A perigosa arte de ser invisível

A perigosa arte de ser invisível Angelo Surmelis

Resenhas - A perigosa arte de ser invisível

@Ju 20/12/2022

Eu realmente entendi a dor do Evan. O medo e a pressão para ser o bom filho cristão dói as vezes. Uma leitura pensado porém necessária!

LeonardoGS89 30/04/2024

O livro é muito bom, mas havia momentos que dava bastante angústia por conta de todo sofrimento de Evan, a vontade era ir direto para o final e ver o desfecho.
?A Perigosa Arte de Ser Invisível? é uma obra que nos confronta com a realidade crua de Evan Panos, um adolescente aprisionado entre as paredes de expectativas e o abuso silencioso, o livro é um espelho que reflete a luta solitária de Evan, enquanto ele navega pelas águas turbulentas da adolescência e da autoaceitação.
A narrativa de Angelo Surmelis é crua e visceral, capturando a angústia de Evan com uma honestidade que pode ser difícil de suportar. O sofrimento de Evan nas mãos de uma mãe abusiva é apresentado de forma tão vívida que o leitor pode sentir a urgência de folhear as páginas em busca de alívio para ele.
O final, embora possa parecer apressado, é como o primeiro sopro de ar fresco após uma tempestade - breve, mas revigorante, é um lembrete de que, apesar das adversidades, há sempre espaço para a cura e para novos começos.
Em essência, ?A Perigosa Arte de Ser Invisível? é um testamento à coragem de ser verdadeiro consigo mesmo em um mundo que muitas vezes nos pede para sermos invisíveis, é uma história que ecoará nos corredores do coração muito tempo após a última página ser virada.

Gigio 17/07/2023

Um pouco pesado, essa obra me tocou demais. Os abusos que Evam sofria desde criança pela própria mãe me afetaram bastante. O pai, embora amoroso com o filho, não reagia e certamente é um cúmplice de todos os absurdos cometidos por essa mãe narcisista que usava a fachada da religião para cometer as maiores atrocidades. A relação tóxica certamente é um dos temas centrais. Saber que a história foi inspirada pelas vivências do autor deixa tudo ainda mias triste.

ANDER CELES 14/05/2023

Difícil ter um vilão tão horrível quanto a mãe desse menino
Gostei dessa leitura. Ela pega um tema que é batido, mas trabalha nele de uma maneira, pra mim, nova.

Aqui temos mais uma vez essa questão do descobrimento da sexualidade. Mas uma coisa que torna bem diferente, e complicada a história, é a família do Evan, mais especificadamente a mãe. Apesar de ter lido livros que falam sobre isso de forma mais específica, mas nunca vi uma mãe tão odiosa quanto aqui. É de violência psicológica e física da pior espécie. Tem momentos que vc fica até com raiva de tá lendo isso. E o pai é muito apático em cima dessa trama toda, o que dá mais raiva.

O protagonista é muito fácil de simpatizar. Vc gosta dele desde sempre e sente muito pela sua situação. Dá pra entender um pouquinho pq ele é desse jeito, sabe? Pq vc pensa assim: "por que vc não toma uma atitude? pq vc não bate nessa vaca?" kkkk Mas dá pra entender o porquê, já que, pra uma criança ouvir o que ele ouviu e ser tratada da forma que foi, desde sempre, é meio uma lavagem cerebral mesmo.

O que acho que não ficou tão bom no livro foi a falta de aprofundamento em alguns personagens ou até mesmo em algumas situações. Isso é meio que justificado, pq o livro é meio que uma autobiografia do autor, com algumas alterações. Então, talvez ele não tenha conseguido se distanciar tanto dela. Por exemplo, poderia ter mais situações com o pai ou que ele tivesse algum desenvolvimento, o que não acontece. O final da mãe, assim como de certa forma o final do livro, ficou um pouco aberto, inconclusivo. Também achei a relação do Evan com o Jerry pouco desenvolvida. Ele aparece bastante, mas não se desenvolve muito.

Acho que é isso. Gostei da leitura e futuramente quero ler de novo.

@universoinfinitodoslivros 15/06/2022

Forte, importante, necessário e emocionante
Resenha no meu instagram literário @UniversoInfinitoDosLivros

Eu estava doido para ler esse livro desde que ele foi anunciado há algum tempo atrás aqui no Instagram, e em parceria com a Hoo Editora tive o prazer de ler e devorar uma das melhores leituras de 2022. Um romance profundo, necessário, forte, desolador mas com um final belo e reconfortante.

A história possui alguns gatilhos tais como bullying, violência física e psicológica, tais fatores que podem vir a tornar a leitura de certa forma sensível para quem já viveu algo semelhante.

Além do romance presente na história e o fato de que Evan, o protagonista, descobre estar apaixonado por seu melhor amigo Henry, o livro foca bastante em toda a violência verbal e física que Evan recebeu e vem recebendo da mãe abusiva desde que era pequeno, e esses são os momentos mais fortes e sensíveis do livro.

