Sensor

Sensor Junji Ito

Resenhas - Sensor

Mikael_13 14/01/2023

Essa foi uma das histórias mais recentes do Junji Ito que li. É perceptível a mudança da temática, anteriormente voltada para o bizarro e surreal, e agora, voltada para o terror cósmico.

Vitor16Hq 02/05/2023

Dourado cósmico
Uma obra do Junji-Ito um pouco diferente.

Em sensor, ele traz uma história de terror cósmico, e ele faz isso muito bem.

Começa com Kyoko fazendo uma caminhada próxima ao monte Sengoku, e vê vários cabelos de pele, fios finos que são expelidos de vulcões e se desintegram facilmente, nisso encontra uma vila onde as pessoas tem uma conexão com esses fios, que ali não se desintegram, e dizem que o divino amagami a escolheu. Acontece uma erupção e ela é a única sobrevivente, encontrada em uma bola desses cabelos, e sai de lá com os cabelos dourados e brilhando.

O primeiro capítulo já surpreendeu, por que ele usa muito o mostre, não diga.

Depois disso, a história acompanha um jornalista que está investigando o incidente, e pretende encontrar a Kyoko para conversar e chegar na conclusão.

Ele acaba descobrindo um culto para ela, que é onde a bizarrice fica mais forte.

O capítulo que mais gostei, foi o Insetos de Bishagaura, o repórter continua investigando, e chega em uma cidade que já tem histórico de suicídios, Kyoko quase fez o mesmo, mas foi salva por uma moça que trabalha em uma casa de chá. A cidade tem uma espécie de inseto, que são os insetos suicidas, que pulam embaixo dos pés das pessoas para serem esmagados, a forma como isso se desenrola é sensacional. E termina de um jeito que faz pensar para onde isso vai agora.

Tem a parte do psiquiatra, que é onde a loucura está nas páginas.
Trazendo terror psicológico para a narrativa.

O Lovecraft sendo uma grande influência para o Junji-Ito, ele faz o horror cósmico tão bem quanto o Lovecraft, mas não tenta se parecer com ele, é uma história que só o Junji-Ito consegue contar.

mauricio.sperb 30/11/2022

Cenas perturbadoras, início de enredo interessante e referências a obras antigas do próprio autor... tudo isso não foi capaz de sustentar 240 páginas dessa história.

A cada capítulo as coisas ficavam mais loucas e fugiam ainda mais da história principal, acrescentando personagens que não se desenvolveram e situações curiosíssimas que não foram exploradas.

Parece uma coletânea de curtas aleatórias que Junji Ito tentou transformar em uma grande viagem sobre Deus e o Universo, com um final corrido e um vilão e protagonista extremamente genéricos.

Luiz 31/05/2023

Kyoko Byakuya é uma jovem que possui belos cabelos dourados e que é tida como a reencarnação do Deus Amagami, que lhe permite, através dos fios dos cabelos, aumentar exponencialmente os sentidos a ponto de obter quase todo o conhecimento existente no universo. Claro que com isso teremos pessoas querendo esse poder para si.

Daniel1179 08/03/2023

Sensor
Esse "terror cósmico" não me cativou. Achei tudo meio corrido, principalmente o final, além de histórias que introduziam uma trama interessante com personagens que nos atraiam, mas, por fim, não serviam mais que elementos para compor um cenário bidimensional. Achei fraco, mas não horrível. O traço é legal como sempre, mas nada que sustente.

manel T 13/04/2023

Obrigado pessoal do Pipoca & Nanquim
Gostei, mas achei mal desenvolvido. Ele até explica no posfácio, não teve tempo para elabora e aconteceu um desvio no desenvolvimento dos personagens no enredo.
Falando da trama em si, é uma fascinante leitura... Principalmente quanto a os "insetos suicidas", que coisa bizarra... e a ligação com os personagens é sombria.
O traço está perfeito, como de costume. Recomendo :)

Lary 21/03/2023

Essa é uma das histórias mais recentes do Ito e ela é bem diferente das que eu costumo ler dele. Não tem uma pegada muito de horror/terror, trata mais de uma história galática estranha sobre seres e coisas que são desconhecidas para nós humanos. Eu gostei dela por mais que não esperava de jeito nenhum uma história dessa forma.

