Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Anna 04/04/2022

foi bom
Esse livro foi meu primeiro paradidático do ano, e como na maioria das vezes achei que seria um saco, contudo, acho que me enganei. Não li muitos nacionais, mas esse livro traz muito bem a ambientação na zona sul do Rio de janeiro. Como gosto de romances policiais, a leitura foi bem melhor que previsto. A história em si é bem construída, os personagem bem elaborados e a narrativa bem leve.
Ps: acho que essa obra daria um ótimo filme!

Clarice.Juliano 03/04/2022

Tive que ler por conta do vestibular da Uerj mas não me arrependo de nada, enquanto lia achei muito parecido com os livros da Agatha Christie e o plot nem passou pela minha mente. Abre muitas discussões sobre a polícia do rio de janeiro e como ela é no dia a dia

Lore 02/04/2022

Excelente livro, gostei bastante. E fácil de ler e tem um plot bem interessante. Fala sobre corrupção, abuso de drogas e até temas como machismo na sociedade.

hemy 31/03/2022

Um choque.
romances policiais nunca despertaram meu interesse e, confesso, não li esse livro por livre espontânea vontade e sim por ser uma leitura obrigatória para o vestibular. mas que surpresa boa, definitamente uma das melhores leituras que já fiz na vida.

o livro te leva a refletir sobre várias coisas de maneira sutil, com uma leitura que te prende em cada ponto final.

a reflexão sobre as verdades estereotipadas que temos e sobre a influência do lugar onde vivemos no nosso dia a dia foram feitas perfeitamente, sem um pingo de lição de moral de barata. os personagens reais; controversos e complicados, relações humanas e verdadeiras.

ler esse livro foi como sentar em um banco de praça e observar seres humanos sendo humanos.

kelvin 30/03/2022

Mais do que eu esperava!
apesar de não ser um dos meus gêneros favoritos, esse romance policial foi uma experiência muito positiva para mim.
eu comecei a ler super desanimado, achando que iria detestar, mas a obra Uma Janela em Copacabana de Luiz Alfredo Garcia-Roza superou minhas expectativas.
no final foi tudo muito bem detalhado, com tudo se ligando e mostrando que tudo tinha um propósito, o que eu amei.
ainda sim, achei a conclusão bem previsível e a história, como um todo, não muito diferente - o que não é nem um pouco negativo, só um detalhe que acho válido ressaltar.

Vitoria.Asth 29/03/2022

ótima leitura, fácil de entender. talvez se não fosse pela escola, não o leria nem tão cedo. gostei dos romances envolvidos e de toda a trama.

@pinheiroleituras 27/03/2022

uma obra sobre a certeza subjetiva e a verdade absoluta
essa com toda certeza é uma leituras obrigatórias mais satisfatórias que já fiz...

Ler essa obra do escritor Luiz Alfredo Garcia- Roza me fez refletir sobre assuntos que são extremamente recorrentes em nossa vivência contemporânea. O cenário principal se passa em Copacabana, Zona Sul da cidade maravilhosa. O estopim se inicia com três policiais que são executados em um curto espaço de tempo. Apesar de serem três tiras medíocres, suas mortes tem muito em comum pois foram eliminados por um assassino frio e que não deixa nenhum rastro.

?? Essa obra vai além de todo mistério presente na investigação dos assassinatos, pois o encantamento de lugar descrito pelo autor é uma das tantas marcas do gênero policial, que Garcia-Roza pratica com desenvoltura.

? Fato é que, a janela é o elemento de destaque da obra. Uma janela em Copacabana. Janela onde certo crime é observado por certa mulher, no início do livro, e que funciona como um ímã para a espiral de encontros e desencontros da história.

????? O enredo aborda também a problemática do crescente número de corrupção policial, violência urbana e as dificuldades para desvendar os casos de criminalidade.

? Nesse sentido, as vivências experienciadas pelas personagens principais nos faz refletir que o fato de ter a certeza sobre algo indica o primeiro degrau para assegurar a veracidade do ocorrido. No entanto não podemos nos apoiar fielmente em algo que está diretamente ligado à subjetividade pessoal do ser, pois esta não é concreta, mas uma ideia variável e não absoluta.

??Li esse livro por conta de uma prova que fiz nesse último domingo (dia 20 de março), o exame único da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - #uerj . Para essa prova os alunos precisam ler o livro selecionado ( #umajanelaemcopacabana foi o escolhido na votação para essa edição) para criar uma dissertação argumentativa acerca da temática cobrada.

?O tema desse ano foi:
? O princípio ?certeza não é verdade? deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas? ?

? Essa temática me fez refletir sobre uma reflexão feita ao final do livro pelo Delegado Espinosa. A certeza provém, na verdade, da íntima reflexão de cada indivíduo, ou seja uma afirmação pessoal ; em contraponto à verdade, que é absoluta e inegável.

Enzo 25/03/2022

investigação em Copacabana
A história se passa na famosa Copacabana, onde o protagonista, delegado Espinosa, investiga junto de sua equipe uma série de crimes. Uma história muito bem narrada, com acontecimentos interessantes, e, embora curta, envolve o leitor até o final, 5??

sembarizon 24/03/2022

uma janela em copacabana
confesso que me surpreendi demais com esse livro. esse livro foi recomendado pela escola para a aula de literatura e não estava com muita vontade de ler. se não fosse por causa de prova, talvez nem teria aberto. decidi, então, dar uma chance e achei a história muito envolvente. uma história de suspense muito gostosinha de ler e que te deixa fascinado. achei genial o final!!!!

mai 22/03/2022

descontraído.
eu simplesmente amei Irene. por mim, a trama era toda sobre ela. acho que isso diz bastante.

Lucas.Lopes 22/03/2022

O livro tem uma atmosfera enigmática que vai ficando cada vez melhor ao longo da trama.
Fiz a leitura para o vestibular 2022 da UERJ e superou minhas expectativas.

ayne 21/03/2022

Nunca fui muito fã de Romance Policial e essa leitura foi mais que uma obrigação pra mim, de primeira eu li completamente forçada por conta de um vestibular que cobrava a leitura! Mas da segunda vez sem obrigações, sinto que gostei mais da leitura, o autor foi genial no plot e se passe em um cenário brasileiro digno de filme!