De Eva a Ester

De Eva a Ester Debora Otoni

Resenhas - De Eva a Ester

Rogério 08/01/2021

Não tenho muito o que dizer, senão agradecer.
Há um bom tempo que não faço uma resenha aqui no Skoob, mas, não sei o porquê, acho que vale a pena tecer alguns comentários sobre este livro.

Eu não acho que o livro seja literariamente impecável, talvez porque eu não seja a melhor pessoa do mundo para avaliar este quesito. Seja como for, essa não é a sua proposta. Mas, uma coisa precisa ser destacada: há beleza em tudo o que está ali, uma beleza de encher o coração.

É tão ruim que enxerguemos, geralmente, as mulheres da Bíblia com os olhos dos homens teólogos - por mais importantes que sejam -, com suas análises objetivas, científicas, herméticas, tão faltas de graça. E é essa a maravilha desse livro, achar graça mediante uma observação doce e singela do coração feminino.

Agradeço às escritoras por isso, agradeço pelo cuidado com que lidaram ao escrever sobre as personagens.

Agradeço principalmente ao Eterno por ter criado alguém tão diferente de nós, homens, e com a capacidade de temperar a vida com qualidades que não encontramos dentro da nossa alma.

Belo livro.
Samara 08/01/2021minha estante
????

Túlio 09/01/2021minha estante
Deu vontade de ler

Vanessa.Pontual 24/01/2021minha estante
Quanta sensibilidade, Rogério. ??????

Marcos 13/05/2021minha estante
Deu vontade de ler mesmo. Vou por na lista.

Ana Carol 04/07/2021minha estante
Tb fiquei com vontade de ler! Me encheu de alegria seu comentário singelo e sensível! Obrigada pela resenha!

Quase Thaís 31/12/2021minha estante
Uau

Nay 21/02/2022minha estante
Estou lendo e amando! Perfeita a sua resenha. ??????

May | @vidadaleitora 20/03/2022minha estante
Livro perfeito e Rogério falou com muita singeleza ??

Glória 28/04/2023minha estante
É um livro lindo mesmo,estou amando a leitura.
Ele é pequeno,fácil de ler e as histórias contadas na ?perspectivas delas? são tão mais profundas!?

Mayara945 20/03/2021

Tocante
Livro com uma edição gráfica muito linda. Cada página, cada detalhe engrandece a experiência de leitura.

O livro aborda, pelos olhos de cada autora, a vida de mulheres retratadas na Bíblia: mesmo aquelas que aparecem em um único versículo, tem apenas o nome citado ou até mesmo não sabemos qual era o seu nome... Cada história nos leva a refletir sobre a feminilidade e como Deus pode usar cada uma de nós para cumprir um propósito maior.

Rafael1548 30/09/2023

Livro Péssimo de Horrível!
Na apresentação do livro (p.11) há duas declarações importantíssimas que dirige toda estrutura desse livro: ?ele é teologia do viés feminino? (nítida frase feminista, que está impregnado em toda obra) e ?fascinante ficção poética?.

Se fosse somente ficção, alguma coisa poderia ser salva (como a história de Eva e Safenate). Contudo, A.W.Tower, em seu livro ?de Deus e o Homem?, salienta algo fundamental:

?(...) Em nome da liberalidade, muito lar cristão foi aberto para uma literatura que brotou, não de uma mente liberal, mas de uma mentalidade mesquinha, suja e poluída pelo mal. ?

Digo isto que, sob a égide de ficção e licença poética, muitos querem impor sobre a Bíblia aquilo que Ela não diz.
No que se refere à TEOLOGIA DE VIÉS FEMINO duas graves situações são encontradas na obra. A primeira é a destruição da Cláusula Pétrea da Hermenêutica Bíblica que é: A BÍBLIA INTERPRETA A PRÓPRIA BÍBLIA. Em TODOS os textos é nítido a interpretação pessoal, imposição de sentimentos e indignação particulares que são tidas como verdades teológicas. Se fosse somente ficção, poderia explorar grandemente isso, mas o livro não se apresenta assim. Esse viés trouxe inúmeras HERESIAS na História da Igreja e é a porta de entrada para o LIBERALISMO TEOLOGICO que é câncer destrutivo.

