Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

Braia 27/05/2020

Com o tempo e leitura vc vai pegando o jeito do dicionário do livro, daí quando vc nem precisa consultar mais o livro acaba aff

Carolinasantos 29/05/2020

Um clássico
A narrativa de laranja mecânica é densa em virtude do linguajar próprio utilizado por Alex e sua gangue. Por esse motivo tive muita dificuldade de ler logo nos primeiros capítulos, apesar dessa dificuldade a partir da segunda parte do livro já estava acostumada com essa linguagem.
Laranja mecânica possui uma trama simples cheia de reflexões, uma crítica a sociedade e a forma como esta condiciona as pessoas,também aborda temas como a eficácia do sistema prisional, a adolescência e o processo de amadurecimento, a vida em sociedade, os jogos de poder e de manipulação.
Laranja Mecânica é um livro universal e atemporal pois dialoga diretamente com a essência do que é ser humano. Um livro que impacta tanto por sua estória, quanto por suas reflexões, e que certamente merece ser lido e relido.

Isabel 22/09/2022

Aquela ânsia que literários sentem
O protagonista é o líder de uma gangue de adolescentes que se divertem em cometer perversidades e atos de violência pelas ruas de uma cidade. Depois de cometer um crime que termina em um assassinato, ele acaba preso pelo governo repressivo e submetido a um método experimental de recondicionamento de mentes criminosas, que se utiliza de terapia de aversão brutal...

Obs: O filme é absurdamente parecido com o livro, chocada...

VinAcius49 22/05/2021

Bem... Certo! É difícil falar sobre obras aclamadas, né? Faz eu me sentir burro.
Tem um conteúdo aí (um bom conteúdo), mas me senti em um daqueles casos em que enxergo um conceito para se celebrar e a execução... Uma bagunça.
O começo é arrastado e um pouco incômodo também (não foi uma leitura dolorosa para mim, mas incômoda). Já o final volta para o ritmo do começo (?). A metade do livro foi o ponto alto, onde tive fé de que iria me afeiçoar a algo, mas então... Nada!
A linguagem tornou tudo extremamente difícil e eu não vejo um motivo para o uso dela, não agrega.
Foi um pouco decepcionante, e olha que minhas expectativas nem eram tão altas.

Ludmila177 08/08/2023

Ler um clássico é sempre um mistério para mim. Geralmente paro no meio da leitura e me questiono se estou gostando de verdade, ou se estou me deixando levar pela maioria.
No geral, a leitura começou meio pesada e isso contou como pontos negativos, mas esse mesmo aspecto me fez mergulhar, alguns capítulos depois, na personagem que o Alex é. Admiro obras (independente da mídia) que me fazem sentir coisas diferentes, e Laranja Mecânica me fez sentir medo como eu sinto na vida real (principalmente por ser uma mulher no Brasil), vitória e depois medo de novo.
Foi uma leitura que me proporcionou breves momentos de reflexão e de imersão - e, devo dizer, que de diversão também. Acho que é isso, um clássico é um clássico, e ele impacta as pessoas de jeitos diferentes.

Xaii_oliv 14/01/2024

Horrorshow
A história aborda assuntos muito interessantes.
Mas a linguagem do livro é pouco chata com aquelas gírias nadsart. Mas depois que se acostumar acaba sendo divertido.

Alex, um jovem que participa de gangues, sai pela rua cometendo diversos crimes.
Um dia é pego pela polícia local e passa a ser torturado na prisão pelo governo.

Sempre que cometia um crime após retornar pra casa era acolhido pelos seus pais, mas no dia que saiu da prisão foi expulso de casa.

Alex encontra um senhor que quando participava das gangues violentou sua esposa. Porém não reconheceu ele, esse homem acolhe em sua casa e que fechar uma parceira para se vingar do governo atual, pois, não concordo com a maneira de tratar as pessoas.

No final, Alex reconhece tudo que fez de errado durante a sua adolescência.

