Meu Policial

Meu Policial Bethan Roberts
Bethan Roberts

Resenhas - Meu Policial

rae 01/04/2024

Até onde podemos ir por amor?
Ao escrever essa resenha ainda estou enxugando as lágrimas depois de concluir a leitura do livro e mergulhar nas emoções do filme. E que sequência, hein? Depois de terminar essa história precisei de alguns (muitos) minutos pra tentar absorver tudo que aconteceu.

Meu policial conseguiu ser doce e amargo, lindo e avassalador ao mesmo tempo.
O livro tem flashbacks então vai alternando entre a década de 50 e a de 70 em Brighton na Inglaterra.
Conhecemos então Marion Taylor, uma professora aposentada que leva Patrick Hazlewood, um ex curador de museu para cuidados paliativos em casa após ele sofrer um acidente vascular cerebral.
É então que os flashbacks começam e entendemos a história de Marion e Patrick, de como eles conheceram e se apaixonaram por Tom Burgess, um policial e irmão da melhor amiga de Marion, Sylvie.

Marion se apaixona por Tom, que por sua vez se apaixona por Patrick e eles passam a ter um romance às escondidas sob o véu do casamento de Tom e Marion que não sabia de nada que acontecia entre o marido e seu amigo.

Numa época onde homossexualidade era considerada ato ilegal, viver um amor assim não era o que Tom queria, de fato. Mas o amor sempre fala mais alto.

E Marion ama cegamente.

Com uma sequência de plots dignos de raiva e muito choro, Meu Policial me fez refletir o quanto o amor nos faz tomar decisões impensáveis e sofrer consequências avassaladoras.

Confesso que em alguns momentos achei o livro um tanto cansativo com uma chuva de informações que no final se fazem necessárias. O pov de mais de uma pessoa dá a impressão de a leitura não está evoluindo já que o leitor precisa voltar ao passado várias vezes. Mas isso é algo que eu me acostumei no final.

henriquessuzane 01/04/2024

Bom, mas não mais que isso
Foi uma leitura fluida que me rendeu um bom tempo de qualidade, mas senti que tinha um potencial pra ser algo muito maior, sabe? Como se tivessem desperdiçado um ótimo plot com um desfecho apenas aceitável.
Gostei da experiência, mas não merece nem 4 estrelas.

amorime_ 31/03/2024

Era para a Marion ser a vilã? '----'
Assim... eu não tenho o que falar sobre a questão histórica e o momento que o livro retrata, tenho certeza que a autora foi bem fiel nesse quesito. Mas não consigo enxergar a Marion como a vilã rs

Na verdade, eu detestei o Tom. Ele ficou em cima do muro a história inteira, não teve coragem de chegar na Marion e dizer "não gosto de você, estou contigo pela posição social que você me proporciona"; também não chegava no Patrick e falava "eu gosto de você, mas prezo pela minha posição social e não podemos ficar juntos".

E no final das contas, a Marion ficou tentando convencer o leitor de que o Patrick que "desvirtuava" o Tom; e o Patrick ficou tentando convencer o leitor que a Marion era uma megera que impedia o amor deles dois. Mas e o Tom, onde entra nessa história?

Eu li esse livro com uma revolta tão grande, não conseguia nem enxergar o romance nessa história. Novamente, não acho a Marion vilã, eu acho que ela simplesmente cansou de fazer tudo pelo maridinho dela e mesmo assim, nunca ser suficiente.

Aliás, a forma como eles dois se referem ao Tom como uma entidade, um ser perfeito e intocável é meio... esquisita? Tipo, tudo isso por um homem que, aparentemente, não gostava de nenhum dos dois, já que não fazia questão de estar com nenhum deles.

Não é um livro ruim, mas também não é tudo isso não.

Thiago548 30/03/2024

Daquelas certezas que o livro é melhor que o filme! deu pra sentir toda a dor e angústias na leitura. me prendeu e fez voar na leitura.

Carol851 29/03/2024

Um livro triste
Tom, um policial na Grã-Bretanha dos anos 1950, se apaixona por uma professora na costa de Brighton. No entanto, ele logo começa um caso com um curador de museu, apesar da homossexualidade ser ilegal.

