Império do Vampiro

Império do Vampiro Jay Kristoff

Resenhas - Império do Vampiro

Yas Rez. 12/09/2022

A história de um leão
"- Corações só se machucam - murmurou o vampiro - Eles nunca se partem.
Gabriel assentiu.
- Era o que Astrid costumava me dizer.
- Um belo sentimento.
- A porr* de uma mentira."

Mais uma vez Jay Kristoff nos trás sua escrita singular e deliciosa de ler. Nesta obra é importante que o leitor saiba separar ficção da realidade, para não se ofender con um 'palavreamento' (Citando Jean-François) que contém blasfêmias, homofobia, machismo, e bastante palavrão. Afinal esse tal 'palavreamento' é o que torna a leitura em muitas vezes engraçada e também ajuda a criar a ambientação, e o contexto em que a história está inserida.

O enredo é incrível, todo o mundo criado, as criaturas apresentadas, os personagens da história, tudo é bem construído. E acredito que o autor deixou algumas migalhas para interpretação sobre o comportamento dos vampiros que espero que ele explore nos próximos livros.
A crítica que o autor faz sobre como parte da igreja conduz a religião, e justifica alguns de seus atos se baseando na fé, também está presente como esteve nas 'Crônicas da quasinoite'.

Outro destaque é a representatividade, como sempre uma marca nas obras do Jay. Muito bem colocada por sinal, de forma que a gente nota que é algo importante pro autor, e não algo que ele coloca só pra agradar leitor, como muitos autores tem feito ultimamente.

Apesar de ter muitas páginas, não é uma leitura cansativa. Na verdade ela fica um pouco maçante quando chega próximo de 80% do livro, principalmente pelo prolongamento do suspense em relação a história da família do protagonista, mas logo o ritmo agradável retorna e segue até o final da obra.

Tio Jay arrasou de novo! Uma historia única, como ele sabe fazer.
Ansiosa pela continuação, e por mais um pouquinho de Jean-François, porque sim eu fui seduzida pelo seu charme de vampiro.

Kuaglea 22/08/2022

Obra-prima!!!!!! Melhor do ano!
Já conhecia o autor em nevernight e tinha gostado bastante da trilogia, mas esse livro aqui é um UAUUUUU!
A narrativa é sensacional, confesso que odeio livros que vão e voltam no tempo, mas esse aqui é muitooooo bem construído, você quer saber mais e mais da história de vida do personagem.
O formato onde o protagonista conta sua história deve ter tido grande inspiração em entrevista com vampiro (no qual sou muito fã), amei essa vibe.
Melhor livro de fantasia do ano!

Thayna.Canton 10/08/2022

Um gostoso
Império do Vampiro é sobre um mundo que não tem mais dias e sem a luz do Sol os monstros estão cada vez mais fortes e conquistando território. Gabriel De León é o último santo de prata que está preso esperando sua execução, mas antes de ser morto ele tem que narrar toda sua história de vida.
A história é bem elaborada, os personagens são cativantes e com camadas, podem esperar traições até a última página.
A vida do Gabe é narrada entre o passado mais distante (quando ele tinha uns 16 anos ), e um passado mais recente narrando acontecimento de uns 3 anos atrás e com o desenrolar essas histórias se completam.
O Gabe é extremamente confiante, forte e lindo e vai mostrar que é melhor ser um bastardo do que um tolo, e confiem ele é um bastardo.

Júlio 04/08/2022

Após a leitura de darkdaw e ler alguns comentários, confesso que estava meio receoso com esse novo livro do Jay Kristoff, pois muitas coisas que não gostei ao ler o terceiro livro de sombra do corvo, encontrei em algumas resenhas deste novo lançamento. Porém, ganhei a oportunidade de tirar minhas próprias conclusões e assim fiz e ainda bem.

Império do Vampiro é uma história que ao iniciar seus primeiros capítulos, da o entendimento de ser algo mais fechado, com início, meio e fim para um único livro, ainda mais por ser um calhamaço de quase 1000 páginas.

Porém muito pelo contrário, ao decorrer da leitura e explorando um pouco mais sobre o universo que nós é contato, percebe-se que o autor tem planos ambiciosos para o que ainda estar por vir para a história de Gabriel de Leon.