Se o objetivo do autor era fazer a gente sentir na pele tudo de ruim que o protagonista passou nas mãos da mãe dele, então ele fez um ótimo trabalho ao escrever essa história, pois a dor que eu senti pelo que o Evan passou foi tão colossal que em diversos momentos tive que pausar a leitura para me recuperar.

?A Perigosa Arte De Ser Invisível? é o tipo de leitura que mesmo depois que a gente termina, ficamos pensando por horas nela e tentando assimilar tudo o que leu, além de ficar imaginando um futuro para o protagonista onde ele possa finalmente receber todo o amor que merece.

??????????+?

?Estar cercado por livros me acalma. Faz o quarto parecer envolto em uma camada de proteção - como se nada nem ninguém pudesse me alcançar aqui.?

?Enquanto tento assimilar o que ela quer dizer, outro pensamento me vem com tudo. Como será que é se sentir confortável na própria pele??

?Em geral, estou correndo para fazer coisas diferentes para agradar pessoas diferentes. Pergunto-me o que aconteceria se eu só passasse tempo fazendo o que interessa a mim.?
___________________

Livros que também foram lançados pela Hoo e super indico:

? História É Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera
? Minha Versão de Você - Christina Lauren
___________________
Joana 22/10/2022minha estante
Oi

Joana 22/10/2022minha estante
Como ler um livro aqui sou iniciante

Livia 10/01/2023minha estante
esse livro é sensacional

Karla.Silva 05/11/2022

Esperava bem mais!!! a escrita do autor é boa, o personagem principal é um querido porém o livro em si é muito monótono. Não consegui me conectar com os personagens, achei tudo muito superficial e faltou desenvolvimento

pygmy 05/12/2022

reticências
"O céu está cinza-claro. A água, em seu tom escuro de grafite, está agitada e bate com força nas pedras. Quero desenhá-la, mas não acho que eu faria jus à realidade. A vista daqui e tudo o que inclui é potente. Ela aguenta tudo o que vem com o tempo. Não importa o quanto a estação seja dura, este céu, esta água e estas árvores continuam aqui, desafiando os elementos. Digo a mim mesmo que pertenço a esta vista, este céu, este lago, estas árvores. Meu lugar é aqui, com ele."

Ewerton 07/08/2023

A perigosa arte de ser invisível
Cara. Eu estou sem fôlego ainda com esse livro. É visceral e pesado de uma maneira que não consegui não sentir nojo e com ansiedade por ver o personagem principal sofrendo tanto.

Eu nem sei por onde começar. Dizer que eu amei parece algo absurdo, até porque como é possível amar um livro com uma história tão brutal assim? Vou tentar ir pela parte técnica e narrativa então, o livro é excelente. O time, os personagens, o enredo, tudo é tão envolvente e te dá uma sensação tão grande de injustiça que você só queria ser algum daqueles personagens dentro do livro pra fazer alguma coisa.

Religiosidade vs sexualidade é algo tão banal. É uma discussão tão triste e pequena. Se Deus nos fez assim, por que então ele errou com algumas coisas? O discurso é tão incoerente que não dá pra entender. Por que não somos pessoas boas só porque não nos encaixamos nos padrões cristãos? Por que somos errados, feios, inúteis e destruidores de famílias? É tão louco alguém que pense assim existir.

Acho que, no fim das contas, o Evan não é um personagem tímido ou fraco, mas uma pessoa extremamente forte pra suportar tudo e continuar tentando fazer todos os "seus mundos" - como ele gosta de dizer, coexistirem. Mas ele mesmo percebe que o esforço é único e exclusivo dele e que amor não se reivindica, ainda mais amor dos próprios pais.

E por falar nos pais, eu nem sei por onde começar. Tem tanta coisa errada que dá vontade de vomitar. O pai, embora seja mais complacente, não consegue tomar um partido que seja a favor do filho e tenta recompensa-lo com "coisas" como sinal de amor e afeto. A mãe é odiosa. Eu nunca vi uma personagem tão egoísta, egocêntrica e narcisista ao mesmo tempo ser tão ridícula e uma arrombada do ? #$%!& . Essa mulher merece o pior na vida. E sem essa ladainha de que ela passou por coisas difíceis na infância e tal, porque se ela tivesse aprendido alguma coisa com isso não tornaria a vida do próprio filho um inferno. Eu tenho nojo dessa mulher, tenho nojo de cristões duas caras assim. Eu ficava emocionalmente abalado igual o personagem toda vez que ela entrava em cena ou parecia que iria aparecer a qualquer momento. O livro me fez ter medo e ansiedade de uma mulher "inexistente" pra mim e eu NUNCA me senti dessa forma com nenhuma leitura. O impacto foi tão forte que foi como se fosse eu sofrendo aquelas violências psicológicas e físicas. É difícil ver uma pessoa tão Manipuladora, tóxica e abusiva se sair impune. Eu queria essa falsa crente na cadeia, no inferno, sei lá onde...

