A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Cassio Kendi 31/03/2021

Normalmente quando leio sobre finanças, não faço tantas pausas, só vou absorvendo o conteúdo técnico. Esta leitura foi diferente: várias vezes eu lia uma frase que me fazia olhar pro teto e ficar pensando.

Fazendo um paralelo com dietas, o conhecimento que um investidor médio precisa não é tão extenso, assim como alguém que quer se alimentar bem não precisa saber tanto assim de nutrição. O que mais importa no longo prazo, nos dois casos, é a consistência do comportamento. É mais importante, por exemplo, saber onde seu ego pode falhar do que saber os detalhes de como operar derivativos, pelo menos para grande maioria que não trabalha com isso.

Se fosse escolher um livro sobre o assunto para ler todo ano, hoje seria esse.
DEA 05/08/2021minha estante
Já estava na minha lista mas agora fiquei com mais vontade de ler.

Italo 16/03/2022minha estante
Dea, não vai se arrepender. É um ótimo livro...

DEA 16/03/2022minha estante
Bom saber Italo ?

Mirian 16/03/2022minha estante
Vou começar a ler só por causa dessa resenha ??

Zonis 17/05/2022minha estante
Sensacional, lendo pela segunda vez. Mudança de paradigma sobre finanças e investimentos, o livro é simples e objetivo.

Tom 24/01/2023minha estante
Está na minha lista de leitura mas preciso adquirí-lo, mas a única opção na minha cidade é a Americanas, então...

Hellen264 04/05/2023minha estante
Como é que abre o livro?

Paulo 03/07/2023minha estante
Verdade estou fazendo isto tambem

â¨Mel⨠09/07/2023minha estante
Como faz pra ler os livros neste epp?

Larissa4054 22/03/2024minha estante
Gente tem como ler esse livro por esse app

DEA 22/03/2024minha estante
Não tem como ler aqui, aqui só dá para colocar resenha, fazer lista de leitura etc.

Kau 08/02/2024

Achei bem ok, o conteúdo em si é mais pra quem investe, mas da pra tirar boas lições. O livro não chega a ter 300 páginas também de conteúdo.

Luiza 02/11/2021

Bem interessante e foge um pouco dos clichês
O livro traz uma construção interessante em cima da história do dinheiro e como pessoas enriqueceram através do tempo pela racionalidade dos seus comportamentos financeiros.

Sempre existe a diferença entre ser rico e estar rico.

Foi uma das melhores leituras desse ano para mim, achei envolvente e instigante, aprendi boas lições!

Esdras Nascimento 08/01/2022

O livro entrega o que propõe.
Por meio de eventos históricos de níveis globais e, noutrora, apenas norte-americanos, o autor traça paralelos do comportamento daqueles que foram afetados por tais eventos e o comportamento que devemos adotar com vistas a sanar erros ou amenizar prejuízos.
As maiores lições que pude retirar do livro são: 1. Acredite do efeito em cauda; 2. Acredite na composição dos seus ativos; e 3. Poupe dinheiro apenas por poupar, pois assim se evita transtornos durante eventos imprevisíveis.

Domi_nick 28/04/2024

Você pode não gostar, não achar fácil de entender ou até mesmo ignorar a sua existência, porém nunca poderá dizer que entender sobre finanças não é algo importante.

Esse livro aborda o tema de maneira muito inteligente e sem excesso de complicação, como outros livros sobre o mesmo assunto. Logo, não é difícil chegar a compreensão da mensagem transmitida pelo autor.

Eu gostei bastante da escrita e da forma como todos os temas foram abordados e indico muito esse livro para quem, assim como eu, quer iniciar uma vida mais controlada financeiramente e em busca de sua independência.

O dinheiro é importante e por isso temos que saber como lidar com ele da melhor maneira. Saber como fazer isso é o começo. Mas infelizmente não somos ensinados desde de cedo sobre finanças e isso leva a uma sucessão de problemas nesse quesito na vida de muitas pessoas.