A história funciona a partir dos relatos de um Gabriel envelhecido, em uma espécie de entrevista, ao qual, personagem principal, conta momentos importantes da sua vida, desde a infância, até um determinado período. ( Não posso falar mais, pra não virar spoiler)

Durante este relatos nos é apresentado um mundo pos apocalítico, o autor faz muitas metáforas do mundo da história com o mundo real, principalmente no que diz respeito as religiões. Para mim não foi incômodo, mas para pessoas que tem uma certa dificuldade de desvincular uma coisa da outra, pode ser um problema durante a leitura. Além disso, o livro é tão sanguinário quanto, a outra triologia escrita pelo autor? Eu diria ate, apesar de ser o primeiro livro, mais dark fantasy e sombrio, que a história de Mia Corvere.

Apesar das mais de 900 páginas, é uma leitura agradável e capítulos que variam entre curtos e longos, além de, termos algumas quebras de ritmos com a história variando um pouco o período em que se passa. O que pode ser interessante, o livro não permite que você se desvincule e quer o tempo todo entender o que acontece é saber mais daquele período. E ao mesmo tempo maçante, por dar aquela sensação de prolongamento desnecessário em determinados capítulos.

No geral, eu gostei demais da leitura, personagens e todo o mundo criado pelo Jay Kristoff me surpreenderam muito. A história flui muito bem, com pontos interessantes e momentos brutais, que nos fazem mergulhar e tentar buscar resposta a cerca daquele universo e seus personagens. E um final recompensador após as mais de 900 páginas.

?Os santos e os pecadores sofrem da mesma forma. Sei que sempre que você
dá um pedaço de si mesmo a alguém, você arrisca que essa pessoa o quebre.
Sei que há algumas feridas que nunca se curam de verdade, e às vezes tudo
o que resta das pessoas são suas cicatrizes. Sei que o tempo devora a todas
nós vivos.?

"As maiores mentiras são aquelas que contamos a nós mesmos. O ve-
meno mais mortal é o que engolimos espontaneamente. E, mesmo assim,
nós nos agarramos a esses engodos como um homem se afogando se agarra à
palha, porque a alternativa é
simplesmente horrível demais para considerar.?

?Vitoriosos são apenas pessoas que não se contentaram em ser vencidas.?

Ivy 02/08/2022

Eu estou em choque, e ao mesmo tempo triste por ter terminado esse livro; que história boa meus amigos, que história.

Foram tantos meses na companhia de Gabriel de Léon, que agora, fico triste em perceber que não vou ter mais. Eu real sou apaixonada nesse livro, e na sua história tão cativante que não sei como explicar.

Passei ódio, passei raiva;
Chorei e chorei denovo;
Ri e fiquei feliz pelos momentos de felicidade.

Esse livro é perfeito, e uma das minhas fantasias favoritas.
guidix3 02/08/2022minha estante
Cara, tô impressionada com o tanto de crítica positiva desse livro. Você pode me dizer se tem romance ou é bem puxado pra ação?

thauzx 07/08/2022minha estante
Queria saber se tem romance também

Benisangela.Lemes 01/08/2022

Um livro simplesmente maravilhoso. Um universo sangrento e monstruoso que te prende no início ao fim. Sofri com Gabriel a cada capítulo. Eu sou apaixonada pela escrita de Jay e estou ansiosa para o próximo.
guidix3 02/08/2022minha estante
Chega a ser terror ou é mais ação mesmo?

Benisangela.Lemes 04/08/2022minha estante
É mais ficção. Tem um pouquinho de suspense mas é mínimo.

sherloking 30/07/2022

Excedeu minhas expectativas
Não vou mentir: comprei esse livro, porque achei a capa bonita. Mas assim que pesquisei mais sobre o autor e a história, fiquei realmente interessada.
Um livro grande desses, dentro do universo fantástico, não é incomum, mas frequentemente, há histórias que se tornam cansativas no meio do caminho (mesmo que os finais compensem).
O que me surpreendeu DEMAIS na escrita do Jay é que, mesmo com tantos detalhes, não senti que a narrativa ficou cansativa. Muito pelo contrário, tinha cada vez mais ação, intrigas, tensões... E assim, me apaixonei pelo universo de Gabriel e dos Santos de Prata.
Não se deixem enganar pelo tamanho do livro: a história te envolve tanto que passa num piscar de olhos.

