Menina de Vinte

Menina de Vinte Sophie Kinsella

Resenhas - Menina de vinte

Jessica 26/06/2014

Maravilhoso, divertido, perfeito...
Gente vou tentar resumir, nunca tinha lido nada desta autora, e confesso que me surpreendi, tinha o livro ali parado por meses e quando resolvi ler me arrependi de não ter feito isso antes.
Menina de 20 é uma história diferente, nada clichê, ri o livro todo, cada página, é engraçado, tem mistério, tem romance e uma fantasminha que me encantou e claro que derramei lágrimas no final por que é uma história linda e você até fica triste de ler tão rápido, e ter que se despedir do livro.
É uma leitura obrigatória, está na lista dos meus preferidos!

Teca Machado 30/09/2014

Menina de Vinte Uma tia-avó fantasma
E se o fantasma da sua tia-avó de 105 anos resolvesse assombrar você porque só você consegue ver e ouvir ela? Pior ainda, o espírito dela estava focado nos anos 1920, é irritante e te obriga a se vestir como naquela década? Pois é, isso é o que acontece com Lara, no livro Menina de Vinte, da Sophie Kinsella.

Lara está na pior. O namorado terminou com ela, gastou todas suas economias para abrir uma empresa com a melhor amiga, que na primeira oportunidade a abandona por um cara bonitão na Índia e, para piorar, seus pais a obrigam a ir ao funeral da tia-avó Sadie, uma velhinha de 105 que ela só viu uma vez quando era bebê. No meio do serviço fúnebre, Lara começa a escutar uma voz chata e irritante dizendo que precisa de um colar. Quando olha para trás, vê uma moça vestida como nos anos 1920 e, pelo que parece, ninguém mais no velório a vê ou ouve, mesmo ela gritando a plenos pulmões. Lara descobre que a tal garota é o fantasma da tia-avó Sadie, com aparência de 23 anos, e que só poderá descansar em paz se recuperar o seu colar de libélulas. Parando o velório no meio para o corpo de Sadie não ser cremado, Lara grita que a morte foi um assassinato, o que a faz ganhar tempo para procurar a joia.

Só que Sadie não está interessada em apenas achar o colar, mas também em realizar alguns últimos pedidos, como ir a um encontro e dançar com um cara bonito, o que deixa Lara constantemente em situações absurdas, engraçadas e ridículas, geralmente envolvendo ela se vestir como na década de 1920, convidar estranhos para sair e dançar Charleston num bar de motoqueiros.

Mais do que o romance, o foco de Menina de Vinte é o relacionamento de amizade e família que surge entre as duas, mesmo que briguem mais do que o Tom e o Jerry. Sadie é tempestuosa, divertida, liberal e tem um jeito Carpe Diem de ser que é impossível não contagiar, ao contrário de Lara que é insegura, meio certinha demais e obsessiva pelo ex. Em certo momento Lara está se descabelando com medo de ser presa ao mentir sobre o assassinato de Sadie, ao que o fantasma responde: Como assim, você nunca fui presa? Eu já, várias vezes, por dançar na fonte. Sadie podia até ser dos anos 1920, mas era muito mais saidinha e escandalosa do que Lara em pleno século XXI.

Sadie tinha alguns ataques de fúria e teimosia que irritam o leitor. Irritam mesmo. Então só consigo imaginar o quanto Lara ficava enlouquecida de ódio. Mas, ao mesmo tempo, o seu jeito de ver e levar a vida (Ou pós-vida, no caso) encanta e te fazem amá-la. O mesmo da Lara, mas por motivos diferentes. Teimosa, achando que o ex ainda a queria, ela sabia ser obsessiva e ingênua quanto a isso, te fazendo querer sacudi-la e dizer acorda, minha filha. Mas ela é tão divertida, espirituosa e cara de pau que é impossível não amá-la também. Outros personagens ótimos são Ed, com quem Lara é obrigada por Sadie a ter um encontro, e os pais de Lara.

Sophie Kinsella fez uma história que não é clichê e apresenta umas situações muito cômicas. A leitura é envolvente, engraçada e por vezes emocional, te deixando com os olhos marejados em alguns trechos. Além de divertir, Menina de Vinte faz pensar em alguns pontos importantes da vida e nos lembra que, no fim, todos nós vamos morrer, então é melhor aproveitar nosso tempo por aqui da melhor maneira possível. Como diria Sadie, em momentos de tristeza, o melhor remédio é tomar uma taça de champanhe, dizer prontinho e sair para dançar.

