Youngblood

Youngblood Sasha Laurens

Resenhas - Youngblood

Julauch 28/02/2024

Depressão e afins ?
Eu tinha expectativas. Muitas! Ainda mais levando em consideração que eu sou IGUAL a uma das protagonistas: cabelo cacheado e curto, olhos verdes, alta, meio fora de órbita, tudo!

Minha namorada olhou para a capa e disse "tu vai ler um livro contigo mesma nele?" E obviamente que a resposta era sim. ?

Então descobri que eu confundi quem era quem naquela história, pela descrição eu não liguei o rosto a pessoa e passei os primeiros capítulos inteiros imaginando elas invertidas, só me dei por conta quando elas descrevem uma a outra. Começamos com o pé certo! ?

Mas até aí tudo bem! O início estava muito promissor e divertido, apesar do mal entendido irritante entre as protagonistas (falta de comunicação me estressa). Eu genuinamente me interessei na história. ?

Eu amei a forma que a autora escolheu abordar a comunidade vampiresca e criou o fato do sangue humano não ser mais "bebível", por isso humanos pararam de serem transformados (e estão morrendo de câncer no sangue, basicamente, mas quem liga para humanos, certo?) e isso iniciou a reprodução entre vampiros existentes já que a população começou a cair.

Isso só depois de criarem um "sangue artificial", obviamente, já que eles não iriam ter filhos para morrerem de fome. Com vampiros adolescentes na área, precisamos de escolas! E aí começa a história, num internato de ??vampiros ricos??.

Só que o livro começou a abraçar mais do que conseguia segurar. Homofobia já é algo que sabia que teria em algum ponto, mas então entrou questão de saúde pública, já que nem todos tinham acesso a esse "sangue artificial", começou a ser questionado essa doença do sangue, a política vampiresca entrou em jogo pra abafar o caso, a lore do passado da mãe brotou dos confins do inferno... Ah! E teve um assassinato. ?

Em vez de nos manter em uma linha reta e contínua, a história foi estendida em diversos lados, mil plots (previsíveis) foram adicionados e tudo isso somado a inconstante que era a pseudo relação das protagonistas.

Era como se elas arrancassem pétalas de flor falando "hoje somos amigas, hoje não somos amigas..." todos os dias e o que caísse, era o que seria. ?

Acredito que se fosse só elas, ali no internato, lidando com seus dramas gays do passado e tendo a questão política em um plano mais fundo, seria melhor. Poderia ter sido um plot mais elaborado em vez de 5 que no último minuto do segundo tempo se resolvem, POR ADOLESCENTES! ?

Vou enumerar o que me irritou de verdade aqui:

Primeiro, que na minha cabeça as criaturas mais gays que existem seriam os vampiros. Exatamente por viver tanto tempo eles teriam descoberto outras formas de se divertir ? e seriam os menos homofóbicos já que não se reproduzem em maioria das variações.

Segundo, porque tudo acontece nos EUA? Se tinha uma pandemia mundial que afetava o sangue, porque ali seria o epicentro e estaria tão perto de quem desenvolveu o "sangue artificial"? Claro que o livro justifica isso no decorrer da história, mas não dá a visão de outras partes do mundo. ?

Terceiro, porque complicar? As protagonistas parecem que são rebaixadas a burras de propósito já que não conseguem ver o ÓBVIO que está acontecendo naquela escola, além do óbvio que estava rolando entre elas. A garota tinha só amigos queer e ENTROU EM NEGAÇÃO? Ok, isso acontece, mas gente?! Elas não conversam de verdade sobre o que importa a HISTÓRIA TODA! ?

Tinha muito potencial aqui e sei (fonte: vozes da minha mente) que tudo foi bem pensado, mas mal executado.

Quanto mais eu reflito sobre a leitura, mais parece que foi uma perda de tempo. Pelo menos, me diverti enquanto lia já que as interações eram divertidas e ele foi bem escrito. ?

É nesses momentos que valorizo as obras nacionais. Algo assim foi TRADUZIDO e PUBLICADO por uma editora grande, enquanto escritores brasileiros entregam tudo em livros milhares de vezes melhores e rastejam por visibilidade! ?

SóFis 27/02/2024

*o*
Sendo bem honesta, eu comecei o livro só por ele ser sáfico e esperava algo bem ruim. Retiro absolutamente TUDO que eu disse.
O fundo social e o desenvolvimento da Kat foi escrito perfeitamente para o publico alvo dessa obra! Jovens de 14 anos, leiam esse livro como eu lia John Green, EU IMPLORO!!!!