Felipe1503 24/10/2020

Laranja mecânica
Uma História bem chocante e pesada.
Muitos abandonam esse livro por conta do vocabulário nadsat...mas eu achei super divertido esse lance. No fim dessa edição até tem um dicionário Nadsat, mas acho que ler tira um pouco a experiência de curtir esse clássico...o negócio é ir descobrindo por si próprio o significado das palavras nadsat.
No mais, o livro tem como protagonista um jovem perturbado e perturbador que junto com sua gangue tocam o terror e cometem atrocidades.
É um livro tão louco...que se eu disser mais além disso ja considero como um spoiler e não quero estragar a experiência de ninguém.
Só posso deixar aqui registrado o grande prazer de ler essa obra magnifica e recomendar a todos.
Acho que dei 4 estrelas porque ele demora um pouco a embalar...meio lento no início com o vocabulário nadsat o torna bem cansativo...mas não desistam!! depois compensa.

Lou 27/06/2021

Horroshow
De início, achei que seria apenas violência gratuita, q bom que não é apenas isso, mas mesmo achando que seria, as cenas conseguem ser engraçadinhas de certo modo. O Alex narra a história como se suas atitudes fosse algo certo e com isso,a narração acabou tendo um efeito em mim de "normalizar" oq ele faz.

Algo bizarro e interessante é a fascinação do personagem principal pela música classica e o efeito que ela trás no protagonista,ao inves de relaxar ,como é comum nos ouvintes desse gênero ,o efeito nele é ao contrário ,a musica agita ele e acaba criando uma dramatização e um clima caótico tão necessário e emocionante no livro

Gostei que cada grupo/comunidade tanto sendo gangues ou pessoas normais ,tem seu jeito de falar,isso mostra um pouca da diversidade da linguagem e coloca uma certa criatividade na história do autor.

Estava com anseio de ler o livro, pois, grande parte das pessoas falavam que seria algo difícil por causa das palavras criadas mas isso não autera em nada.

É um livro super interessante, bem diferente de outras distopias e consegue resgatar uma vibe 1984 do George orwell.

Laranja mecânica é um livro INCRÍVEL!
Tiago Dalmaso 27/06/2021minha estante
É um livro muito horroshow

Lou 27/06/2021minha estante
Demaais

Gabriella.BarrAto 27/06/2021minha estante
essa resenha só confirmou mais ainda minha vontade de ler laranja mecanica

Lou 27/06/2021minha estante
Vale mttttt a pena,Gabi. Das 4 distopias (1984,mundo novo, fahrenheit e laranja mecânico) sem dúvida essa foi a melhor p mim!

Gabriel 27/06/2021minha estante
Amei a resenha, amor! Te amo ?

Hilton 14/12/2022

as queer as a clockwork orange
o Burgess teve a intenção de escrever um livro de leitura estranha, e fez com sucesso aplicando a língua nadsat.
o livro expõe tudo de sujo no ser humano de forma explícita, eu diria, te faz sentir nojo. o protagonista, um adolescente, era imune a essa sensação, fazia atos extremamente obscenos, mas passa por transformações ridículas e também sente nojo ao vê-los (talvez não da forma certa).
a sacada da maturidade só no último capítulo, 21, foi muito boa, e trás um ar de esperança no medio desse inferno.
Fabianna1 14/12/2022minha estante
Linguagem bem difícil mas entendi a ideia do livro

Hilton 14/12/2022minha estante
o engraçado é que não é difícil pela complexidade do texto, que na verdade é bem direto, mas pelas palavras diferentes mesmo

Fabianna1 14/12/2022minha estante
Exatamente. A linguagem totalmente fora da rotina

AleBertulino 23/12/2022

LARANJA MECÂNICA
Um grande clássico, que do início ao fim nos mantém refém de uma linguagem nova e totalmente instigante, você mergulha no mundo do Alex e se sente parte do grupo. Com um final excitante e muito peculiar.