São 500 páginas, mas a gente nem percebe.

Recomendo.

Teca Machado

site: http://www.casosacasoselivros.com/2014/09/menina-de-vinte-uma-tia-avo-fantasma.html

Izabela 09/02/2015

Eu descobri – recentemente – que adoro a escrita da Sophie Kinsella, por isso, eu pedi esse livro de presente de natal (mais uma vez, obrigada, tia Lena!) e por isso, também, passei ele na frente de muitos outros livros da minha estante. Não me arrependi. Esse livro, assim como os dois outros livros que li da autora (Fiquei com Seu Número e Remember Me?), ganhou cinco estrelas lá no skoob, mas não posso negar que demorou um pouco mais para ele me conquistar, o fato de eu achar que a autora enrolou um pouco ajuda nisso, mas, como sempre, vou falar melhor sobre isso depois que eu contar sobre o que o livro fala em detalhes. Posso contar – antes de tudo – que eu não tinha ideia do que o livro falava quando comecei e isso acabou deixando a história até mesmo mais divertida, não tinha ideia que ia ler sobre uma fantasma e isso não é spoiler, está na contracapa (e quase sempre só leio isso depois que termino o livro, rs). Se você quiser conhecer um pouco mais do livro e o que achei sobre ele é só continuar lendo!

O livro contra a história da jovem Lara e de como tudo na vida dela resolveu dar errado ao mesmo tempo. O amor da vida dela resolveu que não era amor e terminou tudo por email, a empresa (recém-aberta) dela está indo por água abaixo e sua melhor amiga, e sócia, resolveu que precisava de férias de tudo e de todos e sumiu depois de entrar de férias e encontrar um grande amor. Para piorar, o tio dela é um dos empresários mais famosos do mundo e se recusa a ajudá-la, por acreditar que qualquer um consegue chegar ao topo, basta querer (e se deu certo para ele, daria certo para ela também). Tudo já estava um caós, mas, como sempre, pode piorar. Lara foi obrigada a comparecer ao velório de sua tia-avó, Sadie, que morreu aos 105 anos de idade, mesmo nunca tendo a conhecido. Ok, um velório nem é assim o fim do mundo, mas pode virar quando a morta em questão aparece em forma de fantasma só para você. Uma fantasma muito abusada com um corpo jovem e roupas da década de vinte. E o pior, a fantasma quer um colar dela que sumiu e ela se recusa a deixar que a enterrem sem o bendito do colar. O que você faz? Grita e cria um caso de polícia no meio do velório, é claro.

"(...) é muito fácil conseguir o que se quer quando as pessoas pensam que você é psicopata." - Página 236

Agora Lara precisa lidar com todos os seus problemas antigos e o seu mais novo problema, uma tia-avó fantasma que é muito doida. Ela não tem ideia de onde pode estar o colar em questão e não tem como pedir ajuda para ninguém, afinal, a chamariam de louca e a jogariam em algum lugar para cuidar disso. Depois de muito pensar, e acreditar que estava maluca, Lara resolve ajudar Sadie por se sentir culpada, afinal ela morreu com 105 anos e Lara nunca a visitou. Entre a busca pelo colar e as tentativas de arrumar sua vida Lara acaba descobrindo muitas coisas sobre sua empresa, sua amiga, sua família e até sobre ela mesma. Quem diria que uma fantasma de mais de cem anos poderia ser tão útil, era como se ela tivesse um anjo da guarda que podia entrar em apartamentos alheios para espiar e até mesmo arranjar encontros. E é assim que Lara vai resolvendo a vida, com os toques mágicos de sua tia-avó e com muito bom humor. Isso tudo sem esquecer do bendito colar, é claro.