PAMI 27/03/2024

Em outro momento trago minhas sinceras opiniões
Não sei realmente o que pensar.
Estou confusa sobre minhas opiniões.
É um dos filmes favoritos então acho que li com muitas expectativas e não achei tuuuudo isso.
Ou posso não ter achado tudo isso, por estar de ressaca por saboroso cadáver ( que mexeu comigo significativamente).
Por conta disso, trago atualizações, quando tiver uma opinião formada sobre essa obra!!

Lara.Scarlatte 27/03/2024

Ok, vamos lá!
Achei que Marion foi bem injustiçada! Pode-se pensar ao contrário, por ela ter escrito aquela carta para a policia com o intuito de incriminar o Patrick, mas desde o ínicio ela estava no meio do jogo deles, eles sabiam muito bem o que estavam fazendo, e Tom brincou com os sentimentos de uma pessoa que sempre foi apaixonada por ele! Entendo as complicações de ser uma pessoa homoafetiva naquela época, mas usar uma pessoa assim??? Para ser um policial bem visto?? Fingir um casamento, sendo que a outra pessoa era completamente apaixonada? Não levar em consideração o outro??
O final, por pesa na consciencia de Marion resolveu deixar tudo as claras com os dois. Mas enfin, não foi um final feliz pra ninguém ao meu ver

@Anailop 24/03/2024

Acho que faltou alguma coisa
A história é dividida em 4 partes e narrada pelo ponto de vista da Marion e do Patrick, eu gosto bastante de livros contados em primeira pessoa, então eu gostei disso.

O ponto de vista do Patrick me agradou mais, e foi muito mais fluido que o da Marion, então ele se tornou meu personagem favorito.

Mesmo gostando do livro eu achei que faltou alguma coisa na história eu queria saber mais sobre o Tom, já que o que foi mostrado dele me fez odiá-lo, não entendi o porque do Patrick e da Marion terem se apaixonado tanto, na minha visão ele era um babaca.

O final foi dramático, mas eu gostei, queria que tivesse um posfácio.

(É um livro bem curtinho, mas, por algum motivo tem partes dele que eu simplesmente não conseguia me concentrar na leitura e tive que reler várias vezes a mesma página. Lendo alguns resumos por aqui vejo que não foi só comigo.)
amorime_ 26/03/2024minha estante
eu estou em 57% do livro e estou tendo as mesmas impressões... os dois estão apaixonados e o Tom, de certa forma, só quer usar eles em benefício próprio ?

@Anailop 26/03/2024minha estante
@amorime_ siiiim, além disso ele é muito covarde e não sabe o que quer, e aí só prejudica o Patrick e Marion enquanto ele não tem que tomar nenhuma decisão/ atitude.

HAgata2 24/03/2024

O baratinho que valeu a pena
Esse livro me foi tão baratinho e eu curti tanto a história que assim que terminei o livro tive que ver o filme. É um livro interessantíssimo por ser bem adequado ao período histórico em que a história se passa.

Anna 23/03/2024

Uma história terrivelmente trágica e um livro muito bom
Esse livro é um tópico muito sensível pra mim, me traz um misto de emoções durante a leitura e me deixa realmente triste. Me pega muito a forma como retratam a mesma história por perspectiva diferentes, a forma que mostram como é duro viver perdendo tempo com o que você não deseja, como vidas podem ser destruídas pela intolerância, uma realidade frustrada, tantos arrependimentos e momentos tão tensos.
Em relação a narrativa da Marion, pra mim é muito difícil ter uma opinião estável. Hora ou outra, faz com que eu me simpatize, olhe por sua perspectiva e sinta pena. Outrossim, repudio suas ações (mesmo tendo em mente que sua história passa em anos diferentes do que vivo e por conseguinte, os pensamentos e valores são outros). Todavia, são capítulos que me arrastam e eu quero que acabe logo. Marion passa todo o seu tempo tentando se encaixar numa posição de moça boazinha, vive tentando consertar o marido, está sempre com uma pose tímida e uma mente julgadora. Destrói a vida de Patrick, vive fingindo uma vida feliz e usa o amor como desculpa para todas coisas.
Por Tom, chego a sentir pena. O personagem não tem uma personalidade que se sobressaia ou pense por si, ele aparentemente está perdido, tem medo e se esconde. Tom não mostra opiniões fortes, decisões que toma por seu próprio desejo e muito menos aceita o que quer. Ele está sempre enganando as pessoas ao seu redor e a si mesmo. Ele entra no exército porque é o que se deve fazer, se torna policial porque é uma profissão que acha que deve ter, se casa com quem não quer porque acha que é o que deve ser feito. A única coisa que faz por si, é nadar. É um personagem que divide muitas opiniões. É manipulador e manipulável e vive uma vida infeliz porque acredita ser assim o certo.
Já a narrativa de Patrick, com todos os seus defeitos, capta minha atenção e traz aconchega. Mostra total oposto das circunstâncias e faz com que eu não queira parar de ler os capítulos dele. Conta histórias cheias de dramas e pesos, mostra como sua vida é difícil, como ele lida com o que tem e a sua admiração pela arte. Ademais, é um personagem orgulhoso, que deseja e toma para si o que quer.
Patrick é forte, apaixonado, gentil e um farsante. Vive um vida de metades porque acredita nunca conseguir mais que isso (e seria realmente difícil conseguir). A vida persiste em derrubá-lo e ele segue sendo esperançoso. É extremamente triste acompanhar ele perder tudo o que tinha e a ser destruído.

