Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess

Resenhas - Laranja Mecânica

bequinha 28/09/2022minha estante
meu Deus sim! acabei agora de ler, mas antes disso eu já tinho vindo ler algumas resenhas e o tanto que falavam bem do Alex me assustava e até o final eu esperei qualquer coisa que me convencesse que ele realmente se arrependeu, mas acabei e NADA!

Gigi 26/05/2021

incrível
talvez o livro mais sensacional que já li. possui história intrigante e cativante, de longe uma verdadeira obra prima da literatura, retratando de forma excepcional a sensibilidade poética na frieza de Alex

gabrieus 07/01/2022

À princípio, a violência contida no livro - sim, é bem pior que a do filme homônimo dirigido pelo Kubrick - causa espanto, e até revolta. Afinal, pra quê Burgess precisou colocar coisas hediondas como estupro coletivo de crianças de 10 anos??? Essa violência entra em contraposição com o humor contido no livro (sim meus caros! O livro é engraçado, pasmem!), que é resultado da linguagem Shakespeariana que o protagonista, Alex, utiliza, junto com o uso oportuno do Nadsat na construção de setenças inteligentíssimas. Esse choque de emoções é que causa o Horrorshow da coisa toda! Ademais, são levantados ao longo do livro questionamentos sobre o livre arbítrio, sobre a bondade, sobre o sistema jurídico e carcerário muito bons. O que eu entendi, é que a laranja mecânica que o título se refere é uma pessoa que não tem escolha, é obrigada a agir de certa maneira, para ser útil à algo, à alguém, ou o Estado, assim como o Alex depois de passar pela técnica Ludovico. É um livrão. Vai para os favoritos com certeza. Recomendo!

Andre.Breder 27/01/2021

No começo achei meio glupe, mas depois... muito horrorshow!
Ó meus irmãos, Bog bem sabe que no começo achei esse livro muito gréjine, muito gredze... com gírias que só podiam ter sido inventadas por um tcheloveque brétchene com a cabeça cheia de quel. Mas depois que você começa a copetar, a poniar todo esse modo estranho de falar do nadsate que narra esse livro, as coisas ficam horrorshow.

A história é muito violenta, cheia mesmo de violência, e ambientada em um méssito esquecido por Bog. Odiei Alex do começo ao fim. Não fiquei em nenhum momento com pena desse malenque pedaço de quel. Um psicopata nadmenhe, naze e que merecia um final bem ujássine, e não apenas terminar simplesmente odinoque.

Mas o livro é bem interessante, e nos faz pensar acerca de vários temas presentes na nossa vil sociedade atual. Agora estou eu terminando minha humilde resenha desse clássico livro com uma pergunta ainda pairando no ar... "Qual vai ser o programa, hein?"

Samira_santos 07/02/2022

Distopia com D maiúsculo
"Poder, poder, todo mundo quer poder"

Laranja mecânica, de Anthony Burgess, é uma distopia. Com direito a governo autoritário, oposição ao tal governo, gangues, tortura e violência.
O personagem principal e aquele que narra esta história é Alex, o líder de uma gangue, quatro garotos que praticam delitos de acordo com seu humor e simplesmente para sair do tédio.
Na verdade, Alex acha que é o líder, na primeira parte ele tinha apenas quinze anos e era o mais novo de seus amigos, uma idade na qual equívocos são inevitáveis.
A pequena gangue de Alex, assim como as outras do universo de Laranja mecânica, tem um linguajar próprio, isto é, suas próprias gírias. Pelo o que li no livro, Anthony Burgess juntou gírias do inglês e do russo e criou o dialeto desta história, com o objetivo de dar ao leitor uma profunda sensação de estranhamento.
Essas gírias podem dificultar um pouco a leitura. Falando da minha própria experiência, algumas eu consegui entender pela semelhança com palavras do português, isso graças a tradução desta edição em particular, outras compreendi pelo contexto e outras eu sinceramente deixei passar.
Novamente falando desta edição em particular, não sei das outras, ao fim da história há um glossário Nadsat, nome do dialeto usado por Alex, que traz o significado das palavras. É bem útil, apesar de que eu não acho interessante ficar o tempo todo interrompendo a leitura para ir conferir o significado de algo, até porque, são muitas gírias, muitas mesmo.

Tamara Campos 27/09/2020

Livro muito bom, mas com certeza muito mais pesado do que o filme. Pra quem se impressiona fácil eu não indico, porque vi pessoas que não ficaram bem com isso.
Para os menos impressionáveis: história muito boa, não é só violência, tem crítica social também. Adorei.
Sobre a edição: uma obra de arte, mas nunca vi uma página tão branca. Li só os extras nela, a história mesmo tive que ler em ebook.

nicolasramos 24/12/2021

"Laranja Mecânica" não é nem um pouco convencional. E foi exatamente esse aspecto que trabalhou como pivô para transformá-lo num clássico da ficção cientifica, cujo impacto continua vigente mesmo após mais de cinquenta anos de publicação, com menos força, é claro, o que me leva a vislumbrar o quão mordaz ele pode ter soado no passado.

