Império do Vampiro

Império do Vampiro Jay Kristoff

Resenhas - Império do Vampiro

Jessica 20/02/2022

Dirija seu coração para o mundo e tenha fé
Estou órfã! Poucos livros ultimamente tem me dado a sensação de que "ah não, não quero que termine", esse foi um deles! Finalmente.

Jay fez um trabalho brilhante aqui. Gabriel de León carrega a história nas costas com uma facilidade incrível, a história é narrada em primeira pessoa, por meio de Gabriel, contando sua história a Jean-François, um vampiro historiador, e acredite, isso em nenhum momento, em mais de 900 páginas, torna o livro cansativo ou arrastado.

Acompanhando Gabriel de León, sangue pálido (filho de um vampiro com uma humana) em sua caçada por vingança, e também, no fim, por redenção, não a Deus, aquele em que ele pensa tê-lo abandonado há muito, mas a si mesmo. Uma segunda chance em ter fé, em qualquer coisa que seja. Gabriel escolhe ter fé em Dior, o Santo Graal personificado e a possibilidade de uma última chance ao mundo e ao fim da noite eterna.

Acompanhamos o protagonista de seus 15 aos 32 anos, seu crescimento dentro da história. A glória e a alegria de suas vitórias junto aos Santos de Prata, o nascimento de sua fé em um Deus que literalmente o faz brilhar em prata, a descoberta do amor, e também, suas perdas, e o quanto o tornaram egoísta, amargurado. Um coração ressequido e sem fé em qualquer um que fosse. Abandonado à própria sorte.

Todos os personagens nessa trama, foram extremamente bem construídos, e novamente volto a citar o quanto o autor fez bem seu trabalho, um dos personagens mais inusitados, a espada de Gabriel, a Bebedora de Cinzas, uma que fala, tem vida e é um pouco louco depois de tantas batalhas e todo o sangue.
Spoiler: ela perdeu a ponta, quando Gabriel a usou para atacar Fabien Voss, em defesa de Astrid e Paciência.

Muitas perguntas ainda permanecem sem respostas, a sanguemancia, Celene, como o Rei Eterno morreu e as batalhas anteriores ao fim, espero encontrá-las no próximo livro (sim, muito felizmente não é volume único). Boas histórias merecem continuação.

Indicaria esse livro a todo leitor que acredita que boas histórias de vampiros ainda podem ser escritas e reinventadas com maestria.

Jay faz isso ao nos apresentar Gabriel de León e sua vida. Deixarei aqui alguns trechos de que gostei, e que mostram um pouco sobre o que encontrarão no livro, através de seus olhos:

"E olhando para aquelas chamas, jurei que, se fosse me juntar àqueles homens, seria o melhor deles. O mais feroz. O mais fiel. Que eu não ia vacilar, não ia falhar, não ia descansar até que todos aqueles monstros fossem mandados aos gritos de volta para o inferno que os gerou, e lá, dar meu amor a minha irmã.?

"Os vitoriosos são apenas pessoas que nunca se contentaram em ser vencidas. A única coisa pior que terminar em último é nem começar. E que [*****] terminar em último."

"Seu passado é pedra, mas seu futuro é barro. E você decide a forma da vida que vai fazer."

?Não há tempo para lamúrias, disse a mim mesmo. Não há tempo para medo.
?Quando há pouco o que fazer, faça o pouco que você pode fazer."

