Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Leticia 17/03/2024

Gostei muito. É uma historia bonita e bem escrita. O marcellus e Tova são personagens extraordinário. E que bonito desfecho... Fiquei muito feliz.

Maisa @porqueleio 15/03/2024

Resenha / Criaturas extraordinariamente brilhantes /@porqueleio
Três vidas solitárias que vão se tocar de uma forma bem inusitada: Tova, com o medo que, ao envelhecer, acabe partindo sozinha; Cameron, sem laços familiares, sem propósito; Marcellus, triste por nunca mais voltar a se emaranhar nas profundezas do mar.

Aliás, os capítulos mais interessantes eram justamente do Marcellus, com seu humor peculiar e seu feeling por passar tanto tempo observando os humanos. Ele é genial – o que não me surpreendeu, dada a inteligência que polvos tendem a apresentar. Mas a ironia, o sarcasmo, e o sentimento que Tova despertam nele são lindos de se ver!

E simples assim, quando essas três narrativas se tocam, vamos encontrar uma história delicada sobre dor e cura, sobre a certeza da morte, mas também a busca por uma rede de apoio – que pode estar, inclusive, em seres que acreditamos serem irracionais.

site: https://www.instagram.com/p/C4ibqf9L_h1/?img_index=1

daianeverso 15/03/2024

Encantador
Um livro com o ponto de vista de um polvo? Um tanto fora do comum, mas muito encantador. Marcellus rouba a cena em diversos momentos e é uma criatura genial?
Confesso que o livro demorou um pouco a me prender. Acho que isso também se dá por não ser um livro repleto de reviravoltas. E no final os acontecimentos vão tomando mais forma e se tornando emocionantes.
Gostei da Tova, uma senhora adorável que passou por situações muito tristes. Cameron me irritou em alguns momentos, mas ao mesmo tempo é uma pessoa muito machucada.
De modo geral gostei da experiência e achei o final emocionante ???

Nathalia 08/03/2024

Olha, não sei se foi só comigo mas eu terminei a leitura querendo ter um polvo!! Será se é possível? Kkkk, enfim que leitura gostosa. Confesso que no começo não me envolveu tanto, mas depois dos 30% me pegou muito e queria saber o que ia acontecer, já tinha algumas suspeitas mas ver esse desenrolar foi tão bom!

Manu5 07/03/2024

Maravilhoso
Que livro bom, apesar de muito triste, é uma livro muito legal, principalmente pelo polvo que rouba a cena kkk é uma história previsível mais que ainda assim é muito boa, vc se apega muito aos personagens, vc que saber o que aconteceu com aquelas pessoas. O final é muito triste não tem como não chorar.

Manu 05/03/2024

Lindo ?
??Os eventos da vida de Tova são ficção, mas ela e minha avó são suecas estoicas. Inabaláveis. Infinitamente gentis, embora tivessem emoções difíceis de decifrar??, essa foi a melhor definição possível da personagem principal, feito pela própria autora em seus agradecimentos. O livro é extremamente sensível e fala muito da solidão na terceira idade. A vida dela cruza com os outros dois personagens principais, Marcellus (um polvo idoso e rabugento, porém inteligentíssimo) e Cameron (um jovem que está meio perdido na vida). O livro é lindíssimo, vale muito a leitura!

entresonhosliterarios 03/03/2024

📚No meio de tanta leitura de romance e fantasia, por incrível que possa parecer, às vezes eu gosto de pegar uma ficção “normal” ou algo do tipo, para dar uma espairecida e não ficar completamente abublé das ideias só com o que costumo ler. Foi nessa pegada que resolvi escolher “Criaturas extraordinariamente brilhantes” para ler, que chamou minha atenção por um dos personagens principais ser, literalmente, um polvo. Pois é, vamos lá!

📚Mas, Isa do céu, do que trata a história? Um polvo?! Sim, justamente, um polvo! Neste livro, temos a história da Tova Sullivan, que, após a morte do marido, começou a trabalhar fazendo faxinas noturnas no Aquário de Sowell Bay. Manter-se ocupada sempre a ajudou a lidar com perdas, o que ela tem feito desde que o filho de 18 anos, Erik, desapareceu de forma misteriosa num barco há mais de três décadas. No aquário, Tova acaba por formar uma amizade inusitada com o polvo-gigante-do-Pacífico, Marcellus, que é muito mais inteligente do que deixa transparecer. Sempre um detetive, Marcellus deduz o que aconteceu na noite do desaparecimento do filho de Toda, e agora precisar usar seus mil e um truques para desvendar a verdade antes que seja tarde demais.