" A forma mais elevada de riqueza é a possibilidade de acordar todo dia e dizer: 'Eu posso fazer o que quiser hoje' "

Pg: 109

Naiana13 17/04/2023

Dicas práticas.
Livro com boas ideias e dicas práticas.
Simples e direto!
Essencial para qualquer pessoa que está iniciando a vida no mundo das finança.

Fabiano113 20/07/2023

A Psicologia Financeira
Livro muito bom com um ótimo conteúdo que traz grandes ensinamentos sobre finanças.

O autor dividiu o livro em 20 capítulos que trazem detalhadamente os pontos da psicologia financeira, o que facilita muito a leitura sem se tornar cansativo.

O único ponto que não gostei foram os diversos exemplos de fatos ocorridos nos Estados Unidos onde em alguma deles acabei ficando um pouco desinteressado da leitura pelo fato de não conhecer, mas nada que me fez desinteressar da leitura.

Recomendo, vale a pena.

Ananda 02/10/2021

Eu poderia dizer muitas coisas sobre este pequeno livro, mas aquilo que mais aprendi durante a minha leitura foi: jamais se deixe levar pela sua ganância.

Ter um bom salário, momentâneo, é diferente de ser rico e de ter uma fortuna.
Ser rico e ter uma fortuna - adequada e condizente com o seu padrão de vida - significa estar no controle da sua vida e do seu tempo.

Para uma estudante universitária que está prestes a se formar, este livro, com toda a sua simplicidade estilística, me fez pensar sobre muita coisa. Sou jovem e cheia de incertezas, mas assim é o mundo em que a minha geração vive: nada é estático, tudo flutua. Mudanças de todos os tipos acontecem a todo o momento. E precisamos de abraçar a insegurança do hoje e perseverar mesmo quando tudo a nossa volta grita em desespero.

Para além das coisas que absorvi e interpretei à luz das minhas experiências, Housel toca também muito na questão do insaciável desejo de querer sempre mais e do ilusório sentimento que as vezes temos de sermos "invencíveis".

Recomendo este livro para pessoas que, como eu, nada sabem sobre investimentos e querem conhecer mais sobre esta área.

Vitor Hugo 18/10/2021

Frugalidade é essencial!
Há muitos anos, livros com a mistura de psicologia e finanças, vem dominando fortemente o mercado literário dos livros sobre investimentos. Tudo começou em 2002, quando Daniel Kahneman (psicólogo), foi laureado com o Nobel da Economia. Diversos livros foram lançados, tendo como base, os estudos de Kahneman. O foco normalmente é: racionalidade ou irracionalidade, tomada de decisão, redução da emoção na hora de investir. De um tempo pra cá, tudo se tornou muito repetitivo, até que chegamos em “A Psicologia Financeira”.
O livro da vez, não vai te ensinar como bater o mercado eliminado suas emoções ou como ter um mindset mais próspero para investir. O autor Morgan Housel vai te apresentar lições comportamentais, de como nós seres humanos lidamos com o nosso dinheiro e nosso padrão de vida. O livro não é sobre ganhar mais, mas sobre frugalidade, dinheiro e sociedade.
A premissa base do livro é: sucesso financeiro não tem ligação com à inteligência, mas com o seu comportamento. Você pode ser muito competente e estudado, mas sem bom comportamento, enfrentará momentos de crise financeira. Vários exemplos de pessoas ricas que por “desobediência financeira” perderam tudo, são citados no decorrer dos capítulos.
Trabalhar o conceito de frugalidade e boa gestão financeira, requer bastante tempo, isso porque cada pessoa possui um modelo mental único, baseado em suas experiências. O autor explica que à vivência de cada ser humano, causa impacto positivo ou negativo. Exemplo: aqueles que nasceram em famílias ricas, possuem uma visão diferente sobre o dinheiro, daqueles que nasceram em famílias pobres.
É explicado que o sucesso financeiro, vai muito além do esforço individual. Fatores como sorte e risco, entram no jogo, podendo te levantar ou derrubar. O conteúdo do livro é bastante reflexivo, tenho certeza que o leitor vai repensar sua forma de consumo.
Foi sem dúvidas uma das minhas melhores leituras de 2021, gostei que o autor conseguiu sair do padrão desse tipo de livro. Outro livro com abordagem parecida é “O Milionário Mora ao Lado”. Recomendo à leitura!