Fernando Lafaiete 29/07/2022

Império do Vampiro | Jay Kristoff
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

*******************************NÃO contém spoiler*******************************

Autor: Jay Kristoff

Editora: Plataforma 21 / Gênero: Fantasia / Idioma: Português / 976 páginas

Em um mundo sem luz, onde os mortos se levantam e uma guerra ancestral acontece, a única salvação é se agarrar a uma inquestionável fé e rezar para que Deus nos escute? Ou devemos temer Àquele que deveria nos proteger? Em um mundo apocalíptico onde lutar pode ser a única alternativa viável, Jay Kristoff nos imerge em um assombroso e cativante mundo, onde todos podem ser mocinhos e vilões. Onde Deus nos guia ao mesmo tempo que nos ignora. Onde Mortos, vampiros, mestiços e humanos travam uma luta em prol da preservação/destruição da humanidade e a continuação/queda do Império.

Com referência a aclamadas obras como Entrevista com Vampiro, O Nome do Vento e A Passagem, a elogiada narrativa vampiresca de Kristoff parece ser o tiro certo que vem para arrebatar os leitores de fantasia adulta que desejam não apenas se aventurarem pelas páginas de uma boa obra especulativa, como também se depararão com reflexões sobre relações humanas, fé, perdão e perseverança.

Com uma escrita mais madura e com personagens mais complexos, o famoso autor da trilogia Crônicas da Quasinoite nos entrega uma trama que empolga, que nos guia linha a linha a um universo repleto de cenas cinematográficas, que muito bem escritas, descrevem com maestria os sentimentos das personas, que mesmo ficcionais, quase saltam das páginas transcendendo o imaginativo dos leitores.

Sendo uma narrativa de jornada em que acompanhamos o famoso, carrancudo e enigmático Gabriel de Léon, em meio a um excêntrico e enigmático grupo de personagens codajuvantes - que parecem protagonistas tanto quanto - Império de Vampiro se eleva pelos magníficos diálogos, acontecimentos, representatividades bem inseridas e trabalhadas, e pelos questionamentos sobre religião, machismo e a liberdade de sermos quem somos e de amarmos livremente.

Contudo, a obra aqui resenhada peca ao meu ver, pelo ritmo por vezes arrastado e repetitivo, o que o assemelha e muito a escritos de autores como Robin Hobb e o já citado Patrick Rothfuss. O que não diminui a grandiosidade textual do autor; mas que impacta - ou pode vir a impactar -  na agilidade e talvez imersão da obra em si. Além de alguns plot-twists que por serem quase em sua maioria óbvios demais, acabam perdendo a força e não gerando o impacto que gerariam - e que deveriam gerar - se tivessem sido melhores elaborados e inseridos na trama.

Em suma, Império do Vampiro é um livro de alto nível, que não o distancia em nada se comparado com tantas outras obras de fantasia adulta que temos no mercado; e que mostra de forma palpável que Jay Kristoff é um baita de um escritor que vai muito além de seus já conhecidos clichês, decisões equivocadas e cenas exageradas e problemáticas. O que temos aqui é algo que já considero como um suprassumo da literatura fantástica. Se não leu, leia!

"NÃO ME PERGUNTE SE Deus existe, mas por que ele á tão cretino?

Nem o maior dos tolos pode negar a existência do mal. Nós vivemos em sua sombra todos os dias. Os melhores de nós se erguem acima dele, os piores, o engolem por inteiro, mas todos caminhamos mergulhados no mal até a cintura, todos os momentos de nossas vidas. Maldições e bênçãos recaem igualmente sobre o cruel e o justo. Para cada oração atendida, dez mil ficam sem resposta. E santos sofrem junto com os pecadores, presas de monstros cuspidos direto do estômago do inferno. [...] Você já se perguntou o que nós fizemos para que ELE nos odeie tanto?"

Sofia.Queiroz 26/07/2022

Maravilhoso
Meu primeiro contato real com uma história com temática vampiresca e, não podia ter sido melhor.

Extremamente fluida, intrigante e imersiva. Aquele tipo de premissa que realmente cumpre com o que é exposto, sem clichê.

