A cultura do Jejum

A cultura do Jejum Luciano Subirá

Resenhas - A cultura do Jejum

pristhamires 30/03/2024

Relevador e Desafiador
Esse livro vai te desafiar a mudar sua visão em relação ao jejum e sua vida cristã, quebrar mitos e trazer muitas verdades a luz da escritura de Deus e também com muita sabedoria humana de estudos e artigos científicos.
Os primeiros capítulos o autor explica e mostra os princípios por trás do jejum, porque devemos jejuar os benefícios, formas , tipos e duração. Essa leitura é cheia de referências e notas de roda pé de grandes homens de Deus que já escreveram a respeito do tema.

Uma das lições desse livro foi a perspectiva que vi sobre o primeiro pecado do homem Adão foi através de um alimento e o último Adão (Jesus) foi tentado com um alimento por satanás, foi a Fome e desejo por comida que Esaú vendeu seu direito de primogenitura. Os Israelitas falaram em voltar ao Egito de onde Deus os havia resgatado por causa da saudade da comida. Paulo denunciou pessoas cujo deus é o ventre, o que indica que elas eram orientadas, dedicadas e controladas por comida.

Por fim busquei essa leitura pelo interesse que me foi despertado pelo autor através de suas pregações e testemunhos sobre o jejum prolongado que fizera, pois assim como muitos eu cresci com mitos e inverdades sobre os males que um jejum prolongado me proporcionaria. A princípio fiquei tentada a ir logo aos últimos capítulos do livro para finalmente ter o que eu estava buscando na leitura que era a preparação antes de um jejum prolongado, alimentos a evitar, o que consumir e também o pós jejum pois tem uma tabela incrível e vários estudos sobre alimentação e jejum para o corpo. Sinto o cuidado de Deus comigo em ter todos esses detalhes de como jejuar para o senhor.
E aprender com alguém que fez tantos jejuns prolongados e ver sobre sua experiência espiritual e física como o Pr Luciana aborda o assunto.

vhica 30/03/2024

Cultura do jejum
Foi bom pra esclarecer várias dúvidas que eu tinha sobre pra serve o jejum, que intenções temos que ter ao fazer, e ainda explica de maneira prática como pode ser feito.

Sara.Cesconetto 29/03/2024

Homem não viverá só de pão, mas do que vem da boca do Senhor
Antes de ler esse livro eu tinha muitas dúvidas relacionadas ao jejum: como fazer?, como começar?, como terminar?, etc. e posso afirmar que termino esse livro com tudo esclarecido.
Agora me sinto mais segura na hora de fazer o jejum, tendo a consciência do que é o certo a se fazer.
aprendi muito com essa leitura e recomendo a todos que se interessam e têm dúvidas sobre o assunto.

livis 28/03/2024

Novo significado para o jejum
Esse livro foi crucial para minha vida em questão ao jejum, que antes não tinha dimensão nenhuma do que era ou do que significava. Espetou colocar em prática tudo que aprendi e a cada dia ser mais aperfeiçoada na prática... E claro, buscar a Deus acima de tudo.

Jaque 28/03/2024

Inspirador!
Esse livro é muito bom. É uma versão estendida das pregações do Pastor Luciano. Super detalhada e abrangente.
Tem um capítulo para explicar o que fazer antes, durante e depois do Jejum.

Sinto-me mais animada para fazer (e conseguir)

Helriguel 26/03/2024

Incrível e muito esclarecedor
No próprio livro fala q o seu objetivo é nos gerar "fome" de jejuar, e realmente se gerol esse resultado em mim, o meu interesse e o meu desejo pelo jejum aumentou muito após essa leitura.
Subirá soube explicar, de uma forma bem didática, a prática de um dos pilares dos hábitos cristãos, desmentido e esclarecendo sobre a prática.
O jejum não é uma simples sensação ou vontade mas uma disciplina q precisa ser gerada em nós, pois o Senhor tem muitas coisas só aguardando o nosso despertar.
Enfim, leiam e tenham "fome" por jejum.

Rayane 25/03/2024

Livro perfeito pra aprender sobre Jejum!
Que livro sensacional! Esse livro me fez entender o jejum de forma clara, me fez ter vontade de jejuar e estar mais próxima de Deus. Tive experiências incríveis ao decorrer da leitura, coisas que ainda nao havia vivenciado. Deus é muito bom e quanto mais perto dEle estamos mais sede Dele temos!

