Elize Matsunaga

Elize Matsunaga Ullisses Campbell

Resenhas - Elize Matsunaga

Jéssika Dayana 27/10/2021

Então né...
Eu terminei essa leitura morrendo de medo da resenha... Eu me simpatizei com a Elize mano. É claro, não justifico e nem aceito o que ela fez. Matar alguém com essa crueldade não da pra aceitar. Porém, vendo pelo lado dela da história, é de se pensar em algumas coisas. Marcos também não era todo santo não, Elize sofreu poucas e boas mas mãos dele. Mais uma vez o autor me cativou e me prendeu na leitura. Os fatos são tão palpáveis, é claro que depois fui atrás das fontes pra confirmar algumas coisas e tudo é 100? verdadeiro nesse livro. Gostei bastante. Só não é perfeito porque acho q o autor divaga demais em certos pontos, ele conta muitas histórias de vida de personagens que não liguei muito. Enfim, basicamente fiquei meio a meio com Elize e Marcos, não aprovo suas ações mas também não crucifico nenhum dos dois. Super recomendo a leitura pra quem gosta de true crime.
Jéssika Dayana 31/10/2021minha estante
Eu descobri do nada tbm. É um livro novo, não tem muito tempo q lançou. Eu adoro ler true crime

Aline.Caroli 23/05/2022minha estante
ola, sabe se tem o livro em pdf?

brendaflleal 02/06/2022minha estante
Aline, eu encontrei o pdf.

orange submarine 27/05/2023minha estante
Eu fiquei surpreso que a Elize foi diagnosticada como psicopata, porque o crime parece que foi um crime de circunstância. E ainda acredito que muitos detalhes sobre o caso foram ocultados pela própria Elize, referente à motivação do crime.

Rosangela Max 25/03/2023

Ambição desmedida.
Além de detalhes sobre o crime, o autor apresentou um conteúdo elaborado sobre a prostituição, exemplificando com casos desde pessoas que caíram nesse mundo por ?necessidade? (falta de perspectiva na vida, para fugir de abusos e da violência dentro de casa etc ) até aquelas que fizeram de forma consciente e ambiciosa (um meio para alcançar uma vida de luxo, casar com um homem rico etc). No caso de Elize, foi uma mistura destes dois cenários. Começou pelo primeiro e terminou pelo segundo.
Tudo indica que ela matou para não perder a posição de esposa de milionário. No fim, perdeu isso e muito mais.
A história de outros personagens que tiverem contato com o casal também são muito interessantes. Tem até padre mercenário.
Sobre o crime em si e sobre a vida da Elize na prisão tem pouquíssima coisa. Ao contrário do livro sobre a Suzane Von Richthofen, que a maioria do conteúdo era sobre isso.
A escrita é boa e minuciosa.
Recomendo a leitura.

Aline Anjos 21/02/2023

Cheio de detalhes
Livro chocante e rico em detalhes.
Conta a história de várias pessoas em torno do caso e uma mais macabra que a outra.
Escrita maravilhosa e opinião neutra, mesmo assim me fez mudar meu ponto de vista sobre o caso.

Luana.Nantes 07/12/2021

Esse livro não é para qualquer um
Gosto muito da escrita do Ulisses!!!

É uma leitura muito difícil, no sentido de ser uma história muito pesada, cada capítulo é de muito sofrimento, muita dor, as vezes parecia que eu estava lendo algo de outro multiverso...
Eu passei muita raiva... Muita raiva mesmo... Como o ser humano pode ser tão sujo e podre...
É muita maldade...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#tristeza
#indignacao
#odio

Só indico para os fortes!!!

Elizs 26/03/2023

Acredito que esse tenha sido o livro mais difícil que já li na minha vida, por conta da riqueza horrível de detalhes. Já havia lido o livro sobre Suzane do mesmo autor, e achei que esse seria parecido. Engano. Esse livro possui temas delicados tratados muito diretamente, fetiches horríveis expostos em detalhes beeeeeem explorados, e eu que acreditava o esquartejamento ser a pior parte, me choquei fortemente com o que era abordado na prostituição. Sendo aluna de psicologia com interesse na área Forense, me foi muito proveitoso, apesar de precisar ler de vagar para "digerir" tamanhos assuntos grotescos.

Paolla29 09/08/2023

Decepção
Gosto de ler casos brasileiros, principalmente os que tiveram repercussão na mídia quando eu era mais nova e não entendia muito, prefiro ler sobre é só posteriormente ver as séries/documentários, dito isso, essa leitura foi decepcionante.

O livro aborda muito a vida de personagens irrelevantes para o crime, soube mais da vida de uma ou outra prostituta do que sobre o próprio crime, que é narrado em mais de 70% do livro.

É absurdo eu comprar um livro de true crime e o crime acontecer só nós 70 e poucos porcento, e ainda, se forma rasa?.

O livro tem alguns erros de concordância e escrita.

Queria muito ler o livro da Flordelis, mas como eu vi que é o mesmo autor, vou deixar pra lá. Uma pena.

Juliana1637 20/11/2023

Livro ótimo
A elize foi cruel em esquartejar o marido. Mas ele tbm era um homem muito ruim, desonesto, frio, arrogante
Gloria26 27/12/2023minha estante
Nada do q ele fez justifica um assassinato tao cruel!!!

