O bosque das coisas perdidas

O bosque das coisas perdidas Shea Ernshaw

Resenhas - O bosque das coisas perdidas

resenhasdajulia 13/04/2022

Nora Walker vem de uma longa linhagem de bruxas naturais que têm uma profunda conexão com o Bosque de Vime.

Oliver Huntsman é um garoto que desapareceu durante uma terrível nevasca, há duas semanas. Claro que, depois de tanto tempo, quando Nora o encontra no bosque, ela pensa que ele está morto, mas não. Oliver está vivo, mas não se lembra de nada da noite de seu desaparecimento.

Nora sente que tem algo de errado nisso, e quer descobrir como ele conseguiu sobreviver, e o que estava fazendo lá.

Adorei o livro! Só não dei 5 estrelas porque mesmo com cada capítulo sendo narrado ora pela Nora, ora pelo Oliver, tive a sensação de que ambos têm a mesma "voz", narrando da mesma forma.

Mas foi uma leitura que fluiu muito bem e me envolveu do início ao fim! Gosto muito da escrita da autora!

E eu amei os feitiços descritos ao longo do livro e o dom de cada Walker do passado, achei uma ótima forma de complementar a história!
belaa0 20/08/2022minha estante
Terminei de ler e esse livro é uma OBRA DE ARTE! Chorei demais lendo e me envolvi demais na história e me apaixonei pelo Oliver KK. Senti uma coisa q nunca senti antes, pois pela primeira vez
senti a sensação de querer guardar o livro no meu coração, pra mim nunca esquecer essa história linda demais. ? meu livro preferido

resenhasdajulia 20/08/2022minha estante
Que bom que você teve essa experiência maravilhosa com ele ?

Emilly314 10/02/2023minha estante
Nossa também chorei horrores e a história em si gente não esperava tudo isso nunca surtei tanto com um livro e na parte que fala dos garotos que descobrem tudo mano Rhet e ou outros são uns babacas sério mas perfeita a história e me apaixonei pelo Oliver também já desconfiava do que aconteceu com ele eu sabia desde o início mas perfeito Nota 10

Jhoana1 01/06/2023minha estante

Priscila 25/01/2024minha estante
Amei demais. Terminei na semana passada e queria esquecer tudo para ler de novo ?

Iaia :) 26/03/2024minha estante
Meu deus meu livro favorito da vida acho que todos deveriam ler esse livro ele te prende até o fim tem suspense romance e pftt

Iaia :) 27/03/2024minha estante
Mt bom

Ghoul 09/05/2024minha estante
mano pq ninguém fala do quão incrível esse livro é??? Deveriam dar mais fama pra essa perfeição, o meu favorito do momento

Lea 08/04/2024

Quase abandonei esse livro, porque o começo é bem lento e parece que nada acontece, mas do meio pro fim a história andou e eu gostei bastante do plot e do final.
Izadora 08/04/2024minha estante
Terminei esse fds e também achei o começo meio lento, mas achei que valeu a pena. Mas podia tranquilamente ter umas 100 páginas a menos de enrolação. (Mesmo assim achei a história fofinha, sensível?)

Hadassa62 08/04/2024minha estante
Eu ameiiii

Fernanda938 31/10/2023

Não sei muito bem o que procurava, mas recebi bem mais
Que livro interessante. Eu não tenho nem muitas palavras, é uma história tão diferente e com um tom meio melancólico, mas ao mesmo tempo tão bonito e com uma escrita feita com tanta delicadeza que é toda uma experiência, são sensações que você sente enquanto está lendo. Não é o tipo de livro que tem muitos diálogos e uma ação absurda, mas ao mesmo tempo tem muita personalidade, os personagens são muito interessantes, os plots são impecáveis (já desconfiava? Já, mas eles ainda merecem todo o valor) e tudo foi muito bem trabalhado, muito bem construído.

No começo eu não sabia muito bem o que estava achando, mas ele foi me ganhando e me proporcionando uma experiência muito legal, achei realmente diferente de muita coisa que eu já li, tinha tudo para ter uma pegada meio "mórbida" ou "assustadora", mas eu não achei, só achei tudo estranhamente bonito, acho que vale muito a leitura.

Priii Reis 18/10/2023

Ela é selvagem,ela é a floresta,a força e o tempo que não passa.
Que livro!! Sem esperar nada fiquei hipnotizada nesse mistério,em toda a magia e nos sentimentos de Nora Walker. E que desfecho incrível foi esse? Estou em choque!!
______________________
Descendente de bruxas as mais antigas que a própria floresta,as mulheres da família possuíam poderes assim que nasciam umas mais cedo que as outras,exceto Nora que não despertou sua magia.
O que a magoava e a fazia se sentir excluída de sua própria descendência.