Gigi 26/05/2021

incrível
talvez o livro mais sensacional que já li. possui história intrigante e cativante, de longe uma verdadeira obra prima da literatura, retratando de forma excepcional a sensibilidade poética na frieza de Alex

nicolasramos 24/12/2021

"Laranja Mecânica" não é nem um pouco convencional. E foi exatamente esse aspecto que trabalhou como pivô para transformá-lo num clássico da ficção cientifica, cujo impacto continua vigente mesmo após mais de cinquenta anos de publicação, com menos força, é claro, o que me leva a vislumbrar o quão mordaz ele pode ter soado no passado.

Alex é o retrato vivo de um homem sem propósito, engolido pela sociedade ao seu redor, crescendo imerso em um oceano de selvageria e cólera, reproduzindo atitudes impositórias como uma grande máquina oprimida, sobre a qual paira um sonho platônico de se tornar o opressor. No decorrer das páginas, as camadas projetadas por Anthony Burgess se acumulam de maneira ligeira por sobre a trama e são intensificadas pela linguagem nadsat proporcionada pela criatividade ousada do autor.

O choque proposital do leitor ao se deparar com um dialeto desconhecido é único. No meu caso, odiei com todas as forças o primeiro contato e me senti perdido como um pyahnitsa, mas a verdade é que, a partir do momento em que você passa a se acostumar com o universo e começa a frequenta-lo, tudo fica muito horrorshow.

Por fim, a grande questão que permanece na gulliver ao final da obra é: até que ponto a culpa pelas próprias ações são do Alex e passam a ser do próprio sistema? Uma linha tênue que provavelmente divide opiniões e, além disso, uma prova de quão visionário Burgess foi ao descrever uma sociedade brutal que muito se assemelha a realidade que temos atualmente.

gabrieus 07/01/2022

À princípio, a violência contida no livro - sim, é bem pior que a do filme homônimo dirigido pelo Kubrick - causa espanto, e até revolta. Afinal, pra quê Burgess precisou colocar coisas hediondas como estupro coletivo de crianças de 10 anos??? Essa violência entra em contraposição com o humor contido no livro (sim meus caros! O livro é engraçado, pasmem!), que é resultado da linguagem Shakespeariana que o protagonista, Alex, utiliza, junto com o uso oportuno do Nadsat na construção de setenças inteligentíssimas. Esse choque de emoções é que causa o Horrorshow da coisa toda! Ademais, são levantados ao longo do livro questionamentos sobre o livre arbítrio, sobre a bondade, sobre o sistema jurídico e carcerário muito bons. O que eu entendi, é que a laranja mecânica que o título se refere é uma pessoa que não tem escolha, é obrigada a agir de certa maneira, para ser útil à algo, à alguém, ou o Estado, assim como o Alex depois de passar pela técnica Ludovico. É um livrão. Vai para os favoritos com certeza. Recomendo!

Julyana.Alves 27/05/2021

Li este livro em 2016 e até hoje me lembro do vocabulário que adquiri lendo! Foi uma experiência sem igual! No decorrer da história, você começa a desenvolver uma empatia pelo protagonista Alex, sem contar que é uma história totalmente envolvente! E sobre a leitura, é muito difícil controlar a imaginação em algumas cenas, o que pode tornar o livro algumas vezes nojento e apavorante, mas ainda assim, é muito bom, ou como diriam, horrorshow!

Eliza.Beth 15/10/2020

Horrorshow!!!!!!
Apesar do tema pesado, esse livro me prendeu demais. Vi que muitas pessoas sentem dificuldade com a linguagem nadsat chegando ao ponto de abandonar a leitura. Para mim foi ao contrário: me pegou nas primeiras linhas que eu percebi q tinha algo de diferente.
Vale a pena se jogar na leitura sem medo e não ir sempre ao glossário. Aquela sensação de: ? não entendi nada? , acredite, é intencional.
A compressão da história não depende de vc entender cada palavra. Só leia.

Confesso que senti pena do Alex em alguns momentos, e até me recriminei por isso pois talvez ele não merecesse nossa pena. Mas depois eu lembrei: nossa, ele só tem 15 anos. Lógico que nunca seria uma justificativa, mas se ele tivesse uns 25 anos, não sentiria pena nenhuma. Mas a idade dele pesa muito na história, na minha humilde opinião.