Devoradores de Estrelas

Devoradores de Estrelas Andy Weir

Resenhas - Devoradores de estrelas

Norberto 15/08/2021

Precisei favoritar essa leitura quando terminei! Diferente de Perdido em Marte, aqui temos uma história que, se minha mente não tá me enganando, achei mais profunda do que a primeira em questão de ficção científica no sentindo popularizado da palavra, com cenas inesperadas e ao mesmo tempo complexas. Muitas explicações científicas, muitos termos que não são habituais ao público geral - a maior parte do tempo me senti em uma aula que misturava química, astrofísica, astronomia, física quântica e matemática e que, ao final, saía sem entender muita coisa - ainda assim, adorei me sentir assim! O livro é muito bem escrito e os personagens são muito cativantes. Cheguei a chorar em alguns momentos e em outros me emocionar bastante, não vi como não sentir empatia pela situação que o personagem principal vive, mesmo sabendo que jamais viverei algo parecido. Só pude mergulhar nessa história e viajar com ele pelo universo descobrindo coisas que jamais poderia imaginar. Fantástico, um livro maravilhoso que foi um dos melhores que li recentemente.
Markus.Paulo 15/08/2021minha estante
Esto no cap 2, espero gostar tanto quanto você.

Luan 08/09/2021minha estante
Vc mencionou Perdido em Marte, esse livro é uma sequência, do msm universo, ou é independente?

Pedro Eurich 03/10/2021minha estante
Luan, é um livro independente. Ótima avaliação, concordo plenamente, um dos melhores livros que já li no tema de ficção científica e astronomia!

Wagner 17/10/2021minha estante
Gostei mto do perdido em marte. Entao li artemis e foi a pior leitura do ano passado. Este e bom mesmo?

Pedro Eurich 31/10/2021minha estante
Wagner, li Artemis antes desse e achei mais ou menos mesmo. Mas garanto para você que este livro é outro nível, vale a pena ler.

Wagner 31/10/2021minha estante
Li 56%, confesso que está difícil.

Pedro Eurich 31/10/2021minha estante
Kkkkkkk. Sério? Putz, eu curti bastante.

Wagner 31/10/2021minha estante
Terminei, ufa.

Janaina 26/01/2022minha estante
Lendo agora e amando. Estou a 31% da leitura. Acho que outros autores, como o Cixin Liu, por exemplo, pegam mto mais forte do que o Weir em termos de ciência pesada.
Tá virando um dos favoritos de janeiro de 22. ?

Rossandra.Santos 26/04/2023minha estante
Realmente tem muito termo científico e equação que as vezes me deixam com preguiça do capítulo kkkkkkkk acabo passando pq percebo q não muda muito na história em si.
Estou a 50% e estou gostando.
Porém uma coisa me incomodou. Mostrou como ele interpretou o som q o Rocky faz em falas humanas.. mas tudo q ele fala o Rocky entende, e não explicou como q o Rocky faz para entender. Só disse q ele tinha uma memória muito boa. Mas tipo.. não explica pra mim.

Rosangela Max 17/08/2022

Criativo.
É uma história que tem pouquíssima ação e bastante referência científica o que, para mim, tornou a leitura cansativa. Mas gostei da engenhosidade do autor em criar esse enredo.
Não é meu gênero favorito, mas gosto de ler histórias deste tipo de vez em quando.
A escrita do autor é muito boa.
Recomendo a leitura.

Carla Maria 24/06/2023

Os termos científicos quase me fizeram desistir
Esse é mais um daqueles livros que causaram um alvoroço de sentimentos. Primeiramente, quero deixar bem claro que Devoradores de Estrelas tinha TUDO para entrar na minha lista dos favoritados, MAS ele simplesmente pecou pelo excesso de termos técnicos e científicos. E se não fosse por um imenso empurrão do meu querido amigo Caleb (ele me arrumou o áudio book), eu teria demorado muito mais tempo para finalizar essa história pra lá de sensacional. Infelizmente não consegui classificá-lo como sendo 5 estrelas, o marasmo e o esgotamento mental causado pelas inúmeras e inúmeras partes científicas quase me fizeram abandoná-lo, e isso seria lamentável, já que a história é super interessante, e os personagens são mega cativantes.
Pois bem, você deve estar se perguntando neste exato momento: E agora, será que eu devo ler e me arriscar em meio a tantos termos técnicos? Deixa que eu respondo para você: LEIA, sem medo de se arrepender.
Devoradores de Estrelas vai te surpreender a cada capítulo finalizado.

