Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Carol 24/12/2023

Não sei se o problema foi a tradução, a revisão ou a própria escrita da autora, mas achei o livro bastante fraco e ineficaz no quesito retratar uma personagem considerada tão forte e marcante quanto Frida Kahlo.

Erica.Barone 13/12/2023

Não conhecia a biografia de Frida Kahlo e o romance de Caroline Bernard me foi uma agradável surpresa. Através dele é possível compreender as pinturas da artista, permeadas de paixão e autenticidade. Vi alguns comentários criticando a romantização da relação com Diego, mas descordo. Frida Kahlo embora tenha sido uma heroína, era humana, o que justifica a dependência emocional em relação ao marido, retratada no livro. Por fim, amei o projeto gráfico da edição da Tag.

Claudiaott 05/12/2023

Uma mulher que sempre viveu intensamente
Uma visão romanciada da vida da artista, mostra o quão intensa foi sua vida, repleta de altos e baixos, o seu grande amor por Diego e as dores que a acompanharam, não apenas as físicas mas também as do coração. Dores essas que foram a principal fonte de inspiração para seus quadros.

Rafaelly-Silva 03/12/2023

Uma obra de arte
A história da vida de Frida, é uma obra prima, muita força, valor, lealdade e coragem. muito emocionante e apaixonante, a história de uma guerreira simplesmente, suas grandes obras e sua vida com Diego Rivera foi uma grande obra de arte, assim comos sua inumeras tentativa de se tornar mãe, mais que devido a um grave assidente, não teve essa oportunidade. o que lhe foi de grande, infortuniu e inspiração para varios de seus quadros, fora suas lutas para um país com igualdade para todos. a vida de Frida foi tudo menos monotona, foi simplesmente uma obra bem pintada ... recomendo de mais para que gosta de saber mais sobre a vida da mesma, pois a jornalista soube disertar muito bem essa obra prima.. bjs

Silvia Schiefler 06/11/2023

Como qualquer romance que envolva a intensidade incontestável da vida de Frida Kahlo... História maravilhosa que permeia alguns personagens encantadores com a vida de Frida... Todas as dores e amores estão ali presentes, assim como sua dependência amorosa e emocional em relação a Rivera... A conturbada criação de cada um da seus quadros, como partos sofridos são o pano de fundo da história... Apaixonante.

Ana Schultz 02/11/2023

Impressionante
Inicialmente não esperei algo tão bom! Mas Caroline me fez ver a vida de Frida de uma outra maneira, tão linda?

pitypooralfie 11/10/2023

03.07.21

Até mais ou menos 80% do livro eu estava gostando da progressão da história e de como a autora organizou algumas cenas e diálogos. Daí até o final do livro, fiquei com a impressão de que ela correu um pouco e atropelou certos acontecimentos importantes na trajetória da Frida.

E apesar de gostar muito da escrita e da inventividade na hora de "preencher lacunas", não vi um aprofundamento maior nas obras da artista e todos os significados que elas carregam; as que foram citadas o foram de maneira um tanto superficial e corrida.

Sobre os personagens: não sei até que ponto eu gostei do Diego mostrado aqui; mas não tenho conhecimentos biográficos profundos sobre ele para fazer uma crítica mais contundente. A Frida da história oscilou muito entre a dependência e a liberdade em relação ao marido, e parece que a situação piora um pouco após o divórcio. Também senti falta de mais aparições do Guillermo e dos amigos do casal.

De forma geral, a leitura foi proveitosa e bem rápida. A escritora guia o leitor pelas páginas de uma forma muito orgânica e gostosa de ler. Um bom livro para aproveitar em um fim de semana.

Karolina 04/10/2023

Decepcionada
Eu esperei tanto desse livro. Amo Frida e tudo que conta sua história, mas esse livro foi uma decepção pra mim! Sem falar que foca praticamente 90% em Diego, mostra apenas o quanto ela era dependente de um homem que na minha visão so fez mal a ela !

Nadja Maria 06/09/2023

A emoção de Frida!
Eu fiquei muito comovida com essa história, apesar de já ter visto o filme, eu gostei de ler os pensamentos de Frida, pq mostrou o quanto ela era frágil e forte, um coração de leoa! Ela foi muito guerreira na vida, enfrentou tantas dificuldades e se tornou um ícone!

Lorena 24/08/2023

Muito romance e pouca luta
Frida Kahlo pode ser descrita como um ser transcendental.
Ela era uma mulher que percebeu que as conexões são feitas conosco e também através de nós. Percebeu que nós somos o reflexo do meio que estamos inseridos mas que também refletimos quem somos no meio em que estamos. Não é um fluxo único e sim vários fluxos multidirecionais em todos os sentidos e estímulos possíveis. Frida aprendeu a escutar a voz de mulheres, socialistas, mexicanos e, principalmente, a voz de si mesma.

Dessa forma, criar uma narrativa onde sua história permeia apenas os seus romances é algo muito simplório. A sensação foi de estar lendo um coming age de uma mulher muito maior do que aquilo.