"Mas é um tolo quem olha com mais carinho para os dias que ficaram para trás que para os dias que estão pela frente. E é um homem mergulhado em derrota quem canta aquele refrão triste: que as coisas eram melhores antes."

ana ð 19/02/2022

que livro...
comecei esse livro com as expectativas lá no alto e não me decepcionei em nada. a leitura prende absurdamente fácil, o universo é muito bem construído, as histórias contadas são incríveis e é impossível não se apaixonar pelos personagens. tem mistério, tem magia, tem dedo no uc e gritaria, tem tristeza e sofrimento... de tudo um pouco. eu simplesmente amei, não consegui parar de ler esse livro (tanto que foi minha leitura exclusiva durante esse tempo). só quero o próximo pra saber mais sobre a história de Gabriel de Léon.

se você gosta de uma fantasia foda e bem escrita, esse livro é perfeito. sem falar das ilustrações incríveis que trazem algo a mais pra história, já estou ansiosa para o próximooo

Kelly 19/02/2022

"Corações só se machucam. Eles nunca se partem."
Dos mil motivos para ler Império do Vampiro, vou citar apenas cinco.

1-É um livro do Jay Kristoff. Ele é um autor maravilhoso e todos, todos os livros que eu li dele, são incríveis.
A escrita do Jay é perfeita e a facilidade que ele tem em criar personagens tão interessantes, é insuperável.

2- É um livro sobre vampiros. Não são vampirinhos nutela não. Vampiros que matam porque podem, porque sabem que são poderosos. E se orgulham disso.

3-Gabriel De León. Moreno, alto, tatuado, versado no mais alto nível de sarcasmo. Gabriel não é herói, não é o vilão. Ele só é o cara que decide fazer o que acha certo, mesmo que as consequências sejam todas contra ele. Ele é o cara.

4-As ilustrações incríveis que te fazem mergulhar mais profundo na história.

5-A narrativa. A leitura é fluída, te prende do começo ao fim. Você quer saber o que vai acontecer, se eles vão sobreviver, quem vai trair quem.

A parte ruim desse livro, é que ele acaba. E temos que esperar a continuação.
Estarei esperando anciosamente pelo retorno de Gabriel De León.

Eugene.Silva 19/02/2022

Perfeito
Não tem o que dizer, a escrita envolvente e criativa, os plots mesmo a gente sabendo onde vai dar a gente não quer acreditar que vai acontecer. A gente sofre com o personagem, torce por ele, ri com ele, a gente sente a dor dele e chora por ele. Eu simplesmente não tenho palavras para descrever o que é esse livro.
São 900 páginas, mas a gente quer mais, se tiver 2.000 páginas a gente ia ler de bom grado.
O Gabriel é um personagem que erra tentando acertar, e com o decorrer do livro a gente percebe a mudança drástica que aconteceu na personalidade dele, no início do santo de prata o garotinho esperançoso e imabicioso que quer provar seu valor, já que foi tão desvalorizado quando criança, e no final do santo de prata, o homem amargurado e desesperado, em busca de vingança.
Dior, personagem perfeito, eu sou completamente apaixonada por ela, e como eu fiquei sentida pela relação dela com Gabriel, os dois se adotaram. Sua história de vida simplesmente deu uma bicuda no meu coração.
Astrid, eu nunca vou superar o que Fabien fez com ela, choro só de lembrar, mesmo desde o início sabendo que ela provavelmente tinha sido transformada eu não queria acreditar.
Paciência, eu sofri com a morte dela, mesmo não tendo muito dela no livro, eu fiquei triste pelo Gabriel ter perdido ela, ele foi um pai incrível.
Chloe e Mãocinza, nunca vou superar a traição deles, doeu, pra caraleo.
Aareon e Baptiste, eu sou apaixonada neles, pra mim eles e Gabriel e Dior moravam juntos igual uma grande família e dava festa todo dia, não pessoas que mereçam serem felizes mais que esses 4.
O final desse livro foi um grande chute no saco, eu simplesmente não aceito esse final, graças a Deus Jay me confirmou que vai ter continuação, te amo Jay.

Lu 19/02/2022

O MELHOR DE TODOS
Amei tudo tudo tudo não consigo nem expressar em palavras serio apenas leiam pfvr é perfeito em um nível, o jeito que é mesclado fatos históricos com a historia é perfeitos os personagens as reviravoltas, os questionamentos sobretudo fé, família e amor, tudo pra mim, fiquei com tantas perguntas ao final desse livro, preciso da continuação!!!!