São, com certeza, três personagens imperfeitos e que vivem infelizes desejando algo que nunca conseguem ter.
É uma história terrivelmente trágica e um livro muito bom.
É uma pena ninguém ter tido um final digno, talvez seja isso que torne o livro tão real.

nandazkk 17/03/2024

Só depressão
Ja faz um tempinho que eu li, e também que assisti o filme, mas a minha opinião continua a mesma, tenho a impressão de q o final do filme ficou bemmmmmm em aberto em relação ao oq iria acontecer com eles dois, sem falar de que no filme não tem a visão do patrick sobre a história, a maior parte é narrado pela visão da feiona da marion (ai odeio mt ela), oq é um pouco chato pq na minha opinião a história é sobre o patrick e não sobre ela, no livro já é um pouco diferente, não tem a visão do tom, oq dá a impressão de q ela era uma batata e n tinha nenhuma opinião sobre nada q acontecia, acho q um complementa o outro, mas é uma história incrível, bem realista até, e bem depressiva tbm, eu amei

Dea Campodonico 16/03/2024

O Policial
O livro se passa em Brighton, na Inglaterra, na década de 50, e é inspirado nos acontecimentos da vida de E. M. Foster. Você pode achar que não conhece o romancista inglês mas ele teve muitas obras adaptadas para o cinema como Uma Janela para o Amor, Howard?s End e Passagem para a Índia.
Nesse romance conhecemos Marion, que desde a adolescência nutre um amor por Tom, irmão da sua melhor amiga. Ao voltar do exército ele resolve ensiná-la a nadar e inicia uma relação com ela, mas ele também conhece Patrick, um curador de museu por quem nutre uma paixão. Tom se trona policial e na sociedade preconceituosa da época, ser homosexual era crime, ele se casa com Marion, mas não para de se relacionar com Patrick.
Através do ponto de vista de Marion e Patrick vamos acompanhando o desenrolar dessas vidas, desses relacionamentos, o quanto os dois se doam para Tom, o quanto se privam dos p´roprios sonhos e desejos para manter esse triângulo amoroso. Senti falta do ponto de vista de Tom, talvez isso me trouxesse mais empatia pelo personagem. Uma mudança na dinâmica desse relacionamento põe tudo por terra, e começa o sofrimento e a destruição da vida que eles construíram.
O livro não tráz nenhum grande acontecimento, é o relato da vida de três pessoas e a consequência de suas escolhas. É interessante pra pensar que até quando não tomamos uma atitude também estamos fazendo uma escolha.

Raissa 13/03/2024

Marion não é a vilã da história
Apesar de odiar a carta da marion, achar massante e cansativa as vezes, ela não é a vilã mesmo a autora querendo transformar ela em uma. Marion foi uma mulher traída, enganada pelo próprio marido que renegava quem era deixando ela e ele próprio confuso.

Oque ela fez, ela fez por confusão e amor. Tom é um mimado que descontou nela o que aconteceu.

Patrick sempre amou tom, desde o primeiro instante em que o viu.