"Não pode viver só olhando para a frente. Precisa olhar em volta. Precisa superar." - Página 295

O livro é muito engraçado em alguns momentos, assim como os outros que li da autora, mas também é muito previsível em outros. Me surpreendi muito (mesmo) com o rumo que o drama do colar levou, era algo que eu não esperava de forma alguma, mas ao mesmo tempo, quando o assunto é romance, eu sabia desde o começo o que ia acontece, porque foi a mesma receita usada nos outros livros que li da autora. Mas isso, de forma alguma, atrapalhou a leitura, o que me incomodou e até atrapalhou um pouco foi que, na minha opinião, o livro podia ter umas cem páginas a menos. Quando eu estava na metade eu já não sabia mais se tinha forças para seguir em frente, mas aí ficou muito bom e eu consegui, mas teria facilitado muito a minha vida (e acredito que a de outros leitores também). É um chick-lit bem clássico, assim dizendo e eu amei a ligação do nome do livro com a história. Quando comecei a leitura acreditava que era porque Sadie tinha voltado com o corpo de 23 anos e porque Lara também estava na casa dos vinte, mas errei e errei feio. Vai muito além da idade e eu achei isso muito genial.

Eu simplesmente pirei com a Sadie. Ela é uma personagem genial e rendeu muitas risadas altas e gostosas na madrugada. O mesmo serve para a Lara, que lembra muito bem as outras personagens principais da autora que já li. Os outros personagens também são muito bem construídos, mas o fato é que o livro é a história das duas e isso não tem como mudar. Ficamos malucos para achar o colar e mais malucos ainda para ver onde tudo que Sadie apronta vai dar. É um livro muito leve, mas devo lembrar que estamos falando de um chick-lit. Se você gostou de algum outro livro da autora pode ler esse sem medo de ser feliz e se você ainda não leu, bom, pode ler sem medo também! É um ótimo livro para começar e por mais que pareça gigante (em alguns momentos) é uma delícia.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Silvana 17/03/2015

Lara Lington sempre foi da seguinte opinião, que quando é para proteção, uma mentirinha não tem problema. Por isso ela não vê mal nenhum em mentir para seus pais. Afinal eles não precisam saber que sua melhor amiga e sócia largou o escritório de caça-talentos para curtir um amor em Goa e deixou tudo em suas mãos. Mãos aliás, que não entende nada do assunto. Eles também não precisam saber que ela ainda tem esperança em voltar com Josh. Ele com certeza quer voltar com ela. Ele apenas ficou incomodado com umas poucas mensagens que ela deixou em seu celular e trocou o numero por uma bobagem. Ela não está obcecada por ele, ela só quer conversar.

Por isso ela diz que está tudo perfeito quando seus pais chegam para ir ao velório da sua tia-avó Sadie que morreu com 105 anos. Eles não tinham nenhum contato com ela, então ela nem sabe porque estão indo. Ah, ela sabe sim. Eles estão indo por causa de seu tio Bill. Seu tio Bill que é uma celebridade desde que lançou seu livro, contando como ganhou seu primeiro milhão, com apenas 26 anos, tendo em mãos apenas vinte centavos. Ela vai no velório a contragosto e está quase dormindo sentada quando ouve uma voz perguntando pelo colar. Quando percebe que ninguém mais ouviu a voz, ela levanta para respirar um pouco. É ai que ela vê a garota de mais ou menos vinte anos, que se apresenta como Sadie. É o fantasma de sua tia- avó que está sendo velado.

Lara decide ignorar o fantasma, mas ela começa a gritar que o velório tem que ser interrompido até que ela encontre seu colar. Ela faz tanto escândalo que Lara não aguenta e pede que parem o funeral. E quando pedem um motivo para isso, Sadie diz a ela que diga que sua tia-avó foi assassinada. Quando Lara percebe, já está numa delegacia dando um depoimento falso sob as ordens de uma fantasma. E tudo por causa de um colar. Agora Lara tem pouco tempo para encontrar o tal colar, antes que o corpo de sua tia seja liberado novamente. Mas ela vai perceber que isso não é uma tarefa nada fácil. Ainda mais que Sadie fica a todo instante atrapalhando sua vida. Até que ela tem a ideia de usar Sadie a seu favor para voltar com Josh. Mas Sadie tem outra ideia e cisma que quer ter um encontro e já que ela não pode estar de corpo presente, Lara terá que fazer isso por ela.

"— Aposto que você foi enviada de volta à Terra para me mostrar que, na verdade, minha vida é maravilhosa, como naquele filme.
— Não acho sua vida maravilhosa – ela diz – Acho muito sem graça. E seu cabelo é abominável."