**A história das mulheres Walker é estranha,célebre e envolta por folclore. E é assim que elas preferem: serem transformadas em lendas.**

Desde que a avó se foi,ela se sente muito sozinha e com a mãe sumindo de tempos e tempos para vender seu mel.
Seu coração se enche de solidão e medo quando resolve ir ao Bosque de Vime sozinha,e sempre na lua cheia. Para buscar objetos e o único momento que podiam entrar lá em segurança porque a floresta dormia.

E lá ela começa a ser perseguida por uma mariposa branca.
"... uma mariposa-de-ossos significa outra coisa — algo cruel, perverso e hostil.- o anúncio da morte que se aproxima"

Na última noite de lua cheia quando Nora buscava seus tesouros com seu lobo,ele sentiu algo na floresta e foge. Com muito medo e pânico ela precisa rapidamente pegar Flin(lobo)e sair de lá,antes que coisas obscuras e ruins os pegassem.
Foi nesse momento que ela encontrou o garoto...o que sumiu a duas semanas praticamente congelado e para sua surpresa vivo,a floresta o protegeu quando todos sabiam que ninguém além das Walker saia do Bosque vivas.

Duas semanas de inverno rigoroso,
Duas semanas que as estradas foram bloqueadas,
Duas semanas que a energia se foi.
Que um garoto foi encontrado e outro foi assassinado.
Que os garotos do acampamento para rebeldes escondem algo de todos e principalmente o garoto que ela gostava sem nem conhecer.

O garoto tinha olhos assustados e ela sabia o que ele viu ou ouviu não sairiam de sua mente,e ela sabia que ele podia ter medo pelas histórias que contavam no acampamento sobre ela e sua família. Mas no pouco tempo desde que ela trouxe ele pra sua casa,ele tinha certeza que era mais fácil confiar nela do que nos garotos do acampamento.
Oliver Huntsman é órfão seus pais morreram em um acidente de carro a alguns km de casa.
Ele foi obrigado a ficar com o tio,que nunca o quis e achou mais fácil mandar o garoto para o acampamento onde ele seria esquecido facilmente. Exceto por Nora que seria seu elo mais forte,e sem ele saber ela foi sua luz em um momento de trevas.
Ela podia ter a fama de bruxa má,mas a garota estava perdidamente apaixonada.
Nora queria desvendar esse mistério saber a fundo quem matou o garoto.

**O que ele viu naquele bosque? Por que a floresta permitiu que ele vivesse? Queria poder abri- lo, arrancar sua armadura e ver o que ele esconde dentro de si.**

A mãe de Nora não gostava da fama de bruxa e muito menos o peso que causava quando era reconhecida na cidade,algo que acontecia era o medo das pessoas até o ódio do desconhecido.
Mas Nora amava sua história, e só queria ter sua dádiva noturna entre elas tinha sempre um distanciamento.

**Prefiro quando ela está fora, quando posso ficar sozinha na casa antiga. Minha mãe nunca foi de se preocupar comigo**

**Minha mãe nunca foi de se preocupar comigo de qualquer forma. Ela sabe que consigo me virar sozinha até a estrada descongelar.
Eu conseguiria me virar sozinha mesmo se ela nunca mais voltasse.**

Nora tem a sensação estranha de que Oliver pode sumir a qualquer momento,que tenha segredos dos quais a vai magoar. Mas de acordo com a história dela, as mulheres Walkers não eram destinadas ao amor.

Quando Oliver volta ao acampamento percebe que suas coisas sumiram,e vê o nome de Max o faz lembrar do quanto o garoto o odiava por tomar sua beliche e se enfiar no meio dos amigos.
E mesmo ficando no quarto enquanto eles não o percebiam,resolve buscar respostas.

O Acampamento Jackjaw para Rapazes Rebeldes foi fundado há cinquenta anos, construído a partir dos resquícios da antiga colônia de mineração de ouro. No início do século XX.
Pra onde mandavam garotos com problemas escolares e de raiva,o último recurso.

**Uma noite, digo a mim mesma. Mais uma noite, vou deixar que ele durma aqui, esse garoto que fala como se uma brisa leve se agitasse dentro dele, que não consegue se lembrar do que aconteceu com ele na noite em que o outro garoto morreu. **

**— um lugar que eu raramente visito. Um lugar que a escuridão nunca abandona. Onde costumo ver sombras humanas vagando no crepúsculo: espectros que
ainda não sabem que estão mortos. Um lugar que as Walker preferem evitar.
O Cemitério Jackjaw.**

O grupo esconde o segredo sobre o corpo do garoto que morreu,que Nora entender ser Max pelo relógio que encontra no bolso de Oliver.
A paranoia e o álcool aumentam e ela continua querendo saber demais,os garotos a prendem e Oliver a salva mas não por muito tempo.

