Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Pablo0611 13/11/2023

Depois que comecei, não consegui ler outra coisa
Uma história emocionante que me fez refletir sobre como eu vivo minha vida, o final quase me fez chorar de emoção. Gostei como a história foi contada pela visão dos protagonistas e como o mistério envolta da trama foi trabalhado. E não posso deixar de comentar como a capa desse livro é linda!!

Nathiê 12/11/2023

Cinco estrelas, favoritado!

Ai que livro fofo e lindo.

Vai ler, para de ler resenha e começa agora a ler esse livro.

Marcellus, o polvo, é meu herói. Do restante não vou falar porque seria spoiler.

Chorei litros, mas só porque é delicado, carinhoso, um abraço.

dudapessoa_ 02/11/2023

Marcellus, o maioral
?Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes.?

A história, desde o princípio, é muito interessante. Mas, infelizmente, a escrita é muiiito lenta. Abandonei o livro duas vezes, levei uns três meses pra voltar e terminar. E, sendo bem sincera, voltei exclusivamente pelos comentários engraçadinhos e insights do Marcellus.

Mas, confesso que quando as histórias individuais começam a se conectar, melhora demais! O laço entre a Tova e o Marcellus salvou a vida de ambos e isso, mexeu muito comigo. Terminei o livro honestamente arrependida por não ter feito um esforço maior pra terminar o livro antes!

Eu sei bem como um animalzinho pode ser nossa salvação contra a solidão.

Depois de perder duas gatinhas e ler que o Marcellus partiria feliz sabendo que ajudou a Tova e o Cameron com a solidão que ambos viviam, me fez pensar com ainda mais carinho nesse amor incondicional e laço inquebrável que existe entre nós e nossos bichinhos. Sou muito grata de ter tido o privilégio de vivenciar isso.

Apenas leiam, valeu muito a pena! ??

Anna 30/10/2023

Lindo!
Não dava muita coisa por esse livro antes de ler, porém me surpreendeu bastante!!
é muito bonita a ligação entre a personagem principal e marcellus. o desenrolar do livro é muito bem feito e a escrita da autora muito dinâmica, com capítulos na medida.

foi a melhor leitura do ano até então!! ??

nina.micheletti 28/10/2023

Como ter Marcellus como melhor amigo?
Como começar a explicar essa história extremamente intrigante?

De começo, achei que seria alguma besteiragem sobre um polvo mágico falante e, não algo super espirituoso e filosófico. Não esperava os desdobramentos dessa história, as personalidades serem tão humanas, nem o fascínio pela vida marinha e muito menos que Marcellus, um polvo gigante, seria o melhor personagem do livro.

Maria V 23/10/2023

Esse livro me traz sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que a proposta da narrativa é muito legal e criativa, chegou um momento em que parecia que a autora precisava bater um número de páginas e começou a enrolar para não entregar a revelação bombástica aos personagens.

E é muita enrolação mesmo! A grande revelação da história é feita para nós lá pelos seus 30% / 40%, mas só nas últimas páginas do livro que os personagens descobrem.

Uma leitura exaustiva.

Fluorescentbnny 12/10/2023

Eu quero abraçar um polvo
Que história fofinha, fiquei extremamente apaixonada pela Tova e o Marcellus. Quando crescer quero ser igual a eles. Apesar de ser bem previsível o final, me deixou com o coração quentinho. Não é meu tipo de livro favorito (esses que dão tudo certo no final e sem muitas tramas e plot twists) então aconteceu o mesmo que aconteceu quando eu li a casa do mar ceruleo, acabei com uma sensação meio de tédio e esperando a reviravolta que não veio. Mas são estilos diferentes, e infelizmente esses nao sao os livros que me tocam mais, por isso perdeu uns pontinhos mas quem gosta de tranquilidade e felicidade kkk vai amar

Ana Lícia - @livroedelirio 07/10/2023

🐙 Você leria um livro em que um dos protagonistas é um polvo?

📝 Esse livro possui três pontos de vista: a de Tova, a faxineira; de Cameron, um homem que vai para Sowell Bay a procura do seu pai, e acaba conhecendo Tova e Marcellus; e Marcellus, que faz reflexões pontuais e curtas sobre o que observa ao seu redor.