Mr.Sandman 16/01/2023

Junji Ito cósmico
"Sensor" é uma obra de Junji Ito que apresenta um roteiro mais longo e destilado ao longo de capítulos que ainda, de certa forma, remetem ao esquema de contos do autor. A trama gira em torno de um terror mais cósmico, voltado para uma noção ontológica da existência, que conecta personagens mundanos com as verdades universais e experiências supra sensíveis. É interessante retornar a um mangá do Junji Ito com esse estilo de narrativa. Por mais que tenha gostado da história, gosto mais quando o esquema é por contos. Ainda senti isso aqui, um pouco, mas parece que no fim das contas, falta algo. Não reclamo mais porque conheço o estilo do autor e gosto da forma como ele faz, mas no fim das contas acaba que o desenvolvimento dos personagens sempre é um tanto vago e monótono. Esperava um pouco mais aqui. Mas de qualquer forma é uma história bem envolvente e seus desenhos são espetaculares. O capítulo dos insetos fez com que eu me revirasse ao ler.

Hazark 08/01/2023

Mais um Junji Ito
Um horror cósmico com muitos mistérios.
Existem citações a religião e uma seita bem misteriosa.
A edição da editora P&N está linda!

manuzinhab. 30/01/2023

Achei ok
Infelizmente, foi uma leitura confusa, com alguns poucos atrativos, mas não me pegou tanto assim. Queria ter gostado mais. Até o momento, a obra do Ito q achei mais fraca...

Joanne.G.P. 02/04/2023

Boa dose do Junji
Gostei muito desse mangá, não tem tantos elementos de horror e nem terror, na medida certa para entreter. Gostei

Samuel Simões 17/12/2022

O mais fraco dos títulos do mestre por enquanto.
Mais uma obra do mestre trazia ao Brasil pelo Pipoca. E como sempre, uma bela edição. Comprei essa obra em pré venda ainda e estava bem ansioso pra leitura. Mas, porém.. é por enquanto a obra do Junji Ito que menos gostei. Personagens fraquissimos, uma narrativa muitas vezes confusa e pouco inventiva. Já sabia onde poderia chegar (o que em se tratando de Junji ito é a principal graça de suas obras, NAO saber pra onde o bizarro pode ir) enfim, recomendo? Sinceramente? Não! Mas se você é um colecionador das obras dele, não tem o que fazer, compre e espero que não se decepcione tanto quanto eu.

emmanuel_arankar 30/10/2023

"Sensor" de Junji Ito

"Sensor," uma obra do renomado artista Junji Ito, finalmente chegou à minha lista de leitura, apesar de ser um fã de longa data de mangás. Esta obra, publicada no Brasil pela Pipoca e Nanquim, oferece uma experiência única que combina elementos de horror cósmico e intrigas sobrenaturais. Enquanto Junji Ito é mais conhecido por suas criações icônicas de horror, como "Tomie," "Uzumaki" e "Gyo," "Sensor" se aventura em um território diferente, oferecendo uma abordagem refrescante à sua narrativa.

A história segue a perspectiva de Wataru Tsuchiyado, um jornalista que se encanta pela enigmática Kyoko Byakuya, de cabelos dourados. Sua história é o ponto focal da narrativa, enquanto ela embarca em uma jornada que a leva a uma vila coberta por fibras vulcânicas semelhantes a vidro, resquícios de uma erupção que ocorreu décadas atrás. Essa vila brilha como ouro sob a luz do sol, criando uma atmosfera surreal. No entanto, à medida que a noite cai, objetos misteriosos do cosmos começam a cair sobre a vila, preparando o cenário para uma série de eventos aterradores.

"Sensor" mergulha profundamente no tema das obsessões. A presença de Kyoko desperta uma intensa fascinação em Wataru e em outras pessoas que entram em contato com ela. Essa fascinação leva os personagens por um caminho em espiral em direção à loucura sobrenatural. O potencial para uma narrativa fantástica é evidente, graças ao incrível talento artístico de Junji Ito e às nuances lovecraftianas que permeiam a história.

