Império do Vampiro

Império do Vampiro Jay Kristoff

Resenhas - Império do Vampiro

Larissa 17/04/2022

Que livro perfeito
Em poucas palavras, há muito não lia algo simplesmente tão arrebatador
É impossível parar de ler, é impossível não chorar, se emocionar, amaldiçoar o escritor e pedir por maia

Thefy 17/04/2022

Só elogios
No início você fica bem "bravo" com as quebras de ritmos entre as histórias do passado e o presente. Mas logo você se acostuma e isso se torna mero detalhe. A história ganha ritmos tão envolvente que apenas é incrível... O universo, a escrita. No fim do livro você só fica bravo pelo fim. Espero mesmo que a editora traga a continuação do livro para o Brasil. Porque é um espetáculo de universo.

Carol1910 13/04/2022

Impecável
Tenho nem palavras para explicar o que foi esse livro, sem dúvidas se tornou uma das minhas melhores leituras de 2022. Ansiosa pelo segundo livro.

Coisas de Mineira 08/04/2022

Império do Vampiro é o primeiro volume de uma nova série de fantasia dark do escritor best-seller do New York Times Jay Kristoff, autor da consagrada trilogia das Crônica da Quasinoite, que foi publicada aqui no Brasil pela Editora Plataforma 21.

Com uma narrativa em forma de entrevista…

O livro se divide em seis partes e traz uma trama não cronológica, onde Gabriel de Léon conta sua história.

Há 27 anos o sol não é uma estrela brilhante. Por conta das sombras, seres da noite podem vagar pelo mundo, subjugando os seres humanos. Os vários clãs de vampiros travaram uma guerra contra a humanidade, e agora o último herói, o último Santo de Prata, um membro de uma ordem de elite de guerreiros que juraram suas vidas à Igreja para defender o mundo da praga dos vampiros, foi aprisionado, e é forçado a contar sua própria história. Ele foi preso pelo assassinato do rei vampiro, e a nova governante quer conhecer sua história – bom, talvez ela queira mesmo é saber o que aconteceu com o Santo Graal.

Gabriel de León vai trazer duas narrativas: a primeira de sua juventude até ser arregimentando pela Igreja de San Michon e seu subsequente treinamento, mas também trata do momento posterior a queda dos Santos de Prata – e entre uma descrição e outra, voltamos para o calabouço em companhia de Gabe e seu confessor, o vampiro historiador Jean-François.

Uma criança bastada que não sabe que tem sangue vampírico

No início, Gabe é um menino nascido bastardo, sem conhecer sua herança como um vampiro mestiço. Por sua herança maldita, é enviado para a catedral de San Michon para treinar e lapidar suas habilidades.

E é lá que ele aprende mais sobre as linhagens vampíricas, das quais seus colegas descendem, herdando suas habilidades. Ele se torna parte da sagrada Ordem de Prata, composta por sacerdotes, Santos de Prata e as irmãs freiras que trazem o contraponto religioso para esse mundo na escuridão.

Império do Vampiro é uma reflexão sobre sua própria vida, contada a partir do que parece ser o fim dela, aprisionado pelas criaturas que jurou matar. E sua história reflete sua luta constante: enquanto jovem, um idealista; depois mais maduro, um tanto quanto descrente.

“Enquanto queimar, eu sou a chama. Enquanto sangrar, eu sou a espada. Enquanto pecar, eu sou o santo. E sou prata’.

histórias de vampiros sempre cativaram os seres humanos

Podendo ser rastreados em diversas partes do mundo ao longo do tempo – há, inclusive, relatos que datam da antiga Mesopotâmia. Mas nossa relação com esses seres mudou muito ao longo dos séculos. Talvez a obra que colocou definitivamente esse ser no nosso imaginário seja Drácula, de Bram Stoker, chegando à Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice – obra que Jay Kristoff disse ter influenciado em sua escrita.

Ainda que as obras mais recentes – de Diários de Vampiro, passando inevitavelmente por Crepúsculo, tenham retratado os vampiros como bad boys, Kristoff disse que queria trazer aquela descrição clássica, monstros cruéis que matam violenta e indiscriminadamente, e com poderes que dificultam e muito um embate com seres humanos normais. Não que ele se incomode com os bad boys – até se disse Team Delena (Uhu!), mas queria mesmo os monstrões.

Império do Vampiro traz a reflexão sobre o que a imortalidade pode representar, um afastamento tão grande da própria vida, finita, que pode levar a insanidade. Por isso, seus vampiros são mortais, sem nenhuma consciência nos atos mais sombrios. Mais importante, eles não se importam com a vida humana.

Em império de Vampiro o sol não brilha mais

E o mundo criado não é aterrorizante apenas pela presença de vários clãs de vampiros, pois, como se fosse pouco, o sol não brilha mais, e muitas outras coisas sombrias passaram a caminhar pela terra. É um mundo lúgubre e assustador.