Quando fala nos livros da Sophie já sabemos que vem diversão e muitas risadas pela frente. Em Menina de Vinte não foi diferente. Apesar de ter achado que de todos os livros da autora que li, esse foi o que teve o começo mais "morno" até agora. Os outros livros já começaram com tudo, esse demorou um pouco para engrenar. Mas depois que pegou o jeito, não consegui largar. Li as quase 500 paginas de uma vez só. A leitura é tão agradável que nem vi passar o tempo e quando percebi já estava terminando. Apesar de ser uma história leve e divertida, bem clichê, a autora procura passar algo em todos os seus livros. Nesse ela falou sobre a importância dos laços familiares. Eu que não conheci nenhum dos meus avós, fiquei um pouco triste durante a leitura. Ainda bem que Lara teve uma segunda chance.

Lara e Sadie são as protonistas e apesar da história ser narrada por Lara, quem me encantou foi a Sadie. Não tem como não se apaixonar pela personagem. Tanto que esqueci que ela era um fantasma, tamanho seu carisma. Ela é esperta, extrovertida, fala o que pensa e age logo em seguida, mas ao mesmo tempo tem milhões de sentimentos guardados dentro dela. É sensível e romântica e faz de tudo para ajudar. Lara também é uma ótima garota, que acabou de ter seu coração machucado não só pelo ex-namorado, mas também pela amiga, sem falar na família que não tem a minima confiança nela. E essas duas juntas vão descobrir o valor de uma verdadeira amizade e aprontar todas. Recomendo o livro para quem quer se divertir e aprender com as trapalhadas das personagens.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2015/02/resenha-menina-de-vinte-sophie-kinsella.html

Letícia 26/06/2015

Fabuloso!
Antes de ler esse livro, tive minhas barreiras sobre ele. Pela sinopse. Por ter espíritos/fantasmas nele. Mas não podia deixar de ler, pelo fato de ser da Sophie. Não há um livro dela que eu tenha lido que não tenha rendido boas risadas! Não só aqueles sorrisos ou risos meramente mentais. São risadas mesmo!

Confesso que durante o livro, fiquei muito irritada tanto com a Lara quanto com a Sadie. São duas teimosas e orgulhosas. E as vezes, chatas! Haha Mas no final, vale a pena. Passei a adorar a Sadie, mesmo sendo geniosa do jeito que é.

Não deixem de ler os livros da Sophie. Porém eu sugiro que comecem por "Fiquei com o seu número".

Enfim, livro super recomendado!

Karen 22/07/2015

Apaixonante!
Amo todos os livros da Sophie Kinsella mas esse me deixou encantada! A história é super divertida e você acaba se apaixonando por alguns personagens, no meu caso, a Sadie!
Ri e chorei com o livro e quando acabou fiquei triste, parecia que faltava algo em mim haha.
Vale a pena ler! Recomendo!

Kah Cruz 04/08/2015

Fantasminha camarada
Menina de vinte conta a história de duas meninas da mesma idade com um porém: uma tem essa idade agora e a outra tinha... em 1920!!
Sadie é a versão fantasma da tia-avó da Lara, que morreu aos 105 anos de idade, mas não consegue descansar porque precisa do seu precioso colar!
Se você, assim como eu, tem preconceito com histórias de fantasmas, não desista agora: essa história não tem nada haver com fantasmas.
Lara se envolve em uma caçada pelo colar da sua tia-avó, a principio para que ela a deixe em paz, mas conforme o passar do tempo, elas criam um lindo laço de amizade e a procura passa a ser uma questão de honra e uma prova de amor.
O livro nos fala sobre o valor da amizade, dos laços familiares e de como nos iludimos achando que a vida que idealizamos é melhor do que a que estamos vivendo.
A história é um pouco previsível, na metade do livro já havia desvendado o mistério do colar, mas mesmo assim o livro não perdeu o seu encanto e ainda me fez rir muito.
O final não é surpreendente, mas é lindo e até me arrancou umas poucas lágrimas.
Mesmo que você não curta chick lit, esse é um daqueles livros que vale a pena arriscar.
Recomendo!

Renata.Jesus 07/08/2015

Divertido e Apaixonante
Sou fã de carteirinha de Sophie e este livro foi sensacional. Uma leitura leve e divertida!
Você irá se apaixonar !