📚Mais diferente do que eu poderia imaginar, Criaturas extraordinariamente brilhantes entrelaça três histórias principais, interconectadas: a de Marcellus, Tova e Cameron, personagens reais, falhos e extremamente cativantes. O livro traz uma visão interessantíssima sobre o luto, já que nos mostra diretamente como Tova lida com a perda de Erik, além de tocar no ponto sensível da velhice, inclusive permeada pela trajetória de Marcellus. O livro é emocionante e te deixa com o coração na mão em muitas partes, mas que acabam por valer no final, quando tudo se encaixa maravilhosamente bem.

site: https://www.instagram.com/entresonhosliterarios/

helodoll 27/02/2024

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes
O livro para mim foi envolvente do começo ao fim, com um enredo que, mesmo previsível, conquistou. Marcellus, o polvo, é o grande destaque, cativando com suas tramoias e a forma como envolve Tova. O único ponto de atenção foi a ponta aberta na história de Erik, que não tirou o brilho do livro. Inicialmente atraída pela perspectiva de um polvo narrador, o livro surpreende ao abordar temas fortes com personagens diversos: um polvo esperto, uma senhora de 70 anos muito ativa e um rapaz ordinário na crise dos 30. Apesar da previsibilidade do final, a narrativa fluida compensa, proporcionando uma das melhores leituras do ano. Marcellus, o polvo, é um protagonista encantador, e a visão sobre o luto e a vida na velhice tornam a história especial. Mesmo com alguns momentos arrastados, o ritmo conquista, e a experiência é enriquecedora, com um final emocionante que aquece o coração. Recomendado para quem quer um livro leve e diferente.
Vitoria.F 27/02/2024minha estante
Notão!

Dri 27/02/2024minha estante
Amo esse livro

helodoll 28/02/2024minha estante
Eu adorei Vitoria ? espero que você goste também quando fizer a leitura

Eu amei também Dri ?

cristian_yuri 28/02/2024minha estante
Bela resenha, Heloísa! Fiquei curioso, vou anotar para ler

helodoll 28/02/2024minha estante
Espero que goste Cristian ?

Tati Bertoldo 25/02/2024

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes
E enroladas. Amei o realístico fantástico desse livro. Como Tova, Cameron e Marcellus são descritos e desenvolvidos. Não estava animada para ler mas que livro gostosinho.

Duda 21/02/2024

Finalmente terminei de ler o livro que toda vez que pegava na mão me dava ressaca literária.

Apesar dos pesares, o livro não é ruim, apenas não é meu estilo de livro, não é minha vibe. Foram 200 páginas de enrolação, que não precisava tanto, apesar de entender que era para nos habituar aos personagens, que por sinal foram bem construídos.

A história começa a te prender de fato depois de um bom tempo, e nessa hora, você já consegue imaginar o plot, que na verdade está contigo desde o início.

Kathleen.Campos 20/02/2024

Adorei ?
A história é bem envolvente, o Marcellus é maravilhoso kkkkk Demorei um pouco pra ler pq tava numa ressaca, acho q teria aproveitado mais o livro se não fosse isso, algumas partes achei um pouco arrastadas, mas nos últimos 20% não tem como parar de ler. A vontade era pular logo pro final pra ver o que aconteceria kkkkk (não fiz isso, mas foi quase) enfim, boa leitura.

Elenthya 18/02/2024

Só livros 5 estrelas até agora
Que livro mais lindo! Ah, como é bom terminar uma leitura como essa e ficar com o coração quentinho. Um livro gostoso de ler, confesso que o início não me prendeu, cheguei até a cogitar abandonar, mas insisti e valeu muito a pena. Quando a história finalmente flui a gente não consegue largar o livro. Foi legal perceber como tudo se encaixa na história.
Na lista de favoritados do ano, com certeza.

sentaquelavemlivro 17/02/2024

Leitura fácil, personagens autênticos, drama familiar e um ponto de vista num antes lido... mas, um desfecho previsível logo nos primeiros capítulos

Andrielli.haach 10/02/2024

Chatinha mas legal
Eu gostei da história,mas era muita descrição e eu sei que é uma história com personagem emocionalmente feridos,mas precisava deixar o livro tão melancólico na maioria das vezes?
Tipo tá eles perderam alguém e passaram por traumas,mas devia ter alguma coisa pela qual eles eram minimamente felizes;
Por esse motivo quase abandonei o livro várias vezes,porém me forcei a continuar a leitura porque não gosto de abandonar livros,e também a história é boa só meio tediosa;
Eu até recomendo,mas apenas pra quem gosta de histórias lentas;

iamnoman 20/01/2024

Tantos corações
Nunca imaginei ler uma história que possui o ponto de vista de um polvo. O fato me cativou de início, e o desenvolvimento se mostra inusitado e muito, muito sensível.

Histórias familiares são sempre assim, afinal. E cada uma possui beleza em suas peculiaridades. A história de Tova e de todos que a envolvem é assim: delicada, agridoce. Uma vida tentando lidar com o luto inesperado, um luto até mesmo incerto.

E como o universo apesar de tão grande se mostra tão pequeno, não é?