Vitorcfab 27/01/2022

Império Do Vampiro
Obcecado por sua busca ao Santo Graal, o vampiro Gean François decide entrevistar um de seus prisioneiros, um homem chamado Gabriel, antigo membro de uma Ordem poderosa, responsável por exterminar os vampiros. Gabriel acaba por contar a história de sua vida, desde a infância, quando os humanos passaram a ser subjulgados pelos vampiros, até parte de sua vida adulta, quando finalmente encontrou o Graal.

O livro é uma deliciosa mistura de "O Nome Do Vento" com "Entrevista Com O Vampiro", juntando boa parte dos melhores elementos das duas obras, criando uma história nova, rica em construção de mundo, repleta personagens complexos, ação, reviravoltas e algumas reflexões religiosas.

O primeiro capítulo abre o livro deixando claro o tom que o autor adotará, propondo uma discussão sobre a não existência de um deus, bem como a famosa contradição entre a bondade e onipotência desse ser, como jamais poderia ser ambas as coisas ao mesmo tempo.

A história se passa em um universo fictício, mas boa parte dos elementos, como países, etnias, línguas e religião, são fortemente inspiradas nas existentes em nossa realidade, ainda que com algumas mudanças muito interessantes. A religião extremamente influente no mundo criado pelo autor, é claramente inspirada na religião cristã, tanto na mitologia quanto nos rituais. Temos inclusive, uma versão da história de Jesus (chamado de "Redentor"), o que torna muito previsível o real significado do Graal.

Gabriel nos narra a história de sua vida, mas constantemente teremos breves interrupções de François, com comentários mais analíticos e reflexivos, conjecturando como cada evento moldou parte da personalidade de Gabriel. Podemos ver grandes diferenças na personalidade de Gabriel entre o passado e o presente, sendo quase personagens diferentes, o que me deixou ainda mais empolgado para entender sua trajetória de vida. Durante as interrupções, teremos breves diálogos entre os dois, que revelam mais da personalidade deles, um mais grosseiro e raivoso, o outro mais delicado, sombrio e misterioso.

Por vezes, a narrativa pode ser não linear, dando alguns saltos temporais, e depois voltando para explicar o que ficou omitido anteriormente. Gostei muito desse aspecto, principalmente por manter constante durante o livro alguns personagens que só fizeram parte de um período da vida de Gabriel, já que esse primeiro livro abrange vários anos. E também salva uma das partes mais emocionantes para o final.

Poderemos acompanhar toda a evolução de Gabriel, da infância até a fase adulta, com focos narrativos e dramas específicos em cada período, como: A infância complicada, marcada por um pai violento e abusivo, mas cheio de amor por parte da mãe e das irmãs; o momento em que foi resgatado pela Ordem, e começou seu treinamento; Seus fracassos e glórias durante o período de treinamento; As amizades e paixões que conquistou, bem como algumas perdas; E a crescente perda da fé, decorrente não apenas das desgraças que ocorrem constantemente em sua vida, mas principalmente de seus questionamentos.

Existem mais temas e dramas abordados, mas spoilers não me permitem especificar. Mas preciso deixar claro, Gabriel é um personagem extremamente falho, quase um anti-herói, que não é extremamente bondoso e comete muitos erros. É um homem complexo, cheio de bondade e maldade dentro dele, e as vezes essas duas naturezas entram em conflitos, principalmente quando a vida parece tirar as poucas coisas boas que ele conquistou.

Ao longo dos anos, muitos personagens passaram pela vida do protagonista, o que faz o livro contar com um gigantesco elenco de personagens secundários. Muitos deles são complexos, tanto em personalidade quanto em trajetória de vida, além de serem personagens extremamente diferentes uns dos outros, dando ainda mais pluralidade à história, que se torna igualmente mais complexa e divertida. O conjunto de personagens foi com certeza um dos aspectos fundamentais para que esse livro se tornasse um favorito absoluto.

