Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - Uma Janela Em Copacabana

Noany0 16/03/2022

normal
Li esse livro por conta do vestibular da UERJ e achei normal, no sentido de que não é nada super surpreendente mas tbm não é ruim;
O livro é dividido em 4 partes, porém a primeira parte é bem monótona e eu particularmente demorei um tempo para pegar um gosto a continuar lendo, provavelmente se fosse uma leitura pessoal, eu largaria, apesar de que o desenvolvimento começa a melhorar a partir da segunda parte;
Quanto a escrita, tem pontos bons e ruins, por ser muito poético é interessante e descreve muitos cenários do RJ, mas ao mesmo tempo, essa descrição pode ser demasiada e é justamente o que traz um certo tédio na narrativa;
Nenhum dos personagens é sensacional, nem da tempo de se apegar a eles;
A história não termina com um desfecho concreto mas dá a entender uma ?conclusão?, nada surpreendente, tem indícios do q vai acontecer bem antes, se prestar atenção;
Acredito que faz bastante uma crítica à questão da corrupção, no caso dentro do departamento policial e governamental;
É isso, no fim das contas é válido e o livro é normal.

Ray 14/03/2022

Surpreendente
No início a leitura me foi cansativa mas com o passar dos capítulos estava cada vez mais apegada a história, nunca tinha lido um romance policial e gostei bastante de o meu primeiro ser um nacional, li com o propósito de fazer a prova da UERJ mas acabei gostando e com certeza lerei mais do autor e do gênero futuramente.
E o final foi surpreendente

Fefa 13/03/2022

melhor do que esperava
demorei pra engatar
finalmente acabei, adoro historias de descobrir assassinos, esperava menos do livro

NicholasJade 12/03/2022

O crime compensa
Confesso que só vim conhecer ?Uma janela em Copacabana? graças ao vestibular da UERJ, e de certa forma foi uma leitura que me agradou bastante. O fato de se passar no Rio de Janeiro, em ruas conhecidas e mencionando locais reais que podemos visitar me encantou bastante.
A narrativa me prendeu, mas o final me decepcionou um pouco. Afinal, possuímos uma resposta, mas não uma solução. No fim, o autor fugiu da ficção para a realidade, e a realidade no Rio de Janeiro de 2001 não mudou 21 anos depois: briga de miliciano é caso arquivado.
Apesar da leve frustração pela narrativa se assemelhar aos desenrolares dos jornais, e do incômodo com o uso de um termo transfóbico no texto, eu achei que o livro atendeu sua premissa muito bem.
Há poucas narrativas noir nacionais, e estou muito mais curioso para ver como a UERJ vai trabalhar com o livro.

Jennifer 12/03/2022

Li esse livro por conta do vestibular da UERJ mas só pelo gênero eu já sabia que ia gostar. Achei a história muito boa, muito bem pensada, todo o mistério envolvendo as mortes dos policiais deixou tudo mais legal. Fiquei feliz que eu descobri quem era o assassino beeem antes da conclusão final (primeira vez que eu acerto).

Karol 11/03/2022

Li por causa do vestibular, mas até que achei interessante. Me cativou deis do início, gosto de temas que aborda investigação criminal.

Ana 10/03/2022

Uma janela do Rio
Aos que farão UERJ: o livro aborda diversas pautas, entre elas: machismo, corrupção, o cenário urbano (uma Copacabana turística x uma Copacabana criminosa), banalização da violência e até mesmo esteriótipos com a mulher (Serena não era uma mulher serena, celeste não era celestial e por aí vai?). No mais, tem uma escrita fluida, bem plastificada quanto ao cenário, mas não vi problemas nisso. O assassino não era óbvio e quebrava padrões que o próprio livro nos levou a construir, ponto a mais por isso.

Clara 09/03/2022

Final péssimo! ouvi falar tão bem desse livro mas em nenhum momento a leitura me prendeu nem senti vontade de continuar, só terminei porque preciso ler pra prova da uerj se não tinha largado

Ray 08/03/2022

Bom, mas não leria de novo.
Um livro de muitos altos e baixos, principalmente por eu não consumir este tipo de gênero literário, logo, teve momentos em que estava super empolgada e outros que me arrastava para ler.

É uma boa história, com bons personagens e uma excelente ambientação, de fato, o que mais me prendeu foram as ruas da zona sul do Rio.
O fato de quem menos se espera ser responsável pelos assassinatos foi o que mais me animou; incrivelmente chocante e legal descobrir que fora a Celeste. Pra mim, ela é braba demais por tudo que planejou.

OBS: Irene melhor personagem.
Alê | @alexandrejjr 17/03/2022minha estante
Rolou um spoiler nessa resenha aqui, não? ?

Luiza 07/03/2022

o livro é bem arrastado, principalmente no início. em alguns momentos fica mais interessante, mas aí acaba esfriando de novo, o que desanima bastante até chegar no final-que prende a atenção mais uma vez kkkkk-.
boa escrita, plot interessante, mas nada surpreendente.

rita615 06/03/2022

é um bom livro que entretem bastante mas como eu li ?obrigada? pra fazer a prova da uerj eu demorei um pouco demais pra ler.
mas enfim, é bem legal pra quem mora no rio e consegue se situar nos lugares e a escrita é muito boa

cristal reis 05/03/2022

meio chatinho, demorei séculos para engatar na leitura, só começou a ficar interessante quando Espinoza começa a se encontrar com a serena. O final é previsível.

nanda 03/03/2022

confesso que li só pelo vestibular da uerj KKKKK mas de verdade achei MTO BOM!! adoro um mistério, um negócio a ser descoberto, reviravoltas e tudo mais sabe? e gostei bastante que se passa na minha cidade então ainda dá mais essa sensação de dentro da história. amei o jeitão diferente do delegado espinosa e sua paixão por livros (alô representatividade bookstan kkkk) nossa queria mto ler os outros da série até sério msm.