(taylor's version) 24/02/2024

Quando eu comecei a ler o livro eu não estava gostando. Achava muito parado pq as coisas demoraram para acontecer. A kat tbm me incomodava, ela era muito ingênua e queria lacrar demais. Com o decorrer do livro ele foi melhorando. Eu gostei do mistério, não foi difícil de adivinhar os plots, mas mesmo assim gostei. Gostei do romance da kat e da taylor, apesar de ter torcido pra taylor e pra evangeline durante uma parte do livro. Gostei muito do processo de realização e aceitação da kat pq eu achei muito real. Me identifiquei enquanto lia ela em negação sobre a sua sexualidade, atéque um dia ela só soube e aceitou. Uma parte que eu achei muito interessante foi a construção do universo e da sociedade, isso me prendeu bastante. Acho que para mim os pontos mais negativos foram: a autora queria fazer muitas críticas sociais e as vezes forçava um pouco, o mistério demorou para acontecer e tudo foi resolvido nas últimas páginas (o romance tbm) e eu demorei um pouco para gostar da kat. Mas no geral, foi um bom livro. Taylor, galen e evangeline meus protegidos

Ariny.Silva 22/02/2024

Vampiros, internato e lesbianismo
Esse livro foi feito para as saficas que foram adolescentes nos anos 2010 e passaram pela fase de hiperfoco em vampiros pra no final gostar de mulher. O romance é muito gostoso ao mesmo tempo que você passa muita raiva.

Yasmim 20/02/2024

é um livro bem infanto juvenil, não que eu devesse esperar algo diferente de adolescentes vampiras em um internato, com as possíveis "reviravoltas" coisas fáceis de se prever.
é de fácil e rápida leitura.
acredito que seja uma representação sáfica boa o suficiente pra adolescentes do meio queer.
tem alguns temas maduros, mas o livro por si só feels bem infantil.

ana 14/02/2024

Vampiras lésbicas são minha mais nova obsessão e esse livro é a causa.

Passei dois meses tentando ler a versão do livro em inglês mas ainda não sou muito boa carregando leituras longas na língua, então desisti e fui para a versão traduzida.

O que dizer sobre Sangue Fresco? É uma boa obra, que cativa e causa indignação ao mesmo tempo; alguns plots foram previsíveis demais, outros poucos nem tanto.

Uma questão muito importante que é citada no livro é a exclusividade da escola Harcote para a elite ? conservadora e tradicional? vampírica, e algumas vezes as protagonistas comentavam sobre a quantidade mínima de pessoas de cor na escola; esse assunto deveria ter sido melhor explorado e não só jogado na cara do leitor sem mais nem menos. A indignação das personagens pela causa acaba ali, como uma indignação e nada mais; a jornada das duas apenas inclui essa questão por tabela, não foca nela de fato, o que me chateou bastante. O único personagem de cor a ter um papel minimamente importante na história é o Galen (se não me engano a mãe dele é indiana), mas nem ele fala muito sobre isso, mesmo sendo um problema social muito presente na escola. A cena do Dia Dos Descendentes (acho que era esse o nome) em que os estudantes e suas família jantam no refeitório me soou bastante como uma cena de segregação, por citar as famílias negras sentadas todas juntas num canto e com caras desconfortáveis.

Enfim, talvez isso não tenha feito tanto sentido, mas vi muitas pessoas pensando sobre essa mesma situação e acusando o autora de ser racista na obra, o que eu não concordo, mas também não discordo totalmente. Faltou um pouco mais de atenção da autora nesse contexto.

Moony.44. 13/02/2024

Taylor uma querida injustiçada
A pobi coitada sofre desde o começo do livro querendo ficar com a Kat pra no final delas juntas ser super xoxo e capenga,ao meu ver né óbvio, era impressionante pra mim o quanto a taylor tinha mais química com a Evangeline doq com a própria namorada msm a Evangeline soltando umas pérolas q sinceramente...

A Kat é uma personagem q mds viu....passei o livro inteiro me perguntando se ela era burra ou se era ingênua demais por acreditar na vampiria fielmente. Não foi surpresa NENHUMA saber quem tava envolvido nessa sujeira e está defensa dela só me fez pensar em quanto os pais devem dar apoios aos filhos pra eles n saírem atrás da aprovação de qualquer um,oq inclusive ela fez muito durante o livro enquanto falava q n ia se render a eles ?????