Império de Vampiro é um calhamaço de quase mil páginas, repleto de escuridão, batalhas sangrentas com muitas mortes, mas traz seus momentos de leveza, uma história cheia de camadas e com questões complexas sobre fé, família, lealdade, fanatismo. E é tão fluido…

Perceber as mudanças em Gabe contam muito do livro também. Logo que entende que não é um ser humano normal, ele se sente culpado, sujo, e encontra redenção ao se ordenar na igreja. Ele quer se tornar uma lenda, acabando com os seres que tanto mal fizeram à sua família. E, para alcançar o status de herói, muitas vezes se lança intempestivamente em suas aventuras.

Ao avançar em suas memórias, percebemos que ele conquista aquele status de lenda, mas agora é um homem sofrido, descrente, um herói caído.

“Tolo é quem brinca junto do precipício. Mas só o príncipe dos tolos culpa outra pessoa quando cai.”

Os Personagem de Império do Vampiro são incríveis

É interessante ressaltar que Gabe narra duas linhas temporais ao mesmo tempo – o que pode parecer confuso, mas quando essas histórias confluem, faz todo o sentido a escolha do autor em contar a história assim. E foi doloroso e libertador!

A fé foi importante no início da jornada, mas ele viu e viveu tanta coisa, que não acredita mais. Tanto, que já não se ‘ilumina’ com a fé: os Santos de Prata recebem tatuagens com prata, que brilham intensamente quando eles estão em combate – fato que traz uma cena bem divertida, inclusive!

Mas, Gabe só precisava voltar a acreditar – é quando a busca do Graal cai em seu colo. Ele sabe que é só um objeto místico, que pode ser o responsável em trazer a luz do sol novamente para o mundo, acabando de vez com o reinado dos vampiros.

“E diante de Deus e seus Sete Mártires, eu aqui juro;
Que as sombras conheçam meu nome e desespero.
Enquanto queimar, eu sou a chama.
E Enquanto sangrar, eu sou a espada.
Enquanto pecar, eu sou o santo.
E eu sou prata.”

Uma trilogia com mais de 900 paginas só em seu primeiro livro

Um personagem que me encanta é a espada Bebedora de Cinzas, inconsciente e meio louca depois de quebrada – mais uma para o panteão de espadas, como a Stormbringer, de Elric de Melniboné. Outros personagens são importantes na trajetória do Santo de Prata, como seus irmãos de armas, uma noviça que desperta sentimentos proibidos, bem como seus companheiros de viagem durante seus dias mais velhos, grisalhos e cínicos.

E, para abrilhantar a obra, Império do Vampiro está repleta de ilustrações impressionantes do artista gráfico Monolime Art, ilustrações riquíssimas que me deixaram mais imersa no livro.

Em entrevista, Jay Kristoff disse que está escrevendo o segundo livro, que deve trazer um novo ponto de vista, podendo mudar nossa compreensão da história. É ou não é para deixar qualquer um ansioso?

Por: Maisa Carvalho
Site: www.coisasdemineira.com/2022/04/imperio-do-vampiro-jay-kristoff-resenha/

skuser02844 21/03/2022

Um dia como leão vale dez mil como cordeiro.
Esse livro conta sobre a morte dos dias e de como os vampiros começaram a dominar cada vez mais a terra e fundar seu império! Contada por Gabriel de Leon para uma vampiro historiador Jean-François, que quer escrever uma "biografia" sobre o maior dos santos de prata. vamos descobrir a lenda por trás do grande leão negro desde seu auge a sua ruína é seu papel na grande guerra contra os vampiros. Uma história sangrenta de sangue e fé!

Eu adorei conhecer de Leon, apesar de não gostar dele no início a gente vai entendo o motivo dele ser assim, uma pessoa imperfeita e cheia de cicatrizes, mas assim como todo mundo tem defeitos e qualidades. As últimas páginas são muito emocionante, confesso que quase chorei quando ele contou sobre o que aconteceu com a família dele, eu te amo Gabriel de Leon!
Eu estou ansiosa para o próximo livro quero muito saber como essa história vai continuar!

Frases do livro:
"Era como meu amor tinha me dito, como ela sempre fazia. Corações só se machucam. Eles nunca se partem."
"E diante de Deus e seus Sete Mártires? citou o monstro.? Eu aqui juro; Que as sombras conheçam meu nome e desespero. Enquanto queimar, eu sou a chama. Enquanto sangrar, eu sou a espada. Enquanto pecar, eu sou o santo. E eu sou prata."
"meus amigos são a colina sobre a qual eu morro."

