Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Caroline1102 17/01/2024

Criaturas extraordinariamente brilhantes
Este é um livro incomum em que tem algumas partes narradas por um polvo, que é deveras inteligente, até mais que nós humanos, ameis suas narrações e me peguei realmente interessada e curiosa pra saber mais sobre eles.
A sinopse do livro captou a minha atenção e me senti interessada no começo da leitura. Porém, ao longo da leitura perdi o interesse porque esse é um livro no estilo slowburn, em que as coisas vão acontecendo devagar e não tem grandes acontecimentos.
É no final do livro que os acontecimentos vão ficando mais interessantes, os personagens vão descobrindo fatos surpreendentes até chegarmos ao final de fato, que quase me fez chorar de tão bonito que é.
Analisando o livro de forma geral ele é muito bonito e traz reflexões fortes de forma sensível. Me apaixonei pela personagem Tova que é uma idosa muito encantadora com muito amor e empatia, e sinceramente? Me peguei desejando me tornar uma idosa como ela!
É um livro que aquece o coração de uma certa forma, porque os personagens passam por situações tristes e reais que muitos de nós passamos e o final que todos acabam tendo dá uma esperança no coração.

Sara 16/01/2024

Quentinho no coração
Apesar de ter achado a narrativa meio lenta, talvez até arrastada, me conectei muito aos personagens, inclusive ao polvo? .

O final foi mais do que eu poderia esperar, amei demais.

Pandora 16/01/2024

É um livro despretensioso e bem gostosinho de ler, um passatempo leve.
Não foi um livro surpreendente, a história é bem previsível. Mas é um bom livro pra sentar no sofá e ler naqueles dias chuvosos.

Madu 15/01/2024

Marcellus o polvo que você é
Tudo que eu sabia sobre o livro era que tinha a narração do ponto de vista de um polvo e tinha certeza que precisava ler

Marcellus (o polvo) é a melhor parte, toda vez que terminava um dos seus capítulos já queria ler o próximo. Amo livros narrados por animais então sou suspeita pra falar

Quanto aos seres humanos do livro, fiquei encantada pela Tova, e o Ethan um querido, cada interação dos dois era preciosa. O Cameron me irritou até demais, algumas coisas que ele fez me fizeram quase fechar o livro de frustração

O livro pareceu muito arrastado em alguns momentos e no final acelerado, esse ritmo me incomodou um pouco. Apesar da nota eu criei bastante carinho pelo livro, essa visão sobre o luto, e a vida na velhice (e o principal: o Marcellus)

NickSnow31 06/01/2024

Ensaio sobre a solidão e a reconstrução
Criaturas extraordinariamente brilhantes possui um narrador peculiar: um polvo gigante do pacífico!

Apesar dos capítulos intercalarem sua narração com a de um narrador mais impessoal, devo dizer que fiquei o livro inteiro ansiando pelos capítulos do mal humorado polvo, Marcellus!

A história trata dos encontros e desencontros da vida dos personagens e possui umas boas pitadas de mistério que são teias que conduzem a narração e seus eventos.

O que mais me encantou nesta obra foi a construção de seus personagens e a evolução deles ao longo da narrativa, sem que perdessem a autenticidade. Em especial destaco três figuras:

Marcellus (o polvo): um personagem instigante e inusitado que traz um olhar diferente para os fatos da narrativa. Quase como um grande detetive.

Tova Sullivan, faxineira do aquario de Marcellus: uma senhora viúva cativante que vai desabrochando ao longo do livro.

Cameron: personagem que tem uma evolução ABSURDA ao longo do livro.

Os personagens deste livro me garantiram horas de expectativa, bom humor e até lágrimas. Mesmo quando o desfecho do livro já estava ficando mais claro na minha mente.

"Humanos. Na maior parte do tempo, vocês são entediantes e tolos. Porém, de vez em quando, podem ser criaturas extraordinariamente brilhantes"

Caroline 03/01/2024

É um livro gostosinho. Nada de espetacular, mas também com certeza nada de ruim. Um bom livro para deixar o coração quentinho.

_Ane_ 28/12/2023

O que me fascinou desde o início nessa história é o fato de colocar um polvo como personagem principal.

Marcellus não é um polvo comum. É extraordinariamente brilhante. Num mundo de humanos que mal conseguem expressar o que sentem.

Um livro que fala de solidão e de vidas que se entrelaçam.

Narrativa linda e profunda, que me fez pensar sobre as relações (especialmente as que convivemos diariamente). Será que conhecemos as pessoas como elas realmente são? O quanto conseguimos demonstrar os nossos próprios sentimentos?

Livro para ser relido algumas vezes. E refletido por diferentes ângulos.

Monica351 28/12/2023

O brilho interior de cada um.
E o livro que começa despretensioso, com cara de leitura muito leve vai se revelando de forma surpreendente.

De quantas formas podemos descrever e relatar os relacionamentos humanos?

Nem sempre o comportamento mais óbvio é o escolhido e essa é a grande beleza dos seres humanos...

Pamela Florentino 24/12/2023

Quem diria que um polvo pudesse ser tão legal
Mais um livro da Tag que me surpreendeu, apesar dos acontecimentos serem lentos, a história é muito boa.

Temos o polvo Marcellus, que simplesmente é mais inteligente do que todos os humanos da trama juntos. Acredite quando digo que ele vai impressionar qualquer leitor.

Tova é uma senhora muito simpática, rapidamente nos apegamos a ela e sua história de vida.

Temos também Cameron, um rapaz completamente perdido na vida que precisa de um pequeno empurrãozinho para tomar um rumo na vida.

Os três terão suas vidas interligadas e eles tem muito mais em comum do que podemos imaginar.

O final deixa o coração tão quentinho! É simplesmente um livro muito good vibes.

Janaina.Borges 29/11/2023

Uma história pra sonhar . Tova é uma senhorinha viúva e que perdeu um filho ainda novo. Vive sozinha na pequena cidade de Sowell Bay. A noite trabalha como faxineira no Aquário da cidade. Cameron é um jovem problemático sempre trocando de emprego, acha que nada na vida dá certo por ter sido abandonado pela mãe e não saber quem é o pai. Marcellus é um polvo gigante do Pacífico que vive no Aquário e observa a tudo que se passa ao redor. O que os três tem em comum? Como essa amizade inusitada pode solucionar mistérios do passado e tornar o futuro um lugar maravilhoso.

Dessa_R 27/11/2023

Depois da metade flui muito bem!
Parei a leitura duas vezes, pois até a metade o livro é bastante enrolado. Da metade por diante, quando as personagens se encontram e o mistério começa a andar é que o livro fica bom!
Adorei conhecer Marcellus e suas peripécias são demais! Tova também conquistou um espaço especial no coração!

Andy Silva 18/11/2023

Meu Deussss, quando eu li a sinopse desse livro e vi que seria sobre a relação entre uma mulher e um polvo, pensei que não iria dar certo nunca hahha. Paguei com a língua, pois o livro me surpreendeu de uma forma boa demais!! Inclusive é um dos meus preferidos do ano

Aqui, temos Marcellus (o polvo), e Tova, que se encontram e começam uma relação forte de amizade. Nesse meio tempo, surge um terceiro personagem que será importantíssimo para a história também.

É bem difícil de falar sem dar muitos spoilers, mas o livro me passou uma mensagem muito boa de laços e família. Recomendo demais!