Dito isto, Taylor vem morar cmg no interior da Bahia??

Apolita 05/02/2024

Sangue fresco
Se eu tivesse uma frase para descrever esse livro seria: Nem bom nem ruim.

O começo dele é bem lento e eu apenas me empolguei a ler mais para o fim.

Eu tive diversos problemas para não ficar com vontade de ler ele, um deles sendo os personagens, eu não consegui me apegar e ficava com bastante raiva (até os desolvimento deles me irritaram) a única que salva é a incrível caminhoneira Taylor(como ela se auto intitulou) e o professor Kontos.

Eu não odiei esse livro só não me apeguei, eu ri com ele (algo não muito confiável porque rio de tudo) é até me diverti, mas infelizmente passei muita raiva e sentia falta de um enredo melhor, até o fim achei meio corrido.

Eu não leria novamente, também não sei se indicaria, mas acho que pode ter sido por questões de gosto que não tenha adorado esse livro, ele não é horrível é só difícil de se conectar.

Claro como tudo teve pontos bons, jm exemplo sendo dois personagens icônicos e toda a ambientação com os vampiros e a doença ( essa parte eu achei bem legal, mas sinto que podia ter tido um pouco mais de foco, talvez por isso não tenha me apegado tanto).

Se você for ler não tenha expectativas altas e nem repare tanto em pequenos detalhes, já que assim pode ser fácil de adivinhar o plot.

Vanessa 03/02/2024

Eu achei bem mediano, não sei muito o pq mas não consegui me prender ao livro , mas amei o casal e esperava final melhor para alguns personagens.

leticiarochas 31/01/2024

Não era o que eu esperava (decepcionou)
Pela forma como o livro é vendido eu esperava um romance lésbico praticamente desde a primeira linha ou no mínimo no capítulo 5, e em vez disso recebemos dois relacionamentos um heteronormatividade compulsória e uma homofóbica (encubada) ?, o ÚLTIMO tópico que o livro aborda é o relacionamento lésbico das PP, antes disso vem um suspense um mistério muito mal escrito que logo no início fica muito óbvio.... um relacionamento de uma das PP com uma encubada que pega ela só no off e ainda faz questão de humilhar ela em público, depois um romance hétero, muito sem pé nem cabeça! uns vai e vem intermináveis no livro que pelo amor! com uns 70% queria dropar o livro, só que infelizmente me apeguei em Taylor e Kat, e juro... tinha um potencial IMENSO pra ser um casalzao da 🤬 #$%!& desde o início e esse livro ser um clichê doce e leve.... mas a autora quis abordar 200 temas em um livro só e não desenvolve nada direto, não deslancha. são 40 capítulos mal aproveitados, não queria dar nota baixa, mas é impossível, e olha que nem fui com expectativa para lê-lo... enfim pra MIM essa história não bateu e achei ruim.

hedastanxz 31/01/2024

Sangue Fresco - Sasha Laurens
Tinha tudo para virar um dos meus favoritos.

Vamos lá, como não ser incrível? Um romance lésbico entre vampiras com uma representativa LGBTQIAP+ e dark academia!

Mas me decepcionei um pouco, não me prendeu em nada! O enredo é ótimo, a escrita nem se fale então, o plot é fantástico, mas mesmo tendo tantas qualidades não me interessou.

A contrução de mundo e dos personagens é muito boa, a autora fez tudo no seu tempo e isso deixou a história mais fluída. Uma coisa muito elaborada. Tipo a hema, a dfac, a criação da cura, muito bem construído!

Algo ótimo também que deixou a história 10 vezes melhor foi que teve o ponto de vistas das duas protagonistas, Kat e Taylor. Foi algo totalmente necessário para identificar os sentimentos de ambas.

Achei a Kat um pouco sonsa, uma protagonista tão sem sal e chata. Coisas tão óbvias estavam bem na frente dela e a garota simplesmente fingia ser cega, não é possível, e olha que na maioria do tempo ela estava sendo militante.

A Taylor eu achei ela tola, mesmo gostando demais dela. Sinceramente, a Evangeline fazia ela de gato e sapato, simplesmente menosprezava a Taylor em público e no off a desejava, e mesmo assim a Taylor gostava da Evangeline? E quando ela soube que realmente amava a Kat, não tomou nenhuma providência, apenas ficou assistindo ela fingir gostar do Galen!