site: https://www.instagram.com/1porsemana/

Elton.Oliveira 09/08/2022

Uma ótima introdução
Um ótimo livro para entender um pouco do mundo capitalista .... Metodologias básicas desse jogo , psicologia , ciclos , políticas econômicas , mentalidade financeira !

Confesso q não gosto mais de ler esse tipo de literatura q faz aquela explanação inicial sobre o jogo do dinheiro .... Como já invisto há alguns anos, isso meio q virou um pouco massante para mim ... Mas sempre aprendemos alguma coisa com uma leitura !

Recomendo para quem ainda deixa dinheiro na poupança e não tem afinidades com ciclos de mercado e nenhum conhecimento do mercado de ações !

Jessica M. 25/07/2023

Esperava algo diferente. A leitura começa empolgante, e não posso dizer que não aprendi alguma coisa, mas os conselhos são totalmente voltados para cidadãos nascidos nos Estados Unidos que querem ser milionários, e que quando alcançam o sonho, gastam na mesma proporção com inutilidades para se aparecer.

Para um brasileiro pertencente às classes econômicas mais baixas e que faz malabarismos com o que ganha para não se endividar, não há nada de novo sob o Sol.

Após a metade do livro, eu já me questionava aonde o autor queria chegar, afinal. Gostei da abordagem sobre economia geral – o efeito cascata de uma bolha, uma guerra – mas terminei com a sensação de que ele falou muito, mas não teve foco específico. Foram conselhos aleatórios.
Canoff 25/07/2023minha estante
Uma resenha de poucas linhas e uma puta critica social. Em dois parágrafos, você resumiu o livro e me fez colocá-lo na lista dos livros enviesados. Ótima resenha, Jéssica!

Jessica M. 25/07/2023minha estante
Muito obrigada, Robson! ?

Neidoca 04/11/2021

Mundo de ações de forma fácil
As 20 maneiras da psicologia financeira de forma super fácil de compreender, esse livro é bem didático, além de aprendermos um pouco sobre história, os principais acontecimentos que impactaram diretamente na queda da bolsa, super indico esse livro! Amei!

LariLeitão 29/05/2021

Desmistificador
O livro aborda várias formas de colocação do dinheiro nas vidas das pessoas mostrando que é possível se relacionar bem com o dinheiro em relação as suas expectativas.
Emy 29/05/2021minha estante
Parece ser muito bom

Junior.Silva 31/05/2021minha estante
Para quem tem interesse em baixar esse livro completo em PDF
ta ai o link. Abraços

Junior 01/02/2022

Aprenda a controlar seus desejos
Apesar de clichê o livro te ensina o óbvio: felicidade é muito mais do que você ter um bem que para ser conquistado está além das suas reservas físicas, psicológicas e financeiras, só para mostrar as pessoas pelas quais você não tem apreço que você o tem! É ser tão frugal ao ponto de ter o simples prazer de ler um livro, bebendo um café, sem se preocupar em ter, mas ser e estar consigo mesmo!

Silvia Helena 10/10/2023

Incrível ?
É um excelente livro de entrada no mercado financeiro.
A leitura é fluida e com muitos exemplos que trazem a reflexão  sobre a importância dos estudos em finanças, reserva de emergência e sobre viver a vida de forma simples, sem se deixar influenciar pela vida do outro.

Recomendo a leitura!

?????