Eu ainda não sei como eu me sinto depois dessa leitura. É um misto estranho de ódio, raiva e um pouco de felicidade por saber que um novo capítulo se inicia. Estou devastado, destruído.

E descobrir no prólogo que é baseado na história do autor me deixou ainda mais triste em saber que alguém passa por isso. É tão absurdo e injusto. Eu estou revoltado, como se tivesse sido comigo. O livro é tão cruel que não dá pra fingir que você não sente nada, nem um pouco de empatia. A pergunta que fica é: por que tem que ser assim pra nossa gente?

Laura.Teixeira 06/07/2022

Socorro
Nunca tinha chorado lendo um livro, até pq não leio muito, mas esse livro me deixou muito sensível.

A escrita e muito boa então dá pra ler bem rapidinho e não cansa, mas ao mesmo tempo, durante algumas partes eu simplesmente não conseguia respirar e tinha q parar de ler, de tão sufocada que eu me sentia. Minha garganta travava e eu entrava em desespero junto com o Evan.
Os momentos dele com o Henry não são muitos, até pq não é a história deles e sim do Evan, mas dão uma leveza muito necessária pra história e fazia eu me acalmar. Surtei muito e virei a noite pq não conseguia parar de ler. Vou panfletar demais esse livro pq ele tem mensagens muito importantes.

Tem vários gatilhos, como: violência psicológica, verbal e física, bullying e homofobia então cuidado.

Recomendo demais. Vou precisar de um tempinho pra superar kk

Caio Victor 11/01/2023

Forte e necessário
Como vemos muito no meio LGBTQIAP+, família é aquele que agente escolhe e nos acolhe.
A história de Evan, que reflete a história do autor, é pesada, comovente, emocionante, mas extremamente necessária de ser lida não só por membros da comunidade, mas como o público em geral.
Muitas vezes precisamos esconder aquilo que passamos em casa ou em outros ambientes para não parecermos fracos, pois já somos perseguidos por sermos quem somos.
Muito bom quando realmente encontramos quem nos ama de verdade e nos ajuda a nos amarmos como realmente somos.

naosxi 17/06/2023

Estou destruída
Ao começar o livro, pensei que seria só mais uma história de adolescentes normal e um pouco caótica como um filme teen estadunidense. Eu nem mesmo havia lido a sinopse antes de começar a ler.

Bem, obviamente o livro foi muito mais que isso. O livro se trata de várias situações que podem ser gatilhos para muitas pessoas, então recomendo pesquisar antes quais são. Evan é um personagem muito bem desenvolvido e realmente consegui me conectar com seus pensamentos e com o que ele sentia. Entendi muito bem toda a pressão para tentar ser um bom filho e ao mesmo tempo fazer com que ninguém se preocupe. Senti cada parte desse livro de forma intensa, o que foi uma baita experiência.

A leitura é fluída, não é massante e nem confusa, mas sinto que foi escrito com muita pressa. Contudo, ao ler a nota do autor consegui entender bem isso, já que foi inspirada em sua própria vida e isso me fez amar muito mais esse livro.

Com toda certeza indico!

Caroline 12/10/2023

Esperava: romance fofinho lgbt
Recebi: violência doméstica, intolerância religiosa e homofobia durante o livro todo

iwantedtobeabird0 03/08/2023

Nem todos os cristãos, mas sempre um cristão
A mãe de evan é terrível, eu odeio essa mulher. odeio o que a igreja faz com pessoas lgbts, não é justo. o pai de evan é um bananao, não fazia nada contra os abusos do filho, isso não tem justificativa, namoral, fico feliz que evan e henry conseguiram ser felizes no fim

shuhua 16/11/2022

"Eu sou ruim? Tem algo errado comigo?"
"Não quero esta vida, então por que continuo lutando por ela?"
"Talvez eu não seja tão feio assim, afinal de contas. Talvez ninguém seja feio de verdade e talvez ninguém tenha o direito de chamar alguém assim ou dizer que ele é."

Esse livro consegue ser pesado, explícito e necessário na mesma medida. Os abusos que o Evan sofre e todos os danos psicológicos que isso traz são muito bem retratados. Queria que a mãe do protagonista fosse mais desenvolvida, acho que seria interessante entender o que ela passou para ser tão cruel assim, não que isso faria ela ser perdoada, longe disso.
Para mim, foi muito difícil pegar o ritmo da leitura, tive que me forçar a ler porque não tava fluindo. Acho que isso fez com que, mesmo gostando da história, não consegui ter uma boa experiência lendo.
Mas certamente é essencial ler e entender histórias que estão longe de ser só ficção.

Tini.Medeiros 04/02/2023

Ler esse livro me fez ficar triste ao mesmo tempo feliz, triste pela situação que ele passa e feliz por poder ler um livro tão maravilhoso.