Flávia Menezes 09/01/2023

??? O ALGORITMO DA AMIZADE.
?Devoradores de Estrelas?, esse thriller científico escrito pelo autor americano, e best-seller por ?Perdidos em Marte?, Andy Weir, foi publicado em maio de 2021 com uma adaptação para filme com previsão de estreia ainda para esse ano de 2023, muito embora não haja nenhuma informação oficial mais atualizada sobre esse assunto.

Essa foi a minha primeira experiência com o gênero Sci-Fi, e a indicação veio de quem me conhece bem o bastante, inclusive para poder me orientar de que seria muito melhor começar com esse enredo mais suave, e que tem um dos personagens mais amados por todos aqueles que já leram essa história, antes de me aventurar mais nesse tipo de literatura. Orientações sábias que me deixaram bastante confiante (e muito ansiosa!) para iniciar essa leitura o quanto antes.

Como eu já disse uma vez por aqui, em uma outra resenha, ler o livro preferido de alguém de quem gostamos, é uma forma de poder conhecê-la ainda melhor, olhando o mundo através dos seus olhos, e nos permitindo igualmente sermos tanto atraídos quanto encantados por tudo aquilo que tanto a fascina. E essa foi a forma como busquei mergulhar nessa leitura, desde a primeira página.

Porém, conforme as páginas iam avançando, eu não conseguia encontrar nenhum tipo de conexão com a história. A trama não me prendia, os personagens não me encantavam, e os diálogos não me traziam nenhum tipo de insight, ou uma mensagem que me deixasse surpresa ou fascinada. E assim foi do início ao fim, e quando eu encerrei o livro, tudo o que eu consegui sentir foi esse mix de alívio e frustração. Mas como para mim não basta dar a minha opinião de "esse não foi para mim", eu resolvi procurar pelo Fábio, e primeiramente compreender o que tanto havia lhe encantado com essa história.

Conforme ele ia relatando tudo o que tinha visto de interessante (e até genial) na escrita do Andy, eu percebia que esses eram os mesmos pontos que não havia me encantado em nada, e ao final, eu acabei expondo as minhas dificuldades nessa leitura. O que ele me falou a seguir, foi bastante certeiro e muito significativo para mim, quando ele me faz perceber que eu sou uma leitora que busca por uma conexão profunda com os personagens, mas que isso eu só encontraria com autores que possuem foco no desenvolvimento psicológico de seus personagens. E que quando eu me aventuro em histórias em que o autor é mais voltado para o enredo, minha mente se desconecta, e eu perco completamente o interesse. Quero até aproveitar esse momento aqui, para poder dizer: muito obrigada, Fábio meu querido, por ter tirado esse tempinho para conversarmos, e por me ajudar tanto com essa leitura, e com essas palavras. Foi incrível! ?.

E depois dessa importante compreensão, ainda assim, eu preciso dizer que esse continua sendo um livro que não foi para mim. E eu quero poder expor aqui o que nele não me encantou, porque muito embora ele possa ser um livro excelente para alguns, poderão haver outras pessoas que também terão as mesmas dificuldades que eu para se conectarem com a história.

Muito embora esse seja um livro com um conteúdo repleto de termos científicos ligados à física, à química e à matemática, e eu não tenha um bom desempenho em raciocínio lógico-matemático, não foi exatamente essa questão que não me permitiu uma maior conexão com a história. Porém, a verdade é que desenvolver diálogos exclusivamente em termos científicos, deixa a história mais lenta e um tanto cansativa para o leitor. Isso é fato!

Um outro ponto que me incomodou demais, foi essa neura de que, ficando no espaço por dias, os astronautas e cientistas entrariam em depressão e estariam suscetíveis ao suicídio. Gente? Mas com todo o preparo inicial, eles não teriam trabalhado o psicológico deles antes da viagem? Sem contar que, mas que tanta carência essa desse povo que não consegue nem passar um tempo mais voltado para o trabalho (porque algumas coisas acabam acontecendo e necessitando da atenção dele), ou mesmo buscando por um jogo de xadrez ou uma leitura para distrair a mente nos momentos vagos? Gente? não é assim que funciona não. Até porque o propósito em si, já é uma fonte de motivação para manter a mente voltada para algo maior, deixando de lado essas necessidades afetivas individuais, que até são importantes, mas não na mesma frequência de uma criança pequena.