ThaisWandrofski 09/09/2015

Menina de Vinte – Sophie Kinsella
A capa, como vocês podem ver, não é das mais bonitas, essa ilustração me dá nervoso, não consigo gostar, mas por outro lado, reflete bastante sobre o conteúdo do livro.
Nas 495 páginas, vamos acompanhar a história de Lara Lington, uma jovem de 27 anos que não está no melhor momento de sua vida. Sua sócia (vaca!) na empresa de caça-talentos a abandonou por um romance em Goa e os negócios vão de mal a pior. Seu namoro com “o cara perfeito” também acabou, e depois de toda a perseguição por parte dela, as pessoas não conseguem acreditar que eles ainda tenham futuro! Mas ele ainda a ama. Não ama? Tudo poderia ser mais fácil se o seu tio-super-famoso-dono-da-maior-rede-de-cafeterias lhe desse um empurrãozinho nos negócios. Ok, claro que isso não pode rolar.
Vocês já puderam ver um pouco das dificuldades da vida da Lara, e se não bastasse tudo isso, ela ainda precisa ir ao enterro de sua tia-avó Sadie, que morreu aos 105 anos de idade, mas que não era próxima de ninguém da família. Uma situação bem chata, certo? Errado! Pois é a partir daí que as coisas começam a mudar. Durante o velório surge uma moça de uns 2o e poucos anos que só Lara consegue ver, e adivinhem quem é… Sim, Sadie! E ela precisa da ajuda de Lara para encontrar seu colar favorito, pois sem ele não poderá descansar em paz.

Sinceramente, no começo pensei que tudo estaria arruinado, pois não consegui pensar em muitas formas de um livro com um “fantasma” dar certo. Ainda bem que sou persistente e não abandonei a leitura, pois no decorrer das páginas, pude conhecer o outro lado de Tia Sadie, aquele que o restante da família não conhecia, a verdadeira essência daquela menina dos anos 20 e todas as suas confusões, atuais ou não. E para quem está se perguntando, a Sadie permanece até o final do livro sim, e nesse meio tempo, causa muita confusão, mas também acaba ajudando a Lara em muitas coisas. E Lara, por sua vez, também ajuda sua tia-avó, que apesar do que o orgulhoso comportamento sugere, também tem muitas questões pendentes.
De cinco, dou quatro estrelas para esse livro. Perdeu apenas porque no começo não consegui um ritmo legal de leitura, a história se apresenta de forma lenta e sem grandes novidades. Mas é um livro que recomendo bastante, pois é engraçado e nos leva a pensar em muitas coisas importantes, como família a nossa própria auto-estima.

* Informações adicionais
Título em Inglês: Twenties Girls
Editora: Record
Páginas: 495
ISBN: 978-85-01-08492-7

site: http://www.poaeglitter.com/menina-de-vinte-sophie-kinsella/

Dani 11/09/2015

O grande segredo para gostar de "Menina de Vinte" é não desistir da história.

Como na maioria dos livros da Kinsella, as vezes, ela dá voltas demais e tudo parece meio que arrastado, o início segue por um ritmo lento e pode se tornar até entediante, mas vale a pena ser conferida esta história!

Não desanimem porque no final, você vai gostar e rir bastante.

Ítala Morgana Leite 28/09/2015

RESENHA: Menina de Vinte - Sophie Kinsella
Gente, é minha primeira resenha no blog, acabei de criar, gostaria que vocês pudessem dar aquela olhadinha lá pra ver se ta tudo bom rs' Obrigada =D

Lara Ligton sempre foi uma mulher extrovertida e como a mesma afirma, uma mulher que mente um pouco as vezes para encobrir algumas verdades que não precisam serem ditas haha.
Depois que sua Tia-avó que ela não visitada a bastante tempo morre, ela é praticamente obrigada a comparecer ao velório. O que ela não esperava mesmo era que ao chegar lá tivesse apenas um pequeno número de pessoas, e muito menos que no meio da cerimonia fosse ouvir vozes e logo depois dar de cara com uma moça de vinte poucos anos a procura de um colar e pior ainda, que a mesma fosse sua tia-avó que estava naquele mesmo momento sendo velada.
Lara Ligton, após esse imprevisto passará por muitas aventuras ao lado de Sadie, e descobrirá que ter um "fantasma" como amigo é bem mais divertido do que parece, principalmente quando o mesmo vem de décadas passadas e lhe apresenta robes que nem ela mesma conhecia.
O romance é focado para essa grande amizade que surge entre as duas, mas não deixa de trazer outros tipos de amores na história, muito menos deixa de mostrar as complicações e ilusões que a vida nos trás.