Ler sobre Diego como uma figura apenas romântica, parece apagar os lados extremamente negativos sobre ele e seu impacto na história da Frida. Apesar de mencionados, os traços tóxicos do relacionamento dos dois sempre eram ínfimos comparados com os positivos, o que é meio irreal.

O livro aborda acontecimentos de uma maneira bem romantizada e foca muito nos relacionamentos de Frida. Sua identidade é resumida a casos com homens e mulheres mesmo em um casamento totalmente infeliz que não consegue sair. Os abortos, as mortes, as traições, as guerras, o México e a política são apenas planos de fundo de seus amores, quando na realidade foram essenciais para a construção de suas pinturas e da sua identidade que transcendem por todos esses anos.

Djamila.MagalhAes 09/08/2023

A melhor parte é a capa
Gostei mais da capa do que do livro em si. Achei os diálogos meio irreais - fiquei com a sensação de que pessoas verdadeiras não falariam daquela forma.
Acho que pode ser uma boa obra introdutória para que ainda não conhece Frida.

Tatiane.Paolucci 03/08/2023

Necessário!
Apesar de ler muitas críticas sobre a forma como a autora relatou os acontecimentos sobre Frida, eu só tenho elogios, eu acredito que ela foi extremamente sensível e cuidadosa e muitas vezes eu me sentia vendo a um filme, pude sentir a dor e a força de Frida.
E só cresceu minha admiração por essa mulher tão importante para a construção de nossa história. Seria uma rebelde a seu tempo.
Eu gostei muito do livro e com certeza lerei em outros momentos de minha vida!

Trechos que mais me marcaram:

"Depois de ter feito o ultimo traço e de ter baixado o pincel, ela sentiu que tinha realizado uma imagem verdadeira do sofrimento feminino, que, com sua forma, estava profundamente enraizada na terra e na cultura mexicanas. A pintura era a expressão da imensa dor pela gravidez interrompida, que a deixara totalmente desamparada e desprotegida. Ela não havia inventado nada; toda a lembrança dolorosa, tanto física quanto mental, toda a esperança e, no final, o grande fracasso - tudo estava expresso naquele quadro. Ao mesmo tempo, ele representava a força inacreditável que as mulheres como ela emanavam, mesmo em extremo sofrimento. E a orquídea representava o amor. O amor que possibilitara a gravidez, e o consolo que Diego lhe dava depois da morte do seu bebê.
Essa orquídea lilás lembrava a Frida como ele dançara até ficar exausto ao redor de sua cama para conseguir arrancar dela um único sorriso.
Depois de Diego, Lucienne foi a primeira a ver a obra. Ela encarou o quadro durante longos minutos e depois começou a chorar.
"É exatamente assim'", ela sussurrou. "Exatamente assim. E inacreditavelmente dolorido, mas com esse quadro você devolveu a dignidade a nós, mulheres." Ela se aproximou de Frida e abraçou-a”

Todos os seus quadros são importantes, Frida. Sabe o que vejo neles?"
Frida olhou para ela, curiosa.
"Na dissensão que você pinta, nas colunas quebradas, nas mulheres que não sabem se são norte-americanas ou mexicanas, todos os seus quadros encontro sinais de que a disputa do México, que não passou depois da guerra civil, se reflete na sua pessoa. Entendeu? Você é o México em miniatura, personificado. Seu corpo em conflito é um símbolo da divisão de nosso país."

"Pintar lhe custava tanta força física que ela ficou com medo de não ter tempo suficiente para todos os quadros que aguardavam dentro de si lento de virem à luz. No fundo, a pintura é minha salvação, ela pensou. A pintura e Diego são minha vida. Ela já tinha pensado muitas vezes nisso, mas dessa vez a frase ecoou profundamente.
Sem meus quadros eu já estaria louca. Eles me ajudaram a superar meus lutos, minhas dores. Quando pintava, todos os bebês mortos, a infidelidade de Diego, as dores nas costas desapareciam por algum tempo. Nos meus quadros, nos meus inúmeros autorretratos, reencontrei-me depois de não mais saber quem eu era de verdade.
Meus quadros me tornam independente das asperezas da vida, ela pensou, aproximando o pincel mais uma vez do pé da Frida bebê, a fim de riscar uma linha fina debaixo dos dedos, chamando atenção para as amputações. Quem não sabia disso não haveria de decifrá-la, mas para ela isso era importante. Se quero me pintar como me sinto e como sou, então essa linha faz parte do todo”

mdudalivros 02/08/2023

Frida Kahlo e as Cores da Vida me deu vontade de ler a biografia de Frida, de conhecer mais sobre sua arte e de visitar o México, especialmente o museu da Casa Azul. Me fez refletir sobre maternidade, propósito e cultura. Não foi um romance com uma narrativa perfeita, mas ainda assim me cativou pelos temas e pela personalidade abordada.