Como eu já disse anteriormente que o autor não irá se aprofundar demais nos personagens, quero apenas fazer uma colocação sobre algo que me incomodou bastante nessa história: o perfil estereotipado e clichê dos cientistas. Em alguns dos personagens secundários, eu me sentia lendo sobre uma versão mal desenvolvida de um Sheldon Cooper, ou um Howard Wolowitz (personagens do seriado ?The Big Bang Theory?), o que não foi muito assertivo, na minha humilde opinião. Mas confesso que de todos os personagens, o que mais me incomodou, foi o desenvolvimento da personagem Dra. Eva Stratt. Eu não consigo entender essa tendência que existe em descrever mulheres inteligentes e com poder, como pessoas altamente calculistas, frias e robotizadas.

Ao longo da minha vida, eu tive o prazer de trabalhar com mulheres em cargos de chefia extremamente inteligentes (uma, inclusive, foi a primeira brasileira a escrever um livro de informática para crianças, quando percebeu a deficiência que havia desse conteúdo para esse público específico), e nem por isso elas deixaram de ser femininas, nem de constituir suas famílias, tendo até sido mães bem dedicadas, sem contar em toda a empatia e assertividade que demonstravam ao desenvolver pessoas. Sendo assim, é totalmente possível (e permitido!) ser uma mulher inteligente sem deixar de ter características femininas, assim como ser profissionalmente realizada e ainda poder ser feliz e ter bons relacionamentos afetivos.

Precisamos compreender que assim como um baixo desempenho em raciocínio lógico-matemático (como o meu, por exemplo) é fruto de um baixo estímulo ao longo da vida, as nossas relações interpessoais também precisam ser experenciadas de forma corajosa, para que possamos ter bons feedbacks que nos ajudem a sermos mais assertivos e nos envolvermos com mais profundidade.

O mundo científico tem extrema importância para vivermos melhor e com mais qualidade. Mas de nada adianta, se não compreendermos que a nossa vida, mais do que se ter um propósito, é pautada nas nossas relações. Uma das ordens naturais da vida é a de pertencer, primeiramente a nossa família, e posteriormente aos grupos com os nossos pares, e depois a uma relação afetiva.

Ninguém é uma ilha, e mesmo que cada um tenha o seu nível de interação onde demandará mais ou menos necessidades de afeto e carinho, ainda assim, precisamos uns dos outros, pois somente com eles é que crescemos e evoluímos como seres humanos. Além de nos sentirmos mais completos, confiantes, e mais dispostos a nos jogarmos no mundo e irmos cada vez mais além.

Não poderei me estender muito, para não dar nenhum spoiler, mas fica aqui uma pequena colocação sobre o final: quando deixamos tudo em prol do nosso propósito, nos tornamos pessoas além das nossas necessidades pessoais, para vivermos unicamente para e pelo serviço aos outros. E isso não é para todos nós (e certamente não é para mim!), mas para um grupo seleto de pessoas que deixam a si mesmo, em prol de outros. E sobre esse ponto, eu preciso dizer: Well done, Andy! Well done!!
Francisco 09/01/2023minha estante
Resenha grandiosa!. Pelo contrário dos cientistas desenvolvidos na história, mulheres cientistas tem uma personalidade bastante diferente da Stratt (considerando os homens também). Há alguns um pouco frios, arrogantes, mas...somente alguns. Percebi várias contradições aolao longo da história: ( Rocky tem 90 ou 186 kg? e até mesmo algumas científicas). Reitero meus parabéns pela excelente resenha. :)

Flávia Menezes 09/01/2023minha estante
Francisco, obrigada mesmo pelas palavras. Esse livro você poderá avaliar melhor tecnicamente, mas que bom poder trazer, da minha área, boas contribuições!

Francisco 09/01/2023minha estante
Flávia, você trouxe contribuições valiosíssimas com sua resenha como sempre faz. Apreciei bastante sobre o que você escreveu sobre a relevância das relações interpessoais e da Ciência para a nossa sociedade.