O autor não tem piedade de nossos corações. Ele fez questão de construir personagens maravilhosos, fez com que eu gostasse muito deles (tanto de forma individual quanto em grupo) para logo em seguida matá-los de formas cruéis e violentas. Algumas mortes ainda não superei.

Teremos muita diversidade nesse livro, como personagens negros e LGBTs com grande espaço e importância para a trama, além de personagens femininas extremamente fortes (de todas as maneiras possíveis) e diferentes umas das outras. Isso é o mínimo que esperamos, mas ainda é algo raro dentro desse gênero, então acho bom enaltecer.

Como essa sociedade é inspirada na nossa própria realidade, o autor ainda adiciona várias reflexões e discussões sobre machismo e LGBTFobia, que não são meros detalhes, mas sim dramas muito relevantes para o desenvolvimento de alguns personagens.

A mitologia se baseia principalmente nos vampiros clássicos (criaturas imortais, monstruosas, bebedores de sangue, que não podem sair ao sol, não podem entrar em casas sem serem convidados, etc), com seus poderes clássicos (força, velocidade, regeneração, etc). Porém, o autor faz alguns acréscimos, com cada linhagem de vampiro tendo poderes especiais muito interessantes, ainda que simples.

Teremos também a mitologia por traz da Ordem de caçadores de vampiros. São seres híbridos, filhos de vampiros com humanos, que herdaram alguns poderes, principalmente atributos físicos que lhes dão habilidades para matar. Também possuem marcas em seus corpos, tatuagens complexas feitas em tinta prateada que carregam magia, e quando ativadas, irradiam uma energia luminosa que os ajudam em combates contra os vampiros.

As cenas de ação são perfeitas, grandiosas, emocionantes e bem descritas, presentes em diversos momentos ao longo do livro. Destaque especial para o momento em que o grupo do protagonista deve lutar contra centenas de vampiros inferiores, em uma catedral abandonada.

A escrita é bela e muito atenta aos detalhes, construindo cenários, vestimentas e pormenores do mundo com elementos muito visuais, mas diluindo esses detalhes durante a narrativa, que intercala com bons diálogos, ação e desenvolvimento de personagens, mantendo a leitura dinâmica e rápida.

Durante a reta final, teremos dois grandes momentos que certamente foram os mais marcantes para mim. Em um desses momentos, veremos o pior dia da vida de Gabriel, o dia que definiu de vez a personalidade atual dele. É uma cena previsível, mas que não deixa de carregar um forte peso dramático, principalmente quando o leitor já está apegado ao protagonista, como era o meu caso.

O último grande momento do livro foi o mais surpreendente para mim, com direito a reviravoltas sensacionais, onde alguns personagens me surpreenderam muito, mudando completamente o rumo da história e a forma como eu os via. Suas atitudes eram de certa forma previsíveis, pois fazem muito sentido de acordo com a construção desses personagens, mas não consegui prever nada e me surpreendi de verdade.

--- Os Personagens ---

Gabriel é o protagonista, que está narrando a história de sua vida cheia de desventuras. É um personagem completamente diferente no tempo presente, comparado ao passado que está narrando, o que permite de imediato perceber que ele passará por muitas mudanças. No presente, é um homem corajoso, que não demonstra medo nem mesmo diante de um vampiro que o tem como prisioneiro, e que pode matá-lo a qualquer momento. Também parece um homem cheio de ódio, que detesta a própria vida. Em sua narrativa, podemos acompanhar a trajetória de vida, iniciando em sua infância violenta, marcada por um pai abusivo, que definiu boa parte de sua personalidade. É um personagem com muita profundidade, que compartilhará com o leitor diversos momentos de sua vida, seus relacionamentos, amizades, amores, perdas, decepção, e sua sua crescente perda de fé.