O horror em "Sensor" não é o tipo tradicional de sustos repentinos, mas sim cósmico e existencial. Ele compartilha semelhanças com as obras de H.P. Lovecraft, apresentando entidades cósmicas antigas, poderes insondáveis e a descida à loucura ao encontrar o desconhecido. Junji Ito emprega essa influência lovecraftiana para criar uma atmosfera de pavor cósmico, e isso é evidente na forma como a história é contada.

Um aspecto distintivo de "Sensor" é a perspectiva em primeira pessoa fornecida por Wataru Tsuchiyado, o jornalista, que narra os eventos. Essa abordagem faz com que a história pareça um documentário, oferecendo uma visão subjetiva dos horrores que se desenrolam. Essa técnica lembra os contos de Lovecraft, nos quais os horrores são frequentemente descritos através dos olhos daqueles que não podem compreender completamente as forças cósmicas com as quais têm contato.

Embora "Sensor" tenha todo o potencial para uma narrativa envolvente, ele sofre com algumas deficiências narrativas. A história parece um tanto desconexa, com elementos episódicos que nem sempre se integram de maneira suave à trama principal. A estrutura episódica leva a uma narrativa apressada, deixando alguns eventos e personagens subdesenvolvidos. Esses episódios autocontidos, embora intrigantes por si só, poderiam ter se beneficiado de uma exploração mais aprofundada e de uma conexão mais orgânica com a história central.

Além disso, a redundância narrativa em "Sensor" é notável. Existem momentos em que o texto e as imagens transmitem as mesmas informações, criando uma sensação de repetição. Essa redundância diminui o impacto de certas cenas e prejudica a eficiência da narrativa.

A história também poderia se beneficiar de capítulos adicionais para uma exploração mais aprofundada de seus temas e personagens. Com apenas sete capítulos, em alguns momentos ela parece apressada, e alguns dos segmentos episódicos teriam sido mais impactantes se tivessem mais espaço para se desenvolver.

Um aspecto de destaque em "Sensor" é o nível de detalhe e as imagens grotescas na arte de Junji Ito. Mesmo em momentos de humor negro, sua habilidade em retratar o bizarro e o grotesco continua a ser um componente poderoso da narrativa. A arte acrescenta profundidade ao tom único da história.

Os melhores capítulos de "Sensor" são aqueles que exploram cenários independentes e perturbadores. Um capítulo em particular, "A Batalha em Bishagaura", se destaca, apresentando uma vila assolada por criaturas semelhantes a insetos que levam a eventos arrepiantes e inquietantes. Este capítulo, embora aparentemente não relacionado à narrativa principal, deixa uma impressão duradoura devido à sua natureza perturbadora e grotesca.

No final, "Sensor" é uma exploração fascinante do horror cósmico e da obsessão. Ele demonstra o talento de Junji Ito em tecer contos do desconhecido e do bizarro, mesmo que não atinja as alturas de algumas de suas outras obras. Pode não ser o melhor ponto de entrada para os recém-chegados ao universo de Junji Ito, mas para aqueles familiarizados com seu trabalho, oferece um estilo narrativo diferente e uma experiência única.

A capacidade de Junji Ito de criar imagens intensas e bizarras, combinada com sua habilidade em entrelaçar histórias de horror cósmico, torna "Sensor" uma adição valiosa à biblioteca de qualquer entusiasta de mangá. Embora tenha suas deficiências narrativas, ainda consegue cativar os leitores com sua mistura única de elementos sobrenaturais e horror psicológico.

Lucas 28/10/2023

Junji Ito sendo Junji Ito
Acho incrivel o trabalho de Junji Ito e é impressionante como mesmo tendo certas marcas registradas em seus trabalhos ele sempre me impressiona, os designs de personagens esguios, a forma de mostrar medo nos olho de uma forma envolvente e claro sempre existem cabelos fazendo coisas wue não deveriam hahaha incrivel.