Agora sobre o romance das duas: Deixou um pouco a desejar, elas meio que só ocorreram no final do livro, sendo que um pouco antes da metade já estava nítido que elas se gostavam. A Taylor que sempre soube que amava a Kat simplesmente ignorou esse sentimento e não tomava nenhuma atitude! A Kat que mesmo depois de ter notado que não sentia nada por garotos continuou namorando o Galen e deixou o garoto todo esperançoso. Muita enrolação, mas mesmo assim as migalhas de romance entre elas é lindo.

O final é bom, mas poderia ser bem melhor! Eu esperava uma batalha, talvez? Algo a mais para saber o que aconteceu com cada personagem e o rumo que eles seguiram.

Sei lá, não acho que esse livro faz meu estilo, quis ler mesmo sabendo que não gostaria tanto, entregou o que eu esperava.

Eu gostei? Gostei, mas deixou muito a desejar!

luisa.taylors 29/01/2024

Bom, mas poderia ser melhor
Pensa em um crepúsculo safico com uma leve pegada de Harry Potter, ent é esse o livro. Vamos lá! O livro é bom? Sim, porém poderia ser melhor.
A escrita do livro é mt boa e deixa a leitura bem fluida. Os personagens são bem cativantes e, por se passar em um ensino médio, vc consegue ver claramente a "personalidade típica" de cada personagem.
Porque além dos personagens serem bem construídos, há tbm a parte de identificação que o leitor sente ao ver a personagem principal tendo que entrar em um grupo no caos que é o colégio.
O romance é bem fofinho, embora tenha sido apressado no final. Creio que essa foi a parte que me fez desgostar um pouco fã obra. Já que foi tudo feito de pouquinho em pouquinho com extremo carinho pela autora pra no final estragar tudo com um final "mal feito".
Independentemente do final, o livro é bom e merece um chance. Recomendo.

Kemmi 28/01/2024

Tinha tudo pra ser favorito
Sinceramente comecei esse livro achando que ia dropar, por algum motivo senti que a leitura não ia fluir então tava de má fé, surpreendentemente fluiu bem e em dois dias tamo ai protagonizando mais uma leitura finalizada.

A construção de mundo me surpreendeu um pouco, senti que deu pra ficar bem imersa em tudo o que tava acontecendo e causar curiosidade, duvida, suspense e principalmente aquele sentimento investigativo o que me instigou muito além de, claro, o romance.

Gostei da construção de mundo e do fato de que não enrolou muito pras coisas acontecerem então teve tempo pra explicar cada situação direitinho, e um livro com dois povs é tudo o que há pra mim.

As personagens principais tem uma química muito boa, uma interação muito boa e não é uma coisa que persiste muito na parte ruim, embora tenham brigas, elas se resolvem rápido.

A Kat em si inicialmente se demonstrou uma personagem muito influenciada e muito ingênua, o que me irritou um pouco porque demorou pra ela perceber certas coisas e tava me dando nos nervos. Além dela começar a militar absolutamente do nada pela falta de representatividade e diversidade na escola, incluindo no fim do livro quando ela ta confrontando um dos vilões.

Toda a dramática do mundo vampírico, a questão do Hema, do vírus e tudo mais eu achei sensacional, foi tudo muito bem feito pra causar muita duvida sobre como tudo seria feito, já que o vilão principal de tudo se mostrava uma pessoa super imbatível e completamente difícil de destruir.

E é bem ai que a história perde pontos, senti que ela não soube ser finalizada, fez tanto suspense pra um ápice que no final tudo foi resolvido muito fácil, não houve uma ?batalha?, não houve um impasse ou um deslize que fizesse o plano ir por água abaixo, o momento de maior tensão no final nem foi causado pelo vilão principal, além de que a consequência do ato deles ficou muito subentendido e na verdade mal resolvido, como se ela não soubesse o que fazer com o vilão que ela mesma construiu.

O caso do Galen ficou mal desenvolvido também, o caso dos reunionistas e como serão os planos deles dali pra frente, até a redenção da Evangeline senti fraqueza e muito sem profundidade, a mãe da protagonista que tinha sua importância em toda a história também ficou jogada de escanteio, e no final tudo foi resolvido fácil, simples e com felicidade envolvendo as protagonistas, pelo final ele perde pontos comigo, mas a história me deixou muito entretida e achei bem gostosa de se ler.