O segundo grave problema se encontra na partícula ?viés feminino?. Teologia JAMAIS parte do ser humano para si mesmo. A teologia genuína parte de DEUS que se revela e intervém na história e é compartilhada pela Igreja do SENHOR (Deuteronômio 29.29), indiferente de castas criadas por movimentos sociais.
Realmente foi frustrante a leitura deste livro e a perda do meu dinheiro na compra.
Polly.Bw 30/09/2023minha estante
Essa muier aí é progressita

priscyla.bellini2023 01/10/2023minha estante
Passada, não sabia.

Elle 01/10/2023minha estante
Estava muito disposta a lê esse livro, porém após sua resenha irei passar é longe dele.

lucia ;) 23/04/2022

O livro em si é muito bom, apenas me surpreendeu pois achei que fossem histórias mesmo, mas tem uma dinâmica muito mais chamativa.
Atentem para alguns gatilhos presentes no livro, como por exemplo estupro, etc; Livro ótimo, chorei em algumas partes

bella.godinho 14/02/2022

Uma leitura rápida e fluída.
Para mim, foi mais um entreterimento do que um livro que traz grandes ensinamentos sobre a vida e caminhada cristã. O formato do livro já remete um pouco isso, já que é repleto de diálogos, descrições em primeira pessoa e poemas. Recomendo ler com a bíblia ao lado para checagem das referências bíblicas, facilitar o entendimento do que se passa e até fazer algumas comparações.
Mas é inegável que a forma como as autoras contam as histórias das mulheres da bíblia (velho testamento) é carregada de sentimento, graça e delicadeza.
Me emocionei em algumas kkkkk, principalmente na de Eva
Rafael Kerr 14/02/2022minha estante

Jennie 30/07/2021

De eva a Ester
Uau ....
Que livro poderoso, que leitura impactante.
Li esse livro com o coração apertado, ler essas história é ver a forma como elas foram contadas mudou algo em mim.
Sempre pensei em como seria se as mulheres da bíblia contassem suas próprias história é acredito que esse livro não fuja da realidade.
As histórias contadas aqui são retratadas de uma maneira muito real, verdadeira, emocionante as autoras fizeram um trabalho sem igual nele .
Todas as história são incríveis ,cada uma com sua singularidade
Eu ainda não consegui formular uma opinião direta sobre o assunto
Esse é o meu trecho favorito
"(...) minha voz não manda em nada, minha força não vence batalha nenhuma, meu poder não redime nada, minhas qualidades não embelezam nada, meu cuidado não protege ninguém. É Ele. Sempre foi Ele. Lutando minhas guerras. Me protegendo no seu Amor" De Eva a Ester pág 167
Não sou boa com resenhas mas esse livro me marcou muito com toda certeza já está entre os meus melhores.

Juliana 27/09/2023

????
Um livro maravilhoso, com a narrativa leve, fluida, intensa e escrita com muita delicadeza e empatia. Amei cada história, e muitas foram marcantes.

Nilvandra Ayla 01/04/2023

Perfeito!
Esse livro é simplesmente perfeito, conseguimos, através dele, ter uma visão mais próxima e profunda de grandes mulheres da Bíblia.

Mulheres essas que lutaram e batalharam, que sofreram. E diante da dor, suas atitudes lhes fizeram lembradas por toda a história.

E nós, o que estamos fazendo para o reino?

estrelana 05/12/2021

<3<3
esse foi um dos melhores livros que li esse ano
cada capitulo é de uma mulher que aparece na historia de Israel, de Eva a Ester. os textos são muito tocantes e sensives... amo

Bi Sagen 14/04/2021

O livro de Eva a Ester nos apresenta 44 textos, com foco em algumas mulheres da Bíblia.

Contos, peças teatrais, entrevistas, diários, cartas, e outros estilos literários, que apresentam uma nova perspectiva, a partir dos relatos que já conhecemos.

Essas histórias "dão voz" a essas mulheres, nos tornando mais próximas delas, ao vermos seus medos, falhas e pecados. E nos identificarmos com elas.

Não são textos teológicos, mas me fizeram refletir sobre Deus de forma prática no cotidiano.