Alex é o retrato vivo de um homem sem propósito, engolido pela sociedade ao seu redor, crescendo imerso em um oceano de selvageria e cólera, reproduzindo atitudes impositórias como uma grande máquina oprimida, sobre a qual paira um sonho platônico de se tornar o opressor. No decorrer das páginas, as camadas projetadas por Anthony Burgess se acumulam de maneira ligeira por sobre a trama e são intensificadas pela linguagem nadsat proporcionada pela criatividade ousada do autor.

O choque proposital do leitor ao se deparar com um dialeto desconhecido é único. No meu caso, odiei com todas as forças o primeiro contato e me senti perdido como um pyahnitsa, mas a verdade é que, a partir do momento em que você passa a se acostumar com o universo e começa a frequenta-lo, tudo fica muito horrorshow.

Por fim, a grande questão que permanece na gulliver ao final da obra é: até que ponto a culpa pelas próprias ações são do Alex e passam a ser do próprio sistema? Uma linha tênue que provavelmente divide opiniões e, além disso, uma prova de quão visionário Burgess foi ao descrever uma sociedade brutal que muito se assemelha a realidade que temos atualmente.

Eliza.Beth 15/10/2020

Horrorshow!!!!!!
Apesar do tema pesado, esse livro me prendeu demais. Vi que muitas pessoas sentem dificuldade com a linguagem nadsat chegando ao ponto de abandonar a leitura. Para mim foi ao contrário: me pegou nas primeiras linhas que eu percebi q tinha algo de diferente.
Vale a pena se jogar na leitura sem medo e não ir sempre ao glossário. Aquela sensação de: ? não entendi nada? , acredite, é intencional.
A compressão da história não depende de vc entender cada palavra. Só leia.

Confesso que senti pena do Alex em alguns momentos, e até me recriminei por isso pois talvez ele não merecesse nossa pena. Mas depois eu lembrei: nossa, ele só tem 15 anos. Lógico que nunca seria uma justificativa, mas se ele tivesse uns 25 anos, não sentiria pena nenhuma. Mas a idade dele pesa muito na história, na minha humilde opinião.

Fabiele1 01/10/2022

Laranja Mecânica
Achei o livro bem imersivo, as partes de violência foram "horrorshow" e bem perturbadoras pelos detalhes.
Gostei muito do livro e do senso crítico que ele cria.

Juliana (Ju/Jubs) 19/03/2023

Um livro horrorshow de verdade. Eu amo a forma que o autor construiu o vocabulário, dá vontade de usar no dia a dia!

Claro que o começo não é nada agradável, principalmente com as descrições tão naturalizadas de violência feitas por um adolescente de 15 anos.

Acontece que Alex é violento, mas também é simpático. Principalmente com o leitor, afinal, ele é o "Vosso Humilde Narrador". E ele tem mesmo a vontade de fazer merda que todo adolescente tem, mas o livro me fez pensar: como querem melhorar ele se tornando ele?

É um livro muito bom para pensar sobre a juventude, sobre o que faz a pessoa ser violenta, se há, de verdade, como corrigir isso, sobre amadurecimento... e toda aquela kal total (não resisti kkkk).

Julyana.Alves 27/05/2021

Li este livro em 2016 e até hoje me lembro do vocabulário que adquiri lendo! Foi uma experiência sem igual! No decorrer da história, você começa a desenvolver uma empatia pelo protagonista Alex, sem contar que é uma história totalmente envolvente! E sobre a leitura, é muito difícil controlar a imaginação em algumas cenas, o que pode tornar o livro algumas vezes nojento e apavorante, mas ainda assim, é muito bom, ou como diriam, horrorshow!

Gabi 20/03/2021

Laranja Mecânica era uma leitura que eu estava ansiosa para fazer já há algum tempo, eu esperava que fosse um livro difícil de ser lido, mas mesmo já estando preparada pra isso, ainda assim sofri para conseguir entender a escrita. Com gírias e expressões próprias e um jovem delinquente como protagonista, Anthony Burgess criou uma história repleta de questionamentos e críticas. Apesar de ser uma leitura difícil de ser feita, o livro vale muito a pena. No fim, acho que todo mundo que leu a obra fica com mesma pergunta martelando na cabeça: é melhor alguém ser mau por vontade própria ou bom por obrigação?