Gean François, o vampiro que aprisionou Gabriel e para quem o protagonista narra sua história. É um personagem misterioso, que fala de forma delicada e doce, ao mesmo tempo que é sombrio e assustador. Não sabemos muito sobre ele,  mas demonstra grandes habilidades analíticas, conseguindo dissecar a fundo a personalidade de Gabriel.

Família de Gabriel. Como já mencionado, pai era um homem extremamente violento, o que definiu boa parte da personalidade de Gabriel, bem como seus traumas. Entretanto, sua mãe e irmãs eram pessoas gentis e amorosas, que sempre representaram um apego ao lado mais humano e bondoso do protagonista. Não posso falar de cada uma delas de forma individual, por motivos de spoilers.

Fere Grayhand. Um híbrido como Gabriel, responsável por resgatar o protagonista e ser seu principal mestre na Ordem, quase como uma figura paterna. É um homem paciente e atencioso, que sabe ponderar quando é necessário ser bondoso ou incisivo. Ainda que seja muito sensato, coloca sempre suas obrigações acima das emoções, e é muito devoto à sua religião, fazendo dele um personagem que eu amei em muitos momentos e odiei em outros. Amo personagens assim, e Grayhand foi com certeza um dos meus favoritos desse livro.

Talon é outro dos treinadores de Gabriel. Um homem violento e bruto, mas muito poderoso e inteligente. Foi um personagem importante, mas que me deu muita raiva, em geral eu só queria mandar ele calar a boca.

Chloe é uma sacerdotisa que Gabriel conheceu na Ordem, e de quem foi amigo por muitos anos. É uma mulher focada, organizada e muito séria. É ela quem descobre o que realmente é o Santo Graal, bem como a forma de utilizá-lo para resolver os problemas. Se torna líder de um grupo de viajantes, com quem tem uma forte amizade.

Saoirse é uma das integrantes do grupo de Chloe. Uma mulher de 19 anos, alta, musculosa, confiante e extremamente habilidosa, mas com uma língua afiada que pode irritar algumas pessoas, e deixar outras admiradas (meu caso). Tem um relacionamento romântico com Dior.

Dior é outro integrante do grupo de Chloe. É um garoto pequeno e aparentemente frágil, de apenas 16 anos. Teve sua vida salva por Chloe, e tem por ela um forte sentimento de gratidão, amizade e admiração. Sempre foi uma pessoa solitária, mas passa a ver esse grupo como sua família. Devido algumas circunstâncias, se aproxima muito de Gabriel, por quem desenvolve um forte sentimento de pai e filho. Se torna um dos personagens mais importantes para a história, bem como um dos mais complexos e significativos, que mesmo com seu bom coração, é obrigado a passar por coisas terríveis, proporcionando um grande desenvolvimento. Também é portador de um segredo que pode mudar completamente o mundo em que vive, e tem uma reviravolta que eu não esperava, mas amei.

Astrid é outra sacerdotisa que Gabriel conhece na Ordem, e por quem se apaixonou. Uma mulher extremamente confiante, forte e com pensamentos rebeldes. É uma bastarda da realeza, mas por ter sido praticamente abandonada, cresceu se sentindo injustiçada, o que alimentou seu ódio e a tornou mais forte. Não tem a mente presa a dogmas religiosos e às definições de pecado, como a maioria dos personagens, sendo muitas vezes mais decidida e corajosa do que Gabriel, principalmente para contrariar as regras.

Aaron e Baptist, dois homens jurados da Ordem, mas que são apaixonados um pelo outro, e devem viver esse amor às escondidas, temendo por suas vidas caso sejam descobertos. Ainda que sua sexualidade seja condenada pela igreja, esses dois homens são muito religiosos, mas convictos de que o deus em quem crêem jamais os condenaria, e que os ama da forma que são. Gosto muito da amizade deles com Gabriel, amizade que se torna mais importante e significativa ao longo dos anos, quase como um amor de irmãos, ainda que tenham eventuais conflitos por conta das crenças religiosas. Ambos também são guerreiros extremamente habilidosos. Minha única ressalva é que gostaria ver mais de cada um deles de forma individual, como pessoas independentes, não apenas como um casal. Espero que tenhamos mais disso nos próximos livros.

