Médico e o Monstro Robert Louis Stevenson
Ana Julia Perrotti-Garcia

Resenhas - O Médico e o Monstro

Talhos 31/01/2024

O próprio livro me deu spoiler
Li quando era mais novo, adorei o livro do começo ao fim, pena que no meio da leitura acabei lendo a sinopse no final do livro e acabei levando spoiler do final, mas recomendo e uma leitura bem agradável.??

Mariana.Orlando 30/01/2024

Boa reflexão.
Gostei bastante desse livro, e amei a mensagem por trás. A discussão sobre a dualidade (ou até mesmo pluralidade) das personas em um único ser muito me agrada; e acredito que o livro consegue passar essa discussão aos leitores de uma forma muito natural, fluida e instigante.

Tive também uma interpretação crítica acerca da sexualidade e como a mesma era vista/tratada na época da obra. Talvez seja apenas meu subconsciente projetando minha realidade na leitura, mas que, de fato, parece em muitos momentos que os personagens são homens "que desfrutavam da companhia de outros homens" (como dito nas palavras do próprio livro), parece...

De qualquer forma, mesmo sem essa interpretação específica, o livro ainda lida muito bem com as questões humanas; em especial a alternância entre o bem e o mal que existe, inegavelmente, dentro de todos nós. O que é ainda mais interessante considerando que é um livro pequeno e rápido. Recomendo a leitura, vale a pena!

[spoiler]

ps: a última frase me pegou desprevenida! Esperava que Utterson fosse tecer comentários sobre o que acabou de ler. Mas ainda assim, terminar simplesmente decretando a morte de Jekyll foi muito forte. Me deixou com um gostinho de "quero mais"? Sim... mas achei muito bom, ao mesmo tempo.
Monge 30/01/2024minha estante
eu achei que estava ficando louco quando imaginei que facilmente poderia ser uma pessoa homossexual naqueles tempos! Afinal, tamanho escândalo para homens de tão alto renome na época, só mesmo com um segundo corpo! de fato a reflexão que o livro traz é bem interessante

Monge 29/01/2024

Dramas de um gay no século 19
O título desta resenha não está totalmente fiel ao que se propõe a obra sobre a qual pretendo comentar. No entanto, tem certa lógica imaginar que ser gay naquela época poderia ser um bom motivo para os fatos sucedidos com Henry Jekyll (mas certamente não é sobre isso que o livro trata diretamente). A narrativa da obra é bastante fluida e não tão difícil de compreender, o que, levando em conta a pouca quantidade de páginas, pode ser uma boa aposta para qualquer leitor. O clima de suspense é muito bem construído, tendo no final uma reviravolta muito interessante. Uma narrativa que realmente nos puxa, no entanto diria que o ponto alto da obra são as reflexões trazidas no final. Depois de reveladas as metamorfoses de Jekyll e sua duplicidade de ser, o livro apresenta uma grande reflexão sobre a disputa entre partes de nosso ser, uma mais cedida aos desejos mais pulsantes e apaixonada pela vida, já a outra mais agradável a normalidade que se espera da vida em sociedade. Um drama sobre a disputa de nosso id e nosso ego.
Mariana.Orlando 30/01/2024minha estante
Acabei de ler esse livro, e ao longo dele fui destacando as partes que julguei serem sobre dramas de um gay no século 19! Muito bom saber que não fui a única com essa interpretação!

Samanta 28/01/2024

Nesta obra acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de um personagem secundário, Mr. Utterson, que enquanto conversava com seu amigo Enfield, fora informado sobre um acontecimento ?esquisito? envolvendo um jovem rapaz que segundo Enfield, tinha a aparência ?desagradável, repulsivo? de nome Hyde. Utterson achou estranho, visto que Mr. Hyde era o nome do beneficiário do testamento do seu cliente e amigo Dr. Henry Jekyll. Após algum tempo, Hyde comete um assassinato, intrigando ainda mais Utterson, qual seria a ligação dele com um médico tão prestigiado quanto Jekyll??

Nayarapeixoto 28/01/2024

O médico e o monstro
O livro já teve várias adaptações: em filmes, em desenhos animados? mas uma coisa que achei bem curiosa, foi que em nenhum representam a real: o ?mostro? não é a persona maior e mais forte, é justamente o contrário? e a explicação para isso, é ótima.
O livro mostra que é impossível negar que as pessoas têm essa dualidade dentro delas e que não adianta reprimir um lado, que ele sempre aparece?e quando isso acontece, é muito mais intenso do que abraçar a dualidade.

skuser02844 28/01/2024

Primeiro livro do ano finalizado. Foi uma boa leitura, a narrativa foi um pouco confusa, porém, previsível.
Paola 28/01/2024minha estante
sim amor!!!!

Smilinguida 28/01/2024

O Médico é o Monstro
O livro fala sobre a vida do Dr. Jekyll e o Sr. Hyde. Principalmente no que diz a personalidade dos dois, um era correto em seu caminho e outro andava perturbado pela maldade.
Tem uma leitura bem leve e fluída, apesar de escrito em 1886, tem uma linguagem fácil de entender.

Khadija.Slemen 28/01/2024

Recomendo. Tudo que é humano está dentro de nós, queremos o bem precisamos alimentar o bem, queremos o monstro, alimentamos o monstro e tá feito.

Delrey 27/01/2024

O bem e o Mal
Não ironicamente, esse livro "O médico e o Monstro" vai mostrar justamente isso: os dois lados o bem e o mal. O renomado médico Dr. Jekyll cria uma porção mágica onde faz ele se dividir entre duas personalidades. Jekyll simboliza o bem e o Sr. Hyde, o mal.
Ao tentar separar suas duas personalidades, algo acaba saindo de seu controle e ele não consegue controlar quando o Hyde assumi sua vida, o colocando assim e situações embaraçosas.

Fran 27/01/2024

Me surpreendeu muito positivamente!
mesmo já sabendo tudo sobre a trama, que inspirou tantas outras histórias, o autor ainda consegue te envolver. muito muito bom!

Gabriela 27/01/2024

A reflexão de um clássico de terror
O que sempre espero de um clássico é ele ser bem escrito e fluído, o que "O médico e o monstro" faz com facilidade.

Mais do que um clássico, é um momento de reflexão, sua leitura faz com que cheguemos a um ponto de questionamento, não há uma maneira de lê-lo sem pensar em nossos próprios desejos, aflições, e nas ambições mais escuras que guardamos no fundo de nossas mentes e não revelamos a ninguém.

Ler este livro me fez bem, e eu recomendo muito.

Clara 26/01/2024

Não esperava que eu gostaria tanto desse livro
O começo não tava me prendendo mas depois de algumas páginas já não conseguia parar de ler
Recomendo para todos lerem

Ivonete 25/01/2024

A dualidade intrínseca da alma
Gostei bastante do livro, essa edição da Darkside tem outros contos além da novela O Médico e o Monstro.

Dos contos, gostei bastante do O Apanhador de Corpos, Markhein, O Demônio da Garrafa, e Janet A Entortada.

Mas O Médico e o Monstro é superior a todos eles. Gostei mais até do que A Ilha do Tesouro. Gostei muito do relato do Dr. Jekyll sobre a dualidade, a busca de vícios e prazeres sem consequências.

Essa busca desenfreada por prazeres indignos sem sofrer a degradação consequente me lembra Dorian Gray.

Quero fazer uma releitura, com a edição da Penguin, que tem excelentes textos complementares.

É uma daquelas histórias que eu já conhecia, nem me lembro como, mas nunca tinha lido o livro.

Recomendo.