É até mesmo difícil conseguir escolher as histórias favoritas. E recomendo que leiam poucas por dia, porque apesar de curtas, tiveram bastante impacto para mim.

Thiago.Morais 18/12/2020

Vale a leitura!
Glória a Deus por esse livro, glória a Deus pelas autoras, mas, principalmente, glória a Deus pela mulheres citadas nesse livro. Um compilado de mulheres fortes e que eram à frente do seu tempo, mulheres corajosas e que mudaram o curso da história com o seu posicionamento.

Mariana 11/01/2021

A história viva de mulheres bíblicas.
Não poderia ser melhor este livro. Um
encanto verdadeiro para os nossos olhos com ilustrações e diagramação perfeitas. Agora a descrição de cada personagem é incrível demais.

As autoras tiveram uma sensibilidade e agudeza que me fez até defender uma personagem, e olha que ela não é muito amada.

Eu gostei muito da escrita, achei poético e incrível. Que haja mais edições!

??????????

Gercina.Alves 18/06/2021

Ressoar
Confesso que o começo da leitura não me prendeu, acho que não tinha me inteirado do estilo e da intenção do livro. Mas me adentrando nos relatos e me permitindo observar com mais sentimento, me senti tocada e representada nessas mulheres do grande livro.

Cada uma tem tanto a nos ensinar, a Débora Otoni e suas lindas amigas encheram de beleza e sentimento cada história. Foi realmente como se a voz delas ressoassem pelos tempos vindo ao nosso encontro aqui e agora.

Bella 29/08/2021

Amei
De Eva a Ester é um livro que traz visibilidade às histórias das diferentes mulheres que protagonizaram momentos próprios, sejam eles triviais ou decisivos para uma nação, no Antigo Testamento, cada qual contada com muita criatividade e uma delicadeza única. Cada mulher terá sua jornada contada de sua própria perspectiva, o que cada uma sentiu vivendo determinadas experiências. Por exemplo, Eva, a primeira mulher que comeu do fruto proibido, o que ela pensou e sentiu vivendo aquilo? É exatamente essa a proposta do livro, pois o que lemos na Bíblia ou o que é comumente pregado é mais uma visão do homem ou de Deus, então esse livro realmente traz uma proposta inovadora que relembra e valoriza a história das mulheres.

Eu sinceramente amei tudo, amei a escrita de cada autora, amei que existem vários tipos de escrita em formatos de prosa, poesia…, amei as ilustrações e amei a forma como as autoras interpretaram a história de cada mulher citada de forma graciosa e com muito amor. Notei em alguns textos a presença de alguns erros de revisão, mas nada que afetasse muito a leitura, portanto, eu gostei muito.

Jéssica 31/03/2021

Pra ler com a Bíblia ao lado
Sinceramente, achei uma leitura bem vazia. Salvo algumas pouquíssimas (pouquíssimas mesmo) boas histórias, no geral, elas falam, falam, mas não contam nada.

Encontrei visões que, do meu ponto de vista, estão bem equivocadas, se comparadas com o relato bíblico. Por isso, acho que é um livro pra ler consultando a Bíblia. Aliás, leitura por leitura, os quadros informativos das mulheres da minha Bíblia da Mulher oferecem uma visão bem mais ampla e profunda delas do que as apresentadas nesse livro. É uma pena, porque estava "namorando" ele desde o seu lançamento e na primeira oportunidade comprei.

Agora, deixando de lado o seu conteúdo, a edição gráfica dele é perfeitaaaaaa. De longe, um dos livros mais lindos (fisicamente falando) que já li. Infelizmente, agora vai servir só pra enfeitar a estante mesmo.

P.S.: o livro precisa de uma revisãozinha um pouco mais atenta, deixaram passar alguns errinhos que acredito serem de digitação/falta de atenção, não são erros de português. Mas mesmo assim é algo chato de encontrar em um livro publicado.
Sarah Mota 30/11/2022minha estante
Estava pensando e comprar, mas o meu medo é exatamente do que você diz na resenha. Tenho medo dele ir por um lado de colocar a mulher onde não deve ser colocada, só receio mesmo. Acha que é interessante de se ler? Agregou alguma coisa? Teria algum outro livro para indicar com a mesma pegada? Obrigada!