Deise 29/11/2022

Irei panfletar para sempre S2
Esse livro é incrível! Leiam! Amei demais os personagens, amizade, esperança, o humor. Sem dúvida foi uns dos melhores livros que li de ficção científica(no caso, só gostei desse e mais outro). Fiquei muito presa na história e me apeguei demais aos personagens. A construção do universo e dos persongens é incrível. Sabe o que seria perfeito? Um filme desse livro. Com certeza irei indicar muito essa leitura. Leiam ciente que esse livro tem muita referência científica e tudo é explicado para o leitor entender. 5 estrelas e favoritado!
?? Você acha que vamos encontrar mais formas de vida? Espécies inteligentes?
? Quem sabe? ? pergunto. ? Nós encontramos um ao outro. E isso é incrível.
? Sim. É incrível mesmo. Agora vá trabalhar, velhote.
? Até mais, Rocky.
? Até mais!?

Esses dois tem meu coração S2
s4 30/11/2022minha estante
com uma resenha dessa impossível n ficar com vontade de ler

s4 30/11/2022minha estante
já vai pra lista

Deise 30/11/2022minha estante
Na torcida de que você goste tbm ??

Michela Wakami 30/11/2022minha estante
Que maravilha, cinco estrelas.??

AndrAa58 03/12/2023minha estante
Caramba! Acho que deixarei para bem depois...

Deise 03/12/2023minha estante

Gleidson 03/12/2023minha estante
Eu vi também outras pessoas que não gostaram desse livro. Acho que é um livro que, por enquanto, passarei longe. Rs

Michela Wakami 03/12/2023minha estante
Deise, infelizmente não me ganhou. Uma pena, queria tanto ter gostado.?

Michela Wakami 03/12/2023minha estante
Gleidson, eu estou nesse time dos que não gostaram.?
Mas pode ser que você venha a gostar, muita gente gosta.

Daiana.Borges 04/06/2022

Perfeito ?
Sou fã do autor e amo de paixão o livro Perdido em Marte, mas tenho que admitir que Devoradores de estrelas supera em muito. Eu sorri, chorei, fiquei com raiva, um misto de emoções. E vc vai vivendo cada uma delas junto com os personagens. ROCKY é um dos personagens mais carismáticos que já li.

Arthur.Segatto 25/01/2023

Vá no escuro!
Um amigo me indicou esse livro e eu resolvi dar um voto de confiança sem saber quase nada sobre a trama. E foi a escolha perfeita!
Se você gosta de ficção científica, vá no escuro para esse livro. Não leia nem a contracapa.

O mínimo que você deve saber para se interessar pela história é que um astronauta acorda sem se lembrar de nada dentro de uma nave espacial. Não sabe o porquê que está ali, aonde está, não consegue nem se mexer no início, muito menos lembrar seu nome.

Vá somente com isso. Prometo que a história não vai te decepcionar. O autor escreve e descreve com muita maestria várias explicações científicas de forma tão didática que você não sente o peso das informações!

Dá pra rir, se emocionar, chorar, ficar ansioso e tudo com essa história! Angústia e satisfação definem. Brilhante!!!

5/5 + ??

jenni 08/01/2023

Leitura incrível e recomendada
O livro é voltado na área de exatas, desde o início bombardeando de informações que provável vai ter dificuldades de entender, mais que irá se lembrar de que aprendeu isso tudo na escola de forma mais simples e não tão detalhada. Pode ser confuso de início mais depois você pega o embalo e percebe que o próprio personagem que narra explica passo a passo cada coisa ou situação que esta ocorrendo. Isso me trouxe um conforto maior na leitura. Adorei que teve um pouco de humor para quebrar um o gelo em certas situações, os personagens também foram de suma importância pra se encaixar na história e naqueles mizeros detalhes que fazem a diferença.
Rockyy sentirei saudades

Não se deixe enganar pela capa ou pelo oque outras pessoas dizem do livro, a leitura é maravilhosa, pode ser difícil de início, mas também não precisa entender tudo, como por exemplo os cálculos, basta entender um pouco sobre os personagens e o principal motivo de estarem la e a solução.
Taylor_0l 09/01/2023minha estante
Já quero muito ler Aaaaa amo coisas de exatas

Fabio 09/01/2023minha estante
Aeee Jenni! Que bom que gostou!
Esse foi o melhor livro que eu li em 2022!