A Autora dar um show de diversão e sentimentalismo, assim como costuma sempre fazer. Iniciei a leitura do livro imaginando que trataria de outro assunto. Achei que o mesmo tratasse de alguém que tivesse vinte anos ou que mostrasse algo sobre o assunto e posso confessar que foi muito melhor do que imaginei que seria. Não preciso nem dizer que recomento esse livro né verdade?

site: http://vidadeleitoraa.blogspot.com.br/search?q=Resenha+menina+de+vinte

Camila Miranda 13/12/2015

Para dar muitas risadas!!
Amei esse livro!! É 100% altas gargalhadas! Kkk Acontecem várias situações inusitadas e todas em um clima super alegre e pra cima, dá uma sensação muito vívida e feliz pra quem está lendo. E uma vontade de ler mais e mais rápido possível pra se divertir cada vez mais! Comi esse livro com meus olhos e não me arrependo!

lia 14/01/2016

Menina de vinte - SOPHIE KINSELLA
Esse livro conta a história de Lara Lington que esta passando por uma situação complicada tanto no trabalho quanto na vida amorosa. Sua sócia e amiga, Nathalie, resolveu sair do país com um novo namorado e deixar o escritório de caça talentos nas mão de Lara. Para complicar mais a situacao ela encontra se em uma situação complicada com seu ex-namorado ,Josh , que resolveu terminar com Lara sem mais nem menos e ela vire mexe está correndo atrás dele.

Para piorar a vida de Lara , além de fica escutando sermão dos pais sobre seu negocio e sua vida amorosa, ela tem que enfrentar um velório de sua tia-ávo Sadie Lancaster de 105 anos que ela nunca conheceu. Mas também, precisa aguentar os holofotes virados para seu tio Bill , um bilionário dono de uma redes de cafés, que é um arrogante que trata a família de Lara como sendo uns oportunista que ficam atrás dele pedindo favores .

Lara deseja se livrar rapidamente desse funeral , diga se de passagem todos estão! Até que com um susto ela se depara com uma garota vestida com roupas dos anos 20 gritando com ela dizendo que precisa de seu colar. O mais assustador é que pelo que parece apenas Lara consegue ver essa garota. Será ela um fantasma? Mas, fantasma não exite!
Porém, parece que esse fantasma é bem real e é a sua tia-ávo Sadie. Depois de tanto atormentar e gritar no ouvido de Lara a menina fantasma faz com que ela pare o funeral e de repente se vê envolvida em uma situação estranha e divertida.

Depois desse encontro essa fantasminha coloca Lara em grande enrascada para correr atrás do tal colar que fará com que Sadie descanse em paz.

Inicialmente eu estava com receio de iniciar essa leitura. Isso porque, havia lido "Fiquei com o seu numero", inclusive me apaixonei pela leitura, mas tinha medo de que a autora tivesse escrito um romance similar. No entanto, me surpreendi completamente. Como sempre a narrativa da Sophie Kinsella é muito deliciosa e divertida. Nessa trama temos a estória de uma fantasminha muito mandona e atrevida! Já nas primeiras paginas fiquei chocada pela criatividade e doçura com que a autora insere uma ficção na estória.

O mais surpreendente é que esse livro não tem o foco voltado para o romance da protagonista, que fica em segundo plano, mas sim na relação de amizade entre a personagem principal e sua tia-ávo (fantasma.. rsrs). Uma historia que nos ensina a viver a vida sem ficar pensando demais em nossos atos. Como sempre nesse gênero de CHICK LIT a protagonista se envolve em grandes enrascadas e situações hilariantes. Mas, além disso, a autora passa uma mensagem linda de que devemos valorizar as pequenas as coisas e aproveitar tudo da melhor forma possível . Gostaria inclusive encerrar essa resenha com uma frase que Sophie Kinsella insere no livro:

“ A vida é como uma escada rolante, ela leva você independente de qualquer coisa. Cabe a você aproveitar ou não o caminho”