Keyte Monteiro 25/03/2024

Livro interessante, sana inúmeras dúvidas sobre o tema e agrega diversos conhecimentos.
O problema maior está em assuntos específicos com delongas, os quais qualquer cristão que se preze sabe de có. Tais questões, poderiam ser abordadas de forma simples e direita, mas o autor se torna cansativo por se debruçar repetidamente sobre as informações.
Nos capítulos finais dá a impressão de estar lendo o início do livro, pq o autor retorna abordando assuntos que já foram falados no início como se fosse um resumo. E ainda assim, no final do livro resolve responder perguntas das quais ele já abordou ao longo dos capítulos como se fosse uma lição de casa. Nas perguntas não há nenhuma novidade ou esclarecimento de dúvidas sobre o que foi abordado no conteúdo do livro, as perguntas servem somente para trazer um resumo em forma de perguntas.
Poderia ser mais objetivo, percebe-se que houve muita conversa para conseguir aumentar o número de páginas.

ell_coliveira 20/03/2024

é um excelente livro para quem quer aprender a fundo sobre o jejum!
de fato, esse é um livro que agrega muito conhecimento espiritual sobre o jejum, e basicamente, tudo relacionado a ele.
muitas questões que eu nunca sequer havia parado para pensar foram abordadas no livro, e me fizeram expandir meus conhecimentos sobre o impacto do jejum na vida do cristão.
sim, é óbvio que para nós o jejum deve ser um ponto fundamental dentro do nosso relacionamento com Deus. mas por que? como realizar um jejum certo? tipos de jejum? são coisas assim que são respondidas no livro e te levam a ter uma reflexão profunda sobre.
esse livro fez com que eu percebesse ainda mais a importância do jejum para estarmos alinhados e sensíveis ao Senhor.
um ponto que eu gostei muito, é a explicação fisiológica por trás. além de explicar o lado teológico, o livro explica também sobre o lado biológico do impacto do jejum do nosso corpo, e isso é maravilhoso para desmistificar mitos e ver que até mesmo a medicina se curva perante a glória e soberania de Deus. foi um trabalho realmente muito bem realizado pelo autor, e é perceptível o seu empenho nessa área, contando com relatos de médicos e especialistas da área da saúde para interligar o impacto teológico e biológico com o intuito de motivar e demonstrar a importância do jejum para um cristão.
eu recomendo muito!

Katiana.Almeida 20/03/2024

Eu demorei a engrenar nesse livro
Porque o começo dele é muito repetitivo, e olha que eu amo os livros do Luciano Subirá, mas como eu queria muito ampliar meu conhecimento a cerca do jejum, eu persisti, e ainda bem que eu fiz isso, pq depois a leitura melhorou muito, as informaçoes contidas nesse livro vão ajudar a desmistificar muitos pontos a cerca do jejum, estimular pessoas a adotarem a pratica e nos convencer do quanto é benéfico, até arrisco dizer, que esse livro precisa ser lido com calma e sabedoria para não empolgar e querer fazer jejum longo logo de cara.
No final o artigo do médico que acompanha o Luciano durante os jejuns, é bem técnico, mas depois apresenta planilhas com a explicação de como preparar o corpo para entrar e sair do jejum sem prejudicar o corpo, então acaba se tornando a cereja do bolo. Então digo que para quem quer entender mais sobre jejum, realmente vai ajudar, só precisa vencer as 50 primeiras páginas rsrsrs...

Bruna 20/03/2024

Resenhinha
É um ótimo livro, principalmente para quem quer entender mais sobre como jejuar, o motivo de fazer tal ato e os benefícios que ele nos trás.

Dea 18/03/2024

Vou jejuar porque tenho saudade do meu Noivo?
5º livro de 2024. O jejum é uma disciplina espiritual à qual sinto que eu deveria me aplicar mais. Tenho o hábito de fazer jejum intermitente praticamente todos os dias, mas para fins de saúde, não com propósitos espirituais. Agora aprendi muitas coisas sobre o tema com uma das maiores autoridades no assunto, já que o Pr. Luciano Subirá se dedica a esta disciplina há muitos anos, tendo já feito vários jejuns de 40 dias (e eu estou me questionando se vou conseguir fazer um bem mais curto? cara de pau? rsrsrs). Recomendo. Leitura muito edificante. Bora tomar coragem.

Beatriz.Sharon 16/03/2024

Jejum
Me surpreendi com a abordagem do tema!! Ainda não tinha lido nada tão esclarecedor sobre o jejum. Muito bom!!

Vi_2 14/03/2024

Quebrando o tabu sobre o jejum
Nossa, esse livro foi uma experiência surreal para mim, nunca tinha lido sobre o jejum com tanta profundidade e com detalhes importantíssimos...foi minha primeira leitura do Luciano, já o acompanho nas redes sociais a muito tempo e descobri que ele também é craque como escritor hahaha.
Amei a letura muito fundamental para mim e já pretendo ler ele pelo menos uma vez por ano, vale muito a pena.

davicezarborges 11/03/2024

Precioso
Para mim é um livro que todo cristão que quer ir além e mais profundo na prática do jejum deve ler, é um esclarecimento a cada capítulo.