Aline.Rodrigues 26/10/2021

Uma família desestruturada destrói suas crianças
Esse é o segundo livro que leio do Jornalista Ulisses Campbell e vejo que ele realmente tem talento pra escrever sobre criminosas Brasileiras,sua vida e história e seu modis operandi.
Aqui nesse livro ele conta a história de Elise Matsunaga,a menina do Interior do Paraná que se tornou prostituta na adolescência,foi pra São Paulo,deu a volta por cima,se casou,teve uma filha e matou e esquartejou o marido.
Devido o crime ser famoso e recente ( 2012 ) eu me lembro bem do caso.Porem quis ler esse livro,porque sabia que teria algo a mais,pois assim como no livro da Suzanne Von Hosstoff,o escritor não ficou somente no crime e na personagem principal,mas em outros aspectos interessantes também.
O que me deixou mais chocada nesse livro não foi a infância e adolescência difícil de Elise,mas sim as histórias das prostitutas.Ulisses adentrou profundamente nas histórias dessas mulheres,das suas mazelas.Das humilhações que elas precisam passar pra ganhar o seu dinheiro e porque elas se tornaram prostitutas,e raramente foi porque elas quiseram,mas sim por necessidades da vida.
Através desse livro podemos ver que a vítima desse crime,o Marcos Matsunaga era um homem extremamente escroto,machista,misógino,incapaz de conquistar uma mulher,por isso recorria as prostitutas.Ele era um milionário apavorante e tenebroso.
Podemos perceber através dele o que dinheiro não compra não é ?Porém Marcos encontrou alguém muito pior do que ele.
Elise e Marcos eram fogo e gasolina,uma mistura e explosão de maldade juntos.E óbvio que a história deles não terminarei bem.
No fim gostei do do 2 livro do autor,e espero que ele continue escrevendo mais sobre criminosas e criminosos Brasileiros.Pois gosto de tentar entender a mente deles.

Nayara Moraes 28/04/2024

Não sou capaz de opinar...
Que o Ullisses escreve maravilhosamente bem, isso não é segredo e nem novidade para ninguém. Ele conta a história com uma riqueza de detalhes e com um cuidado, que faz com que você se sinta vivendo aquilo.
A história (obviamente) é extremamente pesada, visto que se trata de um homicídio acompanhado de um esquartejamento e de uma ocultação de cadáver, porém, o autor traz muito mais do que apenas o crime.
O passado de Elize justifica seu comportamento? O tratamento que recebeu do marido justifica seu assassinato? Não sei, esse é um crime que eu realmente não sou capaz de opinar, uma vez que tem horas que chega dar dó da Elize, mas nada justifica o injustificável.
Enfim, o livro é muito bom, apesar da história que carrega, eu com certeza recomendo muito e lerei novamente num futuro próximo.

Caio.Lincoln 08/02/2023

A Assassina de Chopinzinho
Há algum tempo já venho lido sobre crimes horrendos que aconteceram no Brasil, e o caso da Elize foi um dos que me deixaram mais curioso. Não é só pelo fato do crime que ela cometeu, mas de todo a trama envolvida, e pela frieza que ela teve em esquartejar o marido e viver como se nada tivesse acontecido.

Para alguns a Elize é uma heroína que se libertou de um relacionamento abusivo do qual milhares de mulheres são submetidas no país. Para outros ela não passa de uma psicopata e de uma criminosa, que cometeu um crime injustificável e que merece apodrecer na prisão.

Livro muito bem feito pelo Ullisses Campbell que é um grande erudito nessr tipo de tema.
clari15 08/02/2023minha estante
capa alternativa de after

Thay 20/01/2023

Muita divagação
Sinceramente não gostei do livro, achei que foca em várias outras histórias que não são tão importantes assim para a vida da Elize. Achei que a leitura não fluía, a escrita do autor é boa, porém nesse livro não deu não. Com o tanto de relatos juntos, eu fui pulando páginas e mais páginas, queria saber e entender mais sobre o caso, a dinâmica do casal e isso só acontece nas páginas finais.

JAssica114 28/03/2023

Eu particularmente adoro os livros do Ulisses, e com esse não seria diferente.
O livro aborda a história de Elize e Marcos de uma forma que não foi mostrada pela mídia. A riqueza de detalhes é realmente impressionante.
Como estava esperando ler apenas a história do crime, fiquei um pouco entediada quando foi narrada a trajetória de outras pessoas que passaram pela vida do casal. Mas não deixam de ser histórias um tanto quanto interessantes.

Jocelina.Motta 08/10/2023

Leitura viciante!
A escrita do Ullisses é viciante. Esse livro é bem mais do que parece. O autor não narra apenas o crime, o julgamento. Na verdade, essas situações são até pouco presentes na narrativa. À partir da leitura descobrimos de onde vem cada "personagem", quais os seus demônios do passado, o que os levou até o fatídico momento. Precisei parar por um tempo, pois o livro traz muitas situações problemáticas e que nos deixam pensando sobre. Recomendo 100% a leitura. Pretendo ler os outros dois do autor.
SELMAISAH0 08/10/2023minha estante
Queria tanto ter concluído a leitura desse livro. É muito real, fortíssimo e eu acabei abandonando.

Jocelina.Motta 15/02/2024minha estante
Realmente, não é um livro fácil. Quase não consegui concluir.

brenda 23/01/2022

ngm é flor que se cheire nesse livro
nesse livro é possível ver a evolução de escrita do ullisses campbell em relação suzane von richthofen, porém, o autor da muitas voltas desnecessárias contando histórias de outras prostitutas, deixando elize e marcos em segundo plano o que eu achei um porre.

Luiz Carlos 10/09/2021

Relato de um crime complexo
O livro apresenta um relato peculiar de duas vidas que tinham tudo para não se cruzarem, mas que de forma trágica culminou com um crime chocante pela frieza e pela descrição do submundo de prostituição e valores (monetários, diga-se de passagem) que fogem à realidade do trabalhador comum. Uma vida de luxúria e mentiras que só poderia resultar em tragédias. A vítima não merecia morrer, as famílias não mereciam sofrer e a vida sofrida de Elize não lhe da carta branca para atrocidades. Vale a pena para os amantes de True Crime.