AnxietyMe0 16/03/2022

Épico
Admito que demorei para entrar nessa leitura. O inicio me pareceu meio lento, difícil de imergir na história, os personagens não me desciam muito bem, ate fiquei com medo de ter criado expectativas demais e me decepcionar. Mas com certeza não foi isso que aconteceu.
O livro cresce e muito, a história, personagens, emoção, tudo! Foi uma leitura fantástica cheio de momentos épicos, mistérios, sangue e muitos vampiros.
Não sei como vou me aguentar até o próximo, honestamente?
O livro deu tudo que prometeu e mais um pouco. Recomendadíssimo!

Jenn 05/03/2022

Sem defeitos
Maravilhosamente sangrento.
Me apaixonei por todos os personagens. Ri, chorei , fiquei com raiva.
Quem ama fantasia raiz vai amar esse livro. Para fãs de o nome do vento e dark fantasy, indico muito .
Jay kristoff já tinha me conquistado com Nevernight. Esse livro só mostrou que ele veio pra ficar na lista dos meus autores favoritos.
Apenas leia.

clayci 01/03/2022

Só mesmo o Jay Kristoff para me fazer ler um livro de 900 páginas com um universo que não me atrai tanto. Império do Vampiro é o primeiro volume de sua nova série de fantasia dark e foi publicada aqui no Brasil pela Plataforma 21. Mas antes de falar sobre o livro, preciso deixar claro alguns pontos: Se trata de uma fantasia adulta e contém cenas de muita violência; e apesar de ter personagens fascinantes, apresenta algumas problemáticas. O livro sexualiza menores e isso me deixou muito desconfortável. E os únicos personagens LGBTQI+ que se destacam na trama, foram muito maltratados.
Por se tratar de uma fantasia adulta, já estava preparada para lidar com o ?humor?. Existem muitos palavrões no enredo e algumas piadas bem misóginas. Tentando deixar isso de lado (mesmo sendo difícil), preciso dizer que fiquei curiosa pela continuação. Eu gostei da forma com que a trama foi contada. Foi no estilo de entrevista e a narrativa não cronológica foi intrigante, me mantendo presa e atenta até o fim.

Gabriel de Léon é membro de uma ordem sagrada que luta contra os vampiros. Mas apesar de todas as suas habilidades e fama, acabou sendo capturado por eles. Agora, Gabriel está preso e precisa narrar a sua história. Mas não pense que isso será algo maçante! O pequeno Leão coloca humor e drama na dose certa e descreve os seus anos de treinamento, seus dias de glórias, seu amor proibido e como perdeu tudo o que amava

Os vampiros de Jay Kristoff são como devem ser: desprezíveis! São cruéis, violentos, impetuosos e aterrorizantes. O autor não se preocupa em explicar muito sobre esse universo, mas isso não tira a sua atenção da história. Gabriel conquistou a sua fama com muito sangue, mas não é um herói. Pelo contrário, em algumas cenas senti vontade de dar um soco no personagem, mas em outras quis abraçá-lo.

Jenni Pradera 26/02/2022

MELHOR LIVRO QUE LI EM 2021.

Terminei o livro com um misto de sentimentos e sem chão! Minha nossa que livro foi esse!
Adoro enredos que mostram o crescimento do personagem, dos seus dias de glória e orgulho. Da sua queda, sofrimento e como ficou quebrado e o que fez recuperar. Histórias assim faz com que consigamos nos identificar e conectar emocionalmente com o protagonista.

É uma estória sobre o tormento de um homem crente que passou a questionar a sua própria fé e tudo que acreditava fortemente em seu coração. Sobre amor, família, amizades, a busca do autoconhecimento e perdão.
O livro é uma grande jornada que chamamos de vida.

PS: É um livro adulto! A estória tem muito sangue, violência, palavrões e é tudo de bom!

Roberta Irds 26/02/2022

Meus amigos são a colina sobre a qual morro.
?Corações só se machucam. Eles nunca se partem.?

Sabe o amor a primeira vista? Eu tive isso com esse livro! O favoritei com menos de 100 páginas lidas, o amei com 300 páginas, o venerei com 600 páginas e entreguei minha alma ao finalizar suas maravilhosas 976 páginas!
Sua quantidade de páginas que por vezes podem assustar, me trouxe grande prazer de leitura. Fazia meses, ou até mesmo anos, que eu não me entregava á uma leitura. É que leitura, meus amigos! Gabriel de Léon é aquele anti-herói que eu amo, toda sua história é feita na base dos erros querendo encontrar os acertos.
Sofri, chorei e amei junto com nosso leão negro. Me apeguei em tantas personagens e isso tornou a despedida mais dolorida.
Os vampiros dessa história? São criaturas totalmente cruéis com direito a se banhar em sangue de bebês!
Enfim, entregue-se a esse livro, aprecie seu conteúdo e se satisfaça com uma leitura majestosa.
Jay Kristoff obrigada por essa obra de arte!

Bruno 21/02/2022

5 Estrelas por ser um livro que te prende do começo ao fim. Visceral, esperando o próximo. Gabriel de León é o cara!.