🐙 O que mais me encantou nesse livro com certeza foi o ponto de vista do Marcellus. Ele é irônico e verdadeiro e me fez pensar o quanto nós somos ordinários comparado às outras espécies - e tolos, muitas vezes. Entretanto, eu confesso que queria mais protagonismo para o Marcellus. Ele teve voz poucas vezes, e mesmo todas essas poucas vezes eu achei genial e interessantíssimo. Isso me decepcionou um pouco e me fez demorar para engatar de fato na história, uma vez que me apeguei ao ponto de vista dele e fiquei um pouco entediada quando a Tova ou Cameron narravam.

Maaaaasss, claro, lá pela página 100 eu engatei na história e li 70% dele em uma tarde. Sim! Me apeguei a Tova e Cameron de forma gradual e adorei acompanhar o crescimento dos personagens e o quanto eles estavam interligados.

É um livro parado e com pouca ação, então muitas pessoas podem não curtir. Apesar disso, eu gosto de um livro com mais desenvolvimento emocional dos personagens e reflexões, e por esse motivo foi um livro que me agradou.

Ana Carol 07/10/2023

Feridas, luto, amizade e esperança
O livro começa com três histórias isoladas de três personagens que não tem ligação um com o outro: Tova, uma senhora viúva e solitária, na casa dos 70 anos, Cameron, um homem de 30 anos totalmente perdido na vida, desempregado, sem família, sem casa, com um mega potencial, e um polvo, Marcellus, que é super inteligente, entende a língua humana e extremamente observador e perspicaz.

No início a trama se desenvolve lenta, intercalando a história dos humanos, com um belo aprofundamento sobre sua personalidade e comportamentos, com umas pitadas da história do polvo, escrita em primeira pessoa, do que ele pensa e observa (é muito interessante e vc espera mais da parte dele, pq até a página 100 a narrativa é bem lenta, monótona).

Em um dado momento a vida dos três se entrelaça pois passam a conviver no Aquário da cidade.

É um livro que fala sobre as feridas da vida de cada um, sobre o luto de Tova que havia perdido o filho há mais de 20 anos e nunca superou sua morte pela forma subita que foi, sobre o viver em cativeiro para Marcellus (e suas várias tentativas de fuga que eram surpreendentes!) e das feridas de Cameron, abandonado pelos pais quando ainda criança.

Ao mesmo tempo, o livro mostra o poder da amizade na manutenção do equilíbrio emocional e suporte para uma boa vida, seja essa amizade entre duas pessoas da mesma idade ou não, do mesmo círculo social ou não ou entre seres humanos ou não. É um brinde à vida, às relações e principalmente, à esperança que o leitor fica de um futuro em que os personagens fiquem juntos apesar de tudo levar a crer que vão se separar.

Advertência: para quem for emotivo, providencie lenços de papel pq o final é muito, lindo e emocionante!

marina.siqueira 02/10/2023

Lendo a sinopse, esperava um livro diferente. Marcellus é presente na história, mas eu achei ? e gostaria ? que ele aparecesse mais. Os meus capítulos favoritos foram os dele e gostava de ver as interações entre ele e Tova.
Por outro lado, foi interessante ver a dinâmica de Tova e Cameron, embora eu ache que poderia ter iniciado um pouco antes, já que eles só têm interações a partir de 200 páginas. De qualquer forma, gostei dos capítulos de Tova, mas achei os de Cameron meio chatos.
A primeira metade do livro foi lenta e tive dificuldade para engatar, mas a segunda é muito boa e tudo flui bem melhor. Ainda assim, foi uma boa experiência, com um final emocionante.

"Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes."

Mateus.Silva 26/09/2023

Criaturas extraordinariamente brilhantes
A primeira metade do livro foi um pouco arrastado pra mim, o livro tomou essa parte apenas pra contextualizar tudo que eu precisava saber, e tive a sensação que a história avançava muito pouco ou nada. Mas continuei lendo porque gostei dos personagens, e a premissa ainda me prendia. Quando acabou as "contextualizações" e de fato a história começou a engrenar, se tornou um livro muito agradável de ler.