Danton é um vampiro extremamente poderoso, cruel e violento, que logo se estabelece como uma das principais ameaças. Não é um personagem muito complexo, mas cumpre muito bem seu papel como ameaça, e tem personalidade e atitudes que tornam ele um daqueles personagens que eu amo odiar.

Liathe, uma misteriosa vampira mascarada, que aparece eventualmente em momentos importantes da história e parece ajudar Gabriel, mas não sabemos exatamente quem ela é ou de que lado está. Mais para o final, teremos essas respostas, respostas que deixaram a personagem ainda mais interessante. Quero muito ver o desenrolar de sua história no próximo livro.
Pedro 12/02/2022minha estante
Excelente resenha, Vitor!
????????

Bruna Araujo 14/02/2022minha estante
Wow, que excelente resenha! Agora sim, dá vontade de ler. Eu havia me interessado, mas, uma vendedora sugeriu que o livro talvez fosse similar a Crepúsculo, o que me desagrada imensamente, e me fez desanimar da leitura. Mas, após a sua resenha e vendo que seu gosto em geral, é muito parecido com o meu, me instigou muito e fez ressurgir a vontade que eu estava de ler.

Leituras_da_yas 09/04/2022minha estante
????????????????

John.Kevin 31/05/2022minha estante
Uma ótima resenha,Parabens!
Eu ainda estou lendo o livro, mais estou achando muito Foda! finalmente uma história de Vampiros decente depois de anos, uma pena não ser muito falado no Youtube por exemplo,alias só achei uma Booktuber falando e mais ninguem,porem não apaga o seu imenso potencial.

Jeh New 18/07/2022minha estante
Para um bom fã de Entrevista com o Vampiro, este vale a pena ler ?

Barbara 20/01/2022

Obra prima
Já aviso que essa é uma resenha que só contém elogios.
A ambientação é perfeita, os personagens super bem construidos, a narrativa é viciante, e as 970 paginas praticamente voaram sem que eu percebesse. Alias, eu quero uma Bebedora de Cinzas pra mim.
Esse foi o primeiro livro que li desse autor, mas já estou totalmente interessada nos outros, por conta da forma como ele escreve.
5 estrelas, sem tirar nem por.

Alerta de gatilho pra várias coisas e o livro é bem sangrento ( nem foi um trocadilho, ou foi? )
Aperto 22 29/01/2022minha estante
Tem Romance?

Barbara 29/01/2022minha estante
Tem, mas nao é o foco principal

DeiaMolder 03/02/2022minha estante
Vc tem que ler a trilogia Nevernigth, uma delícia e ritmo acelerado

Barbara 03/02/2022minha estante
Preciso mesmo, tô de olho nela faz um tempão já!

DeiaMolder 03/02/2022minha estante
Depois de lê-la, fiquei mais exigente em matéria de fantasia ?????

Tâmisa 11/02/2022minha estante
É livro único, ou tem continuação?

Kaw 15/02/2022minha estante
Tbm queria saber, é único?

DeiaMolder 15/02/2022minha estante
Esse que estou lendo, pelo que disseram será um trilogia

Barbara 15/02/2022minha estante
Tem continuacao :) o autor deu ate a dica que já ta escrevendo o segundo. Mas nao sei quantos vao ser

Tâmisa 16/02/2022minha estante
Ahh . Valeu . Vou esperar sair o resto então. Senão acabo me perdendo na história.

gabcarstairs 03/03/2022minha estante
quais são os gatilhos que tem no livro?

Natty 29/03/2022minha estante
Aos interessados é uma trilogia SIM??