(Agora deu vontade de ler até a lista de compras do Jay.)

Gabriel de León é o personagem mais completo, vou repetir, MAIS COMPLETO e BEM FEITO que eu já li, igualando-se ao Edgar, do Mestre Stephen King.

Favor, leiam. Eu garanto que não vão se arrepender.

???????

HeLô.Monari 22/07/2022

Melhor livro de vampiros, com certeza
História maravilhosa, amei... personagens muito bem construídos, as ilustrações são lindas. Depois de 970 páginas você termina o livro mais curioso do que começou ? agora é aguardar a continuação...

Milena.Santos 18/07/2022

Devo admitir que o tamanho do livro me deu um pouco de receio de começa-lo. Não tenho medo de calhamaços, mas eu tomo como um desafio pessoal termina-los se eu começar, e ninguém merece ficar lendo livros ruins.

Império do Vampiro não me decepcionou, a forma como a narrativa é contada me lembrou bastante de O Nome do Vento. A contrução de mundo foi sensacional. O autor tomou seu tempo para mover suas peças e desenvolver a história.

Mesmo sendo uma fantasia, pode-se traçar vários paralelos com a relação sociedade/política/religião que encontramos hoje em dia, e pra mim, pessoalmente, os questionamentos do personagem principal são muito louváveis. Gabriel De Leon é um questionador incisivo, e eu adorei isso.

Lola whitethorn 10/07/2022

Gabe
Um dos melhores livros do ano, ou melhor
O MELHOR livro do ano, vai se foder, esse livro só tem um defeito, ter menos de 1000 páginas.

Dea 16/06/2022

Gabriel de Leon um herói e assassino.
Tirando uns 60% do livro que é realmente entediante é uma ótima história, tenho muito pra falar dele mas seria muito spoiler aqui.
Ansiosa pro segundo livro.

Caralhø Jay vc ama føder com a vida dos seus protagonistas.

Geovana348 13/06/2022

Difícil
É difícil conseguir avaliar de forma satisfatória um livro tão grande e que eu levei tanto tempo pra ler?
35% do livro é esquecível, pois foi inserida tanta informação desnecessária, que realmente não acrescentou em nada.
Do início até a metade o livro era entediante, chato e arrastado, confesso ter um certo preconceito com livros que vão do passado e ?menos? passado, nesse caso.
Basicamente o livro deixou TANTAS perguntas e não respondeu NENHUMA. Espero de coração que o próximo seja melhor, porque eu terminei esse livro sabendo as mesmas coisas do que quando comecei. Continuo não sabendo nada sobre o Gabriel, sobre sua existência, sangue, nascimento, dons, etc. e isso era exclusivamente o que eu mais desejava saber.
Não sei nada, absolutamente nada sobre ponto crucial do livro, o graal, como de fato o graal foi perdido?
As perguntas que o vampiro faz no início para Gabriel não foram respondidas e eu li e li e li para continuar sem saber, é muito frustrante.
Não sei porque o Jay quis escrever um livro tão grande que fala sobre quase nada, faltou muita coisa nesse livro.
A história é linear, não tem um início, não tem um meio e não tem um fim. Não tem um ?ápice?, não tem um plot digno.
Acho que eu senti mais falta disso, um plot e um ?tchan?
Por isso não é nota máxima, mas de forma alguma eu poderia dar uma nota menor, porque Jay trabalhou muito nesse livro, eu também senti ele no Gabriel, assim como senti a Mia no Gabriel, acho que personagens com essas personalidades é a cara do Jay, e isso eu admiro muito
Gabriela.Sofia 26/06/2022minha estante
É livro único?

Geovana348 30/06/2022minha estante
Não, deve levar uma eternidade pro Jay fazer o próximo

Bete Conrado 04/06/2022

Quebrando o estereótipo dos heróis....
Simplesmente amei e não vejo a hora de dar sequência a trilogia. Há tempos queria ler uma história com vampiros e que os mesmos não brilhasse kkkk...recomendo!
DANILÃO1505 04/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Bete Conrado 06/06/2022minha estante
Obrigada! Ansiosa para ler os outros 2.Espero que o Jay Kristoff não nos deixe esperando muito tempo.