Diego 09/07/2022

Gostei muito!
A exemplo de ?Perdido em Marte?, gostei muito deste livro.
Tem algumas características que o tornam um pouco mais dependente da boa vontade do leitor sob alguns aspectos, que não quero entregar quais sejam, para não dar spoiler mas, superará a barreira da boa vontade (que talvez a maior parte dos livros de ficção científica precisem) o livro é muito bom!
É daqueles casos em que as separações nos dão saudades dos personagens.
O fim foi que deixou um pouco a desejar para mim. Mas foi uma opção do autor.

Giu. 11/03/2022

Devoradores de Estrelas.
Sinto que Arthur C. Clarke amaria esse livro, muito bem escrito e premissa muito inteligente.

Ainda não li nada parecido com o que Andy Weir faz, mistura ciência, ficção e suspense de forma única. A leitura pode ser um pouco desconfortável para aqueles que não leem muito Sci-Fi, não recomendo a não ser que goste muito do gênero pelo seu excesso de conceitos científicos.

A interação inesperada desse livro fez a história melhorar muito e me tirar várias risadas. O final me agradou bastante mas gostaria de mais detalhes sobre.

Breve.Historia 15/06/2021

QUE LIVRO FODA!
Gente, o livro foi um grande mestre de ciência lembrando do seu passado com uma grande ajuda alienígena. O final foi lindo, com uma mensagem de amizade, amor, esperança e força para a humanidade. Me divertir pra caramba com este livro. Desejem porque vale muito a pena. Amei.

Rosy-@mother_ofbooks 07/08/2022

Favoritado com sucesso
Um ótimo livro mesmo para quem não é acostumado com ficção científica. Me apeguei demais a ele. Você já leu. Pergunta

Evy 03/08/2023

Favoritado com certeza!
Fui cativada pela narrativa do Andy Weir, logo de cara. A forma como ele começa essa história me lembrou um episódio piloto daquelas séries que você sabe que não vai conseguir parar de assistir até descobrir tudo que precisa. Com uma escrita envolvente e seu talento para criar tramas repletas de ciência e suspense, o livro foi tudo e mais um pouco do que eu esperava pelas resenhas e indicações que tinha lido sobre ele no Bookstan.

Neste livro, Weir nos leva para uma aventura espacial que nos deixa sem fôlego do início ao fim. Ryland Grace, o protagonista dessa história, acorda em uma nave espacial desolada, sem lembrar absolutamente da sua trajetória até ali e sem ter a menor ideia de qual é a sua missão. Aos poucos, vamos descobrindo, junto com ele, uma estranha ameaça cósmica que está prestes a devastar a Terra, e cabe a ele encontrar uma solução para salvar a humanidade.

O que torna esse livro tão fascinante é a habilidade de Weir em combinar ciência de ponta com uma narrativa cheia de reviravoltas e personagens cativantes. Através dos olhos de Ryland Grace, somos levados a uma jornada repleta de desafios e descobertas científicas surpreendentes. Weir não poupa esforços em pesquisar e explicar detalhes técnicos de forma acessível, explicando os fundamentos científicos por trás das decisões e ações dos personagens. E esse foi o ponto alto pra mim, que sou apaixonada por esse gênero e fiquei super empolgada com todas as informações.

Além da ciência, Weir também nos presenteia com diálogos inteligentes e cheios de humor. É impossível não se conectar com Ryland que se mostra um protagonista carismático e engraçado, com uma personalidade única que nos faz torcer por ele a cada passo do caminho. Com personagens secundários igualmente bem desenvolvidos e intercalando presente e passado na narrativa, entrega uma história ágil, repleta de reviravoltas e com profundidade emocional, um dos pontos altos do livro.

À medida que a ameaça se aproxima e a tensão se intensifica, o clima de suspense chega ao ápice e é impossível soltar o livro e desgrudar das páginas até que chegue o final. Não dá pra falar mais sobre a história sem estragar a experiência literária que ela proporciona. Daqueles livros que fazem a gente rir, chorar, sentir desespero e conversar com os personagens. Me tornei muito fã do autor e sua narrativa inteligente e cheia de humor. Para os amantes de ficção científica, "Devoradores de Estrelas" é uma leitura obrigatória.

Super recomendo a leitura!

leotatim_ 14/05/2024

Devoradores de estrelas
O livro é muito fluido e divertido de ler. Conforme os capítulos vão avançando, o livro fica cada vez melhor e isso é extremamente impressionante.
Embora tenha poucos personagens, isso não atrapalha e todos são muito interessantes.
A única coisa que me agradou foi que senti o final apressado, mas ainda foi um final que me deixou feliz.