**Sei o que ele está dizendo: há mais a temer no coração dos homens do que nessa floresta.**

Nora tenta não acreditar que Oliver seja o culpado,e mesmo achando o relógio ela entende que algo está errado.
E que os mais perigosos são o grupo de garotos que a tiram de casa a força,para ir atrás de Oliver que ela afirma que viu.

Um caos se inicia do medo,as chamas a floresta arde em ódio dos garotos que a acordaram e levam seu causador principal. Na fuga Nora precisa saber onde Oliver está,e acha Max vivo e escondido. Ela não entende o que aconteceu. E quando entende é tarde demais ela avança para o lago tentando se salvar das chamas e cai se afogando no infinito poderoso. Mas ela não se afoga,porque descobre sua dádiva em meio a confusão desperta a maior das bruxas Walker.

**Mas ela estava errada. Sua filha tinha, sim, uma dádiva noturna. Talvez a mais poderosa já escrita neste livro de feitiços. Tala Walker havia tentado escapar de quem era. Mas sua filha, Nora, não queria nada além de ser quem elas realmente eram: bruxas de sangue puro.**

librianaliteraria 19/02/2022

UM LIVRO PARA SER DEVORADO
“O bosque das coisas perdidas”, escrito pela mesma autora de “A maldição do mar”, traz um dos elementos que eu mais amo na fantasia: bruxas. A história gira em torno de Nora Walker, uma bruxa sem poderes, que vive perto de um bosque com uma espécie de vida própria. Quando entra nesse bosque, Nora encontra coisas perdidas. E seu mais novo achado é nada mais nada menos do que um garoto.

"Assim como a maioria das mulheres Walker antes de mim, sou uma descobridora de coisas perdidas. E parado no batente está um garoto chamado Oliver Huntsman. Minha descoberta mais recente."

Eu estou apaixonada por esse livro. Confesso que achei o início um pouco lento, mas perto da página 100 eu já estava completamente viciada na história. Eu não conseguia parar de ler porque precisava de respostas.

Adorei os personagens do livro. Nora, com sua força e determinação, e Oliver, com seu jeito fofo, me conquistaram logo nas primeiras páginas.

Se você gosta de livros com dois narradores, provavelmente vai gostar de “O bosque das coisas perdidas”, que alterna o ponto de vista de Nora e Oliver. Para mim, porém, a mudança de narradores foi um ponto negativo; o único ponto negativo, na verdade. Amo de paixão a escrita da autora, mas eu tive a sensação de que Nora e Oliver narravam da mesma forma. Era como se eles tivessem a mesma voz. Eu só não ficava muito confusa para saber quem estava narrando, porque os capítulos de Oliver eram bem mais curtos.

Voltando aos elogios, preciso dizer que os mistérios da história foram conduzidos e escondidos com maestria. Um deles pode ser um tanto óbvio se você lê muita fantasia, porém eu duvido muito que alguém acerte a grande reviravolta, que me deixou de boca aberta.

Fiquei completamente apaixonada pelo universo da história. O local em que ela se passa, apesar de sombrio, é mágico. O bosque me deixava muito intrigada, assim como as bruxas da família de Nora Walker. Conhecer brevemente um pouco das lendas que rodeiam as mulheres Walker foi um dos pontos altos do livro.

Recomendo esse livro para todos que gostam de bruxas, romances de aquecer e o coração e diversos momentos agridoces.
Tassio 20/02/2022minha estante
AMO a escrita dela, tô ansioso pra ler esse aaaa?

Leitora 20/02/2022minha estante
Qual classificação vc daria?

librianaliteraria 20/02/2022minha estante
Eu tbm amo a escrita dela, Tassio. É linda demais ??

librianaliteraria 20/02/2022minha estante
Ent, Dany, vc tá falando sobre classificação indicativa, né? Se sim, o livro é 14+

percyjstan 16/03/2022minha estante
mais alguém que também não gostou da narração dos personagens ser praticamente igual, ufa ?

jeslendo 01/05/2022

Eu descobri mais da metade do livro no primeiro capítulo.

A autora entrega muita informação em poucas páginas sobre o acontecimento. É muito fácil ligar os pontos e descobrir a maior parte do final da história, muito fácil mesmo. Ela insisti tanto no mesmo ponto, na mesma frase, na mesma observação, que fica óbvio o que ela quer dizer, e também um pouco desanimador.

É uma história muito boa para um mistério muito fraco.

E então eu penso mais a fundo e me pergunto se isso destruiu a história, essa facilidade com qual as respostas são entregues. E não, não destruiu. Me diverti muito em criar teorias e as ver ganhando vida, e toda a leitura é muito fluida. O final foi um momento em que não o vi chegando e me foi uma surpresa bem vinda. A autora sabe como contar uma história sobrenatural e eu sempre sinto um conforto com os seus livros. Esse, em particular, me conquistou desde a primeira página.

Andressa1296 13/09/2022

Foi uma boa leitura... porém esperava um pouco mais .... acho que fui com muita expectativa porq o primeiro dela eu amei.... é uma leitura bem leve... vale a pena...
DANILÃO1505 14/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Queria Estar Lendo 15/06/2022

Resenha: O bosque das coisas perdidas
Meu primeiro contato com a autora Shea Ernshaw, de A Maldição do Mar, foi incrível. O Bosque das Coisas Perdidas é a história de uma garota herdeira de bruxas. E de um garoto perdido na floresta. E da floresta entre eles. Hoje a resenha é pra falar sobre esse livro!

Nora Walker vive em uma cabana isolada, em uma floresta antiga, desde sempre. Ela é filha de uma bruxa, neta de uma bruxa, herdeira de bruxas que já se foram. As Walker são conhecidas por serem estranhas. Cada uma delas tinha um poder único. E o livro de feitiço da família fala sobre ele. Mas Nora não tem nenhum. O que faz com que ela se pergunte se é, realmente, parte do legado mágico.

Numa noite de lua cheia, quando visita o Bosque de Vime, um lugar ancestral e terrível que adormece nas luas cheias, Nora se surpreende. Diferente das coisas perdidas, ela encontra um garoto adormecido. E esse garoto sozinho na neve e na escuridão sobreviveu ao Bosque de Vime. Coisa que ninguém consegue.

Ela o leva para casa e descobre que Oliver não se lembra de como foi parar ali. E nem por que. O que desencadeia segredos, mistérios e uma sensação crescente de que tem alguma coisa errada naquela floresta. Mais do que a magia e as sombras.

"As histórias que os garotos contam sobre como ela entra no bosque sombrio, um lugar em que ninguém deve entrar, onde encontra coisas perdidas."

O Bosque das Coisas Perdidas foi uma agradável surpresa. Do começo ao fim, é um livro rápido, com uma narrativa simpática. E tem um plot fantástico ótimo! A jornada da Nora envolve entender o mistério. A do Oliver, ser o mistério. E isso culmina em quase 400 páginas de uma fantasia YA em partes sombria, em partes instigante.

A narrativa de Shea Ernshaw nos apresenta à floresta e seus mistérios. É um lugar vivo, tal como os personagens da história. Assustador, antigo. Cheio de perigos escondidos. É um lugar que a família Walker entendia, mas que Nora não. Porque ela não sabe se é, realmente, uma bruxa.

Ela conhece a história, as receitas da família. Ela e a avó eram muito próximas, e a avó ensinou a Nora tudo que entendia sobre a magia. Mas Nora está sozinha agora. Sozinha em uma casa solitária, no meio de uma floresta solitária. E ela encontra um garoto perdido, em um bosque assombroso. Quais os segredos que Oliver esconde? Por que ele estava lá?

"Há mais a temer no coração dos homens do que nessa floresta."

Eu gostei do desenvolvimento da história dos dois. O ritmo da narrativa é acelerado, mas constrói tensão. Apesar de ter adivinhado rapidamente um dos plot twists, o segundo me surpreendeu. Foi bem conduzido pela narrativa, e apareceu no momento certo. Uma reviravolta interessante, ainda que não muito corajosa da parte da autora.

Nora e Oliver são bons protagonistas. Os pontos de vista dela são marcados pela magia ancestral, pelo amor à avó e à família. E pelo medo e reverência à floresta e ao Bosque de Vime. Nora entende o desconhecido. Teme o que não pode controlar. E sabe que, bruxa ou não, aquele lugar antigo merece respeito.

Oliver, por outro lado, oferece muito ao mistério. Conforme conhecemos mais sobre os arredores, e outros coadjuvantes aparecem para acrescentar tensão à narrativa, mais enigmático o Oliver fica. O que aconteceu com ele para acabar ali naquela clareira sinistra. O que o levou a aceitar a ajuda de Nora. Quem é ele, e qual sua história? São coisas que a história responde aos poucos, nos momentos precisos.

O Bosque das Coisas Perdidas é um mistério em meio à fantasia. Fala sobre bruxas, sobre a juventude e inconsequência. Fala sobre garotos cruéis, solidão e garotas corajosas. Tem um romancinho, mas ele é bem sutil e por isso eu gostei. Não parece repentino, apesar de acontecer cedo, porque se envolve com a magia e o suspense ao seu redor.

"Por somos mais trevas do que mulher. Mais sombras do que sol de agosto. Somos as filhas do bosque, minha avó costumava dizer."

A edição da Galera Record tá linda demais, e eu amo o detalhe que eles colocaram na capa, com o brilho localizado nos galhos que formam a arte. Também gostei da tradução do Guilherme Miranda; fez jus à narrativa, que é em partes poética, em partes melancólica e sombria.

O Bosque das Coisas Perdidas é uma história de bruxas e florestas antigas. Uma história de garotas e garotos solitários. Uma história de coisas perdidas que deveriam ser encontradas. E coisas encontradas que deveriam continuar perdidas.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/06/resenha-o-bosque-das-coisas-perdidas.html

livia1088 20/08/2022

muito legal
cara, o livro é muito bom, a ambientação e a escrita são ótimas

pq eu nao dei 5 estrelas??
eu achei uma parte do plot twist muito óbvia, logo no inicio do livro eu entendi o que tinha acontecido e depois eu passei raiva com a nora (apesar de eu ter amado ela) por ela nao perceber o que tava acontecendo.

mas é um livro MUITO legal, super recomendo!!!!

thewayilovedmila 24/07/2022

Surtos atrás de surtos
Eu esperava tudo, qualquer coisa, menos o plot!! A escrita é impecável e faz que a gente se identifique com os personagens que inclusive são muito fáceis de amar.
A construção dos personagens é incrível e realmente não tenho o que reclamar.
Eu fiquei feliz, triste e com raiva, praticamente tudo ao msm tempo, é difícil a leitura engatar, mas quando você pega o ritmo você acaba em menos de 4 horas.

lana!¡ 23/03/2022

as mulheres walker
eu não sei oque falar???? meu deus que livro foi esse, do começo até o fim eu fiquei envolvida com a história, apesar de ter uma desconfiança sobre o plot da coisa não me impediu de ficar nervosa e surpresa, o único problema que eu acho é que a Shea não tem muita prática em desenvolvimento de romance, isso aconteceu também com a Maldição do Mar, ela joga o casal principal e esquece de desenvolver eles junto com a história no desandar, então fica uma coisa sempre rasa demais, mas eu amo qualquer migalha de romance que tiver em livro então Nora e Oliver contem comigo para tudo

porém pelo menos em relação ao outro livro da autora, o final desse aqui me agradou mais um pouco (apesar de eu ter lido 3 vezes para entender o que tinha acontecido) mas então é isso, o livro é bom sim, recomendo.

isarantes 26/10/2023

Achei diferente da maioria das fantasias e gostei muito por esse livro fugir da fórmula que tantos livros tao seguindo atualmente
o plot é realmente surpreendente e faz sentido com o decorrer da historia
Nicolly392 26/10/2023minha estante
Tava pensando em ler, mas com receio de ser mais do mesmo

isarantes 27/10/2023minha estante
eu curti bastante! tava lendo muito livro de fantasia com a mesma pegada de realeza, triângulo amoroso, uma super missão entregue pra três adolescentes
eu achei legal, mas com certeza podem haver outros livros com a mesma pegada que esse e eu só não conheço! de qualquer forma, acho que vale a leitura

Victória 07/02/2023

O bosque das coisas perdidas
O começo do livro é um pouco chato, a personagem fica se repetindo muito, entretanto depois vc percebe que faz sentido. O plot fez valer a pena a leitura, e eu não consegui descobrir, se bem que agora parece bem óbvio kk

Cinara... 05/08/2022

Floresta, musgo e bruxaria...
"Vemos o sofrimento a quilômetros de distância, minha avó dizia. Mas não sabemos como desviar dele."

A autora Shea Ernshaw coloca em suas histórias todos os elementos que para mim se torna uma história perfeita, frio, natureza, chuva, bruxas. Conheci uma nova autora favorita e estou super ansiosa pela sua nova obra!

Rafaela 06/09/2022

O bosque das coisas perdidas
Desde os primórdios dos contos de fadas somos ensinados a temer o que se esconde nas florestas escuras, e as florestas que cercam a cidadezinha de Fir Haven são ainda mais sinistras. Em Bosque das Coisas Perdidas, se depare com um cenário especial e bem construído para uma história incrivelmente apaixonante.

Galera